dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sobe para 26 número de presos em investigação de instituto de educação

Mais duas pessoas foram detidas nesta quarta-feira (5) em investigação sobre suspeita de fraude de R$ 50 milhões do Instituto Tecnológico de Desenvolvimento e Educação.
Subiu para 26 o número de presos na Operação Atenas, que investiga um instituto de educação à distância acusado de lesar estudantes em R$ 50 milhões. O Comando de Operações Especiais (Cope), responsável pela ação, prendeu mais duas pessoas na manhã desta quarta-feira (5).
O titular do Cope, Hamilton da Paz, relatou que os presos estão sendo interrogados em um processo que deve durar pelo menos até esta segunda-feira (10). Paz não forneceu detalhes sobre os depoimentos, o que, segundo ele, poderia atrapalhar as investigações.
As prisões começaram a ser feitas nesta terça-feira (4), em oito cidades: Curitiba, Pinhais, Paranavaí, Ortigueira, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Dois Vizinhos. O Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE) é acusado de fazer inscrições com a emissão de boletos para o pagamento de taxas, e realizar os cursos à distância sem o registro do nome dos alunos ou emissão de diplomas. A entidade não era reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A polícia calcula que quatro mil estudantes foram vítimas do esquema. O Cope, no entanto, trabalha com a possibilidade de que mais alunos procurem à polícia para fazer denúncias.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Faculdade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC), foram as mais prejudicadas com os convênios firmados com o ITDE (Instituto Tecnológico de Desenvolvimento e Educação), conforme a polícia, mas outros centros educacionais também foram lesados.
A organização é acusada, a princípio, de praticar os crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.