dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Paraná - Três caminhões de lixo são retirados de dentro de casa de idosa

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Assistência Social, Serviços Públicos e Vigilância em Saúde de Umuarama, no noroeste do Paraná, retirou três caminhões de lixo de uma casa que era habitada por uma senhora de cerca de 80 anos e pela filha dela - a Secretaria de Assistência Social não soube dizer qual é a idade da mulher.
A limpeza foi realizada no fim da tarde de terça-feira (11), depois de uma vizinha denunciar a situação ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

A secretária de Assistência Social, Marcela Laino Verrilo, não soube dizer há quanto tempo as moradoras abandoram a limpeza da casa. Elas conviviam com lixo, comida estragada, ratos, insetos e fezes espalhadas pela residência. “A senhora, que é professora aposentada, disse que tentava cuidar da casa, mas pela idade e por algumas limitações, não conseguia realizar a limpeza”, conta Marcela. “A filha, que poderia ajudá-la, está com depressão e também não tem condições de contribuir com os serviços da casa”, acrescenta a secretária.

Todos os móveis e objetos que estavam na residência foram levados para o aterro sanitário devido a possibilidade de contaminação e ao avançado estado de decomposição dos materiais. A prefeitura pretende realizar a limpeza do local e uma empresa particular de dedetização deve realizar o serviço voluntariamente na residência antes das moradoras voltarem para a casa.

As duas mulheres estão abrigadas na casa de uma amiga e vão receber acompanhamento médico que vai avaliar o estado de saúde delas. “Essa família não era acompanhada pela equipe de assistentes sociais, porque até então nunca tinha tido nenhum problema. Mas, após essa situação, uma equipe composta inclusive por psicólogas vai acompanhar as duas semanalmente”, assegura Marcela Verrilo. 

Com informações G1 PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.