dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Richa e educadores não chegam a acordo. Greve continua! No Paraná 80% de professores parados

O sindicato dos professores estaduais estima que 90% dos funcionários das escolas ficaram de braços cruzados na tarde desta quarta-feira (23), primeiro dia de greve da educação pública do Paraná. E devem permanecer assim pois, O governador Beto Richa (PSDB) não convenceu os educadores a voltarem para as salas de aula depois de quase três horas de conversa. A APP-Sindicato informou no começo desta noite que a greve iniciada hoje vai continuar.

Segundo a entidade, a pauta foi apresentada ao governador que se comprometeu em estudar a viabilidade de implementação de cada um dos itens.

O governo Richa deverá receber amanhã (24) a comissão de sindicalistas para uma nova rodada de negociações e apresentar uma contraproposta à pauta de reivindicações.

Os educadores seguem acampados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba.
De acordo com a APP-Sindicato, pelo observado nos atos de todo o estado, a adesão deve crescer no avançar da paralisação. Também no início da tarde, a Secretaria Estadual da Educação divulgou uma nota dizendo que 76% das escolas não funcionaram ou funcionaram parcialmente pela manhã.
A decisão da greve, segundo o sindicato, foi motivada pela lentidão do governo em responder demandas urgentes da categoria, pelo não cumprimento da implementação dos 33% de hora-atividade para o magistério no início do ano letivo de 2014, e pela adoção de medidas que punem a categoria, como os descontos no auxílio-transporte.Desde o início da manhã, centenas de professores e funcionários se reúnem em frente ao Palácio Iguaçu para pressionar o Governo do Estado.
Segundo a APP, cerca de mil profissionais participaram do ato, além de vários estudantes que foram até o local para demonstrar apoio a mobilização.
Hoje, o secretário estadual de Educação, Paulo Schmitt, fez críticas a postura do sindicato e garantiu que o Governo do Paraná fará de tudo para que a paralisação termine o quanto antes. 
“Desde o início da atual gestão foram várias reuniões, até então conduzidas pelo vice-governador Flávio Arns, e houve vários avanços. Não reconhecer estes avanços eu diria que é assumir uma proposta de quem não teve nenhuma participação ao longo de todo este tempo do processo mais ativo de negociação”, disse.
Na nota divulgada no início da tarde, a Secretaria da Educação diz que 22,34% das 2.100 escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades e 53,5% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial. Amanha ( 24) nova rodada de negociação com o governador.

Via lobo notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.