dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Confira como ficaram as promessas de campanha de Beto Richa em 2010

Nos três anos e meio de sua gestão, o governador Beto Richa (PSDB) cumpriu integralmente 46% dos compromissos que havia assumido na campanha de 2010, quando foi eleito. Os dados se baseiam em um levantamento feito pela Gazeta do Povo com base nas promessas elencadas no seu plano de governo e em compromissos assumidos pelo candidato em entrevistas e eventos públicos. No total, 63 ações podem ser considerados cumpridas. Em outras 41 (30%), o governo tem algo para mostrar, embora não tenha atingido a meta proposta. E em 33 casos (24%), a meta não foi cumprida.

A reportagem procurou todas as secretarias envolvidas e realizou pesquisa para saber quais pontos haviam sido cumpridos, quais haviam sido cumpridos parcialmente e em quais não havia qualquer novidade. Os melhores resultados vieram na área da educação, em que nenhuma das 16 propostas foi considerada totalmente descumprida. O pior número vem na área da segurança, em que 12 dos 25 compromissos foram descumpridos em sua totalidade. No total, a reportagem analisou 137 itens divididos em nove grandes temas. Os resultados e as explicações podem ser conferidos nesta página.

Questionado sobre os resultados, o governo do estado informou que “o gestor pode e deve alterar as ações previstas no plano de governo em função de prioridades que se apresentem ao longo da gestão”. Além disso, a assessoria de Richa afirmou que outras obras que não faziam parte inicialmente dos planos foram incluídas posteriormente e realizadas. Como exemplo, cita a “maior obra executada com recursos do estado”, a duplicação da PR-445, entre Londrina e Cambé.

Quanto à segurança, o governo informou que “cabe destacar as dificuldades encontradas para a liberação de financiamentos que previam recursos para ações do setor prejudicaram a implantação de vários projetos no tempo previsto”. Em nota enviada à reportagem, no entanto, a assessoria afirma que “mesmo assim, os avanços na área são significativos”. “Com planejamento, os índices de criminalidade caíram”, diz a nota.

Veja abaixo a lista dos 137 compromissos de campanha assumidos pelo governador Beto Richa (PSDB) durante a campanha de 2010 que o levou ao cargo atual e um resumo do que foi feito em cada área. Em alguns casos, as promessas feitas pelo candidato eram muito vagas, sem estabelecer números concretos ou metas claras a ser atingidas, o que torna difícil determinar se o compromisso foi ou não cumprido pela atual gestão.
Via Gazeta do Povo


Total das promessas
MetasCumpriuCumpriu parcialmenteNão cumpriu
Total137634133
Assistência social4301
Economia, Agroindústria e Desenvolvimento Sustentável211083
Educação161051
Esporte, Lazer e Turismo4121
Gestão12444
Infraestrutura e habitação3112109
Inovação, ciência, tecnologia e cultura13751
Saúde11821
Segurança258512

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.