dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Requião lamenta apagão na educação pública paranaense

Programas que levaram televisores para salas de aula e garantiam livros didáticos gratuitos aos alunos são lembrados como referência.

A educação pública no Estado é uma grande preocupação para Roberto Requião, candidato ao governo da coligação Paraná com Governo (PMDB/PV/PPL). Como ex-presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, Requião defendeu o avanço das escolas em tempo integral no Plano Nacional de Educação, o que beneficia principalmente alunos de regiões mais pobres do Brasil.

“Os alunos que moram em pequenos municípios, menos equipados, têm com o ensino em tempo integral uma condição de educação semelhante à qualidade de ensino pública e privada dos grandes centros. Vou ampliar essa política educacional no Paraná, para que os filhos dos paranaenses tenham uma sólida formação”, afirmou.

Em entrevistas a rádios de Cascavel, onde esteve nesta quarta-feira (30), Requião destacou realizações da gestão 2003-2010 que são referência na área. “Nós colocamos em cada sala de aula um televisor equipado com pendrive, para apoiar os professores. Nós criamos laboratórios de informática em todas as escolas do Paraná. Criamos a TV Paulo Freire e o Portal da Educação, tínhamos livros didáticos gratuitos para todas as matérias, elaborados pelos nossos professores da rede pública estadual e das nossas universidades, inclusive as federais. Por isso nossa gestão é tão bem avaliada”.

A criação de novas unidades e a formação dos professores são outras marcas da gestão Requião. “Construímos várias escolas, a educação foi tratada com o devido respeito. Os professores tinham o plano de formação continuada. Deixavam a sala de aula por um período e voltavam para universidade para melhorar a capacitação, o que significa também uma formação ainda mais aprofundada para o aluno”, destacou.

Requião quer ainda o retorno de outros projetos desenvolvidos quando era governador. “Nós devolvemos a alegria para as escolas com o Projetos Fera, Arte e Com Ciência, que foram referência nacional. Isso tudo acabou. Nós estamos sem gestão. O secretário de Educação não teve o apoio necessário do atual governo e nada aconteceu. Temos um apagão na educação do Paraná. Sou candidato para que a educação do nosso Estado retorne ao caminho correto, que é o da qualidade e das boas realizações. E é fácil pra nós do PMDB dizer o que vamos fazer porque já fizemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.