dilmairon@hotmail.com

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alerta!Temporal deve atingir o PR a partir do fim da tarde nesta segunda-feira

A semana que começou com calor deve contar com temporais no fim da tarde desta segunda-feira (11). Há alerta para quedas de granizo, vendavais e chuvas com trovoadas para todo o Paraná. As condições para a ocorrência desses fenômenos vão da tarde desta segunda pelo menos até a manhã de terça (12). A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar, que já comunicou a Defesa Civil das condições meteorológicas.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, relata que um sistema de baixa pressão será responsável pela formação de uma frente fria ao longo desta segunda. O fenômeno, segundo ele, é conhecido como frontogênese. “A chance de temporais aumenta muito do meio da tarde em diante, quase que generalizado para o estado. A ênfase para temporais acontece da tarde para a noite e amanhã de manhã está previsto apenas chuva [moderadas].”

Já nesta terça-feira (12), a partir do deslocamento da frente fria em direção ao sudeste, Jacóbsen conta que a previsão é de haja previsão de chuvas apenas na faixa norte do Paraná. Nas demais regiões, a nebulosidade fica variável e chance de chuva é baixa. “Na tarde de amanhã [terça], ameniza a temperatura e nos próximos dias esquenta gradativamente.”

Temperaturas

Os termômetros, em Curitiba, devem chegar ainda aos 30ºC nesta segunda. Na terça, a máxima chega aos 24ºC, na quarta aos 23ºC e na quinta aos 27ºC. A mínima, que foi de 17ºC, nesta segunda, será de 12ºC, na quinta.

No Litoral, a previsão é idêntica em relação à ocorrência de chuva, mas as temperaturas ficam um pouco mais altas. As máximas serão de 33ºC, 27ºC, 24ºC e 27ºC na segunda, terça, quarta e quinta-feira, respectivamente. As mínimas, nesses dias, serão de 21ºC, 18ºC, 17ºC e 17ºC.

No interior do estado, principalmente no Norte e Noroeste, ocorre a maior diferença entre os termômetros nos períodos mais quentes dos próximos dias. Nesta segunda, as máximas serão de 33ºC, em Londrina, 34ºC, em Maringá, e 35ºC, em Paranavaí. Nessas mesmas cidades, na terça, as máximas devem chegar a 28ºC, 28ºC e 26ºC, respectivamente.

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.