dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Brasil entre larápios e fantasmas

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou o viés de nota do Brasil. Isso significa que, tudo o mais constante, vem um rebaixamento da nota propriamente. Duvido que a promessa feita pela presidente Dilma Rousseff de que Guido Mantega, ministro da Fazenda, não continuará no próximo governo, caso ela vença a eleição, iria mudar alguma coisa.

O país está em plena campanha eleitoral. E tem de se debater entre larápios e fantasmas. Os larápios, como se sabe, estavam aboletados na Petrobras. Segundo Paulo Roberto Costa, a empresa era a fonte que alimentava um propinoduto que fazia a alegria de políticos da base aliada — do PMDB, do PP e do PT. Adicionalmente, diz ele, Eduardo Campos, era beneficiário do esquema. O homem morreu num acidente aéreo no dia 13 de agosto. Isso não significa, é claro, que não se possa proceder a uma investigação. É evidente que se trata de um assunto importante. Mas a gente se pergunta: até quando seremos uma República permanentemente assaltada por quadrilhas?

E há os fantasmas. Dilma Rousseff e o PT não têm mais nada a oferecer ao eleitorado a não ser a pregação terrorista. Diante da possibilidade de derrota na disputa com Marina Silva — confirmada em outra pesquisa divulgada nesta terça —, nada resta aos companheiros senão ameaçar o eleitorado: “Se Marina ganhar, as riquezas do pré-sal estariam ameaçadas”. Não é diferente do que fazem os petistas com o Bolsa Família no Nordeste.

Os programas que servem apenas à amenização da miséria — contra os quais, diga-se, não há nenhuma força política organizada — se transformaram, como é sabido, em moeda de troca e na mais formidável e institucionalizada forma de compra de votos de que se tem notícia. O PT se ocupa menos de dizer o que pretende realizar se eleito do que em desqualificar as propostas dos rivais.

E, quando acena com uma ideia de futuro, a coisa pode ser bem pior. Na entrevista concedida nesta segunda ao Estado, Dilma deixou claro que, se reeleita, pretende apostar as suas fichas na reforma política. Segundo diz, é a única maneira de impedir que esquemas criminosos, como o que estava instalado na Petrobras, prosperem. É uma falácia escandalosa. Enquanto a Petrobras for tratada como um quintal de governos de turno, nada impedirá que a safadeza se repita. E a safadeza vai se repetir enquanto a empresa for uma estatal.

Disputas eleitorais são boas oportunidades para que o país escolha que futuro pretende ter. No momento, o Brasil parece presa de um passado que insiste em não passar. Pense nisso na hora de apertar o botão.

Por Reinaldo Azevedo

Chik Jeitoso é convocado para levantar Gleisi e Gomyde nas pesquisas

Bruxo Chik Jeitoso, o mais famoso do Hemisfério, agora é o novo guru espiritual de Gleisi e Gomyde nas eleições deste ano; ele tem a tarefa de levantar os índices de intenção de voto dos candidatos do PT e PCdoB; macumbeiro desbancou o guru indo-australiano Kenneth O’Donnell, de orientação budista, ao passar a acompanhar “full time” a agenda da petista e do comunista; entre uma e outra leitura das “Lâminas Sagradas”, Jeitoso também pede voto para ele mesmo, pois disputa uma cadeira na Assembleia pelo PTC.
O macumbeiro mais famoso do Hemisfério, Chik Jeitoso, foi convocado às pressas para fazer trabalhos visando alavancar a intenção de votos das candidaturas de Ricardo Gomyde (PCdoB), para o Senado, e Gleisi Hoffmann (PT), para o Governo do Paraná.

Segundo os institutos de pesquisa, a senadora petista tem entre 11% e 14% da preferência do eleitorado paranaense e o comunista na casa de 4% e 6%.

O bruxo Jeitoso se gaba de nunca ter errado uma previsão política, inclusive, no fim do ano passado, viu nas “Lâminas Sagradas” do Tarot a presidenciável Marina Silva sendo ungida candidata pelo PSB.

O macumbeiro também enxergou com antecedência as vitórias do governador Beto Richa (PSDB), em 2010, e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), em 2012, ao arrepio das pesquisas de davam resultados diferentes dos das urnas.

Neste fim de semana, por exemplo, Jeitoso já na condição de “Guru Supremo” de petistas e comunistas, desceu a Serra do Mar e visitou todos os municípios do Litoral orientando espiritualmente Gomyde e Gleisi.

Chik Jeitoso também vem ganhando espaço em outras agendas na região metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. Para disfarçar o papel espiritual, o bruxo disputa vaga na Assembleia Legislativa do Paraná pelo PTN.

O lado místico dos petistas não é coisa recente. Em 2004, Ângelo Vanhoni (PT), antecedendo a peleja pela Prefeitura de Curitiba, esteve Machu Picchu, no Peru, procurando o “centro” durante uma longa meditação.

Gleisi era seguidora do guru indo-australiano Kenneth O’Donnell, de orientação budista, dirigente da Brahma Kumaris. Ela também costuma fazer retiros espirituais antes dos confrontos eleitorais.

A diferença é que agora a orientação é do guru Chik Jeitoso

Via Esmael Morais

CNT/MDA: Dilma tem 38,1%, Marina, 33,5%, e Aécio, 14,7%

Pesquisa MDA divulgada nesta terça-feira, 9, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que a presidente Dilma Rousseff fica à frente de Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff está com 38,1% das intenções de voto e Marina, 33 5%. O candidato do PSB, Aécio Neves, oscilou para baixo e tem 14,7%.

Em relação à sondagem passada, a diferença entre as duas caiu no primeiro turno. Dilma tinha no primeiro turno com 34,2%,Marina e Dilma empatam no segundo turno

A pesquisa também apontou que o segundo turno da eleição presidencial está em empate técnico. A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, num confronto de segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff teria 45,5% das intenções de voto, contra 42,7%. No levantamento anterior, divulgado em 27 de agosto, Marina vencia Dilma por 43,7% contra 37,8%.

Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente se reelege com 47 5% e o tucano, 33,7%. Na sondagem anterior a diferença era de 43% para Dilma e 33,3% para o candidato do PSDB.

Numa disputa entre Marina e Aécio, a candidata do PSB registra 52,2% e Aécio, 26,7%. Na sondagem anterior, Marina registrava 48 9% e Aécio, 25,2%.

A pesquisa apontou ainda que para 49% dos entrevistados, a presidente Dilma Rousseff é quem vai vencer as eleições presidenciais. Para 34,9%, a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, é a favorita, e para 6,2% o favorito é o tucano Aécio Neves, com 6,2%.

Metodologia

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação das cinco regiões entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. o levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00574/2014. e Marina, 28,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, alcançara 16%.

Via gazeta do povo

Pitanga - Policia intensifica procura a ladrão de calcinhas

Foto ilustrativa
A Policia Civil de Pitanga, região central, procura o ladrão de calcinhas que agiu no ultimo sábado em Pitanga, segundo informações, o homem invadiu uma residência pela janela e furtou vários objetos e diversas calcinhas. Não é a primeira vez que um ladrão age deste modo, na região central . Ano passado um ladrão agiu da mesma forma. Seria o retorno serial killer da calcinha a agir em Pitanga que tem pouco mais de 30 mil habitantes. 

A população , comenta e alguns arriscam apostas para saber quem é o fanático por calcinhas. Alguns popualares, dizem que ele rouba para uso pessoal . Será? 

Segundo o boletim oficial da PM , eram meia noite e 00h40min, quando o novo ataque as calcinhas foi registrado na Rua Santos Dumont. Segundo a vítima ela, não estava em casa no período das 08h00min até as 00h00min, e a residência foi invadida por um individuo (s) arrombaram a janela da casa e a entraram subtraindo do interior um notebook preto tela 15” da marca positivo, várias jóias em ouro (correntes, brincos e pulseiras), e pasmem, "todas as calcinhas" e roupas íntimas da marca Rossian e uma quantia em dinheiro de R$ 300,00.

Segundo a Policia, uma pessoa teria visto o ladrão de calcinhas pular a janela, que seria uma pessoa conhecida, e que uma foto tirada pelo rapaz pode levar a Policia até a identidade do autor do furto das calcinhas, bem como os outros objetos.

Informações B.O 16 BPM
Via Lobo Noticias

Voto Consciente: a importância de saber escolher bem os seus candidatos.



O voto consciente é o caminho para melhorar o país
O Brasil tem cerca de 142,5 milhões de eleitores aptos a votar nas próximas eleições, que serão realizadas em 5 de outubro. São homens e mulheres, de todas as classes sociais e idade variável – no Brasil, o voto é obrigatório entre os 18 e 70 anos e facultativo a partir dos 16 e após os 70. Nem sempre foi assim, porém.


No Brasil Colônia, como exemplo, apenas homens, com determinado nível de renda, podiam votar. As mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1932. Houve, ainda, períodos ditatoriais, em que as eleições eram indiretas. O sufrágio universal foi alcançado apenas com a Constituição de 1988.

Os brasileiros percorreram, portanto, um longo caminho até obter o direito irrestrito ao voto, o que reveste essa conquista de maior valor. Mas do que isso: numa recente democracia, como no Brasil, torna-se ainda mais importante a tarefa de escolher corretamente os candidatos que serão eleitos nas próximas eleições. Afinal, trata-se de um ato de cidadania.

É preciso ter em mente que os escolhidos nas próximas eleições irão elaborar e executar as leis que interferem diretamente na vida de todos e decidirão onde aplicar os impostos pagos pelos brasileiros. Portanto, mesmo que isso dê mais trabalho, a escolha dos governantes não pode ser feita apenas a partir do critério de simpatia.

Para votar, é preciso levar em conta questões como o passado do candidato (pessoal, político e partidário), suas propostas e ideias. Além disso, o cidadão deve manter-se bem informado sobre as questões que envolvem a política, tanto em relação aos que já desempenham mandato eletivo quanto aos que se apresentam publicamente para disputar um cargo pela primeira vez.

Confira, abaixo, algumas dicas para votar consciente:

- O eleitor deve procurar se informar sobre os principais problemas de sua comunidade, cidade, estado e país, para escolher o candidato que poderá efetivamente contribuir para a melhoria da realidade nas áreas de educação, saúde, segurança pública, economia, transporte, emprego, etc. Deve também valorizar os candidatos com propostas que contemplem as melhorias consideradas necessárias pelos cidadãos.

- O horário eleitoral gratuito é uma das formas de conhecer e acompanhar as propostas dos candidatos e conferir se as soluções pretendidas para os problemas da população são atribuições do cargo ao qual o candidato concorre. 

- Acompanhe esses programas com o senso crítico aguçado, pois não é incomum que, na mídia, todos os candidatos pareçam iguais. Por isso, é preciso compreender os projetos e ideias apresentadas, para verificar se são viáveis.

- Também é importante acompanhar o noticiário e consultar o histórico dos seus candidatos, pois eles podem responder a processos judiciais ou estar envolvidos em denúncias de corrupção. O site da ONG Transparência Brasil é uma opção (http://www.excelencias.org.br/).

- O eleitor também deve ficar atento ao que os postulantes a cada cargo podem sugerir ou prometer. Por exemplo, medidas em relação à inflação devem fazer parte das propostas de um candidato à presidência da República, mas não de um vereador. Este pode, por exemplo, abordar a educação municipal ou o transporte público.

- O eleitor deve levar em conta que mensagens genéricas, com promessas de mudanças, não merecem credibilidade se não estiverem acompanhadas de ações concretas, bem explicadas e fundamentadas pelos candidatos.

- Outros cuidados fundamentais na hora de escolher o candidato são não se deixar levar pela aparência física, sobrenome ou popularidade; acompanhar a prestação de contas dos que já ocupam cargos públicos, através dos portais da transparência dos órgãos oficiais (é possível conferir, por exemplo, como deputados gastaram a verba de gabinete, quais os temas de projetos apresentados, entre outras informações relevantes).

- Votar sem reflexão prévia e sem cuidado pode custar caro para o futuro do País, do Estado ou do Município, pois será necessário esperar mais quatro anos por outra oportunidade de trocar de representante.

Informações: MP/PR

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Os desavergonhados!

É o feitiço do tempo.

É o passado que não quer passar

É o peso das gerações mortas, como diria um pensador que os petistas apreciavam antigamente, oprimindo o cérebro dos vivos.

É a miséria moral se fingindo de resistência.

É o assalto ao Estado brasileiro e às suas instâncias.

É o novo patrimonialismo roubando o futuro dos brasileiros.

Enquanto o país se espantava com a bandalheira do mensalão — aquele esquema em que um partido, banqueiros e altos funcionários da administração se organizavam numa quadrilha para criar um Congresso paralelo —, outra maquinaria criminosa, em tudo semelhante e com boa possibilidade de ter movimentado quantidade ainda maior de dinheiro, vigorava na Petrobras, a principal empresa brasileira.

Não, senhores! Seus promotores e operadores não se intimidaram. Talvez escarnecessem do país: “Vejam lá aqueles se estapeando por causa de pouco dinheiro, e nós, aqui, a operar uma máquina de corrupção bilionária”.

Sim, leitores, por mais que o mensalão petista tenha movimentado uma fábula, o valor é troco de pinga na comparação com os recursos que passaram pelo “Petrolão”. Só a compra da refinaria de Pasadena — uma das operações da máfia que tomou conta da Petrobras, segundo Paulo Roberto Costa — gerou aos cofres da empresa um prejuízo de US$ 792 milhões nas contas do TCU — ou R$ 1,8 bilhão.

Segundo o engenheiro da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso, ao contratar obras de empreiteiras, a Petrobras pagava propina a um grupo de políticos do PT, do PP e do PMDB. Entre os principais nomes implicados na lambança, está o de João Vaccari Neto, homem que cuida das finanças do petismo.

O esquema da Petrobras, que chamo aqui de Petrolão, em tudo reproduz o mensalão. Não é diferente nem mesmo a postura do Poder Executivo, da Presidência da República. Dilma repete, ainda que de modo um tanto oblíquo, o conteúdo da frase célebre de seu antecessor: “Eu não sabia”, ainda que, no comando da Petrobras, durante os oito anos de governo Lula e em quase dois da atual gestão, estivesse José Sérgio Gabrielli, um medalhão do PT, o principal responsável pela compra da refinaria de Pasadena.

Nada, nada mesmo, lembra tanto a velha política como a gestão miserável que tomou conta da Petrobras. Infelizmente para o país, o nome de Eduardo Campos, antecessor de Marina Silva na chapa presidencial do PSB, aparece no centro do escândalo. As falas de petistas e peessebistas se igualavam na desconversa até ontem. Nesta segunda, Marina Silva mudou um pouco o tom (ver post seguinte),

Para arremate da imoralidade, um ministro como Gilberto Carvalho (ver post) vem a público para atribuir a corrupção desavergonhada ao sistema de financiamento de campanha. Segundo ele, caso se acabem com as doações privadas, isso desaparecerá. Trata-se de uma falácia espantosa. Ao contrário: se e quando as doações de empresas forem extintas, mais as estatais estarão entregues à sanha dos partidos.

Escreverei isto aqui pela enésima vez: é claro que o PT não inventou a corrupção. Os larápios já aparecem em textos bíblicos; surgem praticamente junto com a civilização. Mas nenhum outro partido na história da democracia (e até das ditaduras), que eu me lembre, buscou naturalizar a prática corrupta como mera necessidade, como uma imposição dos fatos, como tática de sobrevivência.

Até quando?

Por Reinaldo Azevedo

Estou pronto, diz Rosinha ao PT

O deputado Dr. Rosinha (PT) já adiantou ao partido que está pronto para qualquer missão que lhe for delegada, até a eventual substituição da senadora Gleisi Hoffmann na chapa majoritária petista. Rosinha, entre os seus, já disse que “topa a parada” e que o partido se omite em não colocar as bandeiras históricas do PT – como as reformas agrária e urbana – na pauta da campanha. “Com Rosinha, volta a estrela e o vermelho de sempre”, diz um petista ligado a Democracia Socialista, tendência à qual o deputado pertence. “Com certeza, podemos fazer mais de 30% dos votos”, acrescenta.

Via boca maldita

domingo, 7 de setembro de 2014

Independência!

Talvez muitos sequer lembram do hino da independência então hoje é um bom dia para relembrar.
A letra deste hino deixa uma mensagem para o atual momento brasileiro.
Basta querer!

Hino da Independência do Brasil


Já podeis da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houver mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil
Houver mão mais poderosa
Houver mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Parabéns, ó brasileiros!
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

sábado, 6 de setembro de 2014

Petrobras: A lista dos políticos delatados por Paulo Roberto Costa

A edição da revista Veja que chega na manhã de hoje às bancas traz, entre outros, o nome dos seguintes políticos envolvidos com o esquema de propina da Petrobras:

Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, PMDB
João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT
Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, PMDB
Renan Calheiros, presidente do Senado, PMDB
Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do PP
Romero Jucá, senador do PMDB
Cândido Vaccarezza, deputado federal do PT
João Pizzolatti, deputado federal do PT
Mario Negromonte, ex-ministro das Cidades, PP
Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, PMDB
Roseana Sarney, governadora do Maranhão, PMDB
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, PSB – morto no mês passado em um acidente aéreo

Paulo Roberto Costa também explicou o esquema que envolvia a assinatura de contratos bilionários e revelou a função que o tesoureiro nacional do PT exercia no escândalo.

E ainda vem mais...

Via boca maldita

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Santa Maria do Oeste - IDEB 2013

As Escolas Municipais apresentaram crecimento em relação a 2011.
2011 - 4,3
2013 - 4,9
A meta para 2013 era de 4,4, portanto foi superada em 0,5.
Confira no link: http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Já a rede estadual no município ficou abaixo da meta.
Meta - 4,3
IDEB - 3,8

Os dados e o estudo completo podem ser conferidos no link disponibilizado acima.

Paulo Roberto Costa começa a revelar nomes dos beneficiários do esquema de corrupção da Petrobras

Preso em março pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou recentemente os termos de um acordo de delação premiada – e começou a falar.

No prédio da PF em Curitiba, ele vem sendo interrogado por delegados e procuradores. Os depoimentos são registrados em vídeo — na metade da semana passada, já havia pelo menos 42 horas de gravação. Paulo Roberto acusa uma verdadeira constelação de participar do esquema de corrupção. Aos investigadores, ele disse que três governadores, seis senadores, um ministro de Estado e pelo menos 25 deputados federais embolsaram ou tiraram proveito de parte do dinheiro roubado dos cofres da estatal.

Ele esmiúça, além disso, a lógica que predominava na assinatura dos contratos bilionários da Petrobras – admitindo, pela primeira vez, que as empreiteiras contratadas pela companhia tinham, obrigatoriamente, que contribuir para um caixa paralelo cujo destino final eram partidos e políticos de diferentes partidos da base aliada do governo. Conheça, nesta edição de VEJA, detalhes dos depoimentos que podem jogar o governo no centro de um escândalo de corrupção de proporções semelhantes às do mensalão.

Via Revista Veja

Não tem solução!

Infelizmente chegamos a tal ponto, que parece não ter solução.
O sistema está corrompido por completo.
Em todos os níveis: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Somos governados por uma milícia.
Os pequenos municípios são tomados de assalto por políticos que fazem-se donos dos mesmos.
O povo está "inerte", digamos "amortecido".
Buscam alternativas, onde não há alternativas.
Vide "Marina Silva".
Estou pasmo!
O mensalão, deveria mas não serviu de lição para o povo.
Alguns mensaleiros, estão ou estavam presos, graças a coragem de Joaquim Barbosa.
Joaquim Barbosa que aposentou-se repentinamente para preservar a própria vida, ameaçada por aqueles que comandam esse Brasil.
O jogo sujo do Poder toma conta de tudo e de quase todos.
Será que o que estamos vivendo é realmente uma Democracia?
Os "boquirrotos" partidaristas votariam até em um poste para não perder o poder e aquele discurso medíocre, contra a tal " elite burguesa".
O gigante não acordou.
Ao contrário parece ter sido abatido.
Que pena!

Maioria dos eleitores do Paraná prefere Marina Silva, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (5) aponta que Marina Silva (PSB) tem 34% das intenções de voto, Dilma Rousseff (PT), 28%, e Aécio Neves (PSDB), 22%, entre os eleitores do Paraná na corrida para a Presidência da República. Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada. Os outros seis candidatos somados chegam a 2%.
A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Esta é segunda pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto no Paraná sobre a eleição nacional, após o registro das candidaturas. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Marina Silva tinha 29%, Dilma Rousseff, 28%, Aécio Neves, 24%, Pastor Everaldo, 2%, e Eduardo Jorge, 1%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 7%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se passou de 8% para 5%.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado) apenas no estado do Paraná:

- Marina Silva (PSB): 34% das intenções de voto
- Dilma Rousseff (PT): 28%
- Aécio Neves (PSDB): 22%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Brancos/nulos: 5%
- Não sabe/não respondeu: 7%
* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º a 3 de setembro. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 58 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00523/2014.

Via Banda B

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aluno de 15 anos esfaqueia professora em escola do Paraná


Do UOL, em CuritibaUm aluno de 15 anos esfaqueou na manhã desta quinta-feira (4) a professora de inglês Ana Paula Marino dentro da Colégio Estadual Ivanete Martins de Souza, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A mulher sofreu ferimentos no braço, na mão e também no tórax. Ela foi socorrida com o auxílio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e encaminhada para o Hospital Angelina Caron.

Durante uma reunião entre pais e professores realizada nessa quarta-feira (3), Ana Paula teria chamado o estudante de indisciplinado. O garoto, ofendido, teria dito a alguns de seus colegas que queria assustá-la.

Por volta das 11h30 de hoje, o menino atacou a professora com uma faca, que foi deixada na sala de aula. Após cometer o crime, o aluno fugiu da escola.

O estudante foi encontrado pelo Polícia Militar na lavanderia de uma casa da região e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Piraquara. "Ele poderá ficar na delegacia por até cinco dias. Depois, o estudante será encaminhado à Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes para aguardar a decisão de um juiz", disse um dos investigadores.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirma que lamenta o ocorrido e que presta assistência à professora e à família da vítima. Representantes da pasta e do Batalhão da Patrulha Escolar irão realizar uma reunião com a comunidade durante os próximos dias para prestar esclarecimentos e orientações sobre o episódio.

"A Secretaria de Estado da Educação esclarece que o fato ocorrido na escola é uma situação isolada e que, frente à totalidade do número de escolas da rede estadual, não representa a realidade existente na relação entre professores e alunos", esclareceu o órgão.

Pesquisa Ibope aponta Beto Richa com 44%, Requião 28% e Gleisi 14%

O Instituto de Pesquisas Ibope divulgou no começo da noite desta quinta-feira (4) a segunda pesquisa de intenções de voto ao Governo do Paraná. Beto Richa (PSDB) segue na liderança com 44% das intenções de voto, seguido por Roberto Requião (PMDB) com 28% e Gleisi Hoffmann (PT), com 14%. Ogier Buchi (PRP) tem 1%. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Bernardo Pilotto (PSOL), Tulio Bandeira (PTC) Geonisio Marinho (PRTB), e Rodrigo Tomazini (PSTU) não somaram 1%. Brancos e nulos somaram 8% e 7% não responderam a pesquisa. Entre as pesquisas, a taxa de indecisos permaneceu em 7%. Já a de quem pretende votar em branco ou nulo passou de 8% para 5%.

Em um eventual segundo turno entre Beto Richa e Requião, o candidato do PSDB teria 51%, e o do PMDB 35%. Contra Gleisi, Beto teria 56% e a petista 28%.

Rejeição

O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum:

Roberto Requião aparece com 22%; Gleisi Hoffmann 21%; Beto Richa 15%; Tulio Bandeira: 14%; Bernardo Pilotto: 9%; Geonisio Marinho: 9%; Ogier Buchi: 8%.

Poderia votar em todos: 6% e não sabe ou não respondeu se manteve em 23%

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de setembro. Foram entrevistados 1.008 pessoas em 58 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00523/2014.

via Banda B

Lula sinaliza volta em 2018, tropica e desaba no palco

Em discurso na Bahia ao lado do candidato do PT ao governo estadual, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou nesta quarta-feira que pretende voltar a disputar as eleições em 2018 e mandou um recado aos partidos de oposição: "Eles devem se preparar porque eu vou estar vivo. Eles ficam dizendo: 'Dilma vai ser reeleita para ficar mais quatro anos e depois vem um tal de Lula e vai ficar mais quatro?' É muito cedo para a gente discutir, mas uma coisa eu digo para vocês: em 2018 eu vou estar com 72 anos. Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem", disse. No mesmo dia, aliados do ex-presidente lançaram um site, sem se identificar, para espalhar nas redes sociais o movimento Volta, Lula – já neste ano. “Temos até o dia 15 de setembro para trocar candidatos”, diz o site.

Durante o comício, Lula escorregou quando cumprimentava um militante petista e acabou desabando no palco – ele não se machucou.

Via Revista Veja

As duas candidatas vieram do mesmo ovo da serpente

Reinaldo-Bh

Se há um grupo feliz com a campanha eleitoral é o dos condenados do mensalão.

Os ilustres hóspedes da Papuda e os que cumprem pena no conforto do lar certamente estão aliviados. Não se fala do tema no horário eleitoral, nos debates e mesmo em entrevistas com os candidatos.

Dilma é a candidata do PT. Marina militou até recentemente no partido. As duas NUNCA disseram uma única palavra de condenação ao escândalo que enojou o Brasil. Ao contrário, ambas continuaram a defender o PT ─ defendendo, por associação, os acusados.

Se um extraterrestre desembarcasse hoje por aqui, imaginaria que nada de grave aconteceu. O que o STF qualificou de “o maior atentado à democracia no Brasil”, “quadrilha especializada”, “bandidos na antessala da presidência”, tudo isso é página virada? Submergiu na amnésia coletiva que é marca registrada do Brasil?

As duas candidatas idolatram Lula. E temem Lula. Também por isso evitam citar o escândalo indecente, livrando-se da necessidade de explicar a participação que tiveram nos anos tristes do roubo descarado.

Por onde anda a discussão ética? Discute-se, por exemplo, o pré-sal. Caso existisse o pré-sal (em produção) na época do mensalão, qual teria sido o tamanho do roubo? Até onde iria o desmonte da Petrobras? Quanto valeria a empresa?

Se mesmo com um Banco Central não independente – ou seja, minimamente regulado – assistimos ao uso do BB, Rural , BMG, etc. qual teria sido o rombo nos bancos que irrigavam o esquema dos ladrões se os condenados tomassem conta do galinheiro?

A insegurança que atinge a população é mais danosa que a corrupção, marca registrada do governo atual? E os contratos secretos com ditaduras africanas? Os financiamentos que sustentam Cuba? E o trabalho escravo imposto aos médicos cubanos?

O que difere Dilma de Marina, se ambas vieram do mesmo ovo da serpente?

Numa estranhíssima anomalia, somente Aécio foi induzido por um jornalista, no debate do SBT, a falar sobre o mensalão. Mensalão de Minas. Nenhuma pergunta sobre os bandidos já condenados, que definiam os rumos do partido quando dirigentes.

O Brasil esqueceu Joaquim Barbosa? Concedeu uma anistia ética a José Dirceu, Delúbio, Genoíno e João Paulo? Aceitou Rosemary e os seus (dela) negócios como primeira-amante?

De que vale uma “nova política” se ela é proposta por uma legítima representante do que existia na dita “velha política”?

Por que o candidato que nunca foi ligado ao PT não expõe com a devida clareza essa contradição e suas consequências maléficas? A ética no Brasil parece tema de novela. Exibido o último capítulo, esquece-se a trama.

Não há avanço social nem quaisquer mudanças se o caminho a seguir não for determinado pela ética. Ocultar o passado recente – vergonhoso e assustador – é reforçar o vale tudo. Por covardia ou por cumplicidade

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 33%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma Rousseff (PT): 31%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 11%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 23%

Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

- Marina Silva: 46%
- Dilma Rousseff: 39%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 6%

- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabe/não respondeu: 8%

O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:

- Dilma Roussef: 31%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 18%
- Levy Fidelix: 12%
- Marina Silva: 12%
- Eymael: 11%
- Zé Maria: 11%
- Luciana Genro: 10%
- Mauro Iasi: 10%
- Rui Costa: 9%
- Eduardo Jorge: 7%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no dia 26 de agosto, o índice era de 34%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 26% (27% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 37% (na pesquisa anterior, 36%).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 36%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe/não respondeu: 1%

Via G1

Vejam as perguntas de que Dilma fugiu no "Jornal da Globo"

Tal como previsto, a presidente Dilma Rousseff não compareceu à entrevista que, por sorteio entre os principais presidenciáveis, deveria ter concedido ao Jornal da Globo, iniciado às 00h05 de hoje, quarta-feira.

O âncora William Waack — sem dúvida um dos melhores entrevistadores do país, que conhece em profundidade os temas de que trata e não faz média com personalidades de qualquer tipo — anunciou, após o noticiário diário das atividades dos três candidatos mais bem situados nas prévias, que a presidente “se recusou” a dar a entrevista, acrescentando: “Naturalmente, um direito dela”.

Explicou que, com as entrevistas — a de hoje será com Aécio Neves (PSDB) –, o telejornal pretende “ajudar os eleitores” em sua escolha.

Se fosse uma candidata à Presidência que tivesse efetivamente o que dizer aos brasileiros, sem os floreios, recursos técnicos e fantasias do horário eleitoral obrigatório, Dilma consideraria haver perdido 23 preciosos minutos — tempo que o JN dedicou a Marina Silva, na madrugada desta terça-feira — de exposição livre e sem rodeios ao eleitorado.

Como demonstrou no debate transmitido pelo SBT, porém, a presidente não consegue se dar bem com perguntas e precisa consultar papelada preparada para sua assessoria para não tropeçar.

Waack e sua colega de bancada mostraram ao público as perguntas que fariam à presidente, caso ela não houvesse fugido da raia. É claro que, como sempre ocorre, as respostas propiciariam novas perguntas e que o elenco, portanto, seria maior do que o de abaixo.

Mas vejam como havia temas difíceis para Dilma:

1. Os últimos índices oficiais de crescimento indicam que o país entrou em recessão técnica. A senhora ainda insiste em culpar a crise internacional, mesmo diante do fato de que muitos países comparáveis ao nosso estão crescendo mais?

2. A senhora continuará a represar os preços da gasolina e do diesel artificialmente, para segurar a inflação, com prejuízo para a Petrobras?

3. A forma como é feita a contabilidade dos gastos públicos no Brasil no seu governo tem sido criticada por economistas, dentro e fora do país, e apontada como fator de quebra de confiança. Como a senhora responde a isso? 

4. A senhora prometeu investir R$ 34 bilhões em saneamento básico e abastecimento de água até o fim do mandato. No fim do ano passado, tinha investido menos da metade, segundo o Ministério das Cidades. O que deu errado?

5. Em 2002, o então candidato Lula prometeu erradicar o analfabetismo, mas não conseguiu. Em 2010, foi a vez da senhora, em campanha, fazer a mesma promessa. Mas foi durante o seu mandato que o índice aumentou pela primeira vez, depois de 15 anos. Por quê?

6. A senhora considera correto dar dentes postiços para uma cidadã pobre um pouco antes de ser feita com ela uma gravação do seu programa eleitoral de televisão?

Via Ricardo Setti
Veja

Nepotismo na Petrobras

Editorial, Gazeta do Povo

Novo escândalo, envolvendo contratos com empresas de parentes de funcionários, vem se somar a uma enorme lista de problemas na maior estatal brasileira

Dia sim, dia não, a opinião pública brasileira toma conhecimento de novos escândalos envolvendo a Petrobras, joia da coroa das nossas estatais. O último diz respeito à descoberta, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de que 25 empresas com as quais a petrolífera mantém contratos pertencem a parentes de diretores e funcionários – ou, pior, os próprios funcionários detêm nelas participação societária superior a 10%. Pelo menos 81 operações envolvendo essas empresas foram identificadas, resultando numa movimentação, com indícios de ilegalidade, de recursos que ultrapassam R$ 700 milhões.

Conforme consta do acórdão do TCU ao qual a Gazeta do Povo teve acesso, a auditoria do TCU que apurou a existência do nepotismo aponta para o “risco de favorecimento indevido” e a “possibilidade de ingerência em licitações” em todos os negócios envolvendo laços de parentesco entre empresários e funcionários da Petrobras. Essa simples suposição já é assustadora sob vários pontos de vista, mas uma constatação real do relatório chama mais atenção: é a afirmação de que não há quaisquer mecanismos de controle interno na Petrobras capazes de evitar a prática de nepotismo nos negócios milionários da estatal. Pela legislação, órgãos da administração federal estão proibidos de contratar empresas administradas ou que tenham como sócios parentes até o terceiro grau de funcionários com cargo em comissão ou função de confiança.

Esses fatos, revelados com exclusividade pela Gazeta do Povo em sua edição de ontem, somam-se a tantos outros tão ou mais escabrosos, a começar pelo nebuloso caso da refinaria de Pasadena – aquela que deveria custar à Petrobras não mais de US$ 250 milhões, mas pela qual, por fim, a estatal acabou pagando US$ 1,2 bilhão. Ou, apenas para lembrar outros episódios emblemáticos, o da construção superfaturada da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o envolvimento de diretores com empresas de fachada em associação com doleiros para fazer negócios fictícios com a estatal.

Embora ciente dessa disposição legal, sucessivas diretorias da Petrobras não tomaram providências para, pelo menos, regulamentar o Código de Ética da empresa, de forma a tornar passíveis de identificação, por cruzamento de dados, os casos de parentesco no entremeio dos contratos.

Não há ainda, nos dias que correm, qualquer mecanismo de controle, o que mantém a Petrobras vulnerável à repetição de ocorrências do gênero, mesmo porque – e esta é outra aberração – os fiscais encarregados de acompanhar o cumprimento dos contratos nem sequer são funcionários efetivos da estatal, mas terceirizados de outras empresas. Ou ainda: obras de engenharia são supervisionadas por funcionários sem formação profissional adequada ou condizente.

Resumo da história: a joia da coroa das estatais brasileiras parece mesmo largada ao Deus-dará. Além de usada como instrumento de política monetária, na prática de equilibrar custos e preços para não pressionar a inflação, fato que a levou a despencar em todos os rankings econômicos, a Petrobras passa, sim, por um processo de autodestruição do ponto de vista administrativo e ético.

O problema é saber: até quando?