dilmairon@hotmail.com

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Prefeitos buscam alternativas para desenvolver região central aproveitando ano eleitoral que governo fica mais aberto

A idéia seria implementação de alternativas de desenvolvimento para o setor agropecuário na região central do Paraná e foi discutida ontem sexta-feira (14) pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, prefeitos da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e alguns assessores de prefeitos em reunião realizada na sede da entidade, em Pitanga.

Entre as propostas mais viáveis discutidas para a região está a atração de indústrias para impulsionar a cadeia produtiva do leite e de aves.
O secretário Ortigara vai encaminhar para o programa Paraná Competitivo, da Secretaria da Indústria e Comércio, a intenção de um grande laticínio paulista se instalar no município, e foi apresentada como alternativa. Cabe lemvbrar que em ano eleitoral, todos sabem que até a famosa vaca que produz o leite chega a voar.

De acordo com o prefeito Altair José Zampier, de Pitanga, a região central do Paraná vive exclusivamente da agropecuária, mas cansou de ser conhecida como localidade de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em função da dificuldade de acesso à tecnologia.

Zampier salientou que a região tem potencialidades para ser a “Califórnia brasileira” pelas suas terras férteis. A maioria dos produtores rurais vive nas propriedades, o que representa um grande diferencial em relação às localidades em que os produtores não moram em suas propriedades, mas em compensação querem recuperar o tempo perdido, salientou. 

DESVINCULAR DE CIDADES MAIORES COM IVAIPORÃ E GUARAPUAVA - Zampier não é de hoje defende que os grandes municípios se desvinculem dos chamados de baixo IDH como Pitanga, para que regionais instalem-se em Pitanga, não mais fortalecendo Guarapuava ou Ivaiporã por exemplo.
Partindo de ideias desta natureza, outra proposta discutida foi a criação de um núcleo regional da Secretaria da Agricultura no município de Pitanga. O prefeito Zampier defende a autonomia administrativa. Segundo ele, o município já conta com regionais das secretarias da Educação, do Trabalho, de Assuntos da Familia, IAP. O núcleo de Pitanga seria criado com o desmembramento de Ivaiporã e envolvendo nove municípios próximos, com exceção de Guarapuava que caminha com as proprias pernas.

De acordo com o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, a execução dessa proposta começa com a instalação de 51 propriedades de referência que serão as difusoras de tecnologia para os produtores da região. Para isso, a instituição quer contar com o apoio de cerca de 30 técnicos, sendo 14 das prefeituras, 14 dos laticínios locais e os demais serão da estrutura da empresa.

A Emater, o Senar e Iapar farão a capacitação e treinamento de técnicos e produtores.

Outra potencialidade que pode ser explorada, segundo Ortigara, é a instalação de um frigorífico de aves. Essa cadeia produtiva tem a capacidade de gerar desenvolvimento e renda em área de concentração da agricultura familiar, como a central do Estado.

Para o presidente da Amocentro e prefeito de Mato Rico, Marcel Jayre Mendes dos Santos, a reunião foi uma oportunidade de trazer um importante secretário de Estado para dentro da entidade, onde se discutiu o levantamento de demandas e possibilidades da região com a implementação de duas cadeias produtivas: do leite e aves.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios que compões a Amocentro, constituída por Mato Rico, Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Iretama, Guarapuava, Laranjal, Manoel Ribas, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e Turvo. 
O prefeito de Guarapuava, César Filho vice do prefeito de Mato Rico , atual presidente da AMOCENTRO, não participou da reunião de fortalecimento da região centra, preferiu enviar um de seus bem remunerados assessores.

Via Lobo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.