dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Santa Maria do Oeste não para de crescer


O município de Santa Maria do Oeste passa por um bom momento, com investimentos em vários setores, como saúde, educação, agricultura, habitação, e outros. Entre as principais conquistas, o prefeito Cláudio Leal destaca a transformação do hospital particular em municipal, atendendo a população com vários profissionais, em diversas especialidades, bem como a inclusão do município no programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Serão 40 unidades para abrigar famílias carentes. O parque de máquinas também foi contemplado com dois caminhões basculantes e duas retroescavadeiras. Os maquinários foram adquiridos junto ao Ministério de Movimento Agrário.
O prefeito ainda comemora a inclusão de Santa Maria no programa “Minha Casa Minha Vida”, que antes só atendia municípios com mais de 100 mil habitantes. “Agora são contemplados também municípios com até 50 mil habitantes, e com isso conseguimos esse grande benefício. Serão construídas 40 novas casas. Além dessas, já licitamos mais 31 para serem construídas próximas à prefeitura, local onde já moram 19 outras famílias”, afirma o prefeito.
Na agricultura, o incentivo é para os pequenos produtores, com o repasse de calcário. Ainda no campo, o prefeito promete melhorias nas estradas. “Nosso departamento rodoviário, que estava sucateado quando assumimos, hoje está renovado com duas motoniveladores, duas retroescavadeiras e dois caminhões, tudo para reforçar o trabalho de conservação de estradas. Todos esses equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município, financiados através do Governo do Estado e SESU Paraná Urbano. Uma delas por meio de emenda do deputado estadual César Silvestri”, discursa o prefeito.
Através de uma emenda do deputado federal Assis do Couto, a prefeitura conseguiu R$ 300 mil para o cascalhamento no assentamento Araguai. “Esse projeto está em fase final e a obra deve começar ainda este ano”, comenta. As melhorias seguem para dentro da cidade, com recape asfáltico, do trevo da cidade até o centro da cidade. As obras deverão ter início em breve, com recursos do Governo Federal. Na área da educação, uma creche está sendo concluída no distrito de São José. Além desta, o município também foi contemplado com a Super Creche, do Governo Federal. “A construção da Super Creche ainda não teve início, mas já foi liberada pela governo.”
Unidade da Coamo
O prefeito Leal anunciou mais uma boa notícia aos agricultores, com a construção de um entreposto da Coamo, com capacidade para armazenar 364 mil sacas de grãos. “Será uma grande obra, que além de gerar emprego vai beneficiar diretamente os agricultores associados da Coamo, que poderão economizar com fretes, principalmente. O município também ganha muito com isso. O doutor Aroldo (Gallassini, presidente da Coamo) disse que quando a Coamo entra no município a unidade fica sendo propriedade do município e não da Coamo de Campo Mourão”, comentou.
Leal disse que a entrada da Coamo no município era um sonho antigo dos agricultores. “Todos queriam muito um entreposto aqui para economizar com fretes e combustível. Essa economia pode ser usada como investimento na propriedade para melhorar a produção.” A unidade está projetada nos padrões das mais modernas da Coamo, com duas moegas com tombadores, três silos para armazenagem, com capacidade para 364 mil sacas, escritório operacional com pré-classificação, calador pneumático e balança automatizada.

Com informações do blog do Jonei Farias/Pitanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda. Comente com moderação.