dilmairon@hotmail.com

sábado, 26 de outubro de 2013

Metade das cidades do Paraná não cumpre a Lei da Transparência à risca

Cerca de metade dos municípios do Paraná ainda não cumpre integralmente a Lei da Transparência. Dos 399 municípios do estado, 206 disponibilizam as informações exigidas com atualização adequada e outros 193 descumprem a lei ao menos em parte. O cenário, mapeado pela reportagem da Gazeta do Povo, traz um avanço em relação ao último levantamento feito pelo jornal. Em maio deste ano, 75% das cidades paranaenses não cumpriam a lei na íntegra.

Qualificação

Para o presidente da Asso­­ciação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos (PDT), muitos municípios sofrem com a falta de profissionais qualificados para lidar com esses portais. Além disso, como a elaboração e a manutenção dos portais, na maioria das vezes, são terceirizadas, as exigências geram custos extras para os municípios.

Falhas

Apesar de cumprirem a lei de forma integral, muitos municípios pecam na apresentação desses dados à população que busca informações. Um exemplo é a divulgação dos gastos empenhados.

Defeitos nos portais dificultam o acesso do cidadão

Muitos portais da transparência são de acesso difícil para a população. A reportagem da Gazeta do Povo teve dificuldades para acessar diversos portais, que constavam como fora do ar em redes corporativas. Após duas semanas de tentativas, em diferentes computadores, dentro e fora da redação, não foi possível acessar 24 deles. Alguns constavam como em manutenção durante todo esse período; outros, simplesmente não carregavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.