dilmairon@hotmail.com

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PR: após chuva na terça, termômetros caem para próximo de 0ºC

O Paraná terá um dia chuvoso nesta terça-feira (13) e depois o tempo fica gelado até o fim de semana. Uma frente fria que passa rapidamente pelo estado provoca a precipitação e depois dela vem uma massa de ar polar que derruba os termômetros para marcas próximas de zero, com formação de geada. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que o dia mais frio na capital ocorra na quinta-feira (15).

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, aponta que a chuva prevista para terça é rápida, mas pode ser forte. “A previsão é de chuva com risco de trovoadas, mas não é que vai ficar chovendo por quatro cinco horas. No Oeste e Sudoeste já deve chover no período da manhã e nas demais regiões durante a tarde”.

Todo o estado deve ter temperaturas perto de zero, mas a região mais fria, como de costume, será a faixa onde está Guarapuava e Palmas, no Centro-sul. Na quarta (14), a estimativa é de que a primeira cidade registre 0ºC e a segunda -1ºC. O frio mais intenso na capital paranaense, que deve ocorrer na quinta (15), será de 2ºC, conforme prevê o instituto.

A geada tem condições mais favoráveis para se formar na quarta-feira nas regiões Oeste e Sudoeste. Na quinta-feira (15), não deve ocorrer a formação do fenômeno apenas no extremo norte do Paraná e na faixa onde ficam as praias. Deve haver geada inclusive nas regiões da Serra do Mar, como em Morretes e Antonina.

Frio deve continuar até o fim de agosto

Kneib prevê que até o fim de agosto é possível que uma nova frente fria intensa atinja o estado. O fenômeno pode fazer as temperaturas baixarem para próximo de zero e deve novamente ocorrer a formação de geada. Em setembro, os termômetros devem começar a aumentar gradativamente e não deve mais haver resfriamentos tão intensos como os que são experimentados pelos paranaenses durante os meses de julho e agosto.

Informações da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.