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segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pronunciamento de Dilma na TV custa R$ 90 mil

A estratégia da presidente da República, Dilma Rousseff, de aparecer cada vez mais em pronunciamentos em rede nacional de rádio e televisão custou até agora 1,2 milhão de reais aos cofres públicos desde o primeiro ano de seu mandato, em 2011. Cada vez que a presidente vai à TV, o Palácio do Planalto desembolsa 90.000 reais com produção, gravação, edição, computação gráfica, trilha, locução, equipe e equipamentos.

No domingo, Dilma fez seu 17º pronunciamento desde que tomou posse. Trata-se de uma média que supera cinco aparições por ano. Seus antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, registraram uma média inferior a três pronunciamentos anuais na TV.

Nas aparições de 2013, além da que foi ao ar neste domingo, Dilma divulgou medidas de impacto de seu governo, como a redução da tarifa de energia (23 de janeiro), a desoneração da cesta básica (8 de março) e a promessa de destinar dinheiro do pré-sal para a educação (1º de maio). Foi à TV também para dar uma resposta às manifestações (21 de junho), para exaltar a criação do programa Mais Médicos (6 de setembro) e para comemorar a conclusão do primeiro leilão do pré-sal (21 de outubro).

Em dezembro de 2012, o valor gasto pelo governo para produzir um pronunciamento passou de 58.000 reais para os atuais 90.000 reais – quase 56% de aumento, acima da inflação. A Secretaria de Comunicação diz que houve "atualização de valores", "uma vez que os preços até então praticados remontavam ao ano de 2008". A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2008 a 2012 foi de 32%.

Via Revista Veja

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