dilmairon@hotmail.com

domingo, 28 de julho de 2013

Lei Orgânica - Santa Maria do Oeste

SUBSEÇÃO IV
DAS INFORMAÇÕES E CERTIDÕES

Art. 118 - Os agentes públicos, nas esferas de suas respectivas atribuições, prestarão informações e fornecerão certidões a todo aquele que as requerer.
§ 1º - As informações poderão ser prestadas verbalmente, por escrito ou certificadas conforme as solicitar o requerente.
§ 2º - As informações por escrito serão firmadas pelo agente público que as prestar.
§ 3º - As certidões poderão ser expedidas, de acordo com a solicitação do requerente, sob forma resumida ou de inteiro teor, de assentamentos constantes de documentos ou de processos administrativos; na segunda hipótese, a certidão poderá constituir-se de cópias reprográficas das peças indicadas pelo requerente, desde que autenticadas e vistadas pelo agente administrativo.
§ 4º - O requerente ou seu procurador legal, terá vista dos documentos ou processo na própria repartição.

Obs: quem não conhece as Leis, não conhece os seus direitos;

Caso raro: Começou a nascer chifres em idosa chinesa




Ela é uma doce e meiga senhorinha, em muitas partes se passaria despercebida ou se passaria por uma vovozinha normal dessas que a gente tem sempre em casa ou na casa dos amigos, mas com uma pequena diferença.

A pequena diferença que nós falamos tem apenas 6 centímetros e parece um chifrinho! Isso mesmo, um chifrinho!

Essa vovó é de Lilou uma província da China e ela assustou seus vizinhos e familiares quando esse acessório começou despontar em sua testa, Zhang Ruifang tem 100 anos completos.

O chifrinho desta senhora começou a crescer há um ano trás e já atingiu 6 cm e ao lado dele cresce mais um, os médicos dizem que este é um problema cutâneo, mas segundo eles é um caso raro por ser deste tamanho.

Quem quer, faz!


Apesar das grandes dificuldades financeiras enfrentadas e das “heranças malditas” deixadas pelos gestores anteriores, Roncador, na gestão de Doutora Marília, vem caminhando rumo à transformação.

A cidade virou um canteiro de obras como há muito tempo não se via.

Em todo canto, sejam ruas, escolas, creches, estradas rurais, postos de saúde, enfim, todo lugar podemos acompanhar o trabalho intenso da prefeitura para recuperar o município de Roncador e os munícipes com certeza estão percebendo a mudança.

Informações: Centralr3

Parabéns agricultores!

Com essa música quero prestar uma singela homenagem à aqueles que alimentam o nosso país.
Parabéns agricultores!

O Colono

Eu vi um moço bonito, numa rua principal
Por ele passou um colono, que trajava muito mal
O moço pegou a rir, fez ali um carnaval
Resolvi fazer uns versos, pra este fulano de tal.

Não ri seu moço daquele colono
Agricultor que ali vai passando
Admirado com o movimento
Desconfiado lá vai tropicando
Ele não veio aqui te pedir nada
São ferramentas que ele anda comprando
Ele é digno do nosso respeito
De sol a sol vive trabalhando
Não toque flauta, não chame de grosso
Pra ti alimentar, na roça está lutando.

Se o terno dele não está na moda
Não é motivo pra dar gargalhada
Este colono que ali vai passando
É um brasileiro da mão calejada
Se o seu chapéu é da aba comprida
Ele comprou e não te deve nada
É um roceiro que orgulha a pátria
Que colhe o fruto da terra lavrada
E se não fosse este colono forte
Tu ias ter que pegar na enxada.

E se tivesse que pegar na enxada
Queria ver que mocinho moderno
Pegar no coice de um arado nove
E um machado pra cortar o cerno
E enfrentar doze horas de sol
Num verão forte tu suavas o terno
Tirar o leite, arrancar mandioca
No mês de julho no forte do inverno
Tuas mãozinhas finas delicadas
Criava calo e virava um inferno.

Este colono enfrenta tudo isto
E muito mais eu não disse a metade
Planta e colhe com suor do rosto
Pra sustentar nós aqui na cidade
Não ri seu moço mais deste colono
Vai estudar numa faculdade
Tire um "dr", chegue la na roça
Repare lá quanta dificuldade
Faça algo por nossos colonos
Que Deus lhe pague por tanta bondade.

sábado, 27 de julho de 2013

Sucuri faz caridade e engole um político brasileiro!


Um deputado do Paraná foi engolido por uma cobra Sucuri, na manhã desta quarta-feira, durante um passeio pelo Amazonas.

De acordo com testemunhas, o deputado fazia um passeio de barco, bebia uísque e contava dinheiro de uma maleta, bastante feliz, quando foi surpreendido pela cobra. “Eu vi quando a cobra pegou, enrolou, e engoliu”, contou um pescador que estava próximo do local.

Após presenciar o ataque da sucuri contra o deputado, o pescador foi até uma comunidade buscar ajuda. Entretanto, ao invés de conseguir ajuda, conseguiu na verdade foi alavancar gargalhada do povo. “O povo começou a rir, e até rolaram no chão gargalhando, quando eu contei que o engolido foi um político”, disse o pescador.

A esposa do deputado foi informada do ocorrido na tarde de hoje. “Eu acho é pouco. Quem mandou ir esconder dinheiro no Amazonas”, disse a viúva.

Acidente com moto de Santa Maria do Oeste

Acidente ocorrido próximo à 00h30min (comunicado à 01h10min) na PR 456 km 17+900m, do tipo queda de motocicleta, envolvendo a motocicleta Honda/CG 125 Titan KS, cor prata, placa de Santa Maria do Oeste-PR. Vítimas: Edivaldo dos Santos, 26 anos e José Padilha Sobrinho, 38 anos, ambos conduzidos para o Hospital Municipal de Santa Maria do Oeste-PR, com ferimentos graves.

O veículo foi retido no Posto Policial Rodoviário de Pitanga para as medidas cabíveis. OBS: não foi possível identificar qual dos ocupantes da motocicleta era o condutor.

Informações: Jonei Farias

Assis do Couto

Atendendo a solicitação de um leitor(a) estou publicando um pouco da trajetória do Dep. Federal Assis do Couto.

A história do Deputado

Vem de sua origem o desejo de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. O deputado federal Assis (Miguel) do Couto nasceu no dia 17 de outubro de 1961, em Santo Antônio do Sudoeste, localizado no Estado do Paraná. Município pequeno, cuja atividade econômica predominante desde então (e até hoje) era a agricultura familiar. E foi desta atividade que o pai, Sr. João Bento do Couto e sua mãe, Sra. Rosalina Levandoski do Couto, tiraram o sustento dos filhos e ensinaram a cada um, a prática de lançar a semente e esperar até que brote e chegue o tempo certo de colher os frutos. 

Assis seguiu os passos dos pais no cultivo da terra e foi assim, na caminhada, que conheceu Maria Helena, com quem se casou e construiu uma família que se completa na vida dos filhos: Francisco, Helena, Luis Henrique e Ana Maria.

Mas foi ainda jovem que o agricultor familiar iniciou sua vida pública. Enquanto participava das pastorais da igreja católica, foi na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Pranchita, nos anos de 1983, que teve uma de suas primeiras experiências na vida pública, como membro das primeiras diretorias.

Sempre apoiando e defendendo a Agricultura Familiar

Nesta época, Assis já participava ativamente de diversas mobilizações sociais, como as que marcaram a manifestação contra a correção monetária dos créditos agrícolas, em defesa da agricultura familiar e do acesso à terra. Nesse período filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, o PT – sua primeira e única filiação partidária até os dias de hoje.

No final dos anos oitenta, o jovem agricultor familiar ocupou o cargo de dirigente da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), criada por padres belgas da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de assessorar as ações pastorais da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, assim como as organizações dos agricultores familiares do Sudoeste do Paraná. Foi quando Assis do Couto, com menos de 30 anos de idade, ocupou o cargo de presidente da Associação por dois mandatos (1988 a 1992).

Em 1992 assumiu a coordenação do Fundo de Crédito Rotativo, do qual foi presidente do Conselho Administrativo, composto por membros da Assesoar, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Convenção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e representantes dos grupos financiados.

Na mesma época o cooperativismo e sua forma de organização como meio de interação solidária ganhou mais relevância nas atividades daquele que, futuramente, seria um dos mais ferrenhos defensores do tema no âmbito do Poder Legislativo. Assis do Couto foi coordenador do processo de articulação que resultou na criação do Sistema CRESOL – de cooperativas de crédito rural com interação solidária. Assim, de 1996 a 2002, assumiu a primeira presidência do Sistema, período em que foi, também, coordenador da Frente Sul da Agricultura Familiar, organização que reunia os três estados da Região Sul.

A trajetória de trabalho e de engajamento com a luta daqueles que acreditam na força da agricultura familiar e de um país mais justo e bom para todos, trouxe Assis do Couto até um novo desafio. Em 2002 foi candidato a deputado federal. Com a soma de 43.869 votos, foi eleito para sua primeira candidatura em pleito político partidário. Em 2006 foi candidato à reeleição, alcançando 63.032 votos e um crescimento de 45%. Em 2010 Assis do Couto foi candidato pela terceira vez, alcançando 94.745 votos, um crescimento de 50%, e o terceiro mandato.

É assim que hoje, na Câmara Federal, o deputado Assis do Couto tem firmado seu mandato na representação da agricultura familiar, no fortalecimento das organizações sociais, sindicais e do cooperativismo com interação solidária e no apoio aos pequenos municípios.

Entre as principais conquistas do deputado federal Assis do Couto estão: a autoria da Lei da Agricultura Familiar (Lei Federal n. 11.326, que define e dá diretrizes para as políticas do setor; a autoria do Projeto de Lei n. 5.898, que incorporou elementos da agricultura familiar no debate do código florestal; relatoria da Medida Provisória n. 410, que resultou na Lei Federal n. 11.718, do segurado especial da Previdência Rural; relatoria da Medida Provisória n. 535, que resultou na Lei 12.512, que se refere a ações de combate à pobreza rural e do Programa de Aquisição de Alimentos.

Muito além das matérias citadas, ao longo dos três mandatos, o deputado federal Assis do Couto tem pautado seu trabalho parlamentar em prol da construção de propostas que fortaleçam a agricultura familiar, o cooperativismo com interação solidária, o ensino técnico e superior público de qualidade e voltado para as especificidades das pessoas que vivem no meio rural, a qualidade de vida do portador de necessidades especiais, por meio da qualificação do trabalho das APAES e o desenvolvimento sustentável nos pequenos municípios.

Quem quiser acompanhar os trabalhos do Deputado acesse:www.assisdocouto.com.b

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular 2ªfeira

Começam a circular no mercado a partir de segunda-feira, 29, as notas de R$ 2 e R$ 5 da segunda família de cédulas do real, divulgou o Banco Central (BC) na tarde desta sexta. Há um ano, entraram em circulação as novas notas de R$ 10 e R$ 20 e, em dezembro de 2010, as de R$ 50 e R$ 100.

No caso das cédulas de R$ 2, a cor continua a ser predominantemente azul, mas as dimensões agora são de 121 mm x 65 mm. Em um dos lados, segundo o BC, segue a efígie da República como figura principal; o número '2'; a marca tátil; as expressões 'República Federativa do Brasil' e 'Deus seja louvado'; as legendas '2 reais' e '2010' (ano de aprovação do design da cédula); o quebra-cabeça; o número escondido e o elemento fluorescente.

Já o reverso apresenta a tartaruga-marinha como figura principal; as expressões 'dois reais' e 'Banco Central do Brasil'; o número '2'; o quebra-cabeça; as microchancelas e a dupla numeração da cédula, uma localizada no canto inferior esquerdo e a outra, fluorescente, no canto superior direito.

No caso da nota de R$ 5, a cor que prevalece é o lilás e as dimensões são de 128 mm x 65 mm. De um lado, a cédula apresenta a efígie da República como figura principal; o número '5'; a marca tátil; as expressões 'República Federativa do Brasil' e 'Deus seja louvado'; as legendas '5 reais' e '2010' (ano de aprovação do design da cédula); o quebra-cabeça; o número escondido e o elemento fluorescente.

De outro, apresenta a garça como figura principal; as expressões 'cinco reais' e 'Banco Central do Brasil"; o número '5'; o quebra-cabeça e a dupla numeração da cédula, uma localizada no canto inferior esquerdo e a outra, fluorescente, no canto superior direito.

Segurança

Entre os principais dispositivos de segurança das cédulas estão a marca d'água, a marca tátil (impressão em alto-relevo), número escondido, itens fluorescentes, microimpressões e quebra-cabeça, que é uma novidade: impressão de partes complementares do valor das cédulas, em áreas coincidentes do anverso e do reverso, formando a figura completa quando a cédula é examinada contra a luz.

As especificações das novas cédulas constam do Comunicado 24.249 assinado pelo chefe do Departamento do Meio Circulante do BC, João Sidney de Figueiredo Filho.

Mais Médicos!

O Programa Mais Médicos do Governo Federal está causando um autêntico, BA FA FA...
O Programa que visa levar mais médicos para atuar no interior do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste tem causado bastante polêmicas.
A Associação Médica Brasileira já protocolou cinco ações judiciais contra o programa.
Tenho visto e ouvido muita gente criticando a atitude dos médicos.
Por exemplo: "quem não quer ganhar R$ 10.000,00 por mês"
O problema pelo que sei não é o salário e sim a forma como esta sendo imposto pelo Governo o programa e alguns pontos do mesmo dos quais os médicos discordam.
Vamos por partes:
Muitos não entendem ou não querem entender, que os médicos em muitas vezes são a diferença entre a vida e a morte.
Quanto vale uma vida?
R$ 10.000,00!
Sinceramente a minha vale mais!
Não existe Faculdade de Medicina a distância, muito pelo contrário...
Sou a favor da valorização de todas as profissões, mas cada uma com suas peculiaridades.
Precisamos Mais Médicos, mas precisamos dar condições de trabalho a esses profissionais e não apenas oferecer salários altos sem estrutura nenhuma.

Laranjal/PR lança edital com 68 vagas de até R$ 6 mil

O município de Laranjal, abre seleção para contração de 68 profissionais. Das vagas, 10% são destinadas a pessoas com necessidades especiais.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer a Rua Pernambuco, s/n, no centro da cidade, até o dia 23 de agosto.
A taxa de participação varia de R$ 20 a R$100.

Cargos

As oportunidades estão distribuídas por diversos níveis:

Superior – assistente social (1), contador (1), enfermeiro padrão (1), farmacêutico (1), médico clínico geral (2), nutricionista (1), odontólogo (1), procurador municipal (1), professor (20), professor de educação física (1) e psicólogo (1).

Médio – auxiliar administrativo (4), técnico de enfermagem (1) e técnico agrícola (1).

Fundamental incompleto – auxiliar de serviços gerais (8), borracheiro (1), eletricista de automóvel (1), eletricista geral (1), inseminador (1), mecânico (1), motorista com Carteira Nacional de Habilitação nas categorias B (4), C (4) e D/E (4), operador de máquina (4) e pedreiro (2).

Os ganhos mensais variam entre R$ 678 e R$ 6 mil, para cargas de trabalho que oscilam de 20 a 40 horas por semana.


Seleção

O processo conta com provas de múltipla escolha para todas as carreiras, exame prático para motoristas e de títulos para professores.

A primeira etapa ocorre em 22 de setembro, com três horas de duração. O resultado final será revelado em 16 de outubro.

Turvo constrói 40 casas para famílias carentes


A administração municipal de Turvo, através do Programa Minha Casa Minha Vida - Sub 50, está construindo 40 casas, que atenderão 40 famílias carentes. As famílias beneficiadas foram selecionadas pela Secretaria de Assistência Social, através de critérios definidos pelo Programa, analisando a territorialidade, a vulnerabilidade, risco social e a composição familiar.

De acordo com o prefeito Marcos Seguro, além das moradias, as famílias têm acompanhamento da administração para que melhorem as condições de vida. “Não apenas dar uma moradia digna, mas também todo o acompanhamento necessário nos setores de Saúde, Educação e, principalmente, na qualificação profissional. Além de casa, essas famílias estão tendo uma ótima oportunidade de busca de trabalho no mercado, o que fará com que qualidade de vida delas tenha uma grande melhora”, enfatizou Seguro.

Os profissionais da Secretaria de Assistência Social também incentivam as famílias para a criação de uma associação de moradores, para que consigam conviver de forma harmoniosa.

Informações: redesuldenoticias

DER aumenta durabilidade de asfalto em cinco rodovias do Noroeste


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, está utilizando, esta semana, a técnica de microrrevestimento asfáltico, que prolonga a vida útil do pavimento, em cinco rodovias do Noroeste do Paraná. O serviço é feito em 100 quilômetros de estradas, nos municípios de Engenheiro Beltrão, Terra Boa, Planaltina do Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Maria Helena e Douradina. Mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com a conservação. 

O revestimento e outras obras fazem parte do programa de conservação e manutenção de estradas do Governo do Estado. O programa tem investimento de R$ 840 milhões e vai melhorar quase 12 mil quilômetros de estradas em todo o Paraná.

O superintendente da regional Noroeste do DER-PR, Osmar Lopes Ferreira, explica que a recuperação asfáltica faz crescer a economia local e melhorar a segurança dos motoristas. “Aumentando a durabilidade do asfalto, conseguimos dar mais conforto e segurança aos usuários, além de aumentar o escoamento da região, que é conhecida pela grande produção de cana-de-açúcar e aves”, disse. 

O serviço está sendo feito nas rodovias PR-082, entre Engenheiro Beltrão e Terra Boa (extensão de 22 quilômetros); PR-558, entre Terra Boa e o entroncamento com a PR-323 (extensão de 20 quilômetros); PR-323, no entroncamento da PR-554 com a PR-558 (extensão de 8 quilômetros). E nas rodovias PR-218, ligando Planaltina do Paraná e Santa Isabel do Ivaí (extensão de 30 quilômetros), e PR-680, entre o entroncamento da PR-482, em Maria Helena, e o distrito Vila Formosa, de Douradina (extensão de 21 quilômetros). 

TECNOLOGIA – O microrrevestimento é a etapa final do processo de conservação e recuperação das rodovias. Antes dele, foram feitos, nas vias, serviços como fresagem, remendo superficial e profundo e reperfilagem. São trabalhos para alinhar as deformações da pista, oferecendo uma maior durabilidade a nova camada de asfalto que está sendo colocada (microrrevestimento). 

A previsão é para que o microrrevestimento, das cinco rodovias, seja finalizado até o fim da próxima semana. Mas o DER informa que o prazo depende de questões climáticas.

Informações: Bem Paraná

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Avaliação negativa de Dilma vai a 49% e supera positiva, diz CNI/Ibope


A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff caiu 26 pontos percentuais em um mês, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em conjunto com o Ibope. Na última pesquisa, 71% aprovavam Dilma, contra 45% agora. A avaliação negativa superou a positiva pela primeira vez na série histórica da pesquisa e atingiu 49%. De acordo com o instituto, 6% dos eleitores não sabem ou não responderam.

No mesmo período, a aprovação do governo da petista caiu 24 pontos percentuais. Hoje, o governo Dilma é avaliado por ótimo ou bom por 31% dos entrevistados. Na avaliação anterior, divulgada em 19 de junho, a aprovação dos brasileiros ao governo de Dilma Rousseff era de 55%. O grupo de entrevistados que considera o governo Dilma regular subiu de 32% para 37% com relação à sondagem anterior. Já os que avaliam como ruim somam 13% ante 7% da pesquisa passada. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 1%.

No levantamento de junho, 32% dos entrevistados avaliaram o governo como regular; 13% consideraram como ruim ou péssimo e 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e os pesquisadores foram a campo entre 9 e 12 de julho.

A pesquisa divulgada em junho foi a campo antes da onda de protestos que tomou conta do país. Após a onda de protestos, a pesquisa de hoje é a terceira que mostra uma tendência forte de queda da avaliação do governo Dilma. O instituto Datafolha registrou queda de 27 pontos percentuais no último dia 29 de junho. O instituto MDA, em pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), também detectou queda de 22,9 pontos percentuais na avaliação positiva do governo petista em levantamento publicado no último dia 16.

Richa tem segundo governo melhor avaliado


Pesquisa IBOPE realizada em onze estados e divulgada nesta quinta-feira (25), revela que o governo de Beto Richa é o segundo melhor avaliado de todo do país, com 41% dos eleitores que o consideram “ótimo ou bom”. O levantamento, feito a pedido da Confederação Nacional da Indústria, ouviu 602 eleitores no estado com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho.

O governo com melhor avaliação é o de Pernambuco, de Eduardo Campos, com 58% de aprovação, seguido pelo Paraná (41%), Ceará (40%), Minas Gerais (36%), Santa Catarina (30%), Espírito Santo (29%), Bahia (28%), São Paulo (26%), Rio Grande do Sul (25%) e Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral, que tem a pior avaliação: 12%.

A pesquisa foi realizada após as manifestações que ocuparam as ruas de todo o país no último mês, pedindo melhorias nos serviços públicos e o fim da corrupção. Se comparada com pesquisas similares, o levantamento revela que todos os governadores sofreram queda na aprovação. Não foram divulgados os percentuais de eleitores que consideram o governo ruim, péssimo ou regular.

Via Boca Maldita

Governo prorroga prazo de recursos no concurso do magistério

O Governo do Paraná prorrogou por mais três dias o prazo de recurso da Prova de Conhecimentos – Fase 2 (redação), que se encerraria nesta quarta-feira (24), para os candidatos que participam do concurso público que oferece 13.771 vagas para o magistério estadual, das quais 12.482 para professores e 1.289 para pedagogos. Os candidatos que quiserem entrar com recurso poderão fazê-lo até as 23h59 de sábado (27). 

A decisão do governo tem como objetivo resguardar os direitos dos candidatos, após a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), responsável pela elaboração e aplicação das provas, ter detectado, segundo a instituição, “falha na importação dos dados” dos candidatos que não obtiveram a nota de aprovação na Prova de Conhecimentos – Fase 2. 

Em razão do problema, inscrição e cargos dos candidatos apareceram com troca de Núcleo Regional de Educação (NRE). A falha não alterou a nota dos concorrentes. De acordo com o Núcleo de Processos Seletivos e Concursos da PUC-PR, o problema foi observado entre as 16 e 19 horas de terça-feira (23). Às 21 horas, já estava corrigido. 

Conforme previsto no edital, “o candidato poderá acessar seu desempenho individual através do endereço eletrônico www.pucpr.br/concursos, link Concursos do Estado do Paraná, menu Resultado”. Caso não concorde com a pontuação em algum dos itens analisados, poderá entrar com recurso específico. O formulário está disponível no mesmo endereço eletrônico. 

No recurso, ele tem possibilidade de pedir vistas da redação, recebendo uma cópia dela e a resposta sobre o questionamento. De acordo com a determinação do edital, os recursos serão apreciados no prazo de 15 dias úteis pela PUC-PR. Os candidatos aprovados na Prova de Conhecimento – Fase 2 tiveram os nomes e notas divulgados corretamente por meio do Edital 78/2013.

Informações AEN

Com nova lei, professores acumulam reajuste de 50%

O governador Beto Richa sancionou a lei que garante reajuste e equiparação salarial aos professores da rede estadual. A medida vai beneficiar quase 80 mil profissionais do magistério. Com isso, professores e pedagogos contabilizarão aumento salarial de 50,16% desde 2011.

Neste ano, haverá aumento salarial de 11,35% para os professores, cumprindo compromisso do Governo do Estado de acompanhar o valor do piso nacional do magistério e de equiparar a remuneração dos profissionais da educação a dos demais servidores de nível técnico superior do Estado. Em outubro, o salário para jornada de 40 horas semanais será de R$ 2.237,08.

O projeto de lei aprovado pelos deputados estaduais estabelece a incorporação de reajuste de 0,6% para professores, retroativo a maio, sobre o índice concedido na última data-base. Além disso, em outubro será paga a última parcela da equiparação salarial, de 3,94%. “Estamos antecipando este benefício. O compromisso do governo com a categoria era finalizar a readequação em 2014”, ressalta Richa.

Informações AEN

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jorge Amado



Na vida só vale o amor e a amizade. O resto é tudo pinóia, é tudo presunção, não paga a pena..."


A sorte me acompanha, tenho corpo fechado à inveja, a intriga não me amarra os pés, sou imune ao mau-olhado...


Eu sou muito otimista, muito. O Brasil é um país com uma força enorme. Nós somos um continente, meu amor. Nós não somos um "paisinho", nós somos um continente, com um povo extraordinário.


Acho que você não deve fazer nada que não o divirta, lhe dê prazer. Também não deve exercer um ofício, uma profissão para a qual é incompetente.

Caso de mulher que ‘chora pedra’ possui duas possíveis explicações

O mistério da educadora de Lins que expele uma espécie de membrana dura pelo olho direito há 19 anos pode estar perto de ser solucionado. Conforme noticiado ontem pelo JC, Laura Carisa Ponce, de 34 anos, foi examinada na quarta-feira por especialistas do Hospital de Olhos de Bauru.

O resultado dos exames feitos pela educadora sai em uma semana, mas o oftalmologista Raul Gonçalves Paula, que examinou Laura, já tem seu palpite. De acordo com o médico, Laura sofreria de uma canalicutite, tipo de conjuntivite crônica comumente causada pela bactéria Actinomices sp.

Um dos motivos que levaram a tal diagnóstico foi o exame da lâmina usada na raspagem do olho de Laura. Segundo Raul, ela apresentaria um amontoado de grumos, chamados cocos, que são característica peculiar desse tipo de bactéria.

Outro motivo para a suspeita do médico é a periodicidade com que a educadora é acometida pelo problema. “Não tem data para acontecer, que é exatamente o quadro da Actinomices”, atesta.

Doença rara

De acordo com Raul, a canaliculite causada por Actomices sp é uma doença rara e seu diagnóstico leva de dois a três anos. “Tive uns oito casos nos últimos 15 anos, mas casos assim, que demoro tanto tempo para diagnosticar, é a primeira vez que eu vejo”.

O oftalmologista ainda afirma que o canal lacrimal é o local mais comumente afetado pela canaliculite. No entanto, o caso de Laura seria atípico, uma vez que as secreções seriam formadas no fundo do saco inferior da conjuntiva.

A cura para a patologia, no entanto, seria bastante simples: uma cirurgia que dura apenas 15 minutos. “Se for mesmo causado por bactérias, opera o canal e acabou o problema. No caso dela nós estamos tentando isolar o Actinomices”, explica Raul. Assim, o médico frisa que é necessário aguardar o crescimento da colônia de bactérias para confirmar o diagnóstico.

Outra hipótese

Nos 19 anos que vem sofrendo com a doença, Laura já havia sido examinada por cerca de 30 médicos da região, sem conseguir um diagnóstico definitivo.

“Ela vinha sendo diagnosticada com uma conjuntivite lenhosa. Esse tipo de doença costuma dar essas secreções, só que elas ficam aderidas na região do tarso do olho”, explica o médico do Hospital de Olhos de Bauru. “Então, ou é uma conjuntivite lenhosa atípica, onde o organismo age de forma imunológica fabricando aqueles tecidos, ou é a Actinomices que forma essas colônias de bactérias. Não tem milagre nenhum não”.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Mais Médicos: 38% dos municípios paranaenses já se inscreveram

Até segunda-feira (22), 154 das 399 cidades do estado aderiram ao programa. Dessas, 22 estão entre os municípios prioritários. As inscrições seguem abertas até 25 de julho

O Programa Mais Médicos registrou 154 municípios inscritos no Paraná até esta segunda-feira (22). O número equivale a 38% do total de 399 municípios do estado. Entre os 35 municípios paranaenses prioritários, 22 já aderiram. Em todo o País o programa registrou 1.874 municípios inscritos até o momento. As inscrições seguem abertas até 25 de julho, ao meio dia.

Todos os municípios do país podem aderir ao programa. Porém, os médicos serão encaminhados prioritariamente para municípios e regiões metropolitanas com alta vulnerabilidade social ou Distritos Sanitários Especiais Indígenas que tiverem se inscrito no programa.

Nesta semana, autoridades do governo federal percorreram todas as regiões do país, se reunindo com prefeitos e secretários de Saúde, para mobilizar os municípios a participarem do Mais Médicos. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e outros representantes do ministério estiveram em Salvador (BA), Montes Claros (MG), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Paulo (SP), Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA). No Maranhão, Padilha contou com o apoio do ministro do Turismo, Gastão Vieira. A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, esteve em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS) divulgando o programa.

“O Mais Médicos vai ajudar a fortalecer a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital. E o que faz diferença no atendimento à população é o médico presente na unidade básica de saúde perto de casa. Não se faz saúde sem bons profissionais”, esclarece o ministro.

Lançado pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Em todo o país, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estão investindo R$ 15 bilhões até 2014 na infraestrutura da rede pública de Saúde. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 16 mil unidades básicas. Outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs, além de R$ 2 bilhões para 14 hospitais universitários.

Somente no Paraná, já foram investidos R$ 149,3 milhões para obras em 1.024 unidades de saúde e R$ 17,8 milhões para compra de equipamentos para 334 unidades. Também foram aplicados R$ 70,8 milhões para construção de 41 UPAs e R$ 28,5 milhões para reforma/construção de 49 hospitais.

O Programa Mais Médicos prevê, também, a criação de 11,5 mil novas vagas de Medicina e 12 mil de residência em todo o país, além do aprimoramento da formação médica no Brasil com a inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).

DIAGNÓSTICO – O programa Mais Médicos é um estímulo para a ida de médicos para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. O Brasil tem oferta desta mão-de-obra menor que países como Argentina, México, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Do ponto de vista regional, a situação é mais crítica: 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que cinco têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes. O Paraná tem 1,68 médicos por mil habitantes.

INSCRIÇÕES -As inscrições no Mais Médicos podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde,www.saude.gov.br. No cadastro, os prefeitos e secretários de saúde devem indicar as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos. No dia 26, será publicado o total de vagas existentes em cada cidade inscrita. E, até dia 28, os médicos brasileiros inscritos no programa poderão escolher o município onde querem atuar.

Em 1º de agosto será divulgada a relação de profissionais com registro profissional no Brasil que terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão validadas no Diário Oficial da União. As vagas remanescentes serão divulgadas em 6 de agosto. O processo de escolha nesta segunda etapa vai até 8 do mesmo mês e os resultados serão publicados em 13 de agosto.

Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

A prioridade nas vagas será de médicos brasileiros, e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros.

Veja também

Mais informações
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
(61) 3315.3580 / 3315.2351

Sabedoria das autoridades


Três pessoas morreram e 25 ficam feridas em acidente perto de Ponta Grossa

Pelo menos três pessoas morreram, 22 ficaram feridas, três em estado grave, em um acidente entre um ônibus e dois caminhões agora à tarde, na Br 376, perto de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O acidente foi no sentido interior do estado. As primeiras informações apontam que um ônibus que vinha de Maringá para Curitiba bateu de frente em um caminhão. Em seguida, o caminhão carregado com peixes e óleo colidiu em outro veiculo. A pista está interditada nos dois sentidos. As vitimas estão sendo encaminhadas para hospitais da região.

Informações Lobo Notícias

CQC:Prefeitos não sabem quem é a ministra Gleisi Hoffmann



O programa CQC da TV Bandeirantes levou ontem ao ar entrevistas com prefeitos que estiveram em recente marcha à Brasília, apontando que muitos deles desconhecem a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Os entrevistados confundiram a paranaense com a também loira e ministra Marta Suplicy, da Cultura, e até com Ideli Salvati, das Relações Institucionais.
É como diz o ditado: "Quem não é visto não é lembrado"

Compra de votos

No último domingo(21/07) o programa Fantástico da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre compra de votos, onde um Deputado "ensinava" os candidatos de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais como comprar votos.
Os apresentadores e repórteres se mostraram "perplexos" com a situação.
Em que mundo eles vivem?
O que foi mostrado na reportagem é uma prática mais do que comum no Brasil.
Nos dias de hoje, principalmente no interior ninguém vence uma eleição só com propostas.
A compra de votos tornou-se praticamente uma obrigação dos candidatos para conseguir a vitória nas urnas.
Vale dinheiro, vale gás, vale cesta básica, vale combustível, são as maneiras mais comuns de se conseguir votos.
A Tv mostra, todo mundo sabe, mas ninguém faz nada.
O Poder Judiciário e os Tribunais Eleitorais que deveriam coibir essas ações, também estão corrompidos pelo mundo político.
A esperança de uma mudança deve partir da conscientização da população em não trocar nem vender o seu voto.
O Poder está nas mãos do povo!

Educação Moral e Cívica


Quando eu cursava o antigo "Segundo Grau" em meados dos anos 80, tínhamos no currículo escolar a disciplina de “Educação Moral e Cívica”. A aula trabalhava questões relativas à sociedade. Naquela época, a Lei 869 de 12 de setembro de 1969, estabeleceu, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a “Educação Moral e Cívica” em todos os sistemas de ensino no Brasil. A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum. Mas, os anos passaram e a disciplina foi extinta de maneira equivocada do currículo escolar.

A disciplina retratada acima não queria nem adestrar nem catequizar as pessoas, mas sim, estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais.
A modernização e a facilidade com que se encontram temas e matérias escolares não estimula em nada o aprendizado.
Quando tínhamos matérias como Educação Moral e Cívica, Orientação Ocupacional dentre outras a educação tinha outro sentido.
A maior(única) fonte de pesquisas eram as bibliotecas escolares onde realizávamos as pesquisas e tudo era anotado na "ponta do lápis", assim se aprendia.
Hoje com a globalização, os alunos(nem todos) já não tem,educação, moral muito menos civismo.
Os professores encontram-se de mão atadas com leis e mais leis que priorizam a "analfabetização" dos alunos, aprovados a qualquer custo.
Bons tempos aqueles de Educação Moral e Cívica!

Neve?

A meteorologia explica a diferença entre chuva congelada e neve:
"Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já a chuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando 'bolinhas' duras semelhantes ao granizo, que 'quicam' ao bater no solo", explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

Simepar informa as cidades onde foi confirmada a neve:
O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva. Além disso, alguns bairro da capital Curitiba também relataram chuva congelada com incidência de pequenos flocos, aumentando o número para 25 cidades no Estado.

No Paraná, 20 municípios concentram metade dos repasses do ICMS


Os 399 municípios paranaenses devem receber, ao longo de 2013, R$ 4,58 bilhões em receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Metade dos recursos - R$ 2,296 bilhões - será repartida entre 20 municípios, e quase um terço (31,64%), divididos entre seis municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Na sessão plenária de 4 de julho o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) homologou o cálculo das cotas do ICMS (Processo 655120/12) feito pela Secretaria Estadual da Fazenda.

O volume destinado aos municípios neste ano é 13,7% maior que o de 2012 (R$ 4,026 bilhões). Resulta de um crescimento de 44% nessa arrecadação estadual desde a eclosão da crise financeira internacional, que estagnou a cota de 2009 para 2010 (R$ 3,18 bilhões). Curitiba permanece com a maior fatia do bolo fiscal (14,36%), o equivalente a R$ 657,9 milhões.

Por lei, cabe aos municípios 25% do ICMS arrecadado pelo Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de comunicação e de transporte intermunicipal e interestadual. Os 75% restantes do imposto são destinados ao governo estadual, conforme estipula o Artigo 158 da Constituição Federal.

A divisão é feita de acordo com seis fatores variáveis: o valor fiscal gerado (75%), o percentual de áreas verdes e reservas ambientais (5%), a participação na produção agropecuária (8%), população rural (6%), índice de propriedades rurais (2%) e área territorial (2%). Os 2% restantes formam fator fixo de distribuição igualitária.

Sobe e desce

Pela primeira vez em cinco anos, São José dos Pinhais aparece na 2ª posição (com 7,25% do ICMS), à frente de Araucária (6,49%, 3ª), que é seguida por Londrina (2,6%, 4ª). De 2007 a 2013, os são-joseenses só viram crescer sua cota, que passou de 4,82% para 7,25% (acumulado de 43%), mais que dobrando a receita fiscal (R$ 140,7 milhões para R$ 332,3 milhões).

Outro destaque positivo neste ano é Maringá. O município subiu duas posições na lista (2,37%, 5ª), desbancando Ponta Grossa (2,31%, 6ª) e Foz do Iguaçu (2,01%, 7ª). O município da Tríplice Fronteira, por sua vez, sofreu a maior contração na cota em relação a 2012 (-14,35%), acumulando piora consecutiva proporcional do índice nos últimos seis anos (-46,5%, no acumulado) - Foz detinha a 4ª maior fatia em 2007.

Paranaguá (passou da 14ª à 11ª posição) e Telêmaco Borba (da 16ª à 14ª) ficaram mais competitivos em 2013, assim como Apucarana, que regressou ao 20º lugar da lista, em 2012 ocupado por Rolândia. Desde 2007, os 20 primeiros colocados na distribuição das cotas do ICMS acumulam pouco mais que metade dos recursos com o imposto.

Neste ano de 2013, oito municípios possuem alguma parcela destes recursos impugnados, alvo de decisão judicial para depósito em conta específica. São eles: Candói, Chopinzinho, Foz do Jordão, Mangueirinha, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond e Goioerê.



Cota do ICMS aos 399 municípios paranaenses (em R$)

2013
R$ 4.580.524.304

2012
R$ 4.026.136.056

2011
R$ 3.614.465.740

2010
R$ 3.178.887.000

2009
R$ 3.180.639.500

Serviço

Processo: nº 655120/12
Acórdão: nº 2.416/13 - Tribunal Pleno
Assunto: Homologação de ICMS
Entidade: Secretaria de Estado da Fazenda
Interessado: Luiz Carlos Jorge Hauly
Relator: Conselheiro Ivan Bonilha
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

BR-277 é interditada no Paraná por causa da neve.

 BR-277 em Guarapuava, no quilômetro 345 (0h23)
 Praça de pedágio em Candói, no sentido Oeste (0h20)
 Praça de pedágio em Candói, no sentido Leste (0h20)
                                              BR-277 em Guarapuava, no quilômetro 349 (0h23)
Imagens da eco cataratas.

Várias cidades do estado têm registro de neve na noite de segunda (22/07) e a previsão é de mais neve durante a madrugada.
Haja cobertor!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Em reforma!

Imagem Ilustrativa

Recebi uma denúncia de que um Secretario Municipal de Santa Maria do Oeste, está usando funcionários do município (carpinteiros, pedreiros) para reforma e ampliação de sua residência.
Funcionários que ganham 01 salário mínimo mensal reformando a casa de quem teve o salário fixado em R$ 3.800,00.
Quem deveria trabalhar pelo povo, faz uso de seu cargo em proveito próprio.
Mandar construir casas para as pessoas carentes que foi promessa de campanha não podem, mas mandar funcionários trabalhar para um "Secretario Municipal" podem.
Mandos e desmandos de um Governo eleito pelo "povo" de Santa Maria.
Código Penal:

Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário:
Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.


Dormiu!

Dorme neném que a Cuca vem pegar.
Mamãe tá com o Papa.
Papai vou viajar.

O gigante adormeceu novamente.
Os baderneiros.
A visita do Papa.
O recesso do Congresso.
Tudo isso contribuiu para acalmar ou acabar com as manifestações.
Agora o gigante dormiu e não vai ser fácil acorda-lo.
Principalmente por causa do "frio"...

Carrinho de compras: STJ gasta R$ 86 mil em televisores



Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encheu o carrinho de compras de televisores. A Corte empenhou R$ 86 mil para a compra de 67 aparelhos de tecnologia LED. Entre as aquisições estão 47 televisores de 32 polegadas, ao custo de R$ 998,48 cada e seis aparelhos de 47 polegadas, por R$ 2,8 mil cada. Além disso, três televisores de 55 polegadas, por R$ 3,6 mil a unidade também foram incluídos no pacote das compras. O órgão também comprará duas TVs de 23 polegadas, por R$ 701,50 cada, e nove de 40 polegadas, que sairão por R$ 1,4 mil cada.

O STJ também reservou R$ 3,8 mil para a recuperação e reparo das lonas dos toldos existentes no imóvel situado na SQS 115, em Brasília. O serviço prevê o fornecimento e a instalação de lonas para estrutura dos toldos nas janelas da sala, escritório e quarto do apartamento.

Muito mais modesto do que os apartamentos funcionais do STJ é o papamóvel, veículo que será usado pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. O veículo não possui blindagem e traduz bem o perfil simples do novo papa. Para o transporte do pontífice da Itália ao Brasil foram reservados R$ 16,3 mil. A verba foi empenhada pela Base Aérea do Galeão.

Além de toldos, novos móveis para os órgãos também encheram o carrinho de compras durante a semana. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, por exemplo, empenhou R$ 11,2 mil para a aquisição de 35 jogos de mesa e cadeiras. Cada conjunto, que sairá por R$ 319,97, vem com uma mesa e quatro cadeiras dobráveis. Os móveis são feitos de madeira maciça.

O Senado Federal não poupou e resolveu comprar três cadeiras estilo Pierre Paulin pelo total de R$ 4,7 mil. Os móveis possuem base metálica, estofamento em espuma de poliuretano com revestimento em couro ecológico branco. As cadeiras da marca Deluse ainda possuem as estruturas do assento e os encostos em madeira laminada. Já o Gabinete do Comandante da Aeronáutica, por sua vez, reservou R$ 135,1 mil para a aquisição de 80 poltronas para auditório com espaldar médio e braços. Os assentos da Flexform custarão R$ 1,7 mil cada.

Em vez de comprar novas cadeiras, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) resolveu economizar contratando um serviço de reparo. A empresa F & Reis Comércio e Serviços cuidará da recuperação das cadeiras estilo D. João VI, ao custo de R$ 18,3 mil. O TST reservou ainda R$ 636,00 para a aquisição de dois aspiradores de pó da Makita, com 600 watts de potência.

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), por sua vez, pretende adquirir tapetes e fronhas. Foram empenhados R$ 2,9 mil para a compra de tapetes de algodão para banheiros, nas cores azul claro ou marrom. Outros R$ 993,60 servirão para a aquisição de 120 fronhas de algodão, duzentos fio, da cor branca.

Informações: ONG contas abertas

Cascalhamento



Foram iniciados no mês de junto os trabalhos de reabertura e cascalhamento na estrada do assentamento Araguai em Santa Maria do Oeste.
Assim que o tempo permitir as obras devem prosseguir.
Importante o cascalhamento desta estrada principalmente nesses tempos de "chuvarada".
O povo merece estradas em condições de tráfego.

Rede de Marina consegue validar 100 mil assinaturas em cartórios


A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar, conseguiu validar em cartórios eleitorais 100 mil assinaturas de apoio, um quinto das cerca de 500 mil de que precisa para sair do papel.
Coordenadores da sigla afirmam que já foram coletadas 800 mil assinaturas, mas muitas acabam descartadas por problemas nas informações fornecidas pelos eleitores.
A Rede estima que conseguirá dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral, com 500 mil assinaturas validadas, em meados de agosto.
Para que Marina consiga disputar a Presidência em 2014, o partido precisa ser formalizado até outubro, um ano antes das eleições.
Em todas as pesquisas divulgadas com intenção de voto para 2014, Marina aparece como segunda colocada.
Isso mostra que o povo não vota em partidos(siglas) mas sim em pessoas.

Instituto não confirma neve no Paraná


A Somar Meteorologia ainda não confirmou a chegada da neve do estado do Paraná. Segundo Tatiane Martins do instituto, há relatos de neve nas cidades de Clevelândia e também em Palmas, onde as temperaturas ficam entre 8ºC e -1ºC.
Apesar de muito frio e tempo úmido, Guarapuava também não viu a chegada da neve. De acordo com Tatiane, existe a possibilidade devido à condição atmosférica. Ela ainda pontua a diferença de neve e chuva congelada. A neve é caracterizada pelo acumulo de flocos congelados, já a gota de chuva congelada ao tocar o chão se desfaz.
Em Guarapuava os termômetros marcam 5,9ºC, mas a sensação térmica é de 2,1ºC.

Informações: rede sul de noticias