dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Com medo, Gleisi implora a senadores para não ser convocada a depor na CPMI da Petrobras

Turbulência rouge – Está cada vez mais dramática a situação da senadora petista Gleisi Hoffmann (PR), envolvida diretamente no escândalo do “Petrolão” pelos dois principais delatores, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como beneficiária de R$ 1 milhão do esquema criminoso. Depois do profundo desânimo provocado pela derrota na corrida ao Palácio Iguaçu, sede do Executivo paranaense, Gleisi entrou em pânico diante do pedido protocolado por partidos de oposição para que seja convocada a depor na CPMI da Petrobras.

O pavor de Gleisi aumentou devido à sequência de revezes do governo da companheira Dilma Rousseff que surgiu à sombra da condução estabanada do caso do Petrolão no Congresso Nacional. O mais aterrador deles foi a quebra de sigilo bancário e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, acusado de ter recebido, em nome do partido, polpudas quantias da ciranda de corrupção que funcionava na Petrobras e que foi desbaratada logo no primeiro capítulo da Operação Lava-Jato.

Considerado que os sigilos de Vaccari Neto foram para o espaço com certa facilidade, a convocação de Gleisi pela CPMI da Petrobras pode ser apenas uma questão de tempo.

Para não ter de a explicar o inexplicável (Paulo Roberto Costa afirmou ter providenciado o dinheiro sujo e Youssef detalhou como e onde a quantia foi entregue: no Shopping Total no centro de Curitiba, em dinheiro vivo, em quatro parcelas), Gleisi tem cumprido uma via sacra nos gabinetes dos senadores da situação e até alguns da oposição, implorando para não ser convocada.

via Ucho

MP-PR recomenda a exoneração de parentes de vereadores em Cianorte

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recomendou a Prefeitura de Cianorte, no noroeste do estado, a exoneração de parentes de vereadores do município contratados em cargos de comissão pelo Poder Executivo. De acordo com o órgão, a prefeitura tem dois meses para regularizar a situação, juridicamente conhecida como nepotismo transverso. A norma também é válida para seis municípios da comarca. O documento foi publicado no dia 13 de novembro, mas divulgado nesta quarta-feira (19).

Atualmente, a mulher do vereador Sérgio Mendes (PR) trabalha na secretaria municipal de Assistência Social, a esposa e o pai do presidente da Câmara de Vereadores, Adailson da Costa (PROS), trabalham no Banco Social e na Secretaria Municipal de Esportes, respectivamente.A Prefeitura de Cianorte informou que recebeu a recomendação e, só adotará qualquer providência após analisar a medida. O Executivo disse também que o pai do presidente da Câmara trabalha na prefeitura há 30 anos dando aulas em uma escolinha de futebol do município. Nesse período, ele trabalhou com diversos prefeitos e, por isso, a situação será analisada com cuidado.

O promotor Sérgio Roberto Martins alega que a contratação de parentes de vereadores pelo Executivo fere o princípio da moralidade e impede que os legisladores exerçam as funções pelas quais foram eleitos. “Os vereadores são eleitos para fiscalizar o Executivo. Quando o prefeito contrata parentes de quem deveria fiscalizar, afeta a inspeção do trabalho realizado pelo chefe do poder municipal. Essa ação fere a independência dos poderes”, explica Martins.

Além de afetar o trabalho desenvolvido pelas Câmaras, o promotor diz ainda que a concessão de cargo para familiares de vereadores pode ajudar os prefeitos. “Em Cianorte, o Presidente da Câmara foi eleito por um partido contrário ao prefeito, mas após a contratação da esposa, o vereador passou para a base aliada”, pontua o promotor. “Isso não acontece apenas em Cianorte, é em todo o Estado. Em autarquias municipais e estaduais. Com essa medida a intenção do Ministério Público é começar um trabalho maior e que pode ser expandido para todas as regiões”, acrescenta.

Caso as prefeituras não cumpram a determinação no prazo estipulado pelo MP-PR, a promotoria deve abrir processo por improbidade administrativa, ainda conforme o promotor Sérgio Martins.

via G1 Pr

Governo abre licitação para obra do Hospital Regional do Centro-Oeste

O governador em exercício, Flávio Arns, assinou nesta terça-feira (18) a autorização para a abertura do processo licitatório para a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste, no município de Guarapuava. A licitação deve ser concluída ainda em 2014 e a previsão é de que as obras iniciem no início do próximo ano. 

"Essa é uma reivindicação antiga da região e que trará benefícios significativos para a população do Centro-Oeste, contribuindo para a melhora do acesso aos serviços de saúde", destacou Arns. 

O hospital terá 16 mil metros quadrados e beneficiará cerca de 410 mil habitantes da região. Com 150 leitos, sendo 30 leitos de UTI adulto e 10 de UTI infantil, o hospital integrará as Redes de Atenção à Saúde, em especial a Paraná Urgência. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o hospital regional preencherá uma lacuna assistencial na região, atuando para complementar o atendimento já prestado pelos demais serviços de saúde. 

“Quando concluída, a unidade assistencial poderá servir de campo de treinamento para diversos cursos da área de saúde da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), visando inclusive a implantação do curso de Medicina da região. Dessa forma, teremos um grande impacto na formação de novos profissionais de saúde e na assistência hospitalar de todo Centro-Oeste do Paraná”, afirma. 

O hospital, que tem perfil regional, será construído ao lado na sede da UTFPR, com acesso pela BR 277, o que vai facilitar o acesso de ambulâncias vindas dos municípios da região. “O hospital foi planejado para complementar a assistência à saúde oferecida na região e deverá atuar em áreas hoje deficitárias”, explicou o superintendente de unidades hospitalares próprias da Secretaria da Saúde, Charles London. 

LICITAÇÃO – A licitação, que é uma concorrência nacional, tem preço máximo de R$ 51,6 milhões. "Vence a empresa que apresentar o menor preço para a construção deste novo equipamento da Saúde", disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur. O edital foi publicado nesta quarta-feira (19) e será aberto em 22 de dezembro, às 9h30, na Sala de Licitação da Paraná Edificações, no 3º andar da Avenida Iguaçu, 420, em Curitiba. O prazo máximo de execução das obras será de 720 dias.

via AEN

TSE avalia criação de mais 21 partidos, entre eles Pirata e Imperial

Enquanto o Congresso Nacional discute a cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais nas eleições, a fim de reduzir o número de partidos no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral contabiliza neste momento pedidos de criação de mais 21 legendas. As informações são da Coluna Esplanada.

Entre elas, a Ação Libertadora Nacional, o Partido Pirata do Brasil, Partido da Construção Imperial, Libertários, dos Servidores Públicos e Trabalhadores da Iniciativa Privada e o Partido da Organização da Vanguarda Operacional (Povo). E uma nova Arena.

As novas legendas buscam as assinaturas, por determinação do tribunal, e já têm o registro em cartório de Estados.

Segue em análise já a conhecida Rede, de Marina Silva, que retomou a coleta nacional de assinaturas complementares para se validar. E o Partido Liberal Brasileiro, um novo PL.

Os ministros do Tribunal debruçam-se sobre os dados no momento em que o Congresso Nacional e entidades civis organizadas debatem a validade desse modelo : pesam sobre as pequenas legendas a suspeita de que são formadas para negociações nada republicanas para coligações nas eleições com os grandes partidos.

A lista completa dos protocolados no TSE:

Ação Libertadora Nacional (ALN)
Aliança Renovadora Nacional (Arena)
Libertários (Liber)
Partido Cristão (PC)
Partido da Construção Imperial (PCI)
Partido da Defesa Social (PDS)
Partido da Mulher Brasileira (PMB)
Partido Novo (Novo)
Partido da Real Democracia (PRD)
Partido de Representação da Vontade Popular (PRVP)
Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB)
Partido Federalista (FE)
Partido Liberal Brasileiro (PLB)
Partido Militar Brasileiro (PMB)
Partido Ordem e Progresso (POP)
Partido Pirata do Brasil (Piratas)
Partido Popular de Liberdade de Expressão Afro-Brasileira (PPLE)
Partido da Organização da Vanguarda Operacional (POVO)
Real Democracia Parlamentar (RDP)
Rede Sustentabilidade (Rede)
Partido da Ordem, da Democracia e da Ética (Pode)

via Boca Maldita

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mãe diz que ficou chocada ao ver filho de 6 anos apanhando de motorista

A mãe do menino de 6 anos que foi agredido em um ônibus escolar por um motorista da Prefeitura de Iguaçu, na região central do Paraná, conta que ficou chocada ao ver o vídeo que flagra a agressão. “Eu só fiquei sabendo quando uma assistente social me mostrou as imagens, dias depois. Acho que meu filho não contou nada por medo”, afirma a agricultora Viviane Regina Ribeiro, de 29 anos. Segundo a mãe, ela e o marido optaram por não conversar pessoalmente com o motorista. “Não vamos fazer justiça com as próprias mãos. Ele vai pagar pelo que fez”, acredita. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela prefeitura.

Juliano Jardel da Silva, de 6 anos, foi agredido no caminho para a escola, na tarde de terça-feira (11). As imagens mostram que, no início do vídeo, o menino grita várias vezes a frase "É o diabo" e chora bastante. Dois colegas que estão por perto tentam segurá-lo, mas o garoto continua berrando e pede para "falar com a mãe um pouco". Em seguida, o motorista se aproxima, segura o menino pelo braço e empurra-o com força para outro banco. Depois do empurrão, o homem ainda dá uma pancada na cabeça da criança, que para de gritar e chorar.A família mora na zona rural de Reserva do Iguaçu, e o menino precisa viajar todos os dias de ônibus para o colégio. Na terça, a mãe relata que o garoto estava manhoso antes de sair de casa. “Como quase toda criança, ele também tem dias que não quer ir para a escola”, afirma. Viviane ainda diz que, no dia 11 de novembro, Juliano sempre comemora o segundo aniversário. “Ele nasceu no dia 3, mas foi registrado no dia 11. O meu filho só queria ficar em casa e comemorar, de novo, com a gente. Sabe como é criança, não é? Mas, como nós trabalhamos, não tinha jeito e ele foi para a escola triste. E ainda apanhou”, lembra.

A Secretaria Municipal de Educação não divulgou o nome do motorista, mas garantiu que o funcionário já foi afastado do cargo. “Eu não sei o que dizer sobre o que ele fez com o meu filho. Ele estava lá para trabalhar, não tinha o direito de encostar a mão em ninguém”, afirma. Mesmo com um dos olhos roxo, Juliano não deixou de ir para a escola. “A educação do meu filho é importante e nós vamos superar a situação. Esperamos que a justiça seja feita”, conclui.

Prefeitura lamenta
Em nota, a prefeitura lamenta a ocorrência e afirma que o episódio é um grave desvio de ética. “Não se compactua com qualquer ato desta gravidade, pois a luta desta Administração Pública é pela construção de uma sociedade com base em uma educação onde o respeito possa ser o balizador de nossas ações”, diz o comunicado. O esclarecimento ainda acrescenta que a atitude “vai à contramão dos investimentos e incentivos realizados pelo Poder Público Municipal à educação”. Por fim, a prefeitura pede desculpas e garante que todas as providências jurídicas e administrativas estão sendo tomadas.

via G1 PR

Servidor público é flagrado agredindo aluno em van escolar no Paraná

Um servidor público foi flagrado agredindo um aluno dentro de uma van escolar de Reserva do Iguaçu, no Paraná. O vídeo foi feito por outro estudante que estava no veículo.

O garoto de seis anos começa a chorar e grita pedindo para falar com a mãe. As imagens foram feitas no dia 11 deste mês. A prefeitura já identificou e já afastou o funcionário.

Em nota, a prefeitura afirmou que a atitude “vai à contramão dos investimentos e incentivos realizados pelo Poder Público Municipal à educação” e pediu desculpas. A prefeitura não informou a identidade do motorista.
Veja o vídeo:

Primeiro navio de cruzeiro desta temporada chega em São Chico dia 05

Nesta terça-feira, 18 de novembro, a Secretaria de Turismo realizou uma reunião com representantes de outras secretarias com o objetivo de alinhar os trabalhos para recepcionar os turistas que irão chegar em navios de cruzeiros. De acordo com o Secretário de Turismo, Guilherme Pereira, a recepção está sendo preparada para oferecer a esses turistas informações e comodidade. “A vinda desses navios de cruzeiros para São Chico é algo muito esperado e queremos que os turistas queiram voltar mais vezes”, comenta.

Nesta temporada, seis escalas de navios já estão confirmadas. O primeiro chega à ilha dia 05 de dezembro, sexta-feira. É a primeira vez que o navio Zenith, da Pullmantur, virá à São Chico. O navio que tem capacidade para 1.828 passageiros sai de Itajaí e segue para seu destino final, Santos. As outras escalas estão previstas para os dias 8, 11, 14, 17 e 20 de dezembro.

Data dia da semana chegada/saída Vem de/ Vai para

05 de dezembro sexta-feira 08h/17h Itajaí/Santos

08 de dezembro segunda-feira 08h/17h Itajaí/Santos

11 de dezembro quinta-feira 08h/17h Itajaí/Santos

14 de dezembro domingo 08h/17h Itajaí/Santos

17 de dezembro quarta-feira 08h/17h Itajaí/Santos

20 de dezembro sábado 08h/17h Itajaí/Santos

via portal SFS

Chega de PALHAÇADA!

É muito bom ganhar, mas perder faz parte da vida.
E, saber perder é tão ou mais importante que saber ganhar!
A eleição já passou.
Dilma foi reeleita.
Chega!
Acabou!
Ontem assisti no CQC(band) uma reportagem feita durante as "manifestações" do último dia 15, fiquei "perplexo", para dizer o mínimo.
Tentaram fazer algumas entrevistas com os "manifestantes" para saber ao certo contra o que eles protestavam e foi um festival de "ignorância".
Alguns pediam o "impeachment", mas não sabiam o que aconteceria caso o seu pedido fosse atendido.
A maioria não sabe que em caso de impeachment da Presidente quem assume é o Vice Presidente.
Para piorar sequer sabiam quem é o Vice Presidente.
Isso é manifestação?
Para mim já virou palhaçada!
Falaram também em eleições limpas.
Isso no Brasil é utopia!
Não existe e nem vai existir eleições limpas tão cedo no Brasil.
A compra de votos, troca de favores e outras tantas manobras eleitorais, já fazem parte do processo eleitoral brasileiro.
Se juntarmos todos os "ditos manifestantes", não atingem o número de votos do Levi Fidelix.
Portanto, criem vergonha na cara e parem de palhaçada!
Tenho certeza que não são todos eleitores de A ou B, deste ou daquele Partido, e sim um punhado de gente querendo aparecer as custas do processo eleitoral.
Este país já está um "circo", mas nem por isso precisamos bancar os "palhaços".

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cidade Gaúcha:Avião cai próximo ao trevo da PR 082, Piloto morreu carbonizado

O piloto cianortense, Hugo Aurélio Oliveira Arandas, morreu na tarde desta segunda feira(17), em uma queda de aeronave, em cidade Gaúcha, (57 km de Cianorte). Com a queda, o avião pegou fogo e o piloto morreu carbonizado. O acidente aconteceu por volta das 16h20.

Segundo informações, a aeronave fazia o trabalho de pulverização em plantações de cana da usina Usaçúcar, quando caiu nas imediações do trevo de Cidade Gaúcha, próximo da PR-082 e da Policia Rodoviária.

O Corpo de Bombeiros da equipe ABTR de Cianorte, se deslocou para o local para a realização no combate ao incêndio, que teve também a ajuda de funcionários da usina.
As primeiras informações são de que o piloto era funcionário de uma empresa de Londrina e estaria prestando serviços a Usina, em toda a região. Conforme a Polícia Civil, o mecânico da empresa responsável pelo avião informou aos policiais que o monomotor passou por revisão recentemente e, que na hora da queda, o piloto realizava um voo para testar os bicos aspersores, responsáveis pela pulverização de veneno.

A Polícia Civil informou ainda que a aeronave estava com o tanque de combustíveis cheio e com 150 litros de água no reservatório utilizado para armazenar veneno.
Hugo era bastante conhecido em Cianorte, tendo sido funcionário a muitos anos da Ciatec/Chevrolet. Ele era casado com Valéria Arandas e tinha dois filhos de 16 e 11 anos em média. O piloto com a família estavam morando atualmente na cidade de Cambé região metropolitana de Londrina.
O corpo de Hugo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama. O local esta isolado e as causas do acidente serão investigadas pelos peritos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

via olho aberto paraná

12 prefeituras do Paraná abrem concurso público

Remuneração pode chegar a R$ 12,4 mil.

Há vagas para todos os níveis de formação, espalhadas nos 12 municípios.

Doze prefeituras paranaenses estão com concursos abertos que somam 458 vagas para todos os níveis de formação. Os processos seletivos estão sendo realizados em Prudentópolis, Campo Bonito, Inácio Martins, Nova Laranjeiras, Perobal, Salto do Itararé, Serranópolis do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Santa Maria do Oeste, São João do Triunfo, Sulina e Mallet.

O maior dos cinco concursos é o da prefeitura de Prudentópolis, na região central do estado. São 140 vagas com salários de R$ 724 até R$ 12.431,50. Para pessoas com ensino fundamental são 46 vagas, a maioria para auxiliar de serviços gerais e vigia.

458 é o número de vagas em aberto para os concursos nas prefeituras do Paraná. O maior dos cinco concursos é o da prefeitura de Prudentópolis, na região central do estado, com 140 vagas .

Há também vagas para agentes de saúde e para pessoas com formação de nível médio e técnico. Para profissionais com formação superior, há vagas para dentistas, médicos, fonoaudiólogos, engenheiros, arquitetos, entre várias outras funções.

As inscrições terminam no dia 5 de dezembro no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (www.fauconcursos.org).


Sulina

A Prefeitura de Sulina, município da região Sudoeste do Paraná, lançou um concurso para preencher 66 vagas nos níveis fundamental, médio e superior, além de formação de cadastro de reserva.

Os salários partem de R$ 743,01 e podem chegar a R$ 8 mil. As inscrições ficam abertas até dia 1.º de dezembro e podem ser feitas pelo site do Instituto Saber (www.saber.srv.br).

Vera Cruz do Oeste

A seleção da prefeitura de Vera Cruz do Oeste, na região Oeste do estado, reúne 56 oportunidades com salários que variam de R$ R$ 724 a R$ 9.100 mil. As vagas são para todos os níveis de formação. No nível superior, há oportunidades para médicos, dentistas, psicólogos e professores. As inscrições vão até 19 de novembro no sitewww.utfpr.edu.br/medianeira.

Mallet

Além da formação de cadastro de reserva, a cidade de Mallet, no Sul do estado, abriu concurso para 48 vagas imediatas. Com salários que variam entre R$ 724 e R$ 11.844, o edital tem oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade. As inscrições terminam no dia 17 de novembro e podem ser feitas no site www.mallet.pr.gov.br.


Outros

Também estão com concursos abertos as prefeituras de Campo Bonito (42 vagas); Inácio Martins (28 vagas); Nova Laranjeiras (14 vagas); Perobal (29 vagas); Salto do Itararé (11 vagas); Serranópolis do Iguaçu (7 vagas); Santa Maria do Oeste-Câmara (2 vagas); e São João do Trinfo (15). 

via portal cantu

TCE investiga escritórios que prestam serviços a prefeituras do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está investigando a prestação de serviços jurídicos, contábeis e de informática por empresas às prefeituras paranaenses. A ação é decorrente de solicitação feita pelo conselheiro Ivens Linhares e aprovada em sessão do Pleno. O objetivo é identificar as empresas, seus proprietários e a participação delas em processos licitatórios promovidos pelos municípios, a fim de identificar possíveis irregularidades.

Para tanto, estão sendo cruzadas informações por setores do Tribunal, como a Diretoria de Contas Municipais (DCM), que analisa as prestações de contas das prefeituras e a Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), que possui diversos bancos de dados oficiais.

A investigação identifica os proprietários das empresas, quais as licitações em que participaram, em quais foram vencedoras, quais os contratos mantidos com as prefeituras e em que valores, além de outras informações. Uma das intenções é identificar possíveis fraudes no processo licitatório e na própria prestação de serviços aos municípios em áreas que são vitais para a administração.

Identificado

Pelo menos uma irregularidade já foi identificada. Durante os últimos dez anos, cinco empresas que possuem o mesmo sócio-proprietário mantiveram contratos no valor de cerca de R$ 22 milhões com mais de 30 municípios do interior do Paraná. As empresas são Agille - Consultoria e Assessoria Pública e Privada Ltda., Hacpetc-Henrichs Assessoria, Consultoria, Previdência e Tecnologias, Henrichs Advogados Associados, G1 Tecnologia de Informação Ltda. e Fabricio e Marques Ltda. - Sinapse Engenharia de Software Ltda.

Neste caso, o TCE detectou que municípios de pequeno porte investiram valores altos, em relação ao seu orçamento, na contratação destas empresas. São casos como os de Castro (com R$ 3,4 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 1,2 milhão), Terra Roxa (R$ 600 mil), Nova Prata do Iguaçu (R$ 492 mil), Rio Bonito do Iguaçu (R$ 210 mil) e Flor da Serra do Sul (com mais de R$ 106 mil).

Após a conclusão do trabalho, o TCE deverá notificar as prefeituras e os escritórios contratados para que prestem informações a respeito do processo licitatório, dos valores cobrados e dos serviços efetivamente realizados.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

domingo, 16 de novembro de 2014

Ladrão de Borrazópolis defeca nos locais do crime

As Polícias Militar e Civil de Borrazópolis, na região do Vale do Ivaí, no Paraná, estão intrigados com um criminoso, conhecido como "Ladrão cagão". É que o bandido, que já cometeu crimes à noite e também em plena luz do dia, costuma deixar uma "lembrança" de sua passagem ás vítimas.

Em três casas que o ladrão invadiu, todas na Rua Mato Grosso, além de terem de lidar com o prejuízo do furto, as vítimas foram obrigadas a limpar a sujeira que o criminoso deixava, já que o "cagão" defecou em uma varanda e cômodos das casas.

De acordo com o portal ANNotícias, em uma das casas invadidas o bandido, além de ter defecado no interior da residência, usou as toalhas e panos que estavam pendurados no varal para se limpar.

Nos últimos dias, a polícia recebeu novas denúncias envolvendo o criminoso. Para alívio da população, os policiais garantem que estão perto de pegar o cagão. Seria um menor de idade que já está sendo procurado.

via bem Paraná

Vaticano oficializa excomunhão de padre que defende gays em SP

O Vaticano oficializou a excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, 49, conhecido como padre Beto, de Bauru (a 329 km de São Paulo). O processo de excomunhão começou em abril do ano passado após o padre declarar em entrevistas apoio a homossexuais e a questionar dogmas da igreja.

A decisão da excomunhão foi publicada no site da Diocese de Bauru, neste sábado (15). O texto é assinado pelo padre Tiago Wenceslau, juiz instrutor para as "matérias reservadas a Sé Apostólica".

Antes da excomunhão pedida pela Diocese de Bauru, o ex-reverendo havia decidido pedir um afastamento temporário de suas funções. Isso ocorreu depois que o bispo de Bauru, Dom Caetano Ferrari, 70, determinou uma retratação por causa de entrevistas em que o religioso falava sobre a possibilidade de amor entre pessoas do mesmo sexo, inclusive por parte de bissexuais que mantêm casamentos heterossexuais.

O bispo também determinou que as declarações fossem retiradas do site YouTube e das redes sociais. Em abril do ano passado, o padre anunciou seu "desligamento do exercício dos ministérios sacerdotais" em entrevista coletiva no salão de festas do prédio onde mora.

As declarações do reverendo provocaram reações contraditórias de católicos tradicionais que não aceitaram sua postura e de outros que apoiaram. Na missa de despedida do padre, fiéis lotaram a igreja e dias depois cerca de 300 pessoas fizeram uma passeata de protesto contra a excomunhão do padre.

À época, questionado sobre a decisão da excomunhão, o padre se disse "honrado em pertencer à lista de muitas pessoas humanas que foram assassinadas e queimadas vivas por pensarem e buscarem o conhecimento".

No comunicado divulgado neste sábado, a igreja informa que o padre incorreu em "canônica gravíssima" ao desobedecer os dogmas da igreja e ao seu legítimo superior eclesiástico, apesar de repetidas advertências.

Segundo o documento, a causa da excomunhão não foi uma punição imposta pelo bispo ou papa, mas "o reverendo padre incorreu de modo livre e consciente nessa pena".
Com a excomunhão, padre Beto não pode participar de nenhuma cerimônia do culto católico, celebrar ou receber sacramentos -não pode mais batizar ou ser batizado, casar-se ou realizar um casamento, confessar-se ou ouvir confissões, por exemplo-, nem exercer cargos eclesiásticos.

No comunicado divulgado pela Diocese, os fiéis são alertados que todos os matrimônios celebrados pelo sacerdotes, após a declaração da pena, são inválidos.

Como membro desligado da Igreja Católica, o reverendo também não recebe mais os benefícios dos cargos que tenha exercido, como pensão.

No final do texto do documento, a igreja pede para todos os cristãos católicos rezarem para que "ilumine a todos, sobretudo, ao referido sacerdote para que tenha a coragem da humildade sabendo pedir perdão e se reconciliando com a Igreja que o acolheu e lhe concedeu o sacerdócio ministerial". 

via gazeta do povo

sábado, 15 de novembro de 2014

Impeachment de Dilma




Os falsos democratas fingem se assustar com a palavra de ordem “impeachment de Dilma”, como se fosse expressão de um golpismo. É mesmo? Então quero ver a tese desenvolvida. Golpismo por quê? Já escrevi aqui muitas vezes e reitero no ponto: IMPEACHMENT, SIM, SE FICAR PROVADO QUE ELA SABIA DA ROUBALHEIRA EM CURSO NA PETROBRAS. Mas, para que se chegue lá, é preciso que se investigue, que se colham as provas e que se proceda ao devido processo legal. É certamente esse o pressuposto do que pedem a saída de Dilma.

Quando se fala e se escreve a palavra “impeachment”, está-se falando de um procedimento legal, previsto na ordem democrática brasileira e que integra o conjunto de possibilidades de um Estado de Direito. A lei que permite a deposição de um chefe de Estado por crime de responsabilidade, a 1.079, não é nova; é de 1950, a mesma que afastou Collor do poder quando a Câmara aceitou a denúncia.

Se ficar provado que a presidente Dilma Rousseff sabia de tudo — ou, ao menos, de parte da lambança —, ela terá de deixar o poder porque lhe faltará autoridade para governar o país. “E se isso acontecer?” O vice assume, ora! Não é inédito nem segredo para nós. E se a denúncia tragar também o vice? Aí o presidente da Câmara assume interinamente e se marcam novas eleições — se o duplo impedimento ocorrer nos dois primeiros nos —, ou o Congresso indica o novo chefe do Executivo na hipótese de ocorrer no biênio final. Em qualquer hipótese, esse mandato termina no dia 31 de dezembro de 2018; em outubro desse ano, haverá eleições presidenciais, com ou sem impeachment.

É isso mesmo: notem que dou tratamento meramente burocrático a essa possibilidade porque, afinal, o Estado de Direito prescreve as saídas para o impedimento presidencial. Impeachment sem provas? Aí, obviamente, não!

Na manifestação deste sábado na Paulista, em São Paulo, houve caravanas de pessoas de outras cidades e até de outros Estados. O Brasil não quer ser mais um país de pessoas honradas submetidas à vontade de ladrões.

Golpistas na cadeia!

Por Reinaldo Azevedo

Operação da PF atinge 'coração financeiro' do sistema eleitoral do país

O escândalo de corrupção que levou à prisão de executivos de grandes construtoras e tornou mais evidente a estreita relação entre esse ramo empresarial e políticos de todos os partidos. Levantamento feito pelo site de VEJA mostra que as nove construtoras implicadas nessa etapa da Operação Lava Jato da Polícia Federal desembolsaram mais de 610 milhões de reais nas campanhas de 2010 e 2014. Foram 310, 6 milhões no pleito de quatro anos atrás e, de acordo com os dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 301,3 milhões neste ano – todas doações legais.A lista das empresas é composta por Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Iesa, UCT, Andrade Gutierrez, OAS, Engevix e pela Galvão Engenharia. Historicamente, os empreiteiros mantêm uma proximidade com o poder – no plano federal e estadual, independentemente de partidos. Operações como a Lava Jato ajudam a explicar os motivos. No caso da Petrobras, contratos firmados com a estatal – que, por um decreto presidencial, não precisa respeitar a lei de licitações – eram superfaturados. Isso permitia que recursos desviados alimentavam uma engrenagem financeira do doleiro Alberto Yousseff, responsável por distribuir recursos para políticos. PT, PP e PMDB faziam o rateio da propina.

As eleições são parte do calendário financeiro das grandes empreiteiras. Em um mercado com alto grau de competitividade, nenhum empresário aplica milhões de reais em um investimento se não tiver perspectiva de obter ganhos ainda maiores. E os números deixam claro que o apoio financeiro aos candidatos compensa: apenas em 2013, e levando em conta somente as obras contratadas pelo governo federal (o que exlui estatais como a Petrobras), essas nove empreiteiras receberam mais de 3 bilhões de reais de dinheiro público.

Especialmente em áreas mais técnicas e de maiores empreendimentos, é consenso que não bastam bons serviços e um custo adequado para firmar contratos com o governo: é preciso ter intermediários – que, por sua vez, não costumam agir por interesses republicanos. Apesar da infindável lista de escândalos envolvendo obras pública, os corruptores normalmente escapavam ilesos e aptos a firmar novos contratos milionários com o governo. Nesse sentido, a Lava Jato pode estabelecer um marco positivo ao levar acusados de corrupção para a cadeia.Os custos eleitorais elevados e o papel do Estado como maior tocador de obras no país tornam possível o escambo promíscuo: as empresas dependem do governo para ter grandes lucros e os partidos não conseguem manter suas campanhas sem as vultosas doações empresariais.

O cientista político Rubens Figueiredo, da Universidade de São Paulo, diz que uma medida estrutural teria um efeito benéfico imediato: diminuir o poder dos governantes. "Os políticos brasileiros do alto escalão estão entre os mais poderosos do mundo. Somos a sétima economia do planeta, temos uma carga tributária de 38%, uma concentração fantástica de recursos no governo federal e um controle pequeno. Esse é ambiente que mais favorece esse tipo de prática de corrupção", analisa.

Para Figueiredo, a difusão de parcerias público-privadas (PPPs) ajudaria a combater a corrupção: "Seria uma medida espetacular para diminuir drasticamente a possibilidade de corrupção e os valores envolvidos. Porque o Estado seria quase uma agência reguladora dos investimentos privados", diz ele. Problema: Os políticos que têm poder para alterar esse sistema foram eleitos por ele. E abrir mão do próprio poder não é uma tarefa das mais fáceis para um governante.

via Veja


15 de Novembro – Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no fim da monarquia.
A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.

A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Além disso, havia insatisfação também entre os militares, que almejavam, em grande parte, imbuídos de ideais positivistas e republicanos, uma república autoritária e modernizadora.

Havia também o grupo dos civis defensores do republicanismo e do abolicionismo, notável em suas ferrenhas críticas à estrutura do poder imperial. Nomes como os dos jornalistas Quintino Bocaiuva e Silva Jardimdestacaram-se nesse processo. Esse último caracterizou-se por uma postura mais radical e revolucionária, enquanto o primeiro procurou articular os vários interessados na derrubada do Império com o objetivo de fazer uma transição o menos violenta possível.

Bocaiuva, ao lado de outro jornalista republicano, Aristides Lobo, foi, então, um dos principais responsáveis pela união dos interesses que almejavam o fim do reinado de Pedro II, tanto de militares e fazendeiros quanto de revolucionários republicanos. Em meados de 1889, após os membros republicanos do Parlamento terem rejeitado as propostas reformistas de Pedro II, que pretendia conservar-se no poder, Bocaiuva e Aristides Lobo começaram suas articulações e, em novembro, associaram-se ao Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro, e prepararam o golpe que foi dado no dia 15.Após a Proclamação da República, Deodoro confeccionou uma notificação que foi encaminhada à família real, cujo conteúdo ordenava a saída do imperador e sua família do país. O processo da passagem do Império à República já foi largamente estudado por historiadores, desde o fim do século XIX até os dias de hoje. O impacto desse evento na época está bem documentado e revela o caráter de quase incredulidade da maior parte da população, princialmente da capital à época, Rio de Janeiro, que viu, em poucos dias, o ocaso do Império, como pode ser observado neste relato do jornal carioca Novidades:

“Todo o movimento social da cidade acha-se paralisado. O comércio em grande parte fechou as portas. As ruas mais frequentadas estão desertas; raros transeuntes passam, apressados, como perseguidos. […] O serviço de bondes é feito com grande irregularidade; há longos intervalos no trânsito dos carros, que chegam aos pontos de estação aos grupos de cinco e seis. […] O pânico anda no ar e nas consciências.” (Novidades [jornal]. Rio de Janeiro, 15 nov. 1889)

via Brasil Escola

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

É hora de agradecer!


Empresas receberam R$ 8,3 bi da União e doaram R$ 105 mi a políticos

Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió

As empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, por suposto pagamento de propina a políticos, receberam durante o governo Dilma Rousseff (PT) --de 2011 até outubro deste ano--, R$ 8,3 bilhões por obras ou serviços. Somente no ano passado foram pagos R$ 3 bilhões. A Odebrecht foi a que mais recebeu dinheiro em 2013: R$ 1,1 bilhão. Essas mesmas empresas são as que mais financiaram campanhas eleitorais neste ano e doaram pelo menos R$ 105 milhões a deputados eleitos e presidenciáveis --esses últimos ainda em dados parciais, à espera da prestação de contas final, de acordo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo levantamento feito pelo jornal "O Estado de São Paulo", cinco das maiores empreiteiras citadas no esquema ajudaram as campanhas dos deputados federais eleitos nas eleições deste ano mais de R$ 45 milhões. A PF deflagrou nesta sexta (14) mais uma etapa da Operação Lava Jato, que investiga pagamento de propinas e desvios de dinheiro de obras da empresa estatal de petróleo Petrobras. Houve prisão de executivos de empreiteiras. Os advogados das empresas dizem que as prisões foram desnecessárias.


A prestação de contas final dos presidenciáveis e dos candidatos aos governo dos Estados só será divulgada no dia 25. Até a segunda parcial do primeiro turno, divulgada no início de setembro, as empresas investigadas já haviam doado aos presidenciáveis R$ 60 milhões.

Casal morre ao bater de frente com uma caminhonete na BR-373 no Paraná

Um casal morreu no começo da manhã desta sexta-feira (14) ao bater de frente com outro veículo na BR-373, entre Ponta Grossa e Imbituva, na região dos Campos Gerais do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu depois do motorista frear durante uma ultrapassagem, o veículo rodar na pista e atingir uma caminhonete que seguia na direção contrária. Segundo amigos do casal, a mulher de 23 anos e o marido de 27 anos haviam casado no civil no último sábado (8). Uma pessoa que ocupava o outro veículo ficou ferida, mas não corre risco de morte.

O acidente aconteceu por volta das 7h30. Conforme a PRF, o acidente foi causado por uma combinação de fatores. “Aparentemente, foi excesso de velocidade, sendo que a pista estava molhada, chovia forte no momento e os pneus estavam carecas”, relata o policial Murilo Malvezzi. Com o impacto da batida, o motor de um dos veículos chegou a ser jogado metros a frente do acidente. O cachorro do casal que estava no veículo também morreu. A pista ficou interditada por duas horas, segundo a PRF.A polícia realizou o teste do bafômetro no condutor da caminhonete, mas o resultado foi negativo. As vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, onde devem passar por exame de alcoolemia para verificar se houve ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir.

A PRF orienta os motoristas para verificarem as condições do automóvel antes de pegar a estrada. “Se o pneu estivesse em boas condições, poderia ter evitado o acidente. Entretanto, se você sabe que o pneu está com problemas, deve ter consciência que precisa andar mais devagar, ainda mais debaixo de chuva”, aconselha Malvezzi.

via G1 Pr

Câmara de Santa Maria do Oeste abre Concurso Público

A Câmara de Santa Maria do Oeste está com inscriçoes abertas para o Concurso Público 001/2014.
As vagas são para Assessor Contábil e Assessor Jurídico.
Os interessados deverão fazer as inscrições no site: http://186.202.127.101/~klc/?pag=mco&id=22
O Edital poderá ser acessado através deste link: http://186.202.127.101/~klc/editais/249d25299ec81d6ffd61e92257f64294.pdf
O que me causa certa estranheza é que o atual Presidente está seguindo os passos de seu antecessor, ou seja, realizar Concurso Público no final de seu mandato.
Espera-se que este pelo menos seja válido.
Mas, não sei não!

Gerdau fecha as portas no Paraná

Depois de 43 anos, Grupo Gerdau informou esta semana que vai fechar as portas no Paraná.

O Blog do Esmael prospectou que serão dispensados 400 trabalhadores com a desativação da unidade Vila Guaíra, em Curitiba, e a de Araucária, na região metropolitana, apenas servirá como depósito com número mínimo de funcionários.

“Enquanto isso o governador Beto Richa (PSDB) está em férias na Disney”, criticou o metalúrgico Nelsão de Souza, presidente da Força Sindical do Paraná. “Cadê o programa ‘Paraná Competitivo’ para garantir a permanência desses empregos no estado?”, questionou o líder sindical.

Ontem o dia foi de choro nas unidades de Araucária e Vila Guaíra, pois alguns trabalhadores têm mais de 20 anos de casa.

No começo deste mês, o Grupo divulgou balanço financeiro positivo do 3º trimestre: receita líquida de R$ 10,7 bilhões; EBITDA de R$ 1,2 bilhão; lucro líquido de R$ 262 milhões.

Irônica e contraditoriamente às demissões na unidade do Paraná, a empresa conquistou em outubro deste ano o prêmio “Melhores Empresas para Você Trabalhar no setor de Siderurgia e Metalurgia” da revista “Você S/A”, do Grupo Abril.

A Gerdau produz aço no Paraná desde 1971, com a siderúrgica Guaíra e, em 1973, instalou no Estado sua primeira filial da Comercial Gerdau, maior distribuidora de aço no Brasil.

via blog do Esmael

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mulher é presa com drogas dentro da "piriquita" em Laranjeiras do Sul

Na data de ontem quarta-feira(12/11), a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul receberam uma denúncia que uma mulher, tentaria entrar com drogas para a 2ª SDP em Laranjeiras do Sul dentro das partes intimas.

Hoje quinta-feira(13/11),como de praxe é dia de visita a mulher foi até delegacia para fazer a visita, ela foi abordada e informada sobre a denúncia, a mulher foi identificada como sendo Claudilaine Miranda Scarsi 19 anos.

Em um primeiro momento ela negou que estaria portando drogas em seu corpo.Então a Polícia a levaria para fazer Raio X, com receio ela confessou que estava com maconha escondida dentro da Vagina, e disse que a droga era para seu marido.Foi dado voz de prisão a mulher e recolhida a carceragem da 2ª SDP.

Durante a revista antes da visita aos detentos, a moça de 19 negou que estaria portando drogas, mas a polícia afirmou que iria levá-la a fazer um Raio-X após denuncia anônima e a mesma se obrigou a retirar a maconha enrolada num papel que estava escondidinha na sua “gaiola” íntima. Imediatamente ela recebeu voz de prisão e agora a periquita está mais próxima do seu dono, mas sem a erva do amor. Se a moda pega hein?

via cantu em foco

Prefeitura e Câmara Municipal terão que cortar o TIDE dos cargos comissionados

Além de Guarapuava, Campina do Simão, Foz do Jordão e Turvo devem cortar a gratificação salarial destinada aos comissionados pela dedicação exclusiva ao Município ou a Câmara; Segundo o MP, somente cargos efetivos devem receber o TIDE.
Por Luan Chagas.

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Guarapuava terão que cortar a gratificação salarial pelo Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide) destinado aos cargos comissionados. A recomendação foi enviada pela 7ª Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público no dia 21 de outubro. Além de Guarapuava, Campina do Simão, Foz do Jordão e Turvo deverão fazer o mesmo. O MP ainda pede uma regulamentação do pagamento que deve ser destinado somente aos servidores efetivos, quando ocuparem cargos de chefia, direção ou assessoramento.

A Central Cultura de Comunicação teve acesso à recomendação que determina para a Prefeitura e a Câmara Municipal um prazo até o dia 21 deste mês, a manifestação sobre cumprimento das medidas. Até o momento, em Guarapuava não foram registradas as decisões em Boletim Oficial. O entendimento do Ministério Público está baseado em decisões do Tribunal de Contas do Paraná e da Lei n° 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos. Para o MP, a natureza do cargo comissionado já pressupõe um regime integral de dedicação ao serviço, sem a possibilidade de acumulação de outras funções ou cargos, podendo ser convocado quando houver interesse da administração.

O Tribunal de Contas do Paraná também já declarou irregular o pagamento de gratificação por tempo integral de dedicação aos comissionados. “Esse pagamento acarretaria duplicidade de remuneração, sendo que o regime legal dos cargos em provimento em comissão pressupõe tempo integral e dedicação exclusiva, sendo incompatível com o pagamento desse tipo de verba”, afirma o MP com base em determinações de 2013 e 2009, relatados pelo Conselheiro Fernando Mello Guimarães no dia 27 de julho de 2006.

via central cultura

Santa Maria do Oeste - Município "continua" sem Certidão!

Verificação de pendências para Certidão Liberatória
Entidade Município de Santa Maria do Oeste

Data 13/11/2014 19:37:18

Foram encontradas as seguintes pendências para emissão da Certidão Liberatória:

NÃO apto a receber a certidão, pela ausência de Fechamento do Mês 4/2014

Homem morre em batida entre carro e caminhão com frangos congelados

Um homem, de 29 anos, morreu após um carro e um caminhão baterem, na BR-277, emCascavel, no oeste do Paraná. O acidente foi na tarde desta quarta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do carro fazia uma ultrapassagem forçada e bateu de frente contra a carreta, que estava carregada com frangos congelados. O motorista do carro morreu na hora.

Após a batida, o caminhão atingiu outro carro e tombou. O condutor do segundo carro e da carreta não se feriram. O trânsito ficou lento e precisou ser desviado pelas marginais, por aproximadamente 1h30, mas já foi liberado, conforme informou a PRF.

O corpo da vítima ficou preso às ferragens. Depois de retirado, foi levado ao Instituto Médico-Legal de Cascavel.

Uma câmera instalada no painel de um veículo que seguia pela BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná, flagrou o instante em que um carro bate de frente em um caminhão carregado de frango congelado.

Justiça acata ação contra Requião que pede devolução de R$ 23 milhões

O juiz Guilherme de Paula Rezende, da 4ª vara da Fazenda Pública, acolheu uma ação impetrada peloFórum Nacional do Transporte, que pede a devolução de R$ 23,7 milhões aos cofres públicos por supostos danos ao erário em contratos assinados pelo então governador Roberto Requião (PMDB). A ação anulatória também envolve o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná(IBQP), o Departamento Estadual de Rodagem (DER), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e outras pessoas físicas.

A ação busca a anulação de um contrato firmado em 2005 pelo DER e o Tecpar para fiscalização de obras em rodovias pedagiadas no estado. O Tecpar teria repassado parte do dinheiro do contrato ao IBQP, entidade não-governamental contratada para o serviço de fiscalização.Os serviços de fiscalização custaram de R$ 23.729.413,60. A ação propõe a devolução do dinheiro corrigido, que deve ultrapassar a R$ 50 milhões. Segundo o fórum, os contratos foram feitos sem licitação e questionados pelo Tribunal de Contas do Paraná.

Apesar de acolher a ação, o juiz indeferiu o pedido de liminar para o bloqueio de bens dos envolvidos no caso.

Outro lado

A assessoria de imprensa de Roberto Requião informou que o senador não vai se manifestar porque ainda não foi notificado da decisão.

No DER, a assessoria informou que ninguém vai se manifestar sobre o caso. Ninguém foi localizado no Tecpar para comentar o assunto.

Já no IBQP, a assessoria de imprensa afirmou apenas que o instituto “não foi citado a respeito da referida ação e só pode se pronunciar após ter o conhecimento da causa".

via gazeta do povo