dilmairon@hotmail.com

domingo, 3 de março de 2013

Quem viu?

O Globo Repórter de sexta feira (01/03), mostrou como é possível viver bem no interior do Brasil.
Cidades no interior de São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são exemplos de qualidade de vida e boa administração.
É claro que cada município tem a sua própria realidade, mas o intuito da reportagem foi mostrar que é possível ter emprego e geração de renda também em cidades pequenas.
Cidades limpas, bem cuidadas, com desenvolvimento e qualidade de vida, parece um sonho para nós que estamos "longe" de chegar a esse nível.
Se pelo menos nossos políticos pegassem isso como exemplo, fossem fazer uma visita nestas cidades e  procurar aprender como se faz. Mas isso já é pedir demais!
Só pra exemplificar, peguei dados da reportagem em Treviso e Feliz.
Pobreza? A gente não encontra. Treviso é a cidade de Santa Catarina que tem, proporcionalmente, o maior número de moradores na classe média. “Significa ter uma melhor distribuição de renda, uma redução entre as diferenças das classes sociais, diminuindo os extremos entre os mais ricos e os mais pobres”, aponta o secretário de planejamento, Ernany Moreti.
Metade da população mora na roça e não precisa gastar muito para viver bem. 

Com 12 mil habitantes, o município de Feliz fica no começo da serra gaúcha, a 80 quilômetros de Porto Alegre. Vive da indústria e da agropecuária e é o maior produtor de morangos do Rio Grande do Sul. Feliz está em quinto lugar na lista da Fundação Getúlio Vargas, que mostra as cem cidades com o maior desenvolvimento social do Brasil. Todas as crianças estão na escola, a taxa da mortalidade infantil por causas evitáveis é zero e a segurança permite pequenos luxos, como casas com cerca baixas ou até sem cerca nenhuma. Na Feliz, a vida é simples, mas completa.
Com informaçõesgloboreporter.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.