dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Professores formados pela Vizivali serão nomeados 7 anos após concurso

Vítimas da falta de reconhecimento da instituição onde estudavam, 130 ex-alunos da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) serão nomeados, na próxima segunda-feira (17), professores e pedagogos da rede estadual de ensino. O grupo foi aprovado em um concurso público em 2007, mas não pode assumir porque os diplomas emitidos pela entidade de ensino não foram reconhecidos na época.

Entre os futuros nomeados estão professores para educação especial e pedagogos que tomarão posse nos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Umuarama, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, União da Vitória, Wenceslau Braz, Regiões Metropolitanas de Curitiba, Cascavel, Curitiba e Ivaiporã, Londrina, Jacarezinho, Ibaiti, Pitanga, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Loanda, Paranaguá, Francisco Beltrão, Apucarana, Irati, Dois VizinAproximadamente 35 mil professores que concluíram o curso Normal Superior na Vizivali, na modalidade à distância, não tiveram os diplomas validados. O problema, que começou em 2002, ocorreu por causa de um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Estadual de Educação (CEC). Este validou um curso a distância para professores que precisavam se adequar à nova legislação, mesmo com a proibição do órgão federal.

Sem os diplomas da Vizivali, os professores precisaram ingressar com mandados de segurança a fim de ter garantido o direito de participarem de concursos e processos seletivos para o preenchimento de vagas como docentes da rede pública.

Para minimizar o impacto, após muitas deliberações sobre o caso, o governo do Paraná anunciou, em 2011, a validação do diploma de 8 mil profissionais que já haviam feito capacitação em outra instituição reconhecida. O restante, cerca de 27 mil, passaram por complementação de curso em universidades estaduais. As formaturas dessas turmas aconteceram entre abril e junho de 2013, de forma descentralizada, em diversos municípios do Paraná.hos, Paranavaí e Cianorte.

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.