dilmairon@hotmail.com

sábado, 13 de setembro de 2014

Pesquisas eleitorais...

Olhando as pesquisas eleitorais friamente, com base em dados e números, sinceramente não consigo entender a lógica dos resultados.
Segundo dados do TSE o Brasil possui 142.822.046 eleitores aptos a votar nessas eleições.
O Brasil possui atualmente 5.570 municípios.
Vamos pegar os dados da última pesquisa do Instituto Datafolha que foi a mais ampla até o momento.
Nesse levantamento realizado entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 10.568 eleitores em 373 cidades em todas as regiões do Brasil.
Portanto foram entrevistados eleitores em menos de 10% dos municípios brasileiros.
O número de entrevistados não chega a 1% do eleitorado.
Então, de acordo com a pesquisa os outros 99% dos eleitores em 90% dos municípios, seguirá a tendência da "minoria" mostrada na pesquisa.
Será?
Independente do resultados mostrado nas pesquisas, será que elas realmente mostram uma "tendência do eleitorado?
Ou, os institutos de pesquisa apostam que o eleitor brasileiro é "Maria vai com as outras"!
Algum matemático ou algum sábio de plantão poderia explicar-me qual a lógica matemática das pesquisas?

O PT sob chantagem

Desde que estourou o escândalo da Petrobras, o PT é vítima de uma chantagem. De posse de um documento e informações que comprovam a participação dos principais líderes petistas num desfalque milionário nos cofres da estatal, chantagistas procuraram a direção do PT e ameaçaram contar o que sabiam sobre o golpe caso não fossem devidamente remunerados. Às vésperas da corrida presidencial, essas revelações levariam nomes importantes do partido para o epicentro do escândalo, entre eles o ex-presidente Lula e o ministro Gilberto Carvalho, um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, e ressuscitariam velhos fantasmas do mensalão. No cenário menos otimista, os segredos dos criminosos, se revelados, prenunciariam uma tragédia eleitoral. Tudo o que o PT quer evitar. Dirigentes do partido avaliaram os riscos e decidiram que o melhor era ceder aos chantagistas — e assim foi feito, com uma pilha de dólares.

O PT conhece como poucos o que o dinheiro sujo é capaz de comprar. Com ele, subornou parlamentares no primeiro mandato de Lula e, quando descoberto o mensalão, tentou comprar o silêncio do operador do esquema, Marcos Valério. Ao pressentir a sua condenação à prisão, o próprio Valério deu mais detalhes dessa relação de fidelidade entre o partido e os recursos surrupiados dos contribuintes. Em depoimento ao Ministério Público, ele afirmou que o PT usou a Petrobras para levantar 6 milhões de reais e pagar um empresário que ameaçava envolver Lula, Gilberto Carvalho e o mensaleiro preso José Dirceu na teia criminosa que resultou no assassinato, em 2001, do petista Celso Daniel, então prefeito de Santo André. A denúncia de Valério não prosperou. Faltavam provas a ela. Não faltam mais. Os dólares serviram para silenciar o chantagista Enivaldo Quadrado, ele próprio participante da engenharia financeira do golpe contra os cofres da maior estatal brasileira — e agora o personagem principal de mais uma trama que envolve poder e dinheiro.

Quadrado deu um ultimato ao tesoureiro do PT, João Vacari Neto: ou era devidamente remunerado ou daria à polícia os detalhes de documento apreendido no escritório do doleiro Alberto Youssef. O documento era um contrato de empréstimo entre a 2 S Participações, de Marcos Valério, e a Expresso Nova Santo André, de Ronan Maria Pinto. O valor desse contrato é de 6 milhões de reais, exatamente a quantia que Valério dissera ao MP que o PT levantara na Petrobras para abafar o escândalo em Santo André. É esse o contrato que prova a denúncia de Valério. É esse o contrato que, em posse de Quadrado, permitia ao chantagista deitar e rolar sobre os petistas.

Matéria completa na Veja desta semana.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bancos lucraram 8 vezes mais no governo de Lula do que no de FHC

Os bancos lucraram 279,9 bilhões de reais durante todo o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra 34,4 bilhões de reais durante mandato de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, ou seja, oito vezes mais. Os números constam em levantamento feito pelo jornal Valor Econômico com base em dados dos 50 maiores bancos, mas que não incluem o primeiro semestre do governo FHC. Na terça-feira, a candidata à presidência, Marina Silva (PSB), disse que "nunca os banqueiros ganharam tanto" quanto nos governos do PT, rebatendo críticas da candidata à reeleição, Dilma Rousseff, sobre a proposta de autonomia do Banco Central (BC). Contudo, Marina cita números diferentes sobre os lucros dos bancos: 31 bilhões nos dois mandatos de FHC e 199 bilhões nos dois de Lula. O jornal alerta, porém, que há diferenças metodológicas entre as regras contábeis usadas pelas instituições e as do BC para apurar os resultados, por isso não necessariamente Marina teria errado.

Se descontada a inflação vista desde 1995, porém, os números mudam: 62,1 bilhões de reais no governo FHC e 331,4 bilhões nos mandatos de Lula, mesmo assim uma enorme diferença. 

O Valor Econômico analisa ainda outro indicador que, segundo a reportagem, pode comparar com mais precisão os balanços nos dois períodos. Considerando a rentabilidade média sobre o patrimônio líquido, os bancos continuam ganhando mais no governo Lula, cujo indicador é de 20,1%, do que no FHC (7,04%). Ele mede o quanto os bancos estão tendo em retorno sobre o capital que investiram (patrimônio). No governo Dilma, o lucro nominal dos bancos foi de 239,9 bilhões de reais até junho deste ano, mas o retorno sobre o patrimônio líquido foi de 14,6%. A explicação é a desaceleração da economia, que cresceu 2,08% entre 2011 e 2013, e pela crise de inadimplência que afetou os bancos.

Via Revista Veja

MP investiga preconceito em proposta de suspensão de voto a quem recebe o Bolsa Família

O Ministério Público do Paraná irá investigar se houve ação preconceituosa e discriminatória da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que propôs, em uma cartilha, a suspensão do direito de voto dos cidadãos beneficiados pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, e por outros programas de transferência de renda. A sugestão foi encaminhada aos candidatos à Presidência, Senado, Câmara Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Paraná nas eleições deste ano, e causou indignação em todo o Brasil.

O inquérito civil público (nº 0113.14.0014.001414-4) foi instaurado pela 6.ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa e avaliará eventual dano moral coletivo na sugestão da ACIPG, que considera “cidadãos de segunda classe” quem recebe o benefício. Além disso, no entendimento da Promotoria, a proposta poderia incitar o preconceito social.

Como parte do procedimento, foram encaminhados ofícios à ACIPG, para que, em até 15 dias, apresente defesa ou explicação dos fatos, e para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa, solicitando que, também em 15 dias, informe o número de beneficiários de programas de transferência de renda (Bolsa Família e outros) que existem em Ponta Grossa e o valor médio desses benefícios.

O MP-PR ressalta que o preconceito social fere os direitos previstos na Constituição Federal, a qual garante a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná

Conheça 5 famílias que “revezam” parentes no cargo de deputado

Há famílias que jamais deixam de ter representação na Assembleia Legislativa do Paraná. Quando o deputado sai, deixa mulher, filho, sobrinho ou outro parente tomando conta do cargo. O blog encontrou cinco famílias que são assim: nas últimas quatro eleições, tiverem três candidatos a deputado estadual. Veja quem são.


Os Litro

O deputado estadual Luiz Fernandes “Litro” (acima) permaneceu no cargo até 2010. Ele era um representante tradicional de Dois Vizinhos e do Sudoeste. Na eleição de 2010, decidiu não concorrer, mas colocou a esposa, Rose (acima), para disputar o mesmo cargo. O curioso é que ela adotou o mesmo apelido do marido: virou “Rose Litro”.
Agora, o casal decidiu apostar as fichas na nova geração, e colocou o filho, Paulo “Litro” (acima) para ser o novo candidato da família. O “sobrenome” continua o mesmo.

Os Silvestri




Em 2002, Cezar Silvestri (acima) desistiu de se reeleger para a Assembleia Legislativa e disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. O atual chefe da Casa Civil de Beto Richa foi sucedido pelo filho, Cesar Silvestri (acima). Só que em 2012, o filho foi eleito prefeito de Guarapuava, base eleitoral da família.Para este ano, a “solução” foi lançar a mãe do prefeito, Cristina, para a Assembleia Legislativa.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Eu voto!




Aonde estão?

Por onde andam os caras pintadas?
Em quem vão votar?
Serão eles os eleitores de Marina?

Quando veremos estas cenas novamente?
Façam suas apostas...

TERRORISMO – PT, agora, diz que Marina vai tirar R$ 1,3 trilhão da educação

Na VEJA.com:
A artilharia de campanha da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva, postulante do PSB ao Planalto, segue pesada: depois de veicular peça eleitoral em que afirma que a proposta de autonomia do Banco Central coloca nas mãos de banqueiros decisões do povo brasileiro, o PT agora diz que, se eleita, a adversária vai tirar 1,3 trilhão de reais da educação. O site da petista publicou nesta quinta-feira um vídeo de trinta segundos em que afirma que as propostas de Marina representam a “extinção do pré-sal”. No auge dos ataques à adversária, Dilma oscilou positivamente um ponto em pesquisa Datafolha, enquanto Marina perdeu um – o que faz o PT decidir por seguir com a pancadaria. A nova peça eleitoral petista explora o posicionamento da adversária sobre a exploração do pré-sal – item que recebeu apenas leve menção no programa de governo do PSB – e insinua que os investimentos em saúde e educação com dinheiro das reservas estariam ameaçados.

Com iluminação difusa e trilha sonora soturna, o locutor questiona: “Marina tem dito que, se eleita, vai reduzir a prioridade do pré-sal. Parece algo distante da vida da gente, né? Parece, mas não é”. Nas imagens, um grupo de homens simula uma reunião de negócios e manipula torres de exploração de petróleo. Na sequência, a peça mostra uma mulher ensinando crianças. À medida que o locutor narra o que alega ser propostas de Marina, os conteúdos dos livros desaparecem e crianças ficam cabisbaixas. No vídeo, o locutor diz que, ao reduzir a prioridade do pré-sal, a educação e a saúde poderiam perder 1,3 trilhão de reais e “milhões de empregos estariam ameaçados em todo o país”. “É isso que você quer para o futuro do Brasil?”, questiona o narrador.

Marina afirmou na quarta-feira que os sucessivos ataques que os petistas vêm fazendo contra sua campanha são mentiras e que iria acionar os advogados do PSB para entrar com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Por Reinaldo Azevedo

Após ameaças, CTG que receberia casamento gay é incendiado no RS


O CTG Sentinelas do Planalto, de Santana do Livramento, que vai sediar o casamento comunitário em que um dos casais inscritos é homoafetivo, foi incendiado no início da madrugada desta quinta-feira (11) na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 0h30, e as chamas foram controladas cerca de três horas depois. A celebração do casamento está marcada para sábado (13).

Ninguém ficou ferido, mas o incêndio atingiu a parte interna da estrutura, justamente o palco, onde acontecerá o evento. A suspeita é de que tenha sido um ato criminoso. A celebração não foi cancelada. São 28 casais heterosexuais e um homoafetivo. O outro casal gay que participaria do casamento desistiu.O patrão do CTG, Gilberto Gisler, conhecido como Xepa, que também é vereador e presidente da Câmara Municipal de Livramento, já havia informado anteriormente que estava recebendo ameaças de incêndio criminoso no local. Chegou a anunciar reforço na segurança, o que não impediu o fogo. “Se colocarem fogo lá, vamos saber quem foi", declarou ao G1 no fim de agosto.

A ideia de celebrar a união em um CTG foi sugerida pela diretora do Foro de Livramento, juíza Carine Labres. Na decisão, a magistrada observou que o casamento homoafetivo é um direito e que a cerimônia não tem o objetivo de "afrontar valores do tradicionalismo". A juíza ressaltou ainda que quem manifestar preconceito poderá responder criminalmente.O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, diz que o local não é filiado ao MTG desde 2005. Ele foi desligado porque os integrantes da comunidade não seguiriam mais as regras do movimento.

"O MTG respeita o direito dos outros, das entidades. Mas não tem uma posição em relação ao fato, pois o CTG não é filiado ao MTG desde 2005. Caso isso acontecesse dentro de um CTG filiado, o Conselho do MTG, composto por 49 pessoas, iria se reunir para avaliar o assunto, a partir do Estatuto, Regulamento Geral, Código de Ética do MTG e Carta de Princípios", declarou.

Também por meio de nota, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul repudiou o que classificou como “atitude homofóbica de um pequeno grupo de pessoas”. “Fica claro que a atitude configura-se em um crime de homofobia, pois havia um casal homossexual que participaria da cerimônia”, diz o texto assinado pela a secretária da Pasta, Juçara Dutra Vieira e a coordenadora da Diversidade Sexual, Marina Reidel.

Via G1

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dilma tem 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 33%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto

Via G1

Datafolha aponta reeleição de Richa no primeiro turno

A segunda pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra que o governador Beto Richa (PSDB) seria reeleito ainda no primeiro turno. O levantamento mostra que o tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos. Roberto Requião (PMDB) aparece com 28%, e Gleisi Hoffmann (PT) com 10%. Entre os nanicos, apenas Ogier Buchi (PRP) pontuou, com 1%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Parte do eleitorado de Requião parece ter migrado para Richa. Isso porque a primeira pesquisa, de 15 de agosto, apontava empate técnico entre os candidatos do PSDB e do PMDB – no limite da margem de erro. O tucano aparecia com 39% das intenções de voto, ante 33% de Requião. De lá para cá, Richa subiu cinco pontos na amostragem, enquanto Requião caiu outros cinco. Os outros candidatos se mantiveram estáveis, de acordo com a pesquisa.Para ultrapassar Richa, Requião teria que conquistar votos dos indecisos, que ainda somam 10%. Votos brancos e nulos correspondem a 5%. Esta é a primeira pesquisa Datafolha depois do início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Richa é o candidato com maior tempo na programação.

Assim como no resultado da pesquisa anterior, o candidato do PSDB continua tendo desempenho melhor entre os moradores do interior e eleitores de Aécio Neves. O tucano cresceu principalmente entre os mais pobres (de 40% para 49%), os mais instruídos (34% a 48%), no eleitorado masculino (de 37% a 44%), moradores de cidades com até 50 mil habitantes (34% a 41%) e entre os evangélicos pentecostais (37% a 47%). Requião teve redução no número de intenções de voto, principalmente, entre eleitores mais instruídos (de 39% para 27%), entre os evangélicos pentecostais (37% para 27%) e entre os mais velhos (31% para 23%).

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Richa venceria Requião por 53% a 33%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 8% e indecisos 6%. O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Richa e Gleisi e nem de Requião e Gleisi.

Rejeição

Richa foi o único candidato que apresentou queda na taxa de rejeição, de 23% para 16%. Requião ainda é o mais rejeitado, e manteve-se na taxa dos 27%. Gleisi tinha 17% de rejeição e passou para 19%. Tulio Bandeira (PTC) e Ogier Buchi (PRP) têm 9% de rejeição. Rodrigo Tomazini (PSTU), Geonísio Marinho (PRTU) e Bernardo Pilotto (PSOL) aparecem com 7%.

Metodologia

A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR-00584/2014.

Via gazeta do povo

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Brasil entre larápios e fantasmas

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou o viés de nota do Brasil. Isso significa que, tudo o mais constante, vem um rebaixamento da nota propriamente. Duvido que a promessa feita pela presidente Dilma Rousseff de que Guido Mantega, ministro da Fazenda, não continuará no próximo governo, caso ela vença a eleição, iria mudar alguma coisa.

O país está em plena campanha eleitoral. E tem de se debater entre larápios e fantasmas. Os larápios, como se sabe, estavam aboletados na Petrobras. Segundo Paulo Roberto Costa, a empresa era a fonte que alimentava um propinoduto que fazia a alegria de políticos da base aliada — do PMDB, do PP e do PT. Adicionalmente, diz ele, Eduardo Campos, era beneficiário do esquema. O homem morreu num acidente aéreo no dia 13 de agosto. Isso não significa, é claro, que não se possa proceder a uma investigação. É evidente que se trata de um assunto importante. Mas a gente se pergunta: até quando seremos uma República permanentemente assaltada por quadrilhas?

E há os fantasmas. Dilma Rousseff e o PT não têm mais nada a oferecer ao eleitorado a não ser a pregação terrorista. Diante da possibilidade de derrota na disputa com Marina Silva — confirmada em outra pesquisa divulgada nesta terça —, nada resta aos companheiros senão ameaçar o eleitorado: “Se Marina ganhar, as riquezas do pré-sal estariam ameaçadas”. Não é diferente do que fazem os petistas com o Bolsa Família no Nordeste.

Os programas que servem apenas à amenização da miséria — contra os quais, diga-se, não há nenhuma força política organizada — se transformaram, como é sabido, em moeda de troca e na mais formidável e institucionalizada forma de compra de votos de que se tem notícia. O PT se ocupa menos de dizer o que pretende realizar se eleito do que em desqualificar as propostas dos rivais.

E, quando acena com uma ideia de futuro, a coisa pode ser bem pior. Na entrevista concedida nesta segunda ao Estado, Dilma deixou claro que, se reeleita, pretende apostar as suas fichas na reforma política. Segundo diz, é a única maneira de impedir que esquemas criminosos, como o que estava instalado na Petrobras, prosperem. É uma falácia escandalosa. Enquanto a Petrobras for tratada como um quintal de governos de turno, nada impedirá que a safadeza se repita. E a safadeza vai se repetir enquanto a empresa for uma estatal.

Disputas eleitorais são boas oportunidades para que o país escolha que futuro pretende ter. No momento, o Brasil parece presa de um passado que insiste em não passar. Pense nisso na hora de apertar o botão.

Por Reinaldo Azevedo

Chik Jeitoso é convocado para levantar Gleisi e Gomyde nas pesquisas

Bruxo Chik Jeitoso, o mais famoso do Hemisfério, agora é o novo guru espiritual de Gleisi e Gomyde nas eleições deste ano; ele tem a tarefa de levantar os índices de intenção de voto dos candidatos do PT e PCdoB; macumbeiro desbancou o guru indo-australiano Kenneth O’Donnell, de orientação budista, ao passar a acompanhar “full time” a agenda da petista e do comunista; entre uma e outra leitura das “Lâminas Sagradas”, Jeitoso também pede voto para ele mesmo, pois disputa uma cadeira na Assembleia pelo PTC.
O macumbeiro mais famoso do Hemisfério, Chik Jeitoso, foi convocado às pressas para fazer trabalhos visando alavancar a intenção de votos das candidaturas de Ricardo Gomyde (PCdoB), para o Senado, e Gleisi Hoffmann (PT), para o Governo do Paraná.

Segundo os institutos de pesquisa, a senadora petista tem entre 11% e 14% da preferência do eleitorado paranaense e o comunista na casa de 4% e 6%.

O bruxo Jeitoso se gaba de nunca ter errado uma previsão política, inclusive, no fim do ano passado, viu nas “Lâminas Sagradas” do Tarot a presidenciável Marina Silva sendo ungida candidata pelo PSB.

O macumbeiro também enxergou com antecedência as vitórias do governador Beto Richa (PSDB), em 2010, e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), em 2012, ao arrepio das pesquisas de davam resultados diferentes dos das urnas.

Neste fim de semana, por exemplo, Jeitoso já na condição de “Guru Supremo” de petistas e comunistas, desceu a Serra do Mar e visitou todos os municípios do Litoral orientando espiritualmente Gomyde e Gleisi.

Chik Jeitoso também vem ganhando espaço em outras agendas na região metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. Para disfarçar o papel espiritual, o bruxo disputa vaga na Assembleia Legislativa do Paraná pelo PTN.

O lado místico dos petistas não é coisa recente. Em 2004, Ângelo Vanhoni (PT), antecedendo a peleja pela Prefeitura de Curitiba, esteve Machu Picchu, no Peru, procurando o “centro” durante uma longa meditação.

Gleisi era seguidora do guru indo-australiano Kenneth O’Donnell, de orientação budista, dirigente da Brahma Kumaris. Ela também costuma fazer retiros espirituais antes dos confrontos eleitorais.

A diferença é que agora a orientação é do guru Chik Jeitoso

Via Esmael Morais

CNT/MDA: Dilma tem 38,1%, Marina, 33,5%, e Aécio, 14,7%

Pesquisa MDA divulgada nesta terça-feira, 9, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que a presidente Dilma Rousseff fica à frente de Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff está com 38,1% das intenções de voto e Marina, 33 5%. O candidato do PSB, Aécio Neves, oscilou para baixo e tem 14,7%.

Em relação à sondagem passada, a diferença entre as duas caiu no primeiro turno. Dilma tinha no primeiro turno com 34,2%,Marina e Dilma empatam no segundo turno

A pesquisa também apontou que o segundo turno da eleição presidencial está em empate técnico. A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, num confronto de segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff teria 45,5% das intenções de voto, contra 42,7%. No levantamento anterior, divulgado em 27 de agosto, Marina vencia Dilma por 43,7% contra 37,8%.

Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente se reelege com 47 5% e o tucano, 33,7%. Na sondagem anterior a diferença era de 43% para Dilma e 33,3% para o candidato do PSDB.

Numa disputa entre Marina e Aécio, a candidata do PSB registra 52,2% e Aécio, 26,7%. Na sondagem anterior, Marina registrava 48 9% e Aécio, 25,2%.

A pesquisa apontou ainda que para 49% dos entrevistados, a presidente Dilma Rousseff é quem vai vencer as eleições presidenciais. Para 34,9%, a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, é a favorita, e para 6,2% o favorito é o tucano Aécio Neves, com 6,2%.

Metodologia

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação das cinco regiões entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. o levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00574/2014. e Marina, 28,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, alcançara 16%.

Via gazeta do povo

Pitanga - Policia intensifica procura a ladrão de calcinhas

Foto ilustrativa
A Policia Civil de Pitanga, região central, procura o ladrão de calcinhas que agiu no ultimo sábado em Pitanga, segundo informações, o homem invadiu uma residência pela janela e furtou vários objetos e diversas calcinhas. Não é a primeira vez que um ladrão age deste modo, na região central . Ano passado um ladrão agiu da mesma forma. Seria o retorno serial killer da calcinha a agir em Pitanga que tem pouco mais de 30 mil habitantes. 

A população , comenta e alguns arriscam apostas para saber quem é o fanático por calcinhas. Alguns popualares, dizem que ele rouba para uso pessoal . Será? 

Segundo o boletim oficial da PM , eram meia noite e 00h40min, quando o novo ataque as calcinhas foi registrado na Rua Santos Dumont. Segundo a vítima ela, não estava em casa no período das 08h00min até as 00h00min, e a residência foi invadida por um individuo (s) arrombaram a janela da casa e a entraram subtraindo do interior um notebook preto tela 15” da marca positivo, várias jóias em ouro (correntes, brincos e pulseiras), e pasmem, "todas as calcinhas" e roupas íntimas da marca Rossian e uma quantia em dinheiro de R$ 300,00.

Segundo a Policia, uma pessoa teria visto o ladrão de calcinhas pular a janela, que seria uma pessoa conhecida, e que uma foto tirada pelo rapaz pode levar a Policia até a identidade do autor do furto das calcinhas, bem como os outros objetos.

Informações B.O 16 BPM
Via Lobo Noticias

Voto Consciente: a importância de saber escolher bem os seus candidatos.



O voto consciente é o caminho para melhorar o país
O Brasil tem cerca de 142,5 milhões de eleitores aptos a votar nas próximas eleições, que serão realizadas em 5 de outubro. São homens e mulheres, de todas as classes sociais e idade variável – no Brasil, o voto é obrigatório entre os 18 e 70 anos e facultativo a partir dos 16 e após os 70. Nem sempre foi assim, porém.


No Brasil Colônia, como exemplo, apenas homens, com determinado nível de renda, podiam votar. As mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1932. Houve, ainda, períodos ditatoriais, em que as eleições eram indiretas. O sufrágio universal foi alcançado apenas com a Constituição de 1988.

Os brasileiros percorreram, portanto, um longo caminho até obter o direito irrestrito ao voto, o que reveste essa conquista de maior valor. Mas do que isso: numa recente democracia, como no Brasil, torna-se ainda mais importante a tarefa de escolher corretamente os candidatos que serão eleitos nas próximas eleições. Afinal, trata-se de um ato de cidadania.

É preciso ter em mente que os escolhidos nas próximas eleições irão elaborar e executar as leis que interferem diretamente na vida de todos e decidirão onde aplicar os impostos pagos pelos brasileiros. Portanto, mesmo que isso dê mais trabalho, a escolha dos governantes não pode ser feita apenas a partir do critério de simpatia.

Para votar, é preciso levar em conta questões como o passado do candidato (pessoal, político e partidário), suas propostas e ideias. Além disso, o cidadão deve manter-se bem informado sobre as questões que envolvem a política, tanto em relação aos que já desempenham mandato eletivo quanto aos que se apresentam publicamente para disputar um cargo pela primeira vez.

Confira, abaixo, algumas dicas para votar consciente:

- O eleitor deve procurar se informar sobre os principais problemas de sua comunidade, cidade, estado e país, para escolher o candidato que poderá efetivamente contribuir para a melhoria da realidade nas áreas de educação, saúde, segurança pública, economia, transporte, emprego, etc. Deve também valorizar os candidatos com propostas que contemplem as melhorias consideradas necessárias pelos cidadãos.

- O horário eleitoral gratuito é uma das formas de conhecer e acompanhar as propostas dos candidatos e conferir se as soluções pretendidas para os problemas da população são atribuições do cargo ao qual o candidato concorre. 

- Acompanhe esses programas com o senso crítico aguçado, pois não é incomum que, na mídia, todos os candidatos pareçam iguais. Por isso, é preciso compreender os projetos e ideias apresentadas, para verificar se são viáveis.

- Também é importante acompanhar o noticiário e consultar o histórico dos seus candidatos, pois eles podem responder a processos judiciais ou estar envolvidos em denúncias de corrupção. O site da ONG Transparência Brasil é uma opção (http://www.excelencias.org.br/).

- O eleitor também deve ficar atento ao que os postulantes a cada cargo podem sugerir ou prometer. Por exemplo, medidas em relação à inflação devem fazer parte das propostas de um candidato à presidência da República, mas não de um vereador. Este pode, por exemplo, abordar a educação municipal ou o transporte público.

- O eleitor deve levar em conta que mensagens genéricas, com promessas de mudanças, não merecem credibilidade se não estiverem acompanhadas de ações concretas, bem explicadas e fundamentadas pelos candidatos.

- Outros cuidados fundamentais na hora de escolher o candidato são não se deixar levar pela aparência física, sobrenome ou popularidade; acompanhar a prestação de contas dos que já ocupam cargos públicos, através dos portais da transparência dos órgãos oficiais (é possível conferir, por exemplo, como deputados gastaram a verba de gabinete, quais os temas de projetos apresentados, entre outras informações relevantes).

- Votar sem reflexão prévia e sem cuidado pode custar caro para o futuro do País, do Estado ou do Município, pois será necessário esperar mais quatro anos por outra oportunidade de trocar de representante.

Informações: MP/PR

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Os desavergonhados!

É o feitiço do tempo.

É o passado que não quer passar

É o peso das gerações mortas, como diria um pensador que os petistas apreciavam antigamente, oprimindo o cérebro dos vivos.

É a miséria moral se fingindo de resistência.

É o assalto ao Estado brasileiro e às suas instâncias.

É o novo patrimonialismo roubando o futuro dos brasileiros.

Enquanto o país se espantava com a bandalheira do mensalão — aquele esquema em que um partido, banqueiros e altos funcionários da administração se organizavam numa quadrilha para criar um Congresso paralelo —, outra maquinaria criminosa, em tudo semelhante e com boa possibilidade de ter movimentado quantidade ainda maior de dinheiro, vigorava na Petrobras, a principal empresa brasileira.

Não, senhores! Seus promotores e operadores não se intimidaram. Talvez escarnecessem do país: “Vejam lá aqueles se estapeando por causa de pouco dinheiro, e nós, aqui, a operar uma máquina de corrupção bilionária”.

Sim, leitores, por mais que o mensalão petista tenha movimentado uma fábula, o valor é troco de pinga na comparação com os recursos que passaram pelo “Petrolão”. Só a compra da refinaria de Pasadena — uma das operações da máfia que tomou conta da Petrobras, segundo Paulo Roberto Costa — gerou aos cofres da empresa um prejuízo de US$ 792 milhões nas contas do TCU — ou R$ 1,8 bilhão.

Segundo o engenheiro da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso, ao contratar obras de empreiteiras, a Petrobras pagava propina a um grupo de políticos do PT, do PP e do PMDB. Entre os principais nomes implicados na lambança, está o de João Vaccari Neto, homem que cuida das finanças do petismo.

O esquema da Petrobras, que chamo aqui de Petrolão, em tudo reproduz o mensalão. Não é diferente nem mesmo a postura do Poder Executivo, da Presidência da República. Dilma repete, ainda que de modo um tanto oblíquo, o conteúdo da frase célebre de seu antecessor: “Eu não sabia”, ainda que, no comando da Petrobras, durante os oito anos de governo Lula e em quase dois da atual gestão, estivesse José Sérgio Gabrielli, um medalhão do PT, o principal responsável pela compra da refinaria de Pasadena.

Nada, nada mesmo, lembra tanto a velha política como a gestão miserável que tomou conta da Petrobras. Infelizmente para o país, o nome de Eduardo Campos, antecessor de Marina Silva na chapa presidencial do PSB, aparece no centro do escândalo. As falas de petistas e peessebistas se igualavam na desconversa até ontem. Nesta segunda, Marina Silva mudou um pouco o tom (ver post seguinte),

Para arremate da imoralidade, um ministro como Gilberto Carvalho (ver post) vem a público para atribuir a corrupção desavergonhada ao sistema de financiamento de campanha. Segundo ele, caso se acabem com as doações privadas, isso desaparecerá. Trata-se de uma falácia espantosa. Ao contrário: se e quando as doações de empresas forem extintas, mais as estatais estarão entregues à sanha dos partidos.

Escreverei isto aqui pela enésima vez: é claro que o PT não inventou a corrupção. Os larápios já aparecem em textos bíblicos; surgem praticamente junto com a civilização. Mas nenhum outro partido na história da democracia (e até das ditaduras), que eu me lembre, buscou naturalizar a prática corrupta como mera necessidade, como uma imposição dos fatos, como tática de sobrevivência.

Até quando?

Por Reinaldo Azevedo

Estou pronto, diz Rosinha ao PT

O deputado Dr. Rosinha (PT) já adiantou ao partido que está pronto para qualquer missão que lhe for delegada, até a eventual substituição da senadora Gleisi Hoffmann na chapa majoritária petista. Rosinha, entre os seus, já disse que “topa a parada” e que o partido se omite em não colocar as bandeiras históricas do PT – como as reformas agrária e urbana – na pauta da campanha. “Com Rosinha, volta a estrela e o vermelho de sempre”, diz um petista ligado a Democracia Socialista, tendência à qual o deputado pertence. “Com certeza, podemos fazer mais de 30% dos votos”, acrescenta.

Via boca maldita

domingo, 7 de setembro de 2014

Independência!

Talvez muitos sequer lembram do hino da independência então hoje é um bom dia para relembrar.
A letra deste hino deixa uma mensagem para o atual momento brasileiro.
Basta querer!

Hino da Independência do Brasil


Já podeis da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houver mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Houver mão mais poderosa
Houver mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Parabéns, ó brasileiros!
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil