dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Salário Mínimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Brasil



  • “Se ganhasse salário mínimo, eu dava um tiro no coco.” João Batista de Oliveira Figueiredo (Ex Presidente da República) 
    MAIS UMA TRÁGICOMÉDIA BRASILEIRA....
  • UM DOS PIORES SALÁRIOS (MÍNIMOS) DO MUNDO!....
    ABAIXO ATÉ DE SERRA LEOA (na ÁFRICA) ..... (Sonia Furtado)
  • (...)Salário-mínimo, neste país, não é salário! No máximo, é ajuda de custo...!.” (Miguel M. Abrahão)
  • O nome já diz tudo: Salário Mìnimo. Se fosse bom, não seria mínimo. (EU)

Primeiro de maio já passou e agora..

O Dia do Trabalhador já se foi.
Agora, a maioria volta ao normal.
Sem festas, sem comemorações, sem falsas promessas, tudo como sempre foi.
A maioria de "nós" trabalhadores, trabalhando em pról da minoria que detêm o Poder nesse país.
A maior corrupção se acha onde está a maior pobreza.
Os corruptos e corruptores tem endereço certo, os pobres e miseráveis estão espalhados por esse Brasil, trabalhando de sol a sol em pról do pão de cada dia.
Dia do Trabalhador!
Quanta Hipocrisia!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Senhoras e senhores: as 10 maiores pérolas ditas por Dilma Rousseff.











Aumento do Bolsa Família é "populista", diz jornal Financial Times

O jornal britânico Financial Times classificou o aumento de 10% dos benefícios do programa Bolsa Família como um "passo populista" antes das eleições presidenciais. Em reportagem, a publicação destaca que o reajuste do valor transferido às famílias pobres será maior que a inflação, que gira atualmente em torno de 6%. Para o FT, é a ação "mais agressiva de contra-ataque da presidente contra a oposição".

"O passo populista marca o mais agressivo contra-ataque da presidente contra a oposição que tenta diminuir sua forte liderança nas pesquisas", diz o FT. A reportagem avalia o reajuste como "acentuado" e destaca que, apesar de Dilma Rousseff continuar líder isolada nas pesquisas de intenção de voto, a medida acontece dias após pesquisas mostrarem queda de Dilma e avanço dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos.

Ao lembrar que o aumento anunciado nesta quarta-feira à noite pela presidente Dilma em cadeia de rádio e televisão é maior que a inflação, a reportagem diz que a medida reforça o programa de transferência de renda para os mais pobres que foi a marca do período de quase 12 anos de governos do Partido dos Trabalhadores.

O FT lembra ainda que atualmente cerca de 36 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família. "Juntos, formam um grupo que é considerado por analistas como uma base eleitoral leal ao Partido dos Trabalhadores, particularmente no nordeste pobre do País", diz o texto.

Via gazeta do povo

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Oração do Trabalhador

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coração: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Amém!

Se você tiver paciência, leia. Pronunciamento da Presidente 30/04/2014



"Trabalhadores e trabalhadoras,
Neste 1º de Maio, quero reafirmar, antes de tudo, que é com vocês e para vocês que estamos mudando o Brasil. Vocês que estão nas fábricas, nos campos, nas lojas e nos escritórios sabem bem que estamos vencendo a luta mais difícil e mais importante: a luta do emprego e do salário. Não tenho dúvida, um país que consegue vencer a luta do emprego e do salário nos dias difíceis que a economia internacional atravessa, esse país é capaz de vencer muitos outros desafios.
É com esse sentimento que garanto a vocês que temos força para continuar na luta pelas reformas mais profundas que a sociedade brasileira tanto precisa e tanto reclama: nas reformas para aperfeiçoar a política, para combater a corrupção, para aumentar a transparência, para fortalecer a economia e para melhorar a qualidade dos serviços públicos.
Nosso governo tem o signo da mudança e, junto com vocês, vamos continuar fazendo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres e da classe média.
Continuar com as mudanças significa também continuar lutando contra todo tipo de dificuldades e incompreensões, porque mudar não é fácil, e um governo de mudança encontra todo tipo de adversários, que querem manter seus privilégios e as injustiças do passado, mas nós não nos intimidamos.
Se hoje encontramos um obstáculo, recomeçamos mais fortes amanhã, porque para mim as dificuldades são fonte de energia e não de desânimo. Se nem tudo ocorre no tempo previsto e desejado, isso é motivo para acumular mais forças, para seguir adiante e, em seguida, mudar mais rápido. É assim que se vence as dificuldades, é assim que se vai em frente.
Minhas amigas e meus amigos,
Acabo de assinar uma medida provisória corrigindo a tabela do Imposto de Renda, como estamos fazendo nos últimos anos, para favorecer aqueles que vivem da renda do seu trabalho. Isso vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador.
Assinei também um decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Família recebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria, assegurando que todos continuem acima da linha da extrema pobreza definida pela ONU.
Anuncio ainda que assumo o compromisso de continuar a política de valorização do salário-mínimo, que tantos benefícios vem trazendo para milhões de trabalhadores e trabalhadoras. A valorização do salário-mínimo tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os nossos trabalhadores mais pobres.
Algumas pessoas reclamam que o nosso salário-mínimo tem crescido mais do que devia. Para eles, um salário-mínimo melhor não significa mais bem-estar para o trabalhador e sua família, dizem que a valorização do salário-mínimo é um erro do governo e, por isso, defendem a adoção de medidas duras, sempre contra os trabalhadores.
Nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial, nem o governo da mão dura contra o trabalhador. Nosso governo será sempre o governo da defesa dos direitos e das conquistas trabalhistas, um governo que dialoga com os sindicatos e com os movimentos sociais e encontra caminhos para melhorar a vida dos que vivem do suor do seu trabalho.
Trabalhadoras e trabalhadores,
Meu governo também será sempre o governo do crescimento com estabilidade, do controle rigoroso da inflação e da administração correta das contas públicas. Nos últimos anos, o Brasil provou que é possível e necessário manter a estabilidade e, ao mesmo tempo, garantir o salário e o emprego.
Em alguns períodos do ano, sei que tem ocorrido aumentos localizados de preço, em especial dos alimentos. E esses aumentos causam incômodo às famílias, mas são temporários e, na maioria das vezes, motivados por fatores climáticos. Posso garantir a vocês que a inflação continuará rigorosamente sob controle, mas não podemos aceitar o uso político da inflação por aqueles que defendem "o quanto pior, melhor".
Temos credibilidade política para dizer isso. Nos últimos 11 anos, tivemos o mais longo período de inflação baixa da história brasileira. Também o período histórico em que mais cresceu o emprego e em que o salário mais se valorizou. Nesse período, o salário do trabalhador cresceu 70% acima da inflação, geramos mais de 20 milhões de novos empregos com carteira assinada, sendo que 4,8 milhões no atual governo. Nesse mesmo período também conseguimos a maior distribuição de renda da história do Brasil.
Trabalhadoras e trabalhadores,
É com seriedade e firmeza que quero voltar a falar das reformas que iniciamos e vamos continuar lutando para ampliá-las em favor do Brasil.
Quero garantir a você, trabalhadora, e a você, trabalhador, que nossa luta pelas mudanças continua, nada vai nos imobilizar. A tarifa de luz, por exemplo, teve a maior redução da história. A seca baixou o nível dos reservatórios e tivemos de acionar as termoelétricas, o que aumentou muito as despesas. Imaginem se nós não tivéssemos baixado as tarifas de energia em 2013. Os investimentos que fizemos em geração e transmissão de energia permitem hoje ao Brasil superar as dificuldades momentâneas, mantendo a política de tarifas baixas.
Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, dia de quem vive honestamente do suor do seu trabalho, quero reafirmar o compromisso do meu governo no combate incessante e implacável à corrupção. Novos casos têm sido revelados por meio do trabalho da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, órgãos do governo federal.
Sei que a exposição desses fatos causa indignação e revolta a todos, seja a sociedade, seja o governo, mas isso não vai nos inibir de apurar mais, denunciar mais e mostrar tudo à sociedade, e lutar para que todos os culpados sejam punidos com rigor. O que envergonha um país não é apurar, investigar e mostrar. O que pode envergonhar um país é não combater a corrupção, é varrer tudo para baixo do tapete. O Brasil já passou por isso no passado e os brasileiros não aceitam mais a hipocrisia, a covardia ou a conivência.
É com essa franqueza que quero falar da Petrobras. A Petrobras é a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira. É um símbolo de luta e afirmação do nosso país. É um dos mais importantes patrimônios do nosso povo. Por isso a Petrobras jamais vai se confundir com atos de corrupção ou ação indevida de qualquer pessoa. O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com o máximo rigor, mas não podemos permitir, como brasileiros que amam e defendem seu país, que se utilize de problemas, mesmo que graves, para tentar destruir a imagem da nossa maior 
empresa. Repito aqui o que disse há poucos dias em Pernambuco: não transigirei, de nenhuma maneira, em combater qualquer tipo de malfeito ou atos de corrupção, sejam eles cometidos por quem quer que seja. Mas igualmente não vou ouvir calada a campanha negativa dos que, para tirar proveito político, não hesitam em ferir a imagem dessa empresa que o trabalhador brasileiro construiu com tanta luta, suor e lágrimas.
Trabalhadores e trabalhadoras,
Vocês lembram dos pactos que nós firmamos, após as manifestações de junho. Eles já produziram muitos resultados. Precisamos ampliá-los muito mais. O pacto pela educação, por exemplo, gerou a lei que permitirá que a maior parte dos royalties e dos recursos do pré-sal seja aplicada na educação. Isso vai melhorar o salário dos professores e revolucionar a qualidade do nosso ensino.
O pacto pela saúde viabilizou o Mais Médicos, e em apenas seis meses já colocamos mais de 14 mil médicos em 3.866 municípios. E o que é mais importante: esses números significam a cobertura de atenção médica para 49 milhões de brasileiros.
O pacto pela mobilidade urbana está investindo R$ 143 bilhões, o que permite a implantação de metrôs, veículos leves sobre trilhos, monotrilhos, BRTs, corredores de ônibus e trens urbanos. Com isso, estamos melhorando o sistema viário e o transporte coletivo público nas cidades brasileiras.
Além de acelerar as ações desses pactos é preciso agora, sobretudo, tornar realidade o pacto da reforma política. Sem uma reforma política profunda, que modifique as práticas políticas no nosso país, não teremos condições de construir a sociedade do futuro que todos almejamos. Estou fazendo e farei tudo que estiver ao meu alcance para tornar isso uma realidade.
Foi assim que encaminhei ao Congresso Nacional uma proposta de consulta popular para que o povo brasileiro possa debater e participar ativamente da reforma política. Sempre estive convencida que sem a participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige. Por isso, além da ajuda do Congresso e do Judiciário, preciso do apoio de cada um de vocês, trabalhador e trabalhadora. Temos o principal: coragem e vontade política. E temos um lado: o lado do povo. E quem está ao lado do povo pode até perder algumas batalhas, mas sabe que no final colherá a 
vitória.
Viva o 1º de Maio! Viva a trabalhadora e o trabalhador brasileiros! Viva o Brasil!"

Em ranking da educação com 36 países, Brasil é o...

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Brasil atualmente amarga a penúltima posição, à frente somente do México. Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no PISA, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior.

Como destaques no ranking aparecem Finlândia, Japão e Suécia. E você? Acha que a educação no Brasil vai alcançar esse nível algum dia?

Via Revista Veja

Paraná - Campanha contra aftosa começa amanhã 01/05

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) lançou nesta manhã (30), em Campo Magro, na região de Curitiba, o que pode ser a penúltima campanha de vacinação contra a aftosa do estado. Diante de cerca de 200 pessoas, o govenado Beto Richa, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Apadar, Inácio Kroetz, pediram empenho dos produtores.
Porém, é necessário garantir vacinação para que não haja qualquer suspeita e para que o rebanho esteja protegido se algum caso for registrado na América do Sul. “Um único animal não vacinado pode levar a um prejuízo de bilhões de reais”, disse o secretário da Agricultura. “Esta pode ser a penúltima. E a campanha de novembro, a última. Dependemos da colaboração de cada pecuarista”, acrescentou.

A campanha segue até dia 31. Como na fazenda Sol Poente, onde houve o lançamento, a vacinação pode ser iniciada a qualquer momento, apesar de oficialmente o prazo começar amanhã, dia 1º. O pecuárista tem até o fim de maio não só para vacinar, mas também para comprovar a vacinação, nas unidades sanitárias ou pela internet.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - Promotoria exige que prefeituras e câmaras exonerem comissionados ocupantes de cargos irregulares

A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Marechal Cândido Rondon expediu, nesta quarta-feira, 30 de abril, doze recomendações administrativas destinadas às prefeituras e câmaras de vereadores dos seis municípios que integram a comarca (Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Mercedes, Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste). Nos documentos, o Ministério Público exige a imediata exoneração de todos os servidores públicos que ocupam cargos em comissão, mas que não exercem funções de direção, chefia e assessoramento, conforme prevê a Constituição Federal.

“Estamos requerendo que os chefes do Poder Executivo e do Legislativo dessas cidades deixem de prover vagas disponíveis em suas estruturas administrativas com a criação indevida de cargos em comissão, seja por nomeação ou por contratação”, explica o promotor de Justiça da comarca, Caio Bergamo Marques da Silva.

De acordo com as recomendações, prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores têm o prazo de um mês para extinguir cargos não amparados pela lei e para iniciar os trâmites para a realização de concursos públicos, quando necessário. A Promotoria exige ainda que um relatório completo das providências adotadas em cada município seja encaminhado dentro de 40 dias, caso contrário, os chefes do Executivo e do Legislativo poderão ser acionados na Justiça. 

A iniciativa faz parte do conjunto de ações previstas no plano de atuação setorial do MP-PR, que visa o combate à corrupção. Em 2013, recomendações similares foram expedidas pela Promotoria para que os municípios providenciassem a regularização de cargos de procuradores jurídicos e de assessores jurídicos. “Trata-se do segundo passo em direção à moralização do serviço público e, também, de uma oportunidade para o saneamento de diversas irregulares pendentes nesses municípios”, conclui Bergamo.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná

Paraná recebe mais 90 caminhões do PAC2

Noventa prefeituras paranaenses situadas em dois Territórios da Cidadania (Cantuquiriguaçu e Paraná-Centro) e em dois Territórios Rurais (Sudoeste e Centro-Sul) vão receber, nesta sexta-feira (02), mais um lote de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos).

Adquiridos pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os 90 caminhões-caçamba custaram R$ 22,311 milhões e serão usados em obras de recuperação e na construção de estradas vicinais. Essas ações vão beneficiar 102 mil famílias de trabalhadores rurais de uma população rural total de 458 mil pessoas.

O delegado federal do MDA no Paraná, Reni Antonio Denardi, comemora o fato de, a exemplo do que ocorre em outros estados, as entregas do PAC2 Equipamentos já estarem quase concluídas. “Todos os municípios paranaenses já receberam o segundo equipamento e, com esta entrega, mais da metade terá recebido o terceiro”, informa.

Ainda segundo o delegado, os municípios dos quatro territórios do Paraná têm, como característica principal, uma forte presença da agricultura familiar, com grande extensão territorial e, por consequência, com muitas estradas rurais. “Por isso, esses caminhões chegam, no momento certo, a essas regiões e comunidades”, acrescenta Reni Denardi.

A entrega dos veículos será realizada no Centro de Eventos da cidade de Ponta Grossa, a cerca de 120 quilômetros da capital Curitiba, e contará com a presença do ministro do MDA, Miguel Rossetto, entre outras autoridades.

Serviço:

Evento: Solenidade de entrega de máquinas do PAC2

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: 10h30

Local: Centro de Eventos de Ponta Grossa

Endereço: Rua das Margaridas, s/nº - Santa Terezinha – Ponta Grossa.

Confira a relação dos 90 municípios beneficiados:

01 - Altamira do Paraná

02 - Ampére

03 - Barra do Jacaré

04 - Barracão

05 - Bela vista da Caroba

06 - Boa Esperança do Iguaçu

07 - Boa Ventura de São Roque

08 - Bom Jesus do Sul

09 - Bom Sucesso do Sul

10 - Campina do Simão

11 - Campo Bonito

12 - Cândido de Abreu

13 – Candói

14 - Cantagalo

15 - Capanema

16 - Catanduvas

17 - Chopinzinho

18 - Clevelândia

19 - Coronel Domingos Soares

20 - Coronel Vivida

21 - Cruzeiro do Iguaçu

22 - Diamante do Sul

23 - Dois Vizinhos

24 - Enéas Marques

25 - Espigão Alto do Iguaçu

26 - Fernandes Pinheiro

27 - Flor da Serra do Sul

28 - Foz do Jordão

29 – Goioxim

30 - Guamiranga

31 - Guaraniaçu

32 - Honório Serpa

33 - Ibema

34 - Imbituva

35 - Inácio Martins

36 - Ipiranga

37 - Iretama

38 - Itapejara D'oeste

39 - Ivaí

40 - Laranjal

41 - Laranjeiras do Sul

42 - Mallet

43 - Manfrinópolis

44 - Mangueirinha

45 - Manoel Ribas

46 - Mariópolis

47 - Marmeleiro

48 - Marquinho

49 - Mato Rico

50 - Nova Cantu

51 - Nova Esperança do Sudoeste

52 - Nova Laranjeiras

53 - Nova Prata do Iguaçu

54 - Nova Tebas

55 - Palmas

56 - Palmital

57 - Pérola D'oeste

58 - Pinhal de São Bento

59 - Pinhão

60 - Pitanga

61 - Planalto

62 - Porto Amazonas

63 - Porto Barreiro

64 – Pranchita

65 - Prudentópolis

66 - Quedas do Iguaçu

67 – Realeza

68 - Rebouças

69 – Renascença

70 - Reserva do Iguaçu

71 - Rio Azul

72 - Rio Bonito do Iguaçu

73 - Rio Branco do Ivaí

74 - Roncador

75 - Rosário do Ivaí

76 - Salgado Filho

77 - Salto do Lontra

78 - Santa Izabel do Oeste

79 - Santa Maria do Oeste

80 - Santo Antônio do Sudoeste

81 - São João

82 - São Jorge D'oeste

83 - Saudade do Iguaçu

84 - Sulina

85 - Teixeira Soares

86 - Três Barras do Paraná

87 - Turvo

88 – Verê

89 - Virmond

90 - Vitorino

Via Portal MDA

Educação - Contracheque está no ar e não haverá descontos

A APP-Sindicato tem recebido várias ligações sobre a não disponibilização no portal do Estado dos contracheques dos(as) educadores(as). No entanto, os contracheques estão, sim, disponíveis. E neles não constam – E NÃO DEVEM CONSTAR – descontos de faltas relativas à greve. Na mesa de negociação foi garantido que, dentro das normas legais, não haverá NENHUMA PUNIÇÃO aos(às) educadores(as) que participaram da greve. Nem financeira, nem funcional. Além disso, foi estipulado que as reposições deverão ser feitas ATÉ O FINAL DO ANO e RESPEITANDO A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS. Em caso de ameaças ou punições, o(a) educador(a) deve documentar o fato (solicite que a ‘autoridade’ faça a ameaça por escrito), garanta testemunhas da ameaça, e entre em contato com o Departamento Jurídico da APP-Sindicato.

Lembrando que à volta as aulas aconteçerá no dia 05/05/2014.

Via APP-Sindicato

Santa Maria do Oeste - Repasses abril/2014

CREDITO BENEF. R$ 1.824.480,52 C

terça-feira, 29 de abril de 2014

Com o fim da greve, Secretaria da Educação determina volta às aulas nesta quarta-feira

Com o fim da greve organizada pelo Sindicato dos Professores, decidido em assembleia nesta terça- feira (29), a Secretaria de Estado da Educação determinou a retomada das aulas nesta quarta-feira (30) em todas as escolas da rede estadual do Paraná. “A volta imediata das aulas foi uma das condicionantes do Governo do Estado nas negociações, pois não existe mais motivo para os alunos continuarem sem aulas”, disse o secretário da Educação, Paulo Schmidt. 

Com o fim da paralisação, a Secretaria da Educação encaminhará nos próximos dias orientação aos 32 Núcleos Regionais sobre a reposição das aulas perdidas. O secretário explicou que o impacto da paralisação será avaliado em todas as várias regiões do Estado. 

“A maioria das escolas teve adesão parcial ao movimento. As adesões totais ou a não paralisação foram em menor número. As orientações precisam contemplar todos esses casos para resguardar o direito máximo dos alunos de terem as aulas e o conteúdo estabelecido assegurados”, afirmou Schmidt. Os Núcleos Regionais de Educação serão responsáveis pela análise dos documentos e para assegurar a efetivação da reposição das aulas. 

Na manhã desta terça-feira (29), Governo do Estado e sindicato tiveram mais um encontro para assinar as propostas finais, tratadas junto com o governador Beto Richa. “Essa negociação não foi produzida por conta da greve, ela sempre ocorreu. Desde o início desta gestão, o Estado tem um compromisso assumido com os professores e com todos os profissionais da educação” afirmou Schmidt. 

Propostas acordadas entre o Governo do Paraná e o Sindicato dos Professores: 

- A criação de uma comissão de estudos sobre o Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos funcionários públicos do Paraná. 

- A Secretaria da Educação encaminhará proposta de alteração da lei que regulamenta a contratação por Processo Seletivo Simplificado (PSS), que passará a contar como tempo de serviço para fins de estágio probatório no caso de aprovação em concurso público e, também, aumentará a remuneração do profissional que possuir pós-graduação. 

- Pagamento de promoções e progressões de 2013 em três parcelas, nos meses de junho, agosto e novembro de 2014. 

- A partir de agosto de 2014, implantar uma compensação financeira pela diferença de 3,3% de hora-atividade, e torná-la efetiva na distribuição das aulas de 2015. Hoje os professores já contam com 30% sobre a o tempo de aula. 

- Equiparar o auxílio-transporte de agentes educacionais ao do cargo de professor de 20 horas, de R$ 250,48 para R$ 361,63. 

- Uma comissão será formada pela Secretaria para discutir a questão da jornada de trabalho das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, com participação das entidades conveniadas. 

- O Governo Estado manteve a proposta de aumento salarial de 6,5% para os professores, mesmo índice que será aplicado às demais categorias de servidores do Estado na data-base. Isso garante que o Paraná siga pagando mais que o piso nacional do magistério. 

- Outra medida anunciada pelo Governo é incluir no Projeto de Lei da data-base um artigo estabelecendo que nenhum servidor público receberá salário abaixo do piso mínimo regional, que varia de R$ 948,20 a R$ 1.095,60. A medida anunciada na reunião do Governo com o sindicato dos professores beneficiará diretamente funcionários das escolas estaduais, como as merendeiras. 

- O Governo do Estado revogará o desconto do auxílio transporte em casos de tratamento de saúde. 

- Criação de uma comissão para estudar a questão do cargo de 40 horas, composta pelas secretarias da Educação, da Administração e Previdência e pelo sindicato. 

- Os demais itens da pauta da reivindicação do sindicato permanecem na pauta de discussão com a Secretaria da Educação, que será retomada já no mês de maio.

Acabou a greve!

A decisão dos professores de encerrar a greve da categoria, na assembleia da APP-Sindicato que terminou no início da noite desta terça-feira (29), deixou sem palavras deputados e dirigentes do PT. É que o grupo apostava todas as fichas na mobilização para apear o governador Beto Richa (PSDB) do Palácio Iguaçu e de quebra eleger vários deputados em outubro próximo.

“Deu paúra na Executiva Estadual do PT e nos deputados. Todos estão revoltados é com a presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, que acatou a decisão da maioria sem contestar”, contou uma fonte do blog, que acompanhou toda a assembleia no auditório da Expo-Unimed.

Via boca maldita

Dois Deputados de Carona na greve!

A greve dos professores é um dos principais instrumentos da APP-Sindicato na campanha frenética junto à categoria para a eleição de dois deputados do PT em outubro. A dobradinha é formada pela Professora Marlei Fernandes, atual presidente do sindicato e candidata à deputada federal, e Professor Lemos, candidato à reeleição na Assembleia Legislativa. Apesar da direção do sindicato negar, a campanha já rola solta entre os professores e nos núcleos da APP.

Recursos não faltam. O orçamento da APP paras este ano é de R$ 25 milhões – maior do que 85% dos municípios paranaenses. Nesses primeiros quatro meses, o sindicato já arrecadou R$ 11,2 milhões e gastou R$ 10,6 milhões. É um dinheiro considerável entre os sindicatos paranaenses – menor apenas do que o sindicato dos metalúrgicos.

Via boca maldita

Pesquisa presidencial CNT/MDA

A presidente Dilma Rousseff teve uma queda de seis pontos percentuais nas intenções de voto para presidente, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA e divulgada na manhã desta terça-feira, 29. No cenário que mede a intenção de voto estimulada, a presidente aparece com 37% da preferência do eleitorado, número que era de 43,7% em fevereiro.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, aparece com 21,6% das intenções de voto em abril, frente a 17% no início deste ano. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), soma 11,8% das intenções de voto, avanço de pouco menos de dois pontos percentuais em relação a fevereiro de 2014. Brancos e nulos chegaram em 20% e o porcentual dos que não sabem ou não responderam atingiu a 9,6%.

Nanicos

O levantamento CNT/MDA também testou cenários com os chamados candidatos nanicos. Quando entram na disputa José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), Dilma soma 36,5% das intenções de voto, frente a 21,5% do senador Aécio Neves e 11,2% de Campos.

Num outro cenário testado, em que figuram como candidatos Magno Malta (PR) e Pastor Everaldo (PSC), Dilma aparece com 36,4% das intenções de voto, seguida por Aécio (21,2%) e Campos (11,1%). Malta soma 0,6% das intenções de voto e Everaldo, 0,4%.

De acordo com a CNT, os resultados mostram uma “arrancada” de Aécio e de Campos, que passam a “capitalizar votos que a presidente Dilma vem perdendo”. Para a Confederação, isso aumenta a possibilidade de um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.

Dilma tem 20,5% e Aécio 9,3% na espontânea

A presidente Dilma Rousseff teve uma pequena queda nas intenções espontâneas de voto para a eleição presidencial deste ano. Ela oscilou de 21,3% em fevereiro para 20,5% em abril.

Os principais adversários de Dilma avançaram nesse cenário. Presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves bateu 9,3% das intenções de voto - ante 5,6% em fevereiro. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), subiu de 1,6% há dois meses para os atuais 3,6%.

Também na pesquisa espontânea, Lula aparece com 6,5% das intenções de voto (tinha 5,6% em fevereiro) e Marina soma 4,5% - seu desempenho era de 3,5% no início do ano.

Rejeição

De acordo com pesquisa CNT/MDA, 43,1% dos entrevistados não votariam na presidente Dilma Rousseff de jeito nenhum. Houve um salto em relação a fevereiro, quando 37,3% dos consultados descartaram apoiar a reeleição da presidente.

A rejeição de Dilma também é maior do que a de seus principais adversários. Dos entrevistados, 32,4% disseram que não votariam no senador Aécio Neves de jeito nenhum e 29,9% tomaram a mesma decisão em relação a Eduardo Campos.

Entre os ouvidos pelo levantamento, 23,2% disseram que a presidente Dilma era a única em que votariam e 29,4% avaliaram que poderiam votar nela. Os mesmos índices são de 11,9% e 33% para Aécio Neves, respectivamente. Já 6,1% dos entrevistados disseram que apenas votariam em Campos e 29,3% afirmaram que poderiam votar no pessebista.

Metodologia

A CNT divulgou nesta terça-feira, a pesquisa com a avaliação da popularidade pessoal e do governo da presidente Dilma Rousseff. Realizada em parceria com o instituto MDA, a pesquisa também mediu as intenções de votos para a eleição presidencial de 2014, além da opinião da população sobre programas como o “Bolsa Família” e o “Mais Médicos”. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre os dias 21 e 25 de abril de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 23 de abril deste ano, como Pesquisa Eleitoral - BR-00086/2014.

Via Gazeta do Povo

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Marcha deve reunir 15 mil educadores nesta terça. Richa faz nova proposta e pede fim da greve

Os educadores realizarão uma megamanifestação nesta terça-feira, dia 29 de abril, quando 20 mil deverão marchar da Praça Santos Andrade (UFPR), no Centro, até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba.

Professores e funcionários das 2,1 mil escolas da rede pública do estado estão em greve, por tempo indeterminado, desde o dia 23 de abril.

O Blog do Esmael obteve informação há pouco de que o governador Beto Richa (PSDB) “abençoou”, no começo desta noite, uma nova proposta formulada entre APP-Sindicato e os palacianos Dinorah Nogara (Administração), Luiz Eduardo Sebastiani (Fazenda), Paulo Schmidt (Educação), Ademar Traiano (líder na Assembleia), Deonilson Roldo (chefe de gabinete) e Valdir Rossoni (presidente da Assembleia).

Em síntese, para pôr fim ao movimento paredista, o governo do estado propõe pagamento de R$ 100 milhões atrasados, referentes a avanços e progressões, em três vezes (na primeira proposta, o Palácio Iguaçu propunha em dez vezes). O reajuste seria de 6,5% na data-base de maio.

Outras demandas, de menor impacto financeiro, também serão atendidas, a exemplo da suspensão do corte do auxílio-transporte aos educadores em licença médica.

Amanhã à tarde, por volta das 15h30, os grevistas se reunirão na Expo Unimed Curitiba (Teatro Positivo) para analisar a nova proposta do governo do estado.

Portanto, é muito provável que a greve se encerre nesta terça – se assim a assembleia decidir, é claro.

Via Blog do Esmael

Joyce Pascowith dispara: Lula aceitou ser o candidato

BRASIL 247

A colunista social Joyce Pascowitch, que edita o site Glamurama e a revista Poder, publicou uma nota nesta tarde que agita o mercado político e também financeiro. Segundo ela, o ex-presidente Lula aceitou o desafio de concorrer à presidência da República já em 2014. Leia abaixo:

Joyce Pascowitch descobriu o que todo mundo queria saber: Lula será candidato à Presidência

O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula. Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

Só 11,82% das escolas não atenderam os alunos nesta sexta-feira

Apenas 11,89% das escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades nesta sexta-feira (25), segundo mostra levantamento feito pelos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. No primeiro dia a adesão foi de 22%. Nesta sexta-feira, cerca de 18% dos colégios funcionaram normalmente, enquanto 70% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial. 

Os números mostram que a adesão total está reduzindo, com mais escolas funcionamento parcialmente. Os professores que não aderiram à paralisação, e estão trabalhando com os alunos, não precisam repor os dias letivos. Em alguns casos, os professores poderão estabelecer propostas apenas para os conteúdos curriculares. 

A Secretaria da Educação explica que as escolas estaduais devem ficar abertas para receber os alunos. Os professores que não aderirem à paralisação organizada pelo sindicato da categoria precisam ter condições de trabalhar de forma normal, com presença de qualquer número de alunos, para que possa ser considerada carga horária ofertada ao aluno e cumprida pelo professor. 

A secretaria orienta os pais a procurarem os diretores das escolas para saber como está a organização da unidade em função da greve. Caso não haja aula, os responsáveis pelos alunos devem ser informados quando será realizada a reposição dos horários perdidos, um direito dos alunos. 

REUNIÃO - O Governo do Estado reafirmou o compromisso com a valorização do magistério estadual e, em reunião realizada na quinta-feira (24), propôs uma compensação financeira pelos 3,33% de hora-atividade, principal item da pauta do sindicato da categoria para organizar a greve que afeta parte das escolas estaduais. 

O Estado propôs que a compensação seja creditada na folha de pagamento dos professores de agosto até o fim do ano e assumiu o compromisso da ampliação do tempo de hora-atividade do magistério a partir do início do próximo ano letivo. Hoje, os professores já têm garantidas 6 horas de hora-atividade. 

PISO - O Governo Estado manteve a proposta de aumento salarial de 6,5% para os professores, mesmo índice que será aplicado às demais categorias de servidores do estado na data-base. Isso garante que o Paraná siga pagando mais que o piso nacional do magistério.

Todos os anos o Ministério da Educação (MEC) propõe o índice de reajuste do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério. Este ano, o piso nacional foi definido em 8,32% para um total de R$ 1.697,00 (40 horas semanais, e para profissionais sem licenciatura). 

No Paraná, com o reajuste de 6,5% (IPCA)*, na data-base, esse piso deve chegar em R$ 1.734,83 (40 horas semanais, e para profissionais sem licenciatura). 

Ou seja, o piso do magistério no Paraná ficará superior ao piso nacional, mesmo que a porcentagem de reajuste pareça menor. 

No Paraná apenas professores com licenciatura plena são contratados, através de Concurso Público, para trabalhar na rede estadual. Estes profissionais já ganham R$ 2.327,08 por 40 horas semanais, e com o reajuste de 6,5%, devem passar a ganhar R$ 2478,34, além do auxílio-transporte, que também será reajustado. 

* Os valores poderão variar um pouco para mais ou para menos conforme o índice do período.

Informações AEN

E os pais de alunos?

Gostaria muito de saber o que pensam os pais dos alunos, após tantos dias de greve.
Qual é o sentimento desses pais?
A favor ou contra a paralisação?
Esse tipo de atitude, a greve, sempre tem dois lados.
O dos educadores que buscam seus direitos e o dos pais e alunos que nem sempre entendem os motivos da greve.
Seria muito bom se algum pai de aluno se manifestasse, desse a sua opinião sobre o assunto para que todos pudessem saber o que sentem os pais.
E se a greve continuar?
Como ficam os alunos?
Cada dia a mais de paralisação, surgem mais dúvidas e só aumenta o número de "perdedores", pois uma paralisação prolongada terá como resultado final, um prejuízo geral.
No final todos acabam perdendo.
Professores, educadores, pais, alunos e sociedade.
Tá na hora do Governo ceder de um lado e a APP Sindicato ceder de outro, assim nem todos sairão perdendo.

Professora deve receber horas-extras acumuladas no recreio

Uma professora de Curitiba ganhou na Justiça o direito de receber horas-extras acrescidas de uma indenização devido ao período trabalhado no intervalo entre aulas. O caso se refere a uma época em que ela era funcionária da Sociedade Educacional Expoente S/C Ltda.

De acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), esse período deve ser considerado como de efetivo serviço, já que, pelo curto período de tempo, o professor não pode se dedicar a outras tarefas fora do ambiente de trabalho.

A professora alegou que ficava à disposição dos alunos ou dos superiores durante o período de intervalo entre as aulas. O Tribunal Regional do Trabalho de Curitiba havia negado o pedido de pagamento das horas extras, diante do entendimento de que a professora poderia usufruir do tempo de recreio como quisesse.

A professora trabalhou oirmais de dois anos em instituições do grupo Expoente e foi dispensada da última escola em dezembro de 2008. Depois da decisão do TRT, a professora recorreu ao TST, no qual obteve ganho de causa.

A sentença não informa o número de horas-extras devidas, o valor a que correspondem nem o montante em que foi fixada a indenização.

Outro lado

Em nota, o grupo Expoente afirma que tem como valores trabalhar com transparência e respeito a todos os seus colaboradores. Em relação à ação judicial, o grupo lembra que o processo ainda não transitou em julgado. A decisão foi tomada pela Sétima Turma do TST, e o Grupo Expoente entrou com um embargo declaratório para que a decisão seja revista.

domingo, 27 de abril de 2014

sábado, 26 de abril de 2014

Comando de Greve avalia proposta do governo insuficiente

As avaliações da nossa mobilização e do andamento das negociações entre a APP-Sindicato e o governo estadual foram feitas, de maneira pormenorizada, pelos representantes de todas as regiões do Estado que participaram do Comando Estadual da Greve Geral da rede pública de ensino do Paraná. A reunião do Comando foi realizada neste sábado (26), no auditório da sede estadual da entidade, e só terminou no final da tarde. Por unanimidade, os representantes de todos os comandos regionais de greve do Estado avaliaram a proposta apresentada pelo governo, em reunião com a APP-Sindicato na última quinta-feira (24), comoinsuficiente. A posição o Comando Estadual de Greve será encaminhada ao governo nas próximas horas. Agora, a categoria aguardará uma nova proposta do governo que contemple os principais itens da pauta de greve.

O Comando também definiu pela realização de um grande ato em Curitiba, no dia 29, e, em seguida, uma Assembleia Estadual de Avaliação da Greve da categoria. De acordo com os componentes do Comando, de dezembro até pouco tempo atrás, o governo, de certa forma, vinha se esquivando de negociar com o sindicato. A primeira reunião de fôlego deste ano ocorreu, de fato, após a forte mobilização do dia 19 de março. Além disso, foi fundamental esta greve para trazer o governador, em pessoa, para a negociação. Assim, a proposta apresentada pelo governo, apesar de claramente insuficiente, foi, também, fruto da nossa união e luta. É uma tradução da vitória que obtivemos até agora. Mas é preciso avançar. É essencial que sejam apresentadas propostas para o segmento dos(as) educadores(as) temporários (PSS), para a Educação Especial, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), concurso públicos, para os(as) aposentados(as) e para a saúde.

Ademais, o Comando avaliou que é preciso melhorar os itens da proposta apresentada, como, por exemplo, a forma como se efetivará o pagamento das promoções. No próximo dia 29, caso o ocorra uma nova reunião com o governo, a categoria avaliará a mesma. Caso isto não aconteça, os(as) educadores(as) avaliarão os próximos passos da luta. O local e horário da Assembleia Estadual de Avaliação da Greve serão divulgados no início da semana, no portal da APP-Sindicato e no hotsite da greve.

O que é o Comando de Greve? Formado pela direção estadual, direções dos núcleos sindicais da entidade e pelos representantes de base, o Comando tem como função coordenar, organizar e a greve no Estado. Além disso, ele representa a nossa categoria nas negociações com o governo estadual, através da Comissão de Negociação. O grupo também acompanha a greve no Estado e visita os municípios que os Comandos Regionais julgam necessário. Por fim, o Comando concede entrevistas aos meios de comunicação e elabora e distribui os materiais de subsídio da greve para o Comando de Greve Regional.

Informações APPsindicato

Tente outra vez!

Dizem que a música toca a alma das pessoas, essa música além da alma mexe com os sentimentos e a realidade.
Ela nos deixa uma mensagem de não desistir jamais sempre, "tentar outra vez"
Leia a letra e reflita.

Tente Outra Vez


Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!

REQUIÃO GRAVA APELO PARA GOVERNADOR BETO RICHA

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) gravou nesta quinta-feira (24) um apelo ao governador Beto Richa para que negocie com os professores, pague o que deve e encerre a greve que afeta milhares de alunos no Paraná.
Leia a íntegra:
“Quero fazer aqui um apelo com toda a seriedade. Governador Carlos Alberto Richa: senta com os professores e resolve este problema que está levando o magistério do Paraná à greve. Esquece um pouco do seu bronzeado, da camisa de grife, da Ferrari com a qual você corre lá nas pistas de Londrina, esquece a sua motocicleta. Se concentra. Se concentra no governo. Vê o que pode fazer. Os professores estão pedindo um piso que já é garantido por lei. Você vai ter que dar de qualquer maneira. Este piso é direito. Então se você vai ter que dar, resolva este problema evitando a greve que prejudica os nossos alunos, os nossos filhos que estão lá na ponta da escola. Um mínimo de responsabilidade. Você gasta R$ 600 milhões em publicidade. Você está com um desperdício de recursos no governo com milhares em cargos em comissão dos chamados aspones – assessores de porra nenhuma. Um pouco de responsabilidade. Conversa com os professores, senta, chama a sua equipe e resolva este problema porque não tem cabimento as nossas escolas estarem paralisadas enquanto os professores estão apenas reivindicando um direito. Pague os atrasados. Deduza esta quantia da sua fantástica despesa com publicidade. E neste fim de governo faça alguma coisa positiva. Acabe com esta greve. Sente com os professores. Assuma o governo pelo menos uma vez neste período”

André Vargas pede desfiliação do PT

O deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara André Vargas, acusado deenvolvimento com o doleiro Alberto Youssef, pediu nesta sexta-feira (25) a desfiliação do PT. Em carta encaminhada ao diretório municipal de Londrina, Vargas comunica que está se desligando dos quadros "de filiados desta agremiação partidária".

Vargas comunicou ao presidente estadual do PT, Ênio Verri, a sua desfiliação. Verri disse que o deputado optou por deixar o partido para "ter mais liberdade para fazer sua defesa". Licenciado do cargo, Vargas informou também na carta que comunicará seu desligamento à Justiça eleitoral de Londrina.

André Vargas enfrenta um processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro e sofre pressões dentro do próprio PT para renunciar ao mandato de deputado. Na terça-feira, o presidente do PT, Rui Falcão, pediu a Vargas que renunciasse ao mandato para não prejudicar as campanhas da presidente Dilma Rousseff e dos candidatos aos governos de São Paulo, Alexandre Padilha, e do Paraná, Gleisi Hoffmann. O parlamentar, no entanto, resiste às pressões.

Falcão disse ao deputado que, se ele não renunciasse, seria expulso pela Comissão de Ética do PT. Aliados de Vargas afirmaram que no PT não existe "rito sumário". Não era isso, porém, que Falcão estava dizendo. No partido, todos sabiam o desfecho de um processo na comissão de ética contra Vargas: a expulsão. Foi então que, pressionado pelo governo Dilma e pela cúpula do PT, ele decidiu se desfiliar. "Não quero prejudicar Padilha, que é meu amigo", afirmou Vargas em conversas reservadas.

Via revista época