dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Richa decreta estado de emergência em 59 municípios afetados pela chuva

O governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência em 59 municípios paranaenses afetados pela forte chuva dos últimos dias. A assinatura do decreto foi feita na manhã desta sexta-feira (28) em Maringá. Com a medida, essas cidades terão maior facilidade em requisitar recursos federais para reparação dos estragos.
De acordo com o governador, ainda não se sabe o valor que deve ser investindo em ações sociais e de infraestrutura nos locais atingidos por inundações, enxurradas e deslizamentos. Ele explicou que nos últimos dois dias, equipes da Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos estragos.
Divulgação / Governo do Paraná
Divulgação / Governo do Paraná / Imagens aéreas de um voo de helicóptero feito por Beto Richa sobre MiradorAmpliar imagem
Imagens aéreas de um voo de helicóptero feito por Beto Richa sobre Mirador
Cidades onde foi decretado estado de emergência
Barbosa Ferraz; Bituruna; Brasilândia do Sul; Campo Largo; Carambeí; Curitiba; Dois Vizinhos; Doutor Camargo; Foz do Iguaçu; Francisco Alves; Floresta; Godoy Moreira; Guaraniaçu; Guarapuava; Grandes Rios; Ipiranga; Iporã; Imbituva; Indianópolis; Irati; Ivatuba; Itapejara do Oeste; Japurá; Jataizinho; Laranjeiras do Sul; Monoel Ribas; Mirador; Nova Laranjeiras; Ortigueira; Paraíso do Norte; Piraí do Sul; Pitanga; Piraquara; Ponta Grossa; Porto Amazonas; Pranchita; Prudentópolis; Querência do Norte; Realeza; Rebouças; Reserva; Rio Azul; Rio Bonito do Iguaçu; Rio Branco do Ivaí; Rio Negro; São João; São José dos Pinhais; São Jorge do Oeste; São Jorge do Patrocínio; São Jorge do Ivaí; São João do Ivaí; Santa Tereza do Oeste; Sulina; Saudade do Iguaçu; Tibagi; Teixeira Soares; Telêmaco Borba; Umuarama e Xambrê.
Fonte: levantamento oficial da Defesa Civil do Paraná
Na quinta-feira (27), Richa sobrevoou a região de Paranavaí, onde diversas estradas foram interditadas por causa de inundações causadas pela cheia do Rio Ivaí. “Não tem como não se sensibilizar com esta situação. É muito chocante presenciar a ação da correnteza do Rio Ivaí e a destruição. São cenas impressionantes”, declarou.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira, havia 78,1 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 78 municípios do Paraná. Em 11 cidades, os prefeitos já haviam decretado situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara do Oeste, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina, Teixeira Soares, Laranjeiras do Sul e Ortigueira.
Força-Tarefa
Nos últimos dias, o governo criou uma força-tarefa para atuar principalmente nas localidades mais atingidas. Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados aos municípios para atender a população e resgatar famílias que estão ilhadas.
Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas.
A Defesa Civil, o Simepar e o Instituto das Águas estão fazendo um monitoramento para verificar a situação do clima e a elevação dos riospara prevenir qualquer desastre com a população. Além disso, foi anunciado que o Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios mais atingidos pelos estragos.
Estradas seguem bloqueadas devido às chuvas
As chuvas que atingiram o Paraná na última semana seguem causando transtornos para quem precisa usar as rodovias. São três vias federais e outras oito estaduais com restrições nesta sexta-feira (28). Os principais problemas ocorrem na região de rios e nas proximidades de áreas de serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.