dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Chegou em Santa Maria do Oeste!

Limpeza básica e pesada: como escolher os melhores produtos?

Uma boa limpeza depende de produtos eficazes que sejam adequados para diferentes necessidades. Da faxina básica à pesada, existem diversos itens no mercado que auxiliam para uma boa higienização, mas pode ser um desafio escolher o produto ideal em meio a tantas opções.

Para não ficar perdido diante das inúmeras alternativas, é fundamental que o consumidor saiba fazer uma leitura adequada dos rótulos. Saber para que o produto serve, como usar, qual a quantidade recomendada e frequência de uso pode representar eficácia e segurança.

Diferenciar os objetivos de cada produto é o primeiro passo para ter sucesso na escolha. Para limpezas mais pesadas, recomenda-se o uso de produtos como removedor, desengordurante e detergente com amoníaco, desinfetante concentrado, tira-limo, desincrustante alcalino, hipoclorito de sódio e água sanitária.

Já para limpeza mais leves, produtos como álcool em gel com hidratante, multiuso, detergente e desengordurante comum, lustra móveis e limpa vidros são os mais indicados.

Para deixar o ambiente como uma fragrância agradável, o ideal é optar por versões perfumadas. Aromas como lavanda e eucalipto são algumas das opções disponíveis no mercado.
Como escolher

Embalagens bonitas, cores chamativas e promessas convincentes não garantem a qualidade de um produto. Por trás de todo esse esforço para atrair o consumidor, existem composições químicas das mais variadas, e todo o cuidado é pouco na hora de optar por aquele com melhor custo benefício, capacidade de limpeza e menor agressão à saúde.

Para limpezas pesadas, por exemplo, é comum o uso de removedores. Sua composição inclui normalmente ácido dodecilbenzeno sulfônico, ácido glicólico, ácido oxálico, agente controlador de PH e espessante. Em outras palavras, ele contém detergente, espessante e um controlador de PH para evitar agressões as superfícies em que serão aplicadas o produto.

Já produtos para limpezas convencionais – como desengordurante, cera, lustra móveis, desinfetante, detergente líquido, amaciante e sabão em pó – podem apresentar em sua composição fosfato, formaldeído, conservante, tensoativos, branqueador óptico, fragrâncias, corantes e formol. Ou seja, apesar de serem produtos considerados fracos e de uso diário, precisam ser manipulados e conservados de maneira correta para uma boa experiência de utilização.
Indicações

A mistura caseira de produtos não é recomendável porque pode causar danos à saúde. Alguns produtos representam maior agressão à pele, enquanto outros podem liberar gases ou vapores que, quando inalados, causam problemas respiratórios a curto ou longo prazo ao consumidor.

Nunca se deve misturar cloro, encontrado em água sanitária, com produtos à base de amônia, substância presente em desinfetantes, por exemplo, ou com soda cáustica e ácidos em geral. Essa combinação forma um gás conhecido como cloramina, que é tóxico quando inalado.

Para garantir sua segurança, o consumidor deve adquirir produtos em locais especializados e de confiança, com a certeza de que não foram manipulados ou adulterados.

Ler corretamente os rótulos e as informações de segurança, seguindo à risca as diretrizes de uso, além de armazenar os produtos em local e temperatura adequados, são práticas que garantem tanto o bem estar do consumidor quanto a eficácia da limpeza.

Estamos em Santa Maria do Oeste atendimento pela internet  https://www.facebook.com/ecovillesantamariadooeste/?ref=bookmarks e pelo whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.