dilmairon@hotmail.com

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Professores estaduais fazem paralisação no dia 19 de março

Os professores da rede estadual de educação vão parar as atividades no dia 19 de março, a decisão foi tomada neste sábado na assembleia estadual da APP-Sindicato.A categoria quer movimentações para a campanha salarial de 2014, na qual se cobra o reajuste do piso nacional e a implementação efetiva dos 33% de hora-atividade. Um novo sistema de saúde para o atendimento dos servidores públicos do estado também entrou na pauta de reivindicações.

Embora tenham aprovado a paralisação, os professores do estado não acataram a proposta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que defende três dias de greve em todo o país. Como alternativa, os participantes da assembleia aprovaram ações de mobilização nos dias 17 e 18, em preparação à paralisação do dia 19.

No dia 17, debates serão promovidos em cada escola e um documento com a pauta de reivindicações será entregue aos prefeitos de cada município. No dia 18, a mobilização será centrada na questão da saúde dos servidores públicos e as aulas devem ter apenas 30 minutos. “Faremos atos públicos em todo o estado sobre o sistema caótico que temos hoje, e reivindicaremo um novo modelo”, diz o diretor de comunicação do sindicato, Luiz Carlos Paixão. No dia 19, além da caminhada no Centro Cívico, a APP deve enviar delegações para a mobilização nacional, em Brasília.

Hora-atividade

Durante a assembleia, a APP reforçou a campanha pela prática efetiva da hora-atividade, tempo destinado ao professor para o preparo da aula, fora de sala. O sindicato tem orientado os professores a dispensarem os alunos uma hora antes do horário normal, em pelo menos um dia da semana, para que os 33% de hora-atividade sejam cumpridos.

De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato, a prática teve início há duas semanas e deve ser mantida, pelo menos, até a próxima assembleia, no dia 29 de março.

via gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.