dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Curitiba terá protesto contra políticos no Tribunal de Contas

Está programada para esta quinta-feira (4), em Curitiba, uma manifestação que pretende pressionar a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a homologar todas as candidaturas realizadas para a vaga em aberto para conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). Ao todo, 45 pessoas se candidataram ao cargo.

Os manifestantes também querem que sejam utilizados critérios técnicos para a escolha, e não políticos. Segundo consta no perfil do movimento no Facebook, a intenção é “acabar com a nomeação de políticos corruptos para o Tribunal de Contas do Paraná”.

A concentração da manifestação deve começar às 17h30, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade. De lá, uma passeata está prevista para seguir, a partir das 18h45, até o TC, no Centro Cívico. Até as 11h40 desta quarta-feira (3), 932 pessoas já tinham confirmado, pelo Facebook, presença no evento, chamado de "Ladrão fiscalizando ladrão dá em corrupção! Político no Tribunal de Contas não"

Votação
O novo conselheiro ocupará a vaga de Hermas Brandão, aposentado recentemente ao chegar a idade limite de 70 anos. Os mais cotados ao cargo são os deputados Fabio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM). O presidente da Alep, Valdir Rossoni (PSDB), chegou a dizer em entrevista à RPC TV que é improvável que o próximo conselheiro seja alguém além dos dois deputados – que também são de famílias tradicionais na política paranaense. Mesmo assim, o número de "candidaturas de protesto" foi alto.
Os conselheiros do TC são responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar as contas do estado, prefeituras e câmaras de vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.