dilmairon@hotmail.com

sábado, 27 de julho de 2013

Assis do Couto

Atendendo a solicitação de um leitor(a) estou publicando um pouco da trajetória do Dep. Federal Assis do Couto.

A história do Deputado

Vem de sua origem o desejo de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. O deputado federal Assis (Miguel) do Couto nasceu no dia 17 de outubro de 1961, em Santo Antônio do Sudoeste, localizado no Estado do Paraná. Município pequeno, cuja atividade econômica predominante desde então (e até hoje) era a agricultura familiar. E foi desta atividade que o pai, Sr. João Bento do Couto e sua mãe, Sra. Rosalina Levandoski do Couto, tiraram o sustento dos filhos e ensinaram a cada um, a prática de lançar a semente e esperar até que brote e chegue o tempo certo de colher os frutos. 

Assis seguiu os passos dos pais no cultivo da terra e foi assim, na caminhada, que conheceu Maria Helena, com quem se casou e construiu uma família que se completa na vida dos filhos: Francisco, Helena, Luis Henrique e Ana Maria.

Mas foi ainda jovem que o agricultor familiar iniciou sua vida pública. Enquanto participava das pastorais da igreja católica, foi na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Pranchita, nos anos de 1983, que teve uma de suas primeiras experiências na vida pública, como membro das primeiras diretorias.

Sempre apoiando e defendendo a Agricultura Familiar

Nesta época, Assis já participava ativamente de diversas mobilizações sociais, como as que marcaram a manifestação contra a correção monetária dos créditos agrícolas, em defesa da agricultura familiar e do acesso à terra. Nesse período filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, o PT – sua primeira e única filiação partidária até os dias de hoje.

No final dos anos oitenta, o jovem agricultor familiar ocupou o cargo de dirigente da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), criada por padres belgas da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de assessorar as ações pastorais da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, assim como as organizações dos agricultores familiares do Sudoeste do Paraná. Foi quando Assis do Couto, com menos de 30 anos de idade, ocupou o cargo de presidente da Associação por dois mandatos (1988 a 1992).

Em 1992 assumiu a coordenação do Fundo de Crédito Rotativo, do qual foi presidente do Conselho Administrativo, composto por membros da Assesoar, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Convenção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e representantes dos grupos financiados.

Na mesma época o cooperativismo e sua forma de organização como meio de interação solidária ganhou mais relevância nas atividades daquele que, futuramente, seria um dos mais ferrenhos defensores do tema no âmbito do Poder Legislativo. Assis do Couto foi coordenador do processo de articulação que resultou na criação do Sistema CRESOL – de cooperativas de crédito rural com interação solidária. Assim, de 1996 a 2002, assumiu a primeira presidência do Sistema, período em que foi, também, coordenador da Frente Sul da Agricultura Familiar, organização que reunia os três estados da Região Sul.

A trajetória de trabalho e de engajamento com a luta daqueles que acreditam na força da agricultura familiar e de um país mais justo e bom para todos, trouxe Assis do Couto até um novo desafio. Em 2002 foi candidato a deputado federal. Com a soma de 43.869 votos, foi eleito para sua primeira candidatura em pleito político partidário. Em 2006 foi candidato à reeleição, alcançando 63.032 votos e um crescimento de 45%. Em 2010 Assis do Couto foi candidato pela terceira vez, alcançando 94.745 votos, um crescimento de 50%, e o terceiro mandato.

É assim que hoje, na Câmara Federal, o deputado Assis do Couto tem firmado seu mandato na representação da agricultura familiar, no fortalecimento das organizações sociais, sindicais e do cooperativismo com interação solidária e no apoio aos pequenos municípios.

Entre as principais conquistas do deputado federal Assis do Couto estão: a autoria da Lei da Agricultura Familiar (Lei Federal n. 11.326, que define e dá diretrizes para as políticas do setor; a autoria do Projeto de Lei n. 5.898, que incorporou elementos da agricultura familiar no debate do código florestal; relatoria da Medida Provisória n. 410, que resultou na Lei Federal n. 11.718, do segurado especial da Previdência Rural; relatoria da Medida Provisória n. 535, que resultou na Lei 12.512, que se refere a ações de combate à pobreza rural e do Programa de Aquisição de Alimentos.

Muito além das matérias citadas, ao longo dos três mandatos, o deputado federal Assis do Couto tem pautado seu trabalho parlamentar em prol da construção de propostas que fortaleçam a agricultura familiar, o cooperativismo com interação solidária, o ensino técnico e superior público de qualidade e voltado para as especificidades das pessoas que vivem no meio rural, a qualidade de vida do portador de necessidades especiais, por meio da qualificação do trabalho das APAES e o desenvolvimento sustentável nos pequenos municípios.

Quem quiser acompanhar os trabalhos do Deputado acesse:www.assisdocouto.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.