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quarta-feira, 12 de março de 2014

Comissão de Defesa do Consumidor constata irregularidades em agências bancárias

Durante ação de fiscalização em agências bancárias de Curitiba na manhã desta quarta-feira (12), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa constatou diversas irregularidades, como tempo excessivo de espera dos clientes nas filas, emissão de senha sem o temporizador, quantidade de assentos para idosos em número inferior ao que determina a legislação, ausência de caixas para atendimento preferencial, entre outras.
As visitas a agências do Itaú e Caixa Econômica foram conduzidas pelo presidente da Comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), acompanhado por técnicos da comissão e policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). De acordo com o deputado Paranhos, é flagrante o desrespeito à legislação de proteção ao consumidor. Em todas as agências visitadas o tempo de atendimento dos clientes vai muito além dos 20 minutos determinados pela lei e, em alguns casos, ultrapassa uma hora. “Isso é inadmissível, considerando que os bancos tiveram lucro líquido de R$ 50 bilhões no ano passado. É o setor da economia brasileira com maior rentabilidade. Em outras palavras, os bancos têm faturamento de primeiro mundo e, como contrapartida, oferecem atendimento de péssima qualidade”.
Na parte da tarde, técnicos e advogados da Comissão de Defesa do Consumidor promoverão fiscalização em alguns supermercados de Curitiba e nas próximas semanas o trabalho será estendido para outras cidades do estado. “Vamos visitar agências bancárias e supermercados de todo o estado e realizar ações de fiscalização em parceria com os Procons para exigir que o consumidor tenha seus direitos respeitados”, advertiu Paranhos.
Telefonia – Na próxima segunda-feira (17) as operadoras de telefonia móvel devem entregar oficialmente à Comissão de Defesa do Consumidor, às 10 horas da manhã, os relatórios contendo a quantidade de antenas que estão sendo e ainda serão instaladas no Paraná e os respectivos prazos de instalação. A entrega do relatório faz parte do compromisso firmado em 19 de julho de 2013, quando do encerramento dos trabalhos da CPI da Telefonia Móvel.

ALEP - Por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Ivan Luís Zuchi.

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