A 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guarapuava, no Centro-Sul paranaense, emitiu, na última segunda-feira, 12 de setembro, recomendação administrativa dirigida aos representantes ou conselhos de segmentos religiosos em atuação no município. O objetivo é alertar as lideranças para que não realizem, nem permitam que sejam realizadas, em igrejas, tempos religiosos e adjacências, qualquer tipo de propaganda eleitoral, favorável ou contrária, a candidatos às eleições deste ano.
A expedição do documento ocorreu após ter chegado ao conhecimento da Promotoria de Justiça que propaganda eleitoral, inclusive com pedidos de votos, estava sendo realizada em templos, igrejas e eventos eclesiásticos. A recomendação orienta que padres, pastores, ministros, fiéis e demais representantes religiosos sejam instruídos quanto à proibição.
Em caso de descumprimento, os responsáveis pela realização da propaganda, bem como os candidatos, partidos ou coligação beneficiados, serão notificados para que providenciem a retirada da propaganda indevida. Há, ainda, a previsão de aplicação de multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 8 mil, além da proposição de ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder religioso.
Ao expedir a recomendação, a Promotoria de Justiça solicita às lideranças religiosas que assegurem ampla divulgação das orientações, bem como informem, no prazo de cinco dias, o cumprimento das medidas.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.