dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 3 de junho de 2014

Gleisi, embromation & election

José Pedriali

Viver é aprender – e o PT nos ensina que a propaganda tem de se impor à ação, sobretudo quando não há ação, apenas enrolação. A política da enrolação – ou embromation, tanto faz – é aplicada em todas as esferas do poder em que o PT está encastelado e em vida partidária.

Vida partidária, como assim? Pois é. Por que os mensaleiros Genoíno, Dirceu, Cunha e Delúbio ainda estão no partido se o regimento impõe a expulsão de quem for condenado em ação tramitada em julgado?

Embromation…

Obras que nunca acabam, e quando acabam custaram mais que o dobro do previsto e exigem reparos urgentes – e mais dinheiro, portanto –, fazem parte do cotidiano da administração petista. Citemos dois casos: a ferrovia norte-sul e a transposição do São Francisco.

Um fiasco retumbante!

As três últimas vindas de Dilma a Curitiba serviram para, a pretexto de alavancar a emperrada candidatura de Gleisi Hoffmann ao Palácio Iguaçu, anunciar a liberação de dinheiro para o metrô de Curitiba.

Três anúncios, nenhum dinheiro, obra nenhuma: o metrô de Curitiba continua enterrado… e por esse túnel não passa trem, mas muita pretensão e muito gogó.

Gleisi é uma candidata pífia – veja-se seu desempenho no comando da Casa Civil, criticado até por companheiros e jornalistas alinhados ao Planalto. E tem a imagem arranhada devido a ações delituosas praticadas por alguns de seus coordenadores. Mas o PT só tem ela, então tem de ir com ela mesmo. Então, para compensar a mediocridade da candidata, promove festa e mais festa: três encontros estaduais para avisar que ela é pretendente ao Palácio Iguaçu – um deles com a presença de Lula.

A última, neste sábado, faria remoer-se na sepultura o escritor Gabriel Garcia Marques caso seu espírito se preocupasse com essas banalidades, pois foi a transposição para a política do realismo fantástico: um encontro para “homologar” a pré-candidatura de Gleisi!

O que homologa qualquer pretendente a cargo eletivo é a convenção partidária!

Já que não há ações, apela-se para as tapeações…

Não será, portanto, de se espantar se, antes da convenção, o PT realize outro encontro, na presença de representantes da mídia que só aplaudem quando lhe é servil, para homologar a homologação… e que realize uma pré-convenção, uma convenção, uma pós e outra ainda para referendar Gleisi como candidata ao governo do Paraná. E por que não mais uma para homologar todas as demais e outra para referendar a homologação final?

Se a propaganda é a alma do negócio, a embromation, para quem tem pouco a oferecer numa election, é a solution!

Via boca madita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.