dilmairon@hotmail.com

Mostrando postagens com marcador Mais médicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mais médicos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Paraná vai receber 98 novos médicos; 56 são estrangeiros- Guarapuava esta entre as cidades


O Paraná vai receber 98 novos médicos, selecionados através do programa Mais Médicos, do governo federal. Desses, 56 são de outros países e 42 são brasileiros. O total de selecionados preenche apenas 10% das 969 vagas solicitadas por 286 municípios do Paraná. Depois de São Paulo e Rio Grande do Sul, o Paraná é o estado mais solicitado pelos médicos estrangeiros inscritos no programa. Em nível nacional, 522 dos 1.618 selecionados são formados fora do Brasil, principalmente na Argentina, Espanha e Cuba. Mas entre os que tem formação estrangeira, 164 são brasileiros. O ministro da saúde, Alexandre Padilha , disse que os índices comprovam que não existem médicos suficientes no Brasil, e por isso, a contratação de estrangeiros é necessária, ao contrário do que alega a classe médica, dizendo que falta infraestrutura para atrair profissionais da saúde às pequenas cidades.
O levantamento mostra ainda que os médicos brasileiros selecionaram apenas 17 municípios paranaenses, mas os estrangeiros escolheram por trabalhar também em outros 10 municípios: Guarapuava, Arapongas, Capanema, Contenda, Fazenda Rio Grande, , Iguaraçu, Mandaguari, Marialva, Pinhais e Tamarana. No Paraná, Curitiba é a cidade que vai receber mais médicos vinculados ao programa.

Informações Lobo notícias

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mais Médicos!

O Programa Mais Médicos do Governo Federal está causando um autêntico, BA FA FA...
O Programa que visa levar mais médicos para atuar no interior do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste tem causado bastante polêmicas.
A Associação Médica Brasileira já protocolou cinco ações judiciais contra o programa.
Tenho visto e ouvido muita gente criticando a atitude dos médicos.
Por exemplo: "quem não quer ganhar R$ 10.000,00 por mês"
O problema pelo que sei não é o salário e sim a forma como esta sendo imposto pelo Governo o programa e alguns pontos do mesmo dos quais os médicos discordam.
Vamos por partes:
Muitos não entendem ou não querem entender, que os médicos em muitas vezes são a diferença entre a vida e a morte.
Quanto vale uma vida?
R$ 10.000,00!
Sinceramente a minha vale mais!
Não existe Faculdade de Medicina a distância, muito pelo contrário...
Sou a favor da valorização de todas as profissões, mas cada uma com suas peculiaridades.
Precisamos Mais Médicos, mas precisamos dar condições de trabalho a esses profissionais e não apenas oferecer salários altos sem estrutura nenhuma.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Mais Médicos: 38% dos municípios paranaenses já se inscreveram

Até segunda-feira (22), 154 das 399 cidades do estado aderiram ao programa. Dessas, 22 estão entre os municípios prioritários. As inscrições seguem abertas até 25 de julho

O Programa Mais Médicos registrou 154 municípios inscritos no Paraná até esta segunda-feira (22). O número equivale a 38% do total de 399 municípios do estado. Entre os 35 municípios paranaenses prioritários, 22 já aderiram. Em todo o País o programa registrou 1.874 municípios inscritos até o momento. As inscrições seguem abertas até 25 de julho, ao meio dia.

Todos os municípios do país podem aderir ao programa. Porém, os médicos serão encaminhados prioritariamente para municípios e regiões metropolitanas com alta vulnerabilidade social ou Distritos Sanitários Especiais Indígenas que tiverem se inscrito no programa.

Nesta semana, autoridades do governo federal percorreram todas as regiões do país, se reunindo com prefeitos e secretários de Saúde, para mobilizar os municípios a participarem do Mais Médicos. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e outros representantes do ministério estiveram em Salvador (BA), Montes Claros (MG), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Paulo (SP), Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA). No Maranhão, Padilha contou com o apoio do ministro do Turismo, Gastão Vieira. A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, esteve em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS) divulgando o programa.

“O Mais Médicos vai ajudar a fortalecer a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital. E o que faz diferença no atendimento à população é o médico presente na unidade básica de saúde perto de casa. Não se faz saúde sem bons profissionais”, esclarece o ministro.

Lançado pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Em todo o país, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estão investindo R$ 15 bilhões até 2014 na infraestrutura da rede pública de Saúde. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 16 mil unidades básicas. Outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs, além de R$ 2 bilhões para 14 hospitais universitários.

Somente no Paraná, já foram investidos R$ 149,3 milhões para obras em 1.024 unidades de saúde e R$ 17,8 milhões para compra de equipamentos para 334 unidades. Também foram aplicados R$ 70,8 milhões para construção de 41 UPAs e R$ 28,5 milhões para reforma/construção de 49 hospitais.

O Programa Mais Médicos prevê, também, a criação de 11,5 mil novas vagas de Medicina e 12 mil de residência em todo o país, além do aprimoramento da formação médica no Brasil com a inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).

DIAGNÓSTICO – O programa Mais Médicos é um estímulo para a ida de médicos para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. O Brasil tem oferta desta mão-de-obra menor que países como Argentina, México, Inglaterra, Portugal e Espanha.

Do ponto de vista regional, a situação é mais crítica: 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que cinco têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes. O Paraná tem 1,68 médicos por mil habitantes.

INSCRIÇÕES -As inscrições no Mais Médicos podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde,www.saude.gov.br. No cadastro, os prefeitos e secretários de saúde devem indicar as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos. No dia 26, será publicado o total de vagas existentes em cada cidade inscrita. E, até dia 28, os médicos brasileiros inscritos no programa poderão escolher o município onde querem atuar.

Em 1º de agosto será divulgada a relação de profissionais com registro profissional no Brasil que terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão validadas no Diário Oficial da União. As vagas remanescentes serão divulgadas em 6 de agosto. O processo de escolha nesta segunda etapa vai até 8 do mesmo mês e os resultados serão publicados em 13 de agosto.

Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

A prioridade nas vagas será de médicos brasileiros, e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros.

Veja também

Mais informações
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
(61) 3315.3580 / 3315.2351