dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Você sabia que ela é candidata a Presidente?

Duas mulheres (Dilma e Marina) juntas, provavelmente terão a maioria dos votos nestas eleições.
Talvez muitos não saibam, mas tem mais mulher candidata a Presidente.
Luciana Genro.
É sempre bom estar informado e saber quem é esta mulher.
Por que não?
Luciana Genro iniciou sua trajetória política em 1985, aos 14 anos,2 no Colégio Julio de Castilhos em Porto Alegre, quando entrou no movimento estudantil. Foi a partir deste momento que passou a ter contato com as mais diversas correntes internas do Partido dos Trabalhadores, organização a qual seu pai era filiado. Ainda que a convivência com a política tenha começado dentro de casa, Luciana sempre teve importantes divergências políticas com Tarso inclusive depois de também ingressar nas fileiras do PT. Foi também no Colégio Julinho que Luciana conheceu Roberto Robaina, seu parceiro político desde aquela época e com quem Luciana teve seu filho, Fernando. Ambos seguem na mesma organização, o Movimento Esquerda Socialista, tendência interna do PSOL.Luciana Genro estudou direito na PUC-RS de 1988 a 1990, curso que não chegou a concluir. Também chegou a estudar Letras na UFRGS e foi professora de inglês de 1988 a 1994.

Após retomar estudos na área, formou-se em direito na UNISINOS, em 2011, e lançou o livro "Direitos Humanos - O Brasil no banco dos réus", somando-se à corrente jurídica que defende que a Lei de Anistia não pode ser um obstáculo para que os agentes públicos acusados de crimes de tortura, assassinato e desaparecimento político durante a ditadura militar continuem impunes.14

Atua nas áreas do Direito Previdenciário e Direito Penal no escritório Genro & Genro Advocacia dos Direitos Constitucionais emPorto Alegre15 . Atualmente é mestranda de direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo orientada pelo professor Alysson Mascaro.

Atuação na Câmara dos Deputados

Além dos embates com o governo Lula, Luciana apresentou na Câmara Federal diversos projetos de lei. Um deles, que espera aprovação no Senado Federal, é o projeto para que bancos paguem os impostos sobre operações de leasing no local onde estão instalados e não onde está sua matriz.

Outro projeto que foi carro-chefe do mandato da ex-deputada, e que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, regulamenta impostos sobre as grandes fortunas.7 A Constituição de 1988 criou esse imposto, mas, por não haver uma regulamentação, ele nunca foi cobrado.

Luciana participou também, como membro titular, da Comissão da Reforma Tributária onde apresentou diversos projetos de mudança da estrutura da tributação no Brasil.

Foi membro titular da CPI do Apagão Aéreo, que assistiu em meio ao seu funcionamento a tragédia do acidente com o avião da TAM, a queda do avião da GOL e uma inédita paralisação dos controladores de voo quando a CPI foi instalada. Na comissão, Luciana apresentou um relatório paralelo ao do Deputado Marco Maia, então relator da CPI.8 Nele a deputada incorporou as questões trazidas pelos controladores de voo, pelos familiares das vítimas dos acidentes e demonstrou que o relatório oficial estava protegendo as autoridades, o comando da Aeronáutica e da Infraero e serviu de base jurídica para a luta que os familiares dos mortos no acidente da TAM travam na justiça para buscar indenizações, mas principalmente a punição dos responsáveis por aquela tragédia. Por este motivo, Luciana Genro foi homenageada pela associação dos familiares das vítimas do acidente da TAM e ficou conhecida como a “madrinha” dos controladores de voo.

Quem quiser saber mais sobre a candidata e o seu programa de governo é só acessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.