dilmairon@hotmail.com

sábado, 10 de outubro de 2015

Prefeitos temem efeito cascata após desaprovação das contas do governo Dilma

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte, afirmou nessa quinta-feira (8) que dirigentes municipais temem um efeito cascata depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou parecer pela rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. “Olho para o futuro e vejo que, provavelmente, a imensa maioria dos municípios terá problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal no final do próximo ano. Já há, inclusive, um movimento de prefeitos perguntando à Justiça: já que o governo federal não cumpre a sua responsabilidade de repasses, como o prefeito poderá fechar suas contas no próximo ano?”, questionou o Lacerda, ao chegar em encontro da FNP em Brasília. As informações são do jornal O Estado de Minas.

Segundo ele, o principal problema dos municípios está na saúde. Prefeitos que integram a frente devem aprovar na reunião documento defendendo que os recursos da CPMF sejam destinados a essa área, e não à Previdência, como propôs o governo federal. “Não estamos falando aqui de pedaladas (fiscais), estamos falando da dificuldade de pagar as contas e sem a possibilidade de fazer pedaladas. A grande questão é que déficits em pagamento de despesas da saúde vão se acumulando e pode se chegar a ter uma dívida na saúde no final de 2016. Se o governo federal não cumpre suas obrigações de repasse, como o município poderá ser responsabilizado por não pagar suas contas?”, disse Lacerda.

Um dia depois de a presidente Dilma dizer que, apesar das dificuldades financeiras, já vê “luz no fim do túnel”, o presidente da FNP fez avaliação oposta: “Nesta crise, nesta grave recessão que estamos enfrentando e que, infelizmente, ainda não se aponta uma luz no fim do túnel, somos nós prefeitos que estamos sentindo o peso da demanda da população por políticas públicas”.

via blog do tupan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.