dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 11 de março de 2014

Municípios já receberam do Estado primeira parcela para transporte escolar

O Governo do Estado já repassou aos municípios paranaenses a primeira parcela deste ano para o transporte escolar de 250 mil alunos da rede estadual de educação. São R$ 9 milhões. O dinheiro chegou direto na conta das prefeituras no primeiro mês do ano letivo. “A melhoria da gestão do transporte escolar era uma reivindicação antiga, que foi atendida com aumento dos recursos e regularidade dos repasses”, afirma o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns. 

Neste ano, o governo estadual transferirá R$ 91 milhões para o transporte escolar dos municípios. É o mesmo montante aplicado em 2013, um investimento quase 225% a mais que em 2010, no último ano da gestão anterior. Antes, os municípios recebiam a primeira parcela quase no último bimestre do ano letivo. A regularização dos pagamentos começou a ser feita em 2011, quando os repasses passaram a ser feitos em 10 parcelas por ano. 

GESTÃO - Além do aumento dos recursos, foi criado o Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) com a qualificação dos gestores municipais. Com o sistema em operação, todas as prefeituras cadastraram as rotas utilizadas pelos alunos para chegar até à escola, assim como informações sobre a frota, motoristas, entre outros dados. 

“O repasse de recursos do Programa de Transporte Escolar é calculado com base no custo aluno por quilômetro, obtido por meio dos dados cadastrados pelos municípios no Siget”, explicou a coordenadora do Transporte Escolar da Secretaria da Educação, Elisângela Belniaki Hochuli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.