dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 3 de março de 2015

Câmara abre Comissão Processante contra prefeito de Prudentópolis

A Câmara Municipal de Prudentópolis, na região central do Paraná, aprovou no fim da noite de segunda-feira (2) uma Comissão Processante para analisar o pedido de cassação do mandato do prefeito Gilvan Agibert (sem partido).

Agibert é suspeito de corrupção passiva em uma ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR). Ele está afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

A Comissão Processante acatou denúncia do morador Mauro Mhel e foi aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores. A denúncia se baseia na prisão em flagrante do prefeito, no dia 12 de fevereiro, com R$ 24 mil. Segundo o Gaeco, o dinheiro é proveniente de propina. O prefeito também é suspeito de favorecimento em licitações. Agibert ficou uma semana preso, com mandado de prisão temporária, e foi solto por decisão do TJ-PR. O vice-prefeito, Adelmo Klosowski (PPS), está no cargo desde 13 de fevereiro.

Mesa diretora
A composição da Comissão também foi definida na noite de segunda. A Comissão tem como presidente o vereador Valdir Krik (PPS), como secretário, João Michalichen Neto (PSD) e como relator, o vereador Marcos Vinício dos Santos (PT).

Na tarde desta terça-feira (3), os vereadores da Comissão Processante viajaram a Curitiba para pegar documentos sobre o processo contra o prefeito afastado. Segundo Santos, os documentos serão analisados. “Temos 90 dias para concluir a Comissão e encaminhar o relatório para o plenário”, diz. Os vereadores vão, então, votar o relatório final.

Agibert foi expulso do PPS no dia 23 de fevereiro pelo diretório do partido. Segundo Santos, o prefeito afastado será ouvido na Câmara durante a Comissão. Os advogados de defesa foram procurados pelo G1, mas não retornaram até a publicação da reportagem.

via G1/Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.