dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Brasil leiloará em outubro sua maior descoberta de petróleo


O governo separou a área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil, para leiloar na primeira rodada de licitações de direitos de exploração na camada de pré-sal, em outubro, informou nesta quinta-feira (23) o órgão regulador do setor. A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) disse ainda que as reservas recuperáveis no prospecto de Libra, na bacia de Santos, poderão atingir entre 8 e 12 bilhões de barris, superando Tupi, com reservas que foram estimadas em 2007 entre 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente.
Em abril, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, havia indicado que Libra teria volumes menores, entre 4 e 5 bilhões de barris recuperáveis. Segundo ela, uma nova sísmica na região, com dados mais avançados, levaram ao aumento da estimativa da ANP, que apontou ainda volumes in situ de cerca de 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo.
De acordo com Magda, o fato de as reservas terem ficado acima do projetado motivou o governo a escolher somente este prospecto para a licitação. Pelo porte do leilão, as grandes petrolíferas do mundo serão atraídas para investir no Brasil, ressaltou a diretora-geral da ANP.
O leilão, que ocorrerá sob o regime de partilha de produção, ocorrerá um mês antes do previsto, na segunda quinzena de outubro, segundo a ANP. A área de Libra que será alvo do leilão foi definida na resolução publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira como a que "se localiza na Bacia de Santos e foi descoberta pelo poço 2-ANP-0002A-RJS".
A licitação do pré-sal terá regras diferentes dos tradicionais leilões da ANP, realizados sob o regime de concessão. Para o país ficar com uma maior parte da riqueza, o leilão do pré-sal será feito sob o regime de partilha, segundo o qual a União é a proprietária do óleo e remunera as empresas com parte da produção. Vence a licitação o grupo que conferir a maior participação no volume de petróleo produzido em favor do Estado.
O regime diz ainda que cabe ao contratante explorar e extrair o petróleo, às suas custas. As reservas não extraídas permanecem propriedade do Estado. Além disso, pelas regras aprovadas, a Petrobras será a operadora única e sócia de todos os campos, com no mínimo 30 por cento de participação.
Nova data pra gás
O ministro de Minas e Energia disse a jornalistas em Brasília que o leilão de gás, para áreas convencionais e não convencionais (de xisto), que estava originalmente previsto para outubro, foi transferido para novembro. "Com isso, estamos dando um pouco mais de coerência aos leilões, já que tivemos um de petróleo (11a rodada), faremos outro de petróleo (pré-sal), e por último o de gás", afirmou ele.
O ministro não quis fazer comentários sobre os volumes esperados para o prospecto de Libra. A 11ª primeira rodada, porém, também incluiu áreas de gás.

O que mudou?

Um ano depois...
Um cargo público depois...
Resolveu?

domingo, 19 de maio de 2013

Jornalista antecipa queda de Gleisi da Casa Civil


O jornalista Paulo Moreira Leite, da revisto IstoÉ, antecipou, neste sábado, a queda da ministra Gleisi Hoffmann da Casa Civil. Ela deve ser substituída por Aloisio Mercadante, que hoje ocupa o Ministério da Educação. A queda de Gleisi será vendida como uma “liberação” da presidente Dilma a ministra para que ela dispute o governo do Paraná. Na verdade, a saída de Gleisi é a culminação de um processo em que a inabilidade para conduzir a articulação política vinha produzindo exasperação em Dilma Rousseff. A gosta d´água foram as enormes dificuldades do governo para aprovar a Medida Provisória dos Portos, apesar da enorme base aliada do governo no Congresso.
Segundo Paulo Moreira Leite, “Aloisio Mercadante deixa o Ministério da Educação em 2014, mas não irá para a coordenação da campanha de Dilma Rousseff. Seu destino é a Casa Civil, vaga depois que Gleisi Hoffmann deixar o posto para disputar o governo do Paraná. Cada vez mais solicitado por Dilma, no ano eleitoral de 2014, Mercadante terá a tarefa de responder pelo dia a dia do governo, função semelhante à que a própria Dilma desempenhou em 2006, quando Lula disputava a reeleição. O prestígio do atual ministro da Educação junto à presidenta é enorme, mas a coordenação da campanha presidencial já tem dono. Será Luiz Inácio Lula da Silva.”





sexta-feira, 17 de maio de 2013

Parque Industrial.

Imagem ilustrativa

Este é o sonho de uma boa parte da população de Santa Maria do Oeste.
Pobre povo iludido!
Alimentam a ilusão de que realmente será feito.
Se iludem achando que um Parque Industrial resolverá os problemas de desemprego no município.
Vamos ser realistas.
O município não oferece a mínima condição de infra estrutura para instalação de empresas, mesmo tendo um PARQUE INDUSTRIAL.
O Poder Público de Santa Maria do Oeste é "inoperante", "incapaz" e totalmente despreparado para projetos que realmente resolvam os problemas do município.
E uma parte da população também só pensa em benefício próprio, pois vejamos o exemplo da COAMO.
Terrenos que valem R$ 100.000,00 (cem mil reais) os proprietários pediram R$ 500.000,00 ou 800.000,00 e até UM MILHÃO pelo terreno, dificultando a aquisição da empresa e com isso "contribuindo" para o não desenvolvimento do município.
Gostem ou não, essa é a minha opinião!