dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Professor…apenas professor!

Por
Alexandre Garcia
Você sabe quanto ganha um professor do ensino médio com curso superior completo e até pós-graduação? Em uma cidade pertinho de Brasília, acredite: pouco mais de um salário mínimo. O salário é menor até do que o piso nacional! Para uma profissão que deveria ser extremamente valorizada.

Será que eles sabem que professor é um dom; é uma vocação. A pessoa nasce professor. E não tem que se envergonhar, a não ser com o salário.

Talvez por isso, nesta quarta-feira (06/08) vi no jornal alguém que se identifica como “pedagoga”, isto é, formada em pedagogia. Não é professora. Outra se diz “educadora”. Educadora é a mãe, é o pai. Professor é professor, o que ensina. O médico é médico porque teve professores. O engenheiro, porque teve professores. Professor é qualidade, não é apenas salário.

O prefeito, os vereadores, que oferecem pouco ao professor, talvez não tenham tido professores dedicados. Pagam abaixo do mínimo porque não podem pagar pior para o setor mais importante do município, que é o ensino. Que deveria ter o maior salário.

O vereador pode até fazer leis, mas não faz um país com saber, com conhecimento, com futuro. Isso é o professor que faz. O professor é o construtor do país, do futuro, precisa de salário que lhe dê tranquilidade para viver e lecionar preparado, para que possa se vestir dignamente, à altura da nobreza da profissão.

Aliás, qual seria a mais nobre das profissões? A do advogado, que não deixa o inocente ser condenado? A do engenheiro, que não deixa o viaduto cair? A do médico, que não deixa o paciente morrer? Ou a do professor, que não deixa definhar o futuro? Professor é mais que vereador, que prefeito, que não lhe pagam, porque nem é profissão, é missão.

Documentos mostram que tesoureiro do PT esteve em empresa de Alberto Youssef

A Polícia Federal já sabe que o doleiro Alberto Youssef comandava uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e que tinha ramificações no Congresso Nacional e na Petrobras. Agora, com o desenrolar das investigações, a PF está identificando quem eram os aliados de Youssef que encobriam e facilitaram as atividades criminosas do doleiro. Um relatório da PF mostra que um mês antes da deflagração da operação Lava Jato, que prendeu Youssef, o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, esteve na sede da empresa GFD Investimentos usada pelo doleiro o esquema de lavagem de dinheiro. Vaccari, conselheiro da Itaipu Binacional, admitiu conhecer Youssef, disse que foi ao local para encontrá-lo, mas que ele não estava. O petista só não explicou o motivo pelo qual ele foi procurar o doleiro.

Via boca maldita

Requião fala para alunos da PUC/PR e sai aplaudido

Os estudantes perguntaram sobre educação e Requião assumiu o compromisso de ampliar o ensino em tempo integral e a formação continuada para professores no Paraná.

O candidato a governador da coligação “Paraná com Governo” (PMDB/PV/PPL), Roberto Requião, participou de uma sabatina que lotou o auditório da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, na noite de quarta-feira (13). No evento, mediado por Rogério Galindo, jornalista da Gazeta do Povo, os universitários puderam conhecer parte dos programas realizados por Requião na gestão 2003-2010 e comparar com a atual administração.

Bastante aplaudido, Requião defendeu que um governo sério precisa ter planejamento de longo prazo. “Eu assumi um Estado quebrado e não fiquei reclamando. Cortei despesas, fizemos planejamento e criamos um governo com 300 programas, congelei o preço da luz e da água por sete anos, reduzi impostos, construímos hospitais. Foi possível porque temos uma equipe experimentada e compromissada com a qualidade de vida da população”, lembrou.

“No período em que fui governador, o PIB do Estado subiu 28% e o ICMS subiu 20%. No governo Richa, o PIB subiu 12%, mas o ICMS subiu 25%. Há um tarifaço na energia elétrica e na água, uma substituição tributária, que é uma antecipação de receitas, que está quebrando os empresários, ou seja, um conjunto de problemas que mostra um apagão administrativo”, afirmou o candidato.

Requião também criticou as despesas com publicidade. “Gasta-se R$ 600 milhões com propaganda. Eu cortei esse tipo de despesa no meu governo e pude, com isso, construir hospitais, penitenciárias, criar programas como o Trator Solidário. Hoje falta gestão”, disse ele falando que é preciso prioridades.

Os estudantes perguntaram sobre educação e Requião assumiu o compromisso de ampliar o ensino em tempo integral e a formação continuada para professores no Paraná. “Os professores precisavam de atualização e nós investimos na formação continuada para eles. O programa só não acabou agora porque eu transformei em política de Estado. É preciso retomar a modernização das escolas que nós começamos com a colocação de televisores nas salas de aula e hoje estão paradas, sem manutenção”, destacou.

Questionado sobre os investimentos em pequenas cidades, Requião defendeu o apoio do governo aos empresários. “O governo precisa apoiar as cadeias produtivas, dar apoio à micro e pequena empresa, para gerar emprego e renda. Eu reduzi impostos e ampliei os incentivos fiscais para investimento no Paraná, que estavam estabelecidos na internet. O empresário entrava no programa pela internet, sem precisar falar com deputado, com ninguém. Agora criaram uma Comissão para tratar disso. Isso não pode acontecer”, criticou Requião.

Na questão da segurança, Requião defendeu a volta do Povo, o Policiamento Ostensivo Volante. “A relação próxima entre Polícia e comunidade é o que há de mais moderno no mundo todo. E é preciso dar estrutura à Polícia também. Não dá para continuar com os carros sem combustível, cães sem comida. Isso não faz sentido”.

Avaliação - A avaliação dos estudantes foi positiva. Para Márcia Rosa, uma boa oportunidade de comparar os candidatos. “Sei de algumas coisas da administração dele, mas aqui é possível perguntar, aprofundar. Isso enriquece o debate e ajuda na decisão do voto”, avaliou. Para Pedro Rocha, o contato direto com os estudantes mostra o interesse em resolver os problemas da população. “Ele não foge das perguntas, explica bem o que foi feito, o que quer fazer. É uma oportunidade para o jovem não apenas reclamar da situação, mas se aproximar das decisões políticas”, afirmou.

    Menina de 12 anos assassinada pode ter sido abusada e levou várias facadas, diz perita

    Corpo foi encontrado em local sem movimentação (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
    Júlia foi morta com várias facadas (Foto: Arquivo Pessoal)
    A garota de 12 anos, Júlia Souza da Silva, encontrada assassinada na manhã desta quinta-feira (14), levou várias facadas, inclusive no pescoço, e lutou para sobreviver, de acordo com a perita Clarice Kraveltz, que prestou os primeiros atendimentos no local de morte. O corpo estava em um matagal atrás da Chácara Azul, costumeiramente usada nos fins de semana, para a realização de festas raves, próximo ao Zoológico De Curitiba, no bairro Alto Boqueirão.Segundo a perita, o pai, que foi o primeiro a encontrar o corpo, notou que a garota estava com as calças para baixo. “Existe esse indício, mas apenas exames feitos a partir de agora é que vão precisar se de fato isso aconteceu. O que a gente também observa são marcas no rosto dela, que representam que lutou com o agressor” explicou a perita.

    A adolescente levou mais de dez facadas, algumas inclusive no pescoço. O tenente Nicácio, da Polícia Militar (PM), confirmou que a violência empregada assustou. “Agora cabe a Polícia Civil identificar quem foi o autor e a motivação disso tudo. Há sinais de que ele cometeu abuso sexual antes de matar”, afirmou.

    Pai deve ser preso

    No local da ocorrência, policiais militares e civis verificaram que contra o pai da menina há um mandado de prisão em aberto. Por conta disso, ele foi imediatamente levado à delegacia, onde deve permanecer detido. Ninguém quis passar informações sobre o crime que ele é procurado e nem se isso pode estar por trás da motivação do assassinato.

    Sem comentar

    Presente no local do crime, o delegado Dirceu Schactae, da Divisão de Homicídios de Curitiba, preferiu não falar sobre o caso. O policial civil prometeu dar mais informações até o fim da tarde de hoje.

    Desaparecimento

    Júlia desapareceu ontem no momento em que saiu de casa, no bairro Ganchinho, para comprar pão.

    Por Luiz Henrique de Oliveira, Elizangela Jubaniski e Bruno Henrique
    Via portal Banda B

    quarta-feira, 13 de agosto de 2014

    A morte de Eduardo Campos. Certezas e Incertezas!

    Certamente após o falecimento do candidato Eduardo Campos, algumas teorias da conspiração irão surgir.
    Mas, já podemos ter algumas certezas:
    - Não foi um foguete do HAMAS que derrubou o avião!
    - Não foi um míssil de Israel!
    - Não foi um míssil dos separatistas Russos!
    - Não foi sabotagem do PT que derrubou o avião!
    Não sei qual o nome correto, se foi uma fatalidade ou se foi o destino, ou então, os dois.
    Mas aconteceu!
    Não era o meu candidato, portanto não serei demagogo como muitos políticos que poucos dias atrás o criticavam e agora rasgam elogios.
    As incertezas são quanto ao seu substituto(a), pois a coligação tem 10 dias para indicar outro nome.
    Caso esse nome seja o de Marina Silva, até então candidata a vice presidente, o cenário político provavelmente sofrerá grandes mudanças.
    A entrada de Marina como candidata na corrida presidencial, poderá levar a disputa para segundo turno, com sérios riscos a atual Presidente.
    Eduardo Campos foi um bom político, de família tradicional na política, desenvolveu um bom trabalho como Governador de Pernambuco e deixou sua marca na história.
    O "destino" de todos já está traçado quando nascemos e a sua trajetória chegou ao fim


    Eleições 2014: mais de 50% dos votos nulos não podem anular um pleito

    A aferição do resultado de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988 que diz, em seu art. 77, parágrafo 2º, que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são computados. Por isso, apesar do mito, mesmo quando mais da metade dos votos for nula não é possível cancelar um pleito.

    Segundo a legislação vigente, o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Por sua vez, é considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

    Segundo a legislação, apenas os votos válidos contam para a aferição do resultado de uma eleição. Voto válido é aquele dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Os votos nulos não são considerados válidos desde o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Já os votos em branco não são considerados válidos desde a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves destaca que a eleição “nada mais é do que verificar a vontade do povo”. “O verdadeiro detentor do poder democrático é o eleitor, que se manifesta por certo candidato. Se a pessoa não vai à urna ou vai e vota nulo, ela não manifesta a sua vontade em relação a nenhum dos candidatos. Se poderia até dizer que ela está fazendo um voto de protesto, mas as regras constitucionais brasileiras dão peso ‘zero’ para esse voto de protesto: ele não é considerado para o resultado das eleições”, frisa.

    O ministro explica que, caso haja mais votos em branco e nulos em uma eleição, os candidatos que teriam de obter o apoio de mais da metade dos votos para serem eleitos em primeiro turno, neste caso, precisarão do apoio de menos eleitores para alcançar a vitória. Por exemplo: em um pleito envolvendo a participação de cem eleitores, para ser eleito, o candidato precisará de 51 votos válidos. Na mesma situação, se dos cem eleitores 20 votarem em branco ou anularem seu voto, apenas 80 votos serão considerados válidos e, dessa forma, estará eleito quem receber 41 votos.


    Anulação da eleição

    Existem, no entanto, algumas situações que autorizam a Justiça Eleitoral a anular uma eleição. De acordo com o Código Eleitoral, art. 222, é anulável a votação quando viciada de falsidade, fraude, coação, interferência do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade em desfavor da liberdade do voto, ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei.

    Ainda conforme o Código Eleitoral, em seu art. 224, “se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”. Em resumo, se ficar comprovado que determinado candidato eleito com mais de 50% dos votos nas eleições majoritárias cometeu uma das irregularidades citadas, a Justiça Eleitoral deverá anular o pleito e determinar um novo.

    “Quando isso ocorre, todos os votos que foram dados àqueles candidatos são anulados. Esses votos anulados não correspondem àqueles votos nulos, quando o eleitor erra a votação [na urna]. São votos válidos que posteriormente são anulados porque houve uma irregularidade na eleição, e aí quando a quantidade de votos anulados chega a mais de 50% é que se faz uma nova eleição”, esclarece o ministro Henrique Neves.

    Além disso, aquele candidato que deu causa à anulação do pleito e à consequente necessidade de realização de nova votação não pode participar dessa nova eleição. O ministro lembra que a Advocacia-Geral da União (AGU) vem cobrando desses candidatos o custo da realização de novos pleitos.

    “Quando ocorre a anulação de uma eleição, a Justiça Eleitoral e a população têm prejuízo. Por isso nós [ministros do TSE] temos muito cuidado nessas situações de anulação de eleição. Há que existir uma prova muito forte e um fato muito grave para que se chegue à anulação de uma eleição. E aí tem que se iniciar um novo processo eleitoral: as eleições são marcadas pelos TREs [tribunais regionais eleitorais] em um curto espaço de tempo, há nova campanha eleitoral, o eleitor tem que pesquisar novamente a vida pregressa dos candidatos para saber dentro daqueles que se lançaram qual tem melhores condições de representá-lo”, observa.

    Outra possibilidade de anulação de uma eleição por parte da Justiça Eleitoral é no caso do posterior indeferimento do registro ou cassação do mandato de determinado candidato que foi eleito com mais de 50% dos votos válidos. Um registro de candidatura pode ser negado, por exemplo, por estar o candidato inelegível ou por este não estar quite com a Justiça Eleitoral.

    Como os candidatos podem recorrer das decisões dos juízes, dos tribunais regionais eleitorais e até do Tribunal Superior Eleitoral, em algumas situações, somente após a eleição tem-se a decisão final acerca do registro de candidatura. Dessa forma, mesmo depois de eleito, é possível que determinado candidato tenha de deixar o cargo devido ao indeferimento de seu registro e a consequente anulação de todos os votos concedidos a ele.

    Em 2013, ao todo, 75 cidades realizaram novas eleições para prefeito e vice-prefeito. Já neste ano, ocorreu renovação de eleição em nove municípios. Em todas essas localidades, as eleições municipais de 2012 foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais da metade dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado.

    Para evitar a realização de novos pleitos e o consequente prejuízo à sociedade, o ministro Henrique Neves alerta os eleitores sobre a importância de se pesquisar o passado dos candidatos. “A coisa mais importante é o eleitor pesquisar e verificar a vida pregressa do seu candidato. Ele pode escolher se ele vai ler num jornal, se vai ver na televisão, se vai acompanhar o horário eleitoral, buscar na internet, ouvir de um amigo, mas o importante é ele ter informação”, conclui.

    Fonte TSE

    terça-feira, 12 de agosto de 2014

    Vote Toninho do Diabo, se tiver coragem!

    Aparecido Firmino, o Toninho Diabo pode ter certeza que é o candidato mais sincero dessas eleições de 2014! Tudo porque é o legítimo representante de LÚCIFER no pleito eleitoral e vai fazer uma “diabaria” se eleito. Ao contrário da grande maioria que também representa – mas tem vergonha de mostrar o chifre e o rabo, só quando assentam a busanfa nos seus gabinetes e plenários em Brasília e nas Assembleias Legislativas – Toninho em seu site oficial, ele deixa claro em sua apresentação que vai contra a crescente candidatura de pessoas ligadas à igreja: "este é o começo de uma nova Era. Chega de Dogmas falsos, chega de governantes medíocres, chega de viver uma vida inteira correndo atrás de pecados que você ainda não cometeu. Este é o momento da verdade". O Capeta político promete infernizar os políticos burocratas, corruptos e medíocres que encontrar. Vai ser bacana que quando eleito, veremos demônio acabando com demônio – igual um jogo de videogame! Sendo assim, nesta eleição com certeza vamos torcer pro CAPETA ganhar pra aniquilar político safado!

    Via pio do jacu

    LARANJAL - Irmãos são condenados por homicídio de ex-prefeito

    O Tribunal do Júri de Palmital (Centro-Sul paranaense) condenou nesta terça-feira, 12 de agosto, um ex-vereador do município de Laranjal e seu irmão a 18 e a 16 anos de reclusão, respectivamente, por homicídio triplamente qualificado. O crime, ocorrido na noite do dia 31 outubro de 1998, foi cometido contra o então prefeito da cidade, Vicente José da Costa.

    Segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná, os réus, que também eram irmãos do vice-prefeito do município na época dos fatos, agiram por motivação política e planejaram a morte do prefeito. Os dois teriam contratado os executores, mediante promessa de pagamento no valor de R$ 20 mil reais.

    Diante das provas apresentadas, o corpo de jurados reconheceu que o ex-vereador e seu irmão foram mandantes do crime, que teve como qualificadoras a promessa de recompensa, utilização de meio cruel e o cometimento do crime mediante emboscada.

    Os dois irmãos estão foragidos, e a Justiça determinou, também, que seja mantido o decreto de prisão preventiva de ambos, independente de eventual recurso defensivo que possa ser apresentado ao Tribunal. Os executores do crime já foram julgados e condenados pela Justiça. 

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná

    Gleisi é conhecida como “Rainha dos Cavaletes” em Pitanga

    Moradores de Pitanga, a 350 km de Curitiba, na região Centro, apelidaram a senadora Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do Paraná, de “Rainha dos Cavaletes”. A petista é a única a colocar placas com propaganda na rotatória da cidade, o que causou críticas dos motoristas.
    A senadora Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao governo do Paraná, a única que possui cavaletes com propaganda no município de Pitanga, na região Centro. Por aquelas bandas, segundo informam leitores do Blog do Esmael, a petista é conhecida como “Rainha dos Cavaletes”.

    Motoristas ficaram na bronca com a candidata do PT porque sua placa ocupou área na rotatória, que fica na Rua Visconde de Guarapuava no daquela cidade.

    Em Laranjeiras do Sul a situação não é diferente.
    O cavalete é legal.
    Agora o lugar onde ele foi colocado...

    Sem terra bloqueiam rodovias em Candói, Pitanga e Laranjeiras do Sul‏

    Manifestantes de movimentos sem-terra estão programando bloqueios para as BRs 373, em Candói, e 277, em Laranjeiras do Sul, e a PR 466 em Pitanga, a partir desta terça feira (12).
    Hoje pela manhã, eles já estão bloqueando os dois sentidos da BR-116, em Curitiba. O congestionamento chega a sete quilômetros, em ambos os sentidos da rodovia, na região próxima ao Ceasa, no Contorno Leste.

    No total, oito rodovias do Paraná serão bloqueadas por integrantes de movimentos sem-terra nesta terça e quarta feiras (13). Mobilizações estão previstas para ocorrer, além de Curitiba, em Marmeleiro, Cascavel, Pitanga, Candói, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Mauá da Serra.
    De acordo com a assessoria do Movimento dos Sem-Terra (MST) - um dos organizadores dos protestos -, as principais reivindicações do ato são a reforma agrária, educação no campo, assistência técnica, recursos para abastecimentos das unidades agroindustriais, habitação, reforma política e melhorias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

    Via olho aberto paraná

    segunda-feira, 11 de agosto de 2014

    Justiça suspende pesquisa eleitoral no Paraná

    O Partido da Pátria Livre (PPL), antigo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), abateu na noite desta segunda-feira (11) mais uma pesquisa sobre a disputa pelo governo do Paraná. Uma liminar do juiz auxiliar Leonardo Castanho Mendes, do Tribunal Regional do Paraná (TRE), suspendeu a divulgação da sondagem sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

    Segundo representação de Alzimara Bacellar, dirigente da agremiação, o levantamento do Instituto Veritá apresentou três falhas: a) distorção entre a estratificação da amostra constante do plano amostral quanto ao grau de escolaridade e daquela constante do questionário, o que inviabilizaria o cumprimento da amostra indicada; b) divergência entre a data de realização da pesquisa constante do questionário apresentado e do registro da pesquisa; e c) existência de espaço em branco no disco relativo à eleição presidencial.

    No último sábado (9), o mesmo PPL havia abatido uma pesquisa do instituto “Real Pesquisa” sobre a disputa pelo Palácio Iguaçu no município de Toledo (clique aqui). Nesse registro, Alzimara alegou que só continha três candidatos e não informava margem de erro.

    Via Esmael Morais

    Obs: a postagem sobre a dita pesquisa será excluída

    Legislativo e TCE fecham acordo sobre a aplicação de multas

    Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (11), a Comissão Executiva da Assembleia Legislativa (Alep) e a direção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) decidiram, de forma conjunta, rever a aplicação das multas formais aos gestores públicos.

    Por meio de resolução interna a ser aprovada em Plenário pelo Tribunal, as multas formais referentes ao mesmo objeto serão agrupadas em uma só, deixando de ser aplicadas individualmente. A posição tem o apoio de todos os conselheiros relatores. A decisão possibilitará uma padronização nos julgamentos, garantindo equidade nos procedimentos.

    Da reunião participaram os presidentes da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni e do Tribunal de Contas do Estado, Artagão de Mattos Leão; o vice-presidente do TCE, Durval Amaral e os integrantes da Executiva da Alep, Plauto Miró Guimarães (primeiro secretário) e Ademir Bier (segundo secretário).

    Autor: Diretoria de Comunicação Social
    Fonte: TCE/PR

    Descrente, desacorçoado, desanimado...

    Significados de Descrente :Quem não crê.
    Desacreditado em alguma coisa.

    Significados de Desacorçoado :
    Deprimido, sem esperança

    Significado de Desanimado
    adj. Desprovido de ânimo; sem entusiasmo; falto de coragem ou vontade; desencorajado.
    Que denota ou demonstra desânimo; abatimento.
    Sem que haja envolvimento daqueles que estão presentes: festa desanimada.

    Esses são alguns adjetivos de como a maior parte da população está em relação a política e aos políticos no Brasil.
    A população está descrente da classe política em geral.
    O povo está desacorçoado com tantas promessas não cumpridas.
    A campanha eleitoral está desanimada.
    Faltando menos de 60 dias para eleições, o cenário é no mínimo estranho.
    Não vejo carros com adesivos nem de candidatos a presidência, nem ao Governo, nem ao senado, muito menos para deputado.
    Não tem cartazes, nem outdoor, nem carros de som, enfim não parece período eleitoral.
    Devido ao valor "irrisório" da multa para quem não vota e não justifica (R$ 3,50), centenas, milhares, provavelmente milhões de brasileiros irão se abster de votar.
    Como acreditar?
    Acreditar em quem?
    O que vai mudar?
    Essas são perguntas que a população certamente está se fazendo, sem obter respostas satisfatórias.
    Confesso que também estou descrente, mas jamais desacorçoado ou desanimado, ainda tenho esperança de que o povo brasileiro vai acordar para a realidade e mudar os rumos da história.
    Muda Brasil!


    Coordenador da campanha de Gleisi, André Vargas ajudou doleiro Alberto Youssef a lavar R$ 2,4 milhões.

    Em baixa nas pesquisas eleitorais, mas à frente de uma campanha que esbanja dinheiro e infesta as cidades do Paraná com cavaletes com imagens suas,Gleisi Hoffmann (PT), a senadora censora, tem mais um “abacaxi” para descascar. A contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Bonfim da Silva Poza, revelou à revista Veja que o deputado federal André Vargas (ex PT), coordenador da campanha de Gleisi ao governo do Paraná, ajudou o doleiro a lavar R$ 2,4 milhões por meio de uma empresa do Paraná.

    A contadora disse que a viagem de férias de Vargas com a família ao Nordeste, em jatinho fretado pelo doleiro, foi uma retribuição desse favor. Vargas e Youssef também estariam associados no Labogen, laboratório-lavanderia criado especialmente para lesar o Ministério da Saúde. Caberia a Vargas “abrir portas” no governo. Na época em que o Labogen começou a operar pesado com o governo, Gleisi ocupava a estratégica chefia da Casa Civil, que tem por função coordenar as ações dos demais ministérios.

    A situação de André Vargas e de Gleisi pode complicar, pois o doleiro, réu em uma dúzia processos e que corre o risco de pegar mais de 100 anos de prisão, está desesperado. Youssef se vê sem saída e pode optar, de acordo com reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, por uma delação premiada, na qual entregaria seus cúmplices para obter eventual redução de pena. O esquema de Alberto Youssef teria movimentado R$ 10 bilhões em quatro anos, tinha ramificações na Petrobras e no Ministério da Saúde e em diversos partidos, em especial o PT.

    Contundo, conforme noticiou o ucho.info na edição desta segunda-feira (11), o volume de dinheiro movimentado pode ter se igualado – ou até superado – o montante do escândalo do Banestado, que também flagrou Youssef operando na seara da ilegalidade e do crime.

    André Vargas não é o primeiro auxiliar direto de Gleisi Hoffmann com a vida complicada. O caso mais notório é o do pedófilo Eduardo Gaievski, ex-prefeito de Realeza, que a petista levou para ser seu assessor especial na Casa Civil, encarregando-o de cuidar das políticas do governo federal para crianças e adolescentes. Gaievski foi preso pela prática de 28 estupros contra menores, 14 deles cometidos contra vulneráveis (menores de 14 anos). Preso desde agosto de 2013 na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná, Gaievski está prestes a receber uma sentença que pode ultrapassar com largueza a marca de 100 anos de prisão. Gaievski era cotado para ser o vice ou chefe da Casa Civil em eventual governo Gleisi.

    Os enrolados aliados da petista foram temas de uma das famosas ironias do senador Roberto Requião, que disputa o governo do Paraná pelo PMDB e não perde oportunidade de fustigar a adversária: “O PT está baleado, está com uma asa chumbada, um tiro de 12 de chumbo fino. O Gaiveski, que era o principal organizador e vice-governador da Gleisi, está na cadeia, e o André Vargas ainda não está na cadeia! Mas todo mundo conhece o tipo de política do André e do PT”.

    Via Fernando Tupan

    Três prefeituras do Paraná abrem 451 vagas

    Três cidades do Paraná estão com inscrições abertas para concursos que somam 451 vagas, com salários que chegam a R$ 14 mil. A maior seleção está sendo feita pela prefeitura de Palmas, no sudoeste do estado, que oferece 340 postos de trabalho.

    As vagas para pessoas com ensino superior são para assistente social, bioquímico, engenheiro ambiental, engenheiro civil, médico em diversas áreas, pedagogo, secretário executivo e técnico administrativo. Há também postos para candidatos com nível médio (incluindo áreas técnicas) e fundamental. Os salários variam de R$ 724 a R$ 14.623,20.

    As inscrições deverão ser realizadas de 6 de agosto a 1° de setembro, no site www.fadct.org.br. As taxas cobradas estão entre R$ 20 e R$ 150. Todos os candidatos serão submetidos a testes objetivos. Para algumas funções haverá, ainda, avaliações prática e de títulos.

    Ibiporã

    Em Ibiporã, no norte do estado, são 52 vagas, também para todos os níveis. Há postos para agentes comunitários de saúde, técnico em radiologia, técnico em edificações e técnico em laboratório, para pessoas com ensino médio. Os cargos que exigem ensino superior são na área de educação e saúde, incluindo posições para médicos. Com jornadas de trabalho distintas, que vão de 20 horas a 40 horas, os salários variam de R$ 885,46 a R$ 10.486,90.

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto pelo site www.cops.uel.br. As taxas custam de R$ 40 a R$ 100. As provas objetivas estão marcadas para o dia 28 de setembro, a partir das 14 horas.

    Barbosa Ferraz

    A prefeitura de Barbosa Ferraz, no noroeste do Paraná, vai contratar 59 pro­fissionais. Há vagas para pessoas com ensino fundamental, incluindo motorista com habilitação nas categorias “D” e “C”. Os salários iniciais variam de R$ 724,87 a R$ 1.052,39. Os cargos de agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde são oferecidos para candidatos com ensino fundamental completo. O rendimento mensal é de R$ 1.014.

    As vagas de ensino médio são para os cargos de agente administrativo, auxiliar de contabilidade e auxiliar de enfermagem, que ganham entre R$ 724,87 e R$ 1.238,10. São oferecidas ainda vagas para professor, com salário de R$ 848,70. Na área de saúde, a prefeitura está contratando enfermeiro, médico, odontólogo, fonoaudiólogo e psicólogo, com exigência de ensino superior completo. Os vencimentos variam de R$ 1.980,96 a R$ 10.702,91.

    As inscrições podem ser realizadas até 24 de agosto pelo site www.consesp.com.br. As taxas custam de R$ 25 a R$ 100. As provas objetivas serão realizadas no dia 14 de setembro, a partir das 9 horas.

    Via gazeta do povo

    domingo, 10 de agosto de 2014

    Mulher defende filha e é assassinada pelo marido; ele atirou contra a própria cabeça após crime

    Com histórico de depressão e ciúmes, um técnico em instalação de 44 anos matou a esposa de 35 e atirou contra a própria cabeça na tarde deste domingo (10) em um condomínio do bairro Boqueirão, em Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, ele teria primeiro discutido com a filha adolescente da companheira, mas após a mãe intervir a favor dela, ele cometeu os disparos.

    Segundo a PM, Manoel Benedito Magalhães Uchoa morava nesta residência localizada na Rua Bley Zorning há dois anos e meio com a cabeleireira Silvia Maria do Nascimento e a filha dela de 13 anos, mas sempre demonstrou muitos ciúmes e uma crença cega de que estava sendo traído.

    Na situação de hoje, segundo testemunhas contaram à PM, ele chegou a ameaçar a adolescente de morte, o que fez a mãe a ajudar a menina a fugir pela janela. Tentando correr atrás da filha, Silvia acabou baleada nas costas e morreu na hora.

    Após perceber o crime, Uchoa colocou a arma na boca e disparou contra a própria cabeça. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

    Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

    Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento
    Via Banda B

    OVNI no Chile é verdadeiro

    OVNI no Chile é verdadeiro

    Beto Richa faz “adesivaço” em 42 cidades neste fim de semana

    Comitês de campanha de Beto Richa promovem um “adesivaço” em 42 cidades na manhã deste sábado (9). São voluntários de 10 comitês de Curitiba, oito na região metropolitana, um no litoral e 23 no interior, entre eles Francisco Beltrão, Cascavel, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão, Pitanga, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Londrina e Dois Vizinhos.

    Via boca maldita

    Insegurança Pública!

    Atribuição constitucional dos estados, a segurança pública é um pesadelo dos brasileiros há décadas. No entanto, sucessivos governos federais preferem manter distância do problema, deixando o peso apenas sobre os ombros dos governadores. Em agosto de 2007, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ensaiou mudar esse histórico ao lançar o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), com quase R$ 7 bilhões disponíveis para estados e municípios desenvolverem projetos de combate à criminalidade. O programa era tão ambicioso que era chamado de PAC da Segurança. Sete anos depois, apenas R$ 1,2 bilhão foi repassado, segundo dados do Portal da Transparência. A maior parte dos recursos se perdeu na falta de projetos regionais consistentes e nos cortes de orçamento que enfraqueceram o programa no governo de Dilma Rousseff (PT), sem que ele concretizasse a sua principal meta: reduzir pela metade os crimes de morte no Brasil a partir de 2008. Entre 2008 e 2012, a taxa de homicídios no Brasil subiu 7%, de 24,2 para 25,8 por 100 mil habitantes. Pelos padrões internacionais, mais de 10 por 100 mil habitantes já é considerado um quadro de violência epidêmica. Em números absolutos, o registro de assassinatos no Brasil subiu quase 10% entre 2008 e 2012, de 45.885 para 50.081, de acordo com o mais recente anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Não é difícil entender por que, a cada eleição, a segurança figura entre os serviços públicos com pior avaliação dos brasileiros. Numa pesquisa feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas em seis regiões metropolitanas, publicada com exclusividade pelo GLOBO em maio, 80% dos entrevistados se disseram insatisfeitos com o combate à violência. Em sondagens do Datafolha e do Ibope, a segurança divide com a saúde a lista de maiores preocupações dos eleitores. Embora a gestão das polícias civil e militar seja de responsabilidade dos governadores, especialistas em segurança dizem que é preciso envolver o governo federal para mudar o quadro. Do total de despesas da União, apenas 0,4% é direcionada para segurança pública. Esse percentual, apurado em 2012, fica bem abaixo do que é gasto pelo governo central de outros países com desafios similares. Na Colômbia, essa proporção chega a 3,3%. No México, a 6,2%. A comparação foi feita por uma rede de pesquisadores liderada pelos institutos Sou da Paz e Igarapé num documento com propostas para a segurança que foi entregue às campanhas dos candidatos à Presidência. O grupo defende, inclusive, a criação do Ministério da Segurança Pública. – Um ministério ajudaria a coordenar melhor as ações de segurança com as de justiça criminal, como a gestão dos presídios. Como vivemos uma situação de emergência, são necessários o investimento e o comprometimento do governo federal – diz Ilona Szabó de Carvalho, diretora do Instituto Igarapé, centro de estudos do tema no Rio. – Como o déficit é enorme, o governo usa a prerrogativa constitucional de que segurança é responsabilidade dos estados para evitar se responsabilizar pela redução da violência que assola o país. O Brasil não será um país desenvolvido sem resolver isso. Enquanto o governo federal gasta pouco, a segurança pesa nas contas dos governos estaduais. Alguns chegam a direcionar mais de 10% de seus gastos ao combate à criminalidade. É o caso de Alagoas, Paraíba e Bahia. No entanto, a maior parte desse dinheiro vai para custeio e pagamento de salários. Um terço é gasto com pensionistas. Dessa forma, a maioria dos estados depende de repasses federais para fazer investimentos em equipamentos e instalações. Para piorar, a polícia brasileira é uma das mais ineficientes do mundo. Apenas 8% dos homicídios são esclarecidos. Nos Estados Unidos, essa taxa sobe para 64%. E passa dos 95% em países como Alemanha e Japão. Contribui para esse contraste a falta de estrutura de delegacias e institutos de perícia. Numa pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça em 2012, só 17 estados tinham informações sobre a produção de exames balísticos. A média de atendimento dos pedidos era de 44,4%, fruto da baixa qualidade de equipamentos e da falta de pessoal: apenas 14% dos peritos do país estavam nessa função. Em todo o país, os pesquisadores encontraram 22 mil pedidos de laudos que não foram produzidos. Na prática, inquéritos que terminaram sem provas para além de testemunhos, dificultando a condenação. Outro problema é a falta de informação e de parâmetros de avaliação das políticas de segurança nos estados. Desde 1995, o governo já está na sua quarta tentativa de fazer funcionar o compartilhamento de dados criminais, através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp). O Mapa da Violência, publicação anual muito utilizada por pesquisadores, usa como base informações de mortalidade do Ministério da Saúde. A falta de subsídios para o planejamento do Pronasci foi o que levou o governo Dilma a esvaziá-lo. Em junho de 2012, um novo programa, o Brasil Mais Seguro, foi lançado para financiar a modernização e qualificação das polícias e do sistema de justiça criminal, com o foco em melhoria da investigação de homicídios, policiamento ostensivo e controle de armas. Mas os resultados demoram a aparecer. Para o cientista político Guarcy Mingardi, especialista do Fórum de Segurança Pública que integrou a equipe do Ministério da Justiça no governo Lula, o Pronasci significou um passo à frente na participação do governo federal na segurança, mas Dilma não deu o seguinte. – A ação prática, nas ruas, é realmente dos estados. O governo federal pode incentivar, mas não pode controlar a taxa de homicídios. O lado bom do Pronasci era o dinheiro para ações sociais, como os de prevenção com jovens, mas ninguém consegue controlar 94 ações em todo o Brasil. Acabou perdendo o foco. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, não deu entrevista. Em nota, informou apenas que, a partir de 2011, incorporou todos os princípios e diretrizes do Pronasci à política do governo federal para segurança pública. “Isso significa que o conceito do Pronasci deixou de ser restrito a um dos programas da União e passou a direcionar todas as ações”.

    Via Fernando Tupan

    Ao meu pai!

    Esse é o Sr. Artur!
    Um paizão!
    Feliz com os filhos ao seu lado.
    Que bom seria se pudéssemos estar sempre assim.
    Juntos!
    A vida se encarregou de levar-nos, cada um para um lado.
    Mas, tenha a certeza Pai que o Senhor está em minhas orações todos os dias.
    Só tenho a lhe agradecer hoje e todos os dias até o fim de minha vida.
    Com todos os erros e acertos, defeitos e virtudes, o Senhor é especial Pai.
    No dia dos Pais, peço uma vez mais que Deus lhe ilumine e proteja, e que o Senhor continue sendo esse Pai capaz de qualquer coisa para defender, auxiliar e orientar seus filhos.
    Pai, te amo muito!
    Obrigado!
    Feliz Dia dos Pais!

    sábado, 9 de agosto de 2014

    ‘O PT confunde o Estado de direito com o direito de mandar no Estado’

    REYNALDO ROCHA

    Pode-se acusar Dilma Rousseff de tudo, menos de não ter sido sincera (pelo menos uma vez) neste período da Era da Mediocridade. Ela está realmente fazendo o diabo para ganhar as eleições — e vai perder justamente porque o diabo é mau conselheiro.

    Não há dúvida de que a farsa da CPI da Petrobras nasceu nos salões do Palácio do Planalto. Por mais que os petistas busquem justificativas para este crime, desta vez não cabe o “não sabia” ou o “é normal”. Um dos estelionatários da investigação do Senado assumiu ter feito o trabalho de esgoto em nome de uma pretensa ideologia que privilegia o uso e o abuso do estado pelo partido, que confunde o Estado de direito com o direito de mandar no Estado.

    A lama invadiu os corredores do Palácio do Planalto, verdadeira central de desvios, chantagens, ameaças, ofensas, canalhice e falta de ética. De lá partem as ordens e lá mesmo são operados os esquemas.

    Agora é a Wikipédia que é invadida pelos valorosos (no sentido de serem pagos) combatentes virtuais com sala, assento e função no centro da Presidência. Jornalistas têm os currículos alterados e difamados.

    Já não basta existir uma lista (elogiosa para quem nela está incluído) de adversários da imprensa, é preciso mais. De modo escuso e vergonhoso, alteram dados e criam factoides com o objetivo de denegrir imagens e diminuir a importância de quem assina opiniões contrárias ao pensamento único.

    Já não basta a vergonha do agir sem mostrar a cara, escondidos em algum bueiro. Agora sabemos o endereço do esgoto. São funcionários pagos com o nosso dinheiro.

    Este é o chiqueiro do Planalto nos dias atuais. Essa é Dilma. Uma presidente que ainda se surpreende com a imensa rejeição que não a permite caminhar nas ruas durante a campanha, que precisa de uma claque amestrada.

    Quem ainda acredita em Dilma ou no PT? Quem ainda acredita no que Dilma e a central de crimes instalada no Palácio do Planalto diz? Talvez o diabo.

    Novos municípios e interesse político

    O Congresso Nacional encaminhou à sanção da presidente Dilma Rousseff novo projeto de lei estabelecendo regras para a criação de municípios no país. É a segunda tentativa que deputados e senadores fazem, com o mesmo objetivo, em poucos meses. Na primeira, tão permissivo era o projeto que a presidente se recusou a sancioná-lo. Seria possível acrescer aos atuais 5,5 mil municípios brasileiros outros mil. O novo projeto é mais contido: calcula-se que, potencialmente, “apenas” 200 seriam criados – estimativa que mostra que os requisitos ainda são frouxos. Seria um acréscimo de 3,6% no total de municípios que hoje mal se sustentam sozinhos.

    Olhado sob o ponto de vista dos deputados e senadores – sempre ávidos em encontrar modos pelos quais possam ser reeleitos mais facilmente –, da sanção do projeto resultará obviamente a criação de 200 cargos de prefeitos, outro tanto de câmaras (cada qual com no mínimo nove vereadores), sem contar a nomeação de um sem-número de servidores e a constituição de espaços e estruturas para o funcionamento das novas máquinas públicas. Não há dúvida do quanto isso representa para quem precisa de currais que lhes garantam votos.

    No entanto, vista sob o ângulo dos gastos públicos, a subdivisão de municípios pode não ser uma boa medida para zerar a conta. O município que perde território, população e, claro, arrecadação não necessariamente terá suas despesas diminuídas na mesma proporção. Do outro lado, do município desmembrado, a receita não obrigatoriamente lhe assegurará a autonomia financeira que buscava. Isto é, da simples subdivisão, sem obediência a rígidos critérios que garantam a saúde econômico-financeira de ambos os entes, poderá decorrer o empobrecimento de um e a miséria de outro.

    O projeto impõe limitações do gênero, de modo a não permitir que meros interesses políticos se sobreponham às condições que tecnicamente justifiquem desmembramentos. Dentre os critérios limitadores, encontra-se o da densidade demográfica. No Sul e no Sudeste do país, por exemplo, novos municípios não poderão ser criados se não tiverem pelo menos 20 mil habitantes, aferidos mediante censo do IBGE.

    Há de se reconhecer, no entanto, que localidades prósperas, mas distantes das sedes municipais – e por elas ignoradas ou nem sempre bem atendidas –, às vezes merecem alcançar autonomia, de tal modo que os recursos que produzem revertam em benefício de sua própria população e promovam o desenvolvimento de seu potencial. Trata-se, portanto, de uma questão de justiça, mas nunca de objeto de meros interesses políticos.

    Menos mencionada, mas mais interessante é a possibilidade de fusão de municípios. O projeto aprovado pelo Congresso determina que, se 3% da população afetada assinarem requerimento pedindo a fusão ou incorporação, o processo é iniciado – a exigência anterior era de 10%. Na Europa em crise econômica, a fusão foi uma das soluções encontradas para cortar despesas. Em um Brasil onde boa parte dos municípios não consegue se sustentar apenas com a arrecadação, esta é uma possibilidade que merece consideração, embora seja difícil imaginar que os políticos envolvidos aceitariam pacificamente o fim de alguns mandatos de prefeito e vereadores.

    Uma vez sancionada a lei, caberá às assembleias legislativas, às quais compete a criação de municípios, aplicá-la sob estritos critérios que digam exclusivamente respeito ao interesse público e ao desenvolvimento econômico e social de localidades ou regiões atualmente mal-assistidas. Assim, o mínimo que se pode pedir é que a lei só seja aplicada em casos realmente excepcionais. Ou seja, exige-se responsabilidade cívica e política dos senhores deputados.

    Via editorial gazeta do povo

    André Vargas fez parte da “imensa rede criminosa especializada na lavagem de dinheiro e na evasão de divisas”

    Karlos Kohlbach

    A situação do deputado André Vargas (sem partido) ficou ainda mais complicada. O relator do processo de cassação do mandato de Vargas, deputado Júlio Delgado (PSB), apresentou relatório em que pede a perda do mandato de deputado federal. Para o relator, André Vargas fez parte da “imensa rede criminosa especializada na lavagem de dinheiro e na evasão de divisas” – comandada pelo doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na operação Lava Jato. Caberá agora aos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados votarem o relatório de Delgado – o que pode ocorrer na semana que vem, ou, o que é mais provável, na primeira semana do mês de setembro quando os parlamentares se reunirão novamente num “esforço concentrado” que a Câmara realizará.

    A matéria só não foi votada anteontem porque os deputados pediram vista conjunta, ou seja, pediram tempo para analisar o voto lido por Delgado. Se for aprovado o relatório do relator, o documento precisa ser analisado pelo plenário da Casa. Caberá aos deputados federais votarem pela cassação ou não do mandato do deputado André Vargas.

    Via boca maldita

    sexta-feira, 8 de agosto de 2014

    O gato comeu!

    No link abaixo você fica sabendo quanto nós brasileiros já pagamos de impostos somente este ano.
    Não se assuste!
    O número é grande!
    Agora, eu pergunto:
    Aonde está todo esse dinheiro?
    Alguém se habilita?
    http://www.impostometro.com.br/#

    Incêndio próximo a Petrobrás em São Francisco do Sul

    Equipes dos bombeiros e da Polícia Militar, com o apoio do helicóptero Águia, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da PM, atuam no combate a um incêndio em uma mata nos fundos das instalações da Petrobrás, no bairro Majorca.

    A preocupação, além da proximidade da ocorrência com as casas na região, é com o local onde ficam os tanques de combustíveis da empresa. As instalações estão a cerca de 150 metros de distância do foco do incêndio. Nas proximidades ainda existe um ferro velho e duas escolas.

    Equipes do corpo de bombeiros de Araquari estão dando apoio. Segundo informações o fogo está sob controle e não há informações de feridos.

    A preocupação é o vento que pode propagar as chamas de uma hora para outra.

    Mulher assassinada era de Santa Maria do Oeste

    Noeli Gonçalves, 25 anos, assassinada por Vilson Lechinski que tirou a própria vida após o crime na manhã desta sexta feira (08), era de Santa Maria do Oeste. Ela vivia há cerca de três meses com Paulo Sérgio dos Santos, em Guarapuava, e deixa um filho de sete anos.

    Segundo relatos, Vilson era apaixonado por Noeli, mas eles nunca tiveram relacionamento. A moça trabalhava com o marido em um bar na Rua Azevedo Portugal. "Quando eu cheguei só deu para ouvir os gritos de socorro. Não deu tempo de fazer nada ele atirou nela e se atirou em seguida", contou Paulo.

    Os corpos estão passando por necrópsia no IML e ainda não há informações de quantos tiros teriam sido disparados contra Noeli.

    Via redesuldenoticias

    Cidades sem crime, o mapa da paz no PR

    Imagine um lugar onde é possível caminhar à noite sem medo e ter certeza de que se voltará para casa em segurança ao fim do dia. Esse lugar existe. Corresponde à situação real de quase 10% dos municípios paranaenses, ou 38 ilhas de paz que não reMas não ache que as armas estão longe dessas localidades. Encravadas no interior do estado, essas cidades estão em regiões rurais, áreas onde há pouco tempo era costume manter armas em casa. Contudo, é mais fácil ouvir o “cri cri” dos grilos do que o estampido de um trabuco. Sem tiros nem guerra entre gangues ou facções criminosas, o ambiente pacífico está estabilizado nessas localidades, mas elas representam apenas 1,4% da população do estado.

    Com número de habitantes muito abaixo das grandes metrópoles, essas cidades tem outro ponto em comum. Todas têm um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado médio, entre 0,5 e 0,7 (veja o gráfico). Apesar dos bons indicadores, 20 dos 38 municípios vêm sofrendo com uma debandada populacional, fenômeno considerado comum em pequenos povoados, de onde os moradores saem em busca de novas oportunidades de vida.

    Paradoxo

    Nos 18 municípios restantes, um paradoxo: economia e população em crescimento em um cenário de zero homicídio. É o caso de Douradina, Noroeste do estado (veja o texto ao lado). A população de lá cresceu 30% entre 2000 e 2013. Há mais de 40 anos, a grande fabricante e varejista de colchões, molas e estofados Gazin está na cidade. Foi na primeira década dos anos 2000, no entanto, que a empresa mais cresceu. Hoje são 5,5 mil funcionários nas unidades de Douradina, mais da metade da população da cidade.

    Mistério

    O segredo da segurança nessas cidades, entretanto, ainda não foi desvendado. Será preciso aprofundar estudos para estabelecer os motivos que as tornaram lugares raros no país. É o que explica o coordenador do Grupo de Estudos da Violência da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedro Bodê. “A correlação entre violência e número de habitantes não existe. Há grandes concentrações populacionais pelo mundo com índices muito baixos”, explica. Pode ser um traço cultural, cogita Bodê.

    Ele cita exemplos de cidades grandes como Tóquio, Berlim, Hong Kong com índices de assassinatos quase zero. Segundo ele, violência tem mais ligação com crescimento desordenado e políticas públicas equivocadas. Bodê ainda rechaça o IDH como indicador para estabelecer qualquer conexão com a questão da violência.

    O estudioso lembra que o país viveu nos últimos anos grande queda na desigualdade social, mas um aumento no número de assassinatos. Além disso, aponta para a realidade curitibana como exemplo que salta aos olhos. “Curitiba tem IDH alto [0,823, considerado bom pela ONU], mas taxa de homicídios elevada”, destaca. A capital do Paraná tem hoje 39 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. A taxa é quatro vezes maior que a considerada não epidêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Via Gazeta do Povo