dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Plebiscito! Mais um engodo do Governo!

Uma vez mais estão tentando desviar o foco da população.
Com uma atitude "populista", que a maioria do povo brasileiro nem sabe ao certo o que é, o Governo está querendo fazer com  que o povo acredite que realmente ele (o povo) irá decidir sobre a Reforma Política.
Senão, vejamos:
O que é voto distrital?
Voto proporcional?
Voto distrital misto?
Voto em lista?
Vocês mesmos amigos leitores, sabem o que é isso?
Certamente, nem eu, nem a maioria de vocês sabemos.
Então como que o povo vai decidir sobre um assunto que não tem conhecimento.
Serão milhões de reais que escoarão pelo ralo para mais esse "disparate" governamental.


Mas afinal de contas: o que é e como funciona um plebiscito? As regras estão na Lei 9.709/98, que regulamenta o Artigo 14º da Constituição Federal. O plebiscito, assim como o referendo, é uma consulta formulada ao povo para que delibere sobre "matéria de acentuada relevância", de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
A diferença entre o plebiscito e o referendo está exatamente na sua interlocução com o ato legislativo. Quando o povo é consultado por uma lei que já foi aprovada pelo Congresso Nacional, fala-se em referendo. 
No plebiscito, acontece o inverso: primeiro a população é consultada e, em seguida, o Legislativo elabora uma lei tomando como base a opinião vencedora nas urnas. 

O povo não quer plebiscito para piorar o que já é ruim.
A reforma política que o povo quer é a de que seja reduzido o número de Deputados Federais, cortados os "auxílios" de toda espécie, reduzidas as mordomias dos políticos, que o voto deixe de ser obrigatório e principalmente, que as Leis existentes sejam cumpridas.
Isto já seria um bom começo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.