dilmairon@hotmail.com

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Semana Pedagógica do Paraná terá atendimento online em todo Estado

A Semana Pedagógica nas escolas estaduais do Paraná terá novidades neste início de ano letivo. A Secretaria de Estado da Educação vai ampliar a carga horária da certificação de 24 horas para 32 horas e a etapa do planejamento. Outra inovação é uma equipe para atendimento online durante a Semana, que acontece de 3 a 7 de fevereiro, nas 2.500 escolas da rede estadual de educação.

O atendimento online funcionará por meio do projeto Escola Interativa, um chat disponível no portal Dia a Dia Educação que permite participação ao vivo. A Secretaria da Educação deixará de plantão um responsável de cada departamento para responder perguntas e dúvidas que forem enviadas pelas escolas.

“É um dos períodos mais importantes para qualquer escola, quando toda a comunidade escolar deve discutir e refletir sobre problemas e planejar as ações do ano, sempre focada no aluno e na qualidade do ensino que será ofertado à sociedade. A Secretaria quer disponibilizar todo apoio necessário para as escolas fazerem um bom planejamento”, destaca a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

A Semana Pedagógica do primeiro semestre de 2014 terá como tema “Repensar o Currículo na Perspectiva dos Sujeitos da Escola e da Prática Pedagógica” e abordará a análise de indicadores da qualidade da educação e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), a diversidade dos sujeitos presentes na escola e principalmente orientações metodológicas para auxílio na organização do trabalho docente, todas estas atividades culminarão com a etapa do planejamento que estabelecerá a relação teoria e prática.

“Essa pequena mudança, junto com o atendimento online, foi idealizado de maneira a disponibilizar às escolas material de apoio para o diagnóstico e planejamento de ações", fala o diretor de Políticas e Programas Educacionais, Ezequiel Menta.

Uma das propostas para a Semana Pedagógica é a análise dos indicadores da qualidade seja na gestão democrática, prática pedagógica e outras. Esta atividade será feita por segmentos: professores, equipe pedagógica e gestores, agentes educacionais, APMF e Grêmios. Cada grupo responderá a um questionário com cores que identificam o contexto escolar: verde (bom caminho para melhoria da qualidade), amarelo (merecem cuidado e atenção) e vermelho (intervenção precisa ser imediata), que irão compor um painel com a avaliação da qualidade da escola. 

“A atividade mostra como a comunidade está vendo a escola, e se todos têm o mesmo olhar ou não”, diz Menta. A ideia é que o painel produzido coletivamente na Semana Pedagógica auxilie no diagnóstico para formulação de ações prioritárias no plano de ações da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.