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terça-feira, 23 de julho de 2013

Educação Moral e Cívica


Quando eu cursava o antigo "Segundo Grau" em meados dos anos 80, tínhamos no currículo escolar a disciplina de “Educação Moral e Cívica”. A aula trabalhava questões relativas à sociedade. Naquela época, a Lei 869 de 12 de setembro de 1969, estabeleceu, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a “Educação Moral e Cívica” em todos os sistemas de ensino no Brasil. A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum. Mas, os anos passaram e a disciplina foi extinta de maneira equivocada do currículo escolar.

A disciplina retratada acima não queria nem adestrar nem catequizar as pessoas, mas sim, estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais.
A modernização e a facilidade com que se encontram temas e matérias escolares não estimula em nada o aprendizado.
Quando tínhamos matérias como Educação Moral e Cívica, Orientação Ocupacional dentre outras a educação tinha outro sentido.
A maior(única) fonte de pesquisas eram as bibliotecas escolares onde realizávamos as pesquisas e tudo era anotado na "ponta do lápis", assim se aprendia.
Hoje com a globalização, os alunos(nem todos) já não tem,educação, moral muito menos civismo.
Os professores encontram-se de mão atadas com leis e mais leis que priorizam a "analfabetização" dos alunos, aprovados a qualquer custo.
Bons tempos aqueles de Educação Moral e Cívica!

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