dilmairon@hotmail.com

terça-feira, 22 de abril de 2014

Senado aprova marco civil da internet

Por unanimidade, o Senado aprovou na noite desta terça-feira (22), em votação simbólica, o projeto do marco civil da internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores de rede. Considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no Brasil, o texto, apresentado pelo Executivo em 2011, já tinha sido aprovado pela Câmara em março último, não foi alterado pelos senadores e vai ser encaminhado para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

A pedido do Palácio do Planalto, os senadores governistas barraram as propostas de alteração sugeridas. Caso fosse alterado, o projeto teria que retornar para análise dos deputados. O governo tinha pressa em aprová-lo por conta da conferência internacional “NetMundial”, a ser realizada amanhã e na quinta-feira em São Paulo (SP). Dilma vai participar do evento e quer apresentar o marco civil da internet como uma “marca” da sua gestão no setor.
Entre os principais pontos do projeto está o artigo que protege a neutralidade de rede, garantindo tratamento isonômico para qualquer pacote de dados, sem que o acesso ao conteúdo dependa do valor pago pelo cliente. A nova regra prevê tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet. Assim, os provedores ficam proibidos de discriminar usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam.

Outro ponto da proposta garante o direito dos usuários à privacidade, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações pela internet. O texto determina que as empresas desenvolvam mecanismos para garantir, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelos emissores e pelos destinatários da mensagem, nos moldes do que já é previsto para as tradicionais cartas de papel.

Conforme o projeto, provedores de conexão à web e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros. Pela nova legislação, as entidades que oferecem conteúdo e aplicações só serão responsabilizadas por danos gerados por terceiros se não acatarem ordem judicial exigindo a retirada dessas publicações. Também pelo texto aprovado, as empresas não poderão “espiar” o conteúdo das informações trocadas pelos usuários — Facebook e Google, por exemplo, enviam anúncios aos seus usuários de acordo com as mensagens trocadas por eles.

Greve é amanhã!

Confira as reivindicações da categoria que paralisa as atividades neste dia 23/04/2014.

HORA-ATIVIDADE

O que a categoria reivindica? 

Que o governo implante os 33% de hora-atividade conforme estabelece a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do magistério (Lei 11.738/2008), o Parecer 18/2012 do Conselho Nacional de educação, e pela Lei estadual nº 155/2013.

A APP-Sindicato reivindica que o Estado cumpra a Lei Federal nº 11378/2008 e o acórdão do Supremo Tribunal Federal de 2011, que estabelece um mínimo 1/3 da jornada de trabalho em hora-atividade. Portanto, para se alcançar o mínimo, é necessário mais uma hora aula.

Falta a destinação de mais uma aula para os trabalhos extraclasse, conforme tabela aprovada pelo Parecer 18 do Conselho Nacional de educação.

Em uma jornada de 20 horas, 13 horas aula em sala e 7 horas aula com atividades extraclasse.

O cumprimento dos 33% de hora-atividade não causará grande ônus financeiro para o Estado. Com a utilização dos recursos destinados para o orçamento próprio da educação é possível que o governo atenda esta importante pauta da categoria e, dê um passo significativo para a melhoria das condições de trabalho dos professores(as) e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação pública do Paraná.

O que o governo fez? 

Em março do ano passado, às vésperas de uma assembleia da categoria que deflagraria a greve, o governo apresentou uma proposta de atendimento de alguns itens reivindicados pelos professores (as) e funcionários (as). Entre estes, a implantação de 30% de hora-atividade em julho daquele ano e 33% em janeiro 2014. O compromisso assumido dos 33% de hora-atividade foi desrespeitado pelo governo.

SALÁRIO

O que a categoria reivindica?

A categoria reivindica que o governo cumpra a Lei do Piso Nacional do Magistério. O índice de reajuste do Piso estabelecido pelo MEC para este ano é de 8,32% a partir de janeiro. Os(as) trabalhadores(as) da educação e todo país discordam do critério utilizado pelo MEC para a definição do novo valor do Piso Nacional. O reajuste do Piso, segundo a avaliação da CNTE – Confederação Nacional deveria ter sido de 10,6, índice reivindicado pela APP-Sindicato.

O Governo Paraná nunca cumpriu as datas previstas em Lei que é de janeiro de cada ano .Só aplicando em parcelas durante o ano, sempre a partir do mês de maio.

Funcionários(as) - Queremos, também, que o Governo do Paraná, aplique o mesmo índice do salário mínimo regional, aos(às) funcionários(as) de Escola.

O que o governo fez? 

A afirmação feita pelo governo o Paraná de que paga hoje 70% a mais que o Piso Nacional é, no mínimo de mau gosto. Em seus cálculos o governo contabiliza os valores pagos para auxílio transporte dos (as) professores(as), o que não é permitido pela própria Lei do Piso Nacional. Além do mais, o governo comete outro erro. O valor do piso mínimo do professor é aplicado para os professores (as) com habilitação de magistério (ensino médio). Propositalmente, o governo desconsidera a Lei, e aplica o valor para os professores (as) com titulação de ensino superior. Ou seja, os 70% anunciados pelo governo é uma obra de ficção.

PAGAMENTO DAS PROGRESSÕES E PROMOÇÕES

O que a categoria reivindica?

A categoria cobra a implantação e o pagamento de cerca de 100 milhões de dívida devida a professores (as) e funcionários (as).

O que o governo fez?

Até agora o governo se comprometeu em pagar apenas um terço da dívida na folha de maio. Em relação aos 2/3 restante não há nenhuma proposta concreta de pagamento.

CONCURSOS PÚBLICOS

O que a categoria reivindica?

A categoria cobra a realização de concursos públicos para funcionários(as) e professores(as). É grande o número de educadores (as) contratados através de contratos de trabalho muito precários (PSSs). A falta de concursos compromete uma política mais efetiva de valorização dos profissionais da educação, e nega a estes educadores (as) a possibilidade de construir uma carreira pública no estado.

O que o governo fez?

Até o momento o atual governo do Paraná só realizou um único concurso para professores (as). Concurso este que sofreu uma série de críticas da categoria, pela sua desorganização e estabelecimentos de critérios que eliminaram vários (as) colegas do certame. A categoria reivindica que os novos concursos sejam efetuados por instituições públicas com experiência na área.

O cálculo que o governo apresenta de acréscimo da folha da educação em 1,5 bilhão a mais por ano com a nomeação de educadores(as) aprovados em concursos do governo anterior, não leva em conta que estes nomeados substituíram os contratos temporários.

A pauta de greve - A pauta da greve da APP é composta por 14 itens. O documento do governo não cita a maioria destes, como por exemplo, o fim do desconto do auxílio transporte para os doentes, o cargo de 40 horas, o novo modelo de atendimento à saúde, entre outros. Confira aqui a pauta de greve dos educadores(as) paranaenses.

Santa Maria do Oeste - Câmara está em débito com suas obrigações...

Agenda de Obrigações

 CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DO OESTE
ItemDescrição do Item não AtendidoPeríodo
AudiênciaFaltou a declaração sobre a realização de Audiência Pública / Metas FiscaisQuadrimestre 3 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 5 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 6 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 7 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 8 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 9 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 10 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 11 de 2013
AMFaltou a entrega do Módulo de Acompanhamento Mensal do Sistema de Informações MunicipaisMês 12 de 2013
MuralNão há fechamento mensal no Mural de Licitações para o mês de 03/2014Mês 03 de 2014
Pesquisa realizada hoje 22/04/2014.

Informações TCE/Pr

MARINGÁ - MP ajuíza ação contra funcionário público por acúmulo de cargos

A 20.ª Promotoria de Justiça de Maringá, no Norte-Central do Estado, ajuizou ação civil pública contra dois servidores (um da ativa e outra aposentada) por ato de improbidade administrativa. 

Segundo inquérito instalado pelo Ministério Público, o técnico em enfermagem trabalhava desde 1998 no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com carga horária de 40h semanais. No entanto, em 2005, sem se desligar do hospital, e mediante a assinatura de um termo atestando não exercer função remunerada em órgão da Administração Pública, ele foi admitido em outro cargo público, na 15.ª Regional de Saúde, também com 40h semanais.

O acúmulo dos cargos públicos era inviável pela incompatibilidade de horários exercidos nas duas funções, que faria com que o técnico de enfermagem chegasse a trabalhar, pelos menos três vezes na semana, durante 34 horas seguidas. Além disso, a partir de 2010, ele passou a ocupar função comissionada de chefia na Regional de Saúde, indicado pela diretora em exercício, que, segundo as investigações, tinha conhecimento do acúmulo de cargos do funcionário. 

A diretora em exercício permitiu que o funcionário atuasse na Coordenação de Leitos, mesmo sem a oficialização do pedido de cessão pela UEM à Secretaria da Saúde, que só aconteceu oito meses depois. O processo de cessão foi realizado com ônus para o órgão de origem, o que permitiu que o servidor trabalhasse somente em um dos cargos, mas recebendo por ambos e ainda tendo a função comissionada. 

Na ação, a Promotoria de Justiça requer que a UEM deixe de efetuar qualquer pagamento ao técnico de enfermagem e que os dois requeridos sejam punidos com base na Lei de Improbidade Administrativa. Se condenados, os réus estarão sujeitos, dentre outras medidas, ao ressarcimento dos danos ao erário público, à suspensão dos direitos políticos e à perda da função pública.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná

Governo federal libera R$ 1,4 mi para Campina da Lagoa, no Centro do PR

O município paranaense de Campina da Lagoa receberá R$ 1,462 milhão do governo federal para a execução de obras de reconstrução de danos causados por enxurradas. A decisão está presente na portaria nº 121 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).

Em outra portaria publicada hoje, o governo autoriza a transferência adicional de R$ 77,9 mil à prefeitura de Santa Cruz Cabrália (BA) para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. No último dia 11 de abril, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública em Santa Cruz Cabrália, por causa das chuvas intensas que atingiram a localidade.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, calamidade pública representa uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, em razão da magnitude dos danos, requer auxílio direto e imediato do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Via Gazeta do Povo

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Deputado Andre Vargas doou R$ 258,4 mil aos sete deputados do PT

Explicados agora, com detalhes, o silêncio e o drible à imprensa dos sete deputados da bancada do PT na Assembleia Legislativa sobre as denúncias que sangram André Vargas, também do PT, na Câmara dos Deputados.
Na campanha eleitoral de 2010, Vargas doou R$ 258,4 mil aos sete deputados estaduais eleitos pelo PT. 
A ver e na ordem das doações: 

Elton Welter (R$ 94.455,57)
Enio Verri (R$ 74.386,01)
Toninho Wandscheer (R$ 42.983,24)
Professor Lemos (R$ 23.120,44)
Tadeu Veneri (R$ 20.834,67)
Luciana Rafagnin (R$ 2.390,84)
Péricles de Mello (R$ 231,34).

Via Olho aberto pr

domingo, 20 de abril de 2014

Feliz Pácoa!

A todos os amigos leitores deste blog:
Que sua Páscoa seja feliz e abençoada, assim como todos os dias de sua vida!
Feliz Páscoa!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Evangelho do dia 18.04.2014 Sexta-feira Paixão do Senhor

Primeira Leitura: Is 52,13-15; 53,1-12 Ele foi ferido por causa de nossos pecados.
Ei-lo, o meu servo será bem sucedido; sua ascensão será ao mais alto grau. Assim como muitos ficaram pasmados ao vê-lo - tão desfigurado ele estava que não parecia ser um homem ou ter aspecto humano -, do mesmo modo ele espalhará sua fama entre os povos. Diante dele os reis se manterão em silêncio, vendo algo que nunca lhes foi narrado e conhecendo coisas que jamais ouviram.

Quem de nós deu crédito ao que ouvimos? E a quem foi dado reconhecer a força do Senhor? Diante do Senhor ele cresceu como renovo de planta ou como raiz em terra seca. Não tinha beleza nem atrativo para o olharmos, não tinha aparência que nos agradasse. Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto; tão desprezível era, não fazíamos caso dele. 

A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado! Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura.

Todos nós vagávamos como ovelhas desgarradas, cada qual seguindo seu caminho; e o Senhor fez recair sobre ele o pecado de todos nós. Foi maltratado, e submeteu-se, não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro ou como ovelha diante dos que a tosquiam, ele não abriu a boca. Foi atormentado pela angústia e foi condenado. Quem se preocuparia com sua história de origem?

Ele foi eliminado do mundo dos vivos; e por causa do pecado do meu povo foi golpeado até morrer. Deram-lhe sepultura entre ímpios, um túmulo entre os ricos, porque ele não praticou o mal, nem se encontrou falsidade em suas palavras. O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor.

Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Por isso, compartilharei com ele multidões e ele repartirá suas riquezas com os valentes seguidores, pois entregou o corpo à morte, sendo contado como um malfeitor; ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores. - Palavra do Senhor.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Policial Solta o verbo !

APP usa uma modelo para convocar greve nas redes sociais

A APP-Sindicato teve de apelar e buscar na internet a foto de uma falsa professora para usar no material de divulgação da greve, marcada para a próxima semana, nas redes sociais. A suposta professora é na verdade a modelo Johanna Gooeyear, que aparece no banco de imagens da internet segurando um quadro negro. Será que os professores de verdade se recusaram a posar para o Sindicato?

Via boca maldita

quarta-feira, 16 de abril de 2014

VOX POPULI: é Dilma de novo...

A presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição, oscilou um ponto porcentual para menos e continua em primeiro lugar, com 40% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta quarta-feira, 16. O levantamento mostra que, juntos, os rivais Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo Pereira (PSC) totalizam 26% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está Aécio, que também oscilou um ponto para baixo - de 17% para 16%. Campos, que anunciou esta semana a ex-senadora Marina Silva (PSB) como a pré-candidata a vice em sua chapa, tem 8% - ante 6% em fevereiro. Pastor Everaldo tem 2% das intenções de voto.

Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Na pesquisa anterior, todos os candidatos considerados "nanicos" não somavam mais de 1% nas intenções de voto.

Votos em branco ou nulos se mantiveram em 15% na pesquisa divulgada hoje. O número dos que não sabem em quem votar ou que não responderam à pesquisa é de 18% - ante 20% no levantamento anterior.

A margem de erro do levantamento é de 2,1 pontos porcentuais. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 161 municípios de todos os Estados, menos Roraima, e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 11, sob o número BR-00075/2014.

Via época negócios

Professor manda mensagem para Gleisi e fica sem resposta...


O professor Marcelo Reis Garcia, gestor e especialista em serviços sociais, mandou uma mensagem para a senadora Gleisi Hoffmann (PT) e ficou sem resposta. “A senhora não sente vergonha. Eu sinto vergonha pela senhora.Pela primeira vez na minha vida eu vejo uma proposta que leva a avaliação de metodologia para o plenário do Senado. Sua proposta é imoral. Tira a independência dos pesquisadores e transforma o IBGE em um núcleo de propaganda e não de estudos”, diz Garcia.

“A senhora não gostou de ver os dados do desemprego maiores? Prefere então a mentira? O IBGE não pode, não deve e não vai ser um instituto vassalo do PT. A presidente do IBGE apegada ao cargo suspendeu a pesquisa e fez o que a senhora queria. Mas dentro do IBGE pulsa a verdade e os pesquisadores não vão se submeter ao que a Senhora quer. Precisamos salvar o IBGE e sobretudo salvar a verdade no Brasil. A Senhora quer intervir no IBGE da mesma forma que o governo já interviu no IPEA. Depois a intervenção será no CNPQ? No FINEP? No INEP?”, questiona o professor

“Tudo isso é muito grave. Tudo é muito triste. Tudo é uma enorme vergonha. Vergonha que parece que a Senhora não sente”, termina Garcia em mensagem enviada pelo celular à senadora. Ao que parece, Gleisi ainda não respondeu ao professor. A seguir a íntegra da mensagem do professor Marcelo reis Garcia.

Senhora Senadora Gleise Hoffmann,

A Senhora não sente vergonha?
A Senhora não se sente constrangida?
A Senhora não tem receio de ser tratada pela história como uma política menor e pequena?
Eu sinto vergonha pela senhora.
Eu me sinto constrangido.
E a história vai descrever sua atuação política da pior forma possível.
A Senhora age para construir verdades no meio da lama e das mentiras.
A Senhora atua com vigor para fazer do poder uma conquista eterna.
A Senhora não respeita os brasileiros e muito menos os paranaenses.
Mas agora a Senhora foi longe demais.
Agora a Senhora foi mexer com o IBGE.
Uma instituição com credibilidade e com mais de 140 anos de história.
A Senhora quer que uma metodologia de pesquisa seja submetida ao Senado.
Senado em que sua base de governo é maioria.
Desta forma a Senhora e seus amigos senadores governistas só vão aprovar pesquisas de interesse do governo.
É isso?
Seja franca e honesta, por favor.
Pela primeira vez na minha vida eu vejo uma proposta que leva a avaliação de metodologia para o plenário do Senador.
Sua proposta é imoral.
Tira a independência dos pesquisadores e transforma o IBGE em um Núcleo de Propaganda e não de estudos.
A Senhora não gostou de ver os dados do desemprego maiores?
Prefere então a mentira?
Plenário de Senado não é lugar de avaliação de metodologia.
O IBGE não pode, não deve e não vai ser um instituto vassalo do PT.
A Presidente do IBGE apegada ao cargo suspendeu a pesquisa e fez o que a Senhora queria.
Mas dentro do IBGE pulsa a verdade e os pesquisadores não vão se submeter ao que a Senhora quer.
Precisamos salvar o IBGE e sobretudo salvar a verdade no Brasil.
A Senhora quer intervir no IBGE da mesma forma que o governo já interviu no IPEA.
Depois a intervenção será no CNPQ? No FINEP? No INEP?

Tudo isso é muito grave.
Tudo é muito triste.
Tudo é uma enorme vergonha.
Vergonha que parece que a Senhora não sente.

Marcelo Reis Garcia

Via Boca Maldita

CCJ confirma fim de doações de empresas para campanhas eleitorais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votou nesta quarta-feira (16), em turno suplementar, substitutivo a projeto de lei (PLS 60/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) proibindo doações de empresas em dinheiro, ou por meio de publicidade, a candidatos e partidos políticos. Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a matéria será enviada à Câmara dos Deputados.

O substitutivo é de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) e altera dispositivos da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Originalmente, o PLS 60/2012 pretendia proibir apenas a oferta de recursos por empresas com dirigentes condenados em instância final da Justiça por corrupção ativa.

A intenção de Vanessa era estender aos doadores de campanha, sejam pessoas físicas ou jurídicas, as limitações já impostas aos candidatos pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). O PLS 60/2012 tratou, assim, de transpor os mesmos critérios de elegibilidade definidos na Lei da Ficha Limpa para classificação de cidadãos e empresas legalmente aptos a investir em campanhas eleitorais.

Poder econômico

Por entender que as eleições são processos com participação direta exclusiva dos eleitores, uma vez que as pessoas jurídicas não têm direito a voto, Requião decidiu pela proibição de toda e qualquer contribuição financeira de empresas a partidos e candidatos.

“Na medida em que uma regra de financiamento permite doações na proporção da propriedade de cada eleitor, o poder econômico tende a colonizar o poder político e desaparece a possibilidade de contraponto entre um e outro”, argumentou o relator.

Quanto às restrições a doações de pessoas físicas, Requião considerou desnecessária a exclusão de doadores “ficha suja” como proposto pelo PLS 60/2012. Atualmente, a Lei das Eleições limita as doações de cidadãos para campanhas a 10% do valor dos rendimentos brutos obtidos no ano anterior.

“Considero essa regra aceitável no caso das pessoas físicas, cujas diferenças de rendimento não são, normalmente, tão grandes quanto as diferenças no faturamento das empresas”, justificou Requião.

A cidade é o espelho da administração.

Todos nós, pelo menos algumas vezes ao dia nos olhamos no espelho.
O que vemos no espelho geralmente é o reflexo do que somos.
Se você está sujo, vai ver sujeira!
Se você não arrumou o cabelo, vai se ver descabelado!
Se você se feriu, vai se ver marcado!
A cidade não é diferente.
É o espelho da administração ou do administrador.
Olhe para a cidade e ela refletirá os seus administradores.
Cidade limpa...
Cidade organizada...
População feliz...
Cidade em desenvolvimento...
Cidade bem cuidada...
Povo saudável...
Serviços públicos de qualidade...
Agora se você olha para sua cidade e não vê nada disso, então olhe para a vida pregressa de seus administradores, lá provavelmente você vai encontrar o "reflexo" do que é a sua cidade hoje.

Deputado Bernardo Carli entrega equipamentos para UTI do Hospital Santa Tereza

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli entregou nesta terça-feira, 15 de abril, 10 equipamentos novos ao Hospital Santa Tereza, de Guarapuava. São cinco aparelhos de ventilação mecânica, conhecidos popularmente como respiradores, e cinco monitores multiparâmetros, para controle das funções vitais do paciente.
Adquirido pelo governo do Estado e repassado ao município atendendo a uma solicitação de Carli, todo o material será utilizado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e neonatal do hospital. São quase R$ 600 mil em investimentos.
“Hoje é sem dúvida um dia importante e especial para a saúde da nossa cidade. Sinto-me muito satisfeito por ter contribuído com as melhorias no atendimento, tendo trabalhado por estes equipamentos junto ao governo do Estado. Sabemos a importância que tem o Hospital Santa Tereza e por isso não medimos esforços para ajudá-lo e, assim, ajudar também a população”, afirmou.
O diretor do hospital, Eduardo Potulski, destacou a qualidade dos equipamentos e o benefício para os pacientes. “São aparelhos de 1ª linha, importados da Alemanha, e já vêm com todos os acessórios. É uma medida que traz mais segurança para o hospital e para os médicos, já que são utilizados no momento mais grave e delicado do paciente”, disse. “Agradecemos o empenho do deputado Bernardo Carli, que tem ajudado muito a saúde de Guarapuava”, acrescentou.
A diretoria ressaltou ainda que os equipamentos vão contribuir com a queda do índice de mortalidade infantil.

Via Assessoria de imprensa

Dilma Rousseff gasta R$ 2,3 bi em propaganda e bate recorde de Lula em 2009


O governo federal gastou R$ 2,3 bilhões para veicular propaganda em 2013. O valor é o maior já registrado desde 2000, quando começou a ser divulgado esse tipo de dado. Até o atual recorde estabelecido pela presidente Dilma Rousseff, o maior gasto havia sido o de 2009, sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com R$ 2,2 bilhões.

Essas informações foram divulgadas nesta semana pela Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Todos os números foram corrigidos pelo IGPM, da FGV, o indicador mais usado no mercado publicitário. Em relação ao ano de 2012, o gasto do governo federal com propaganda aumentou 7,4%, acima da inflação oficial do período, que foi de 5,91%, segundo o IPCA, calculado pelo IBGE.

Os valores incluem toda a administração pública direta e indireta. Ou seja, as grandes estatais estão nesse bolo de R$ 2,3 bilhões. Quando são considerados só os órgãos e entidades da administração direta (ministérios e Palácio do Planalto, por exemplo), o total de 2013 foi de R$ 761,4 milhões, também um recorde na última década e meia.

De 2012 para 2013 os gastos totais do governo com pessoal, custeio e investimento subiram 7,2%, já descontada a inflação do período.

Em 2010, ano em que Lula estava interessado em eleger Dilma como sucessora, os gastos da administração federal direta com propaganda foram de R$ 576,7 milhões.

A Secom argumentou por meio de assessoria que “em 2013 o governo federal apresentou novas campanhas de utilidade pública voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, de combate ao uso do crack e de lançamento do programa Mais Médicos”.

O governo também justifica o aumento com o fato de que “um terço do crescimento do volume publicitário de 2013 foi puxado pelas ações dos Correios, que completou 350 anos em 2013″.

Essa empresa pública foi a que esteve envolvida diretamente no caso do mensalão, escândalo de 2005 e que envolvia o uso de agências publicitárias com contas na administração federal.

Há, dentro do governo, também uma insatisfação com a forma de coleta desses dados. Os valores são aferidos por meio de uma cópia de cada pedido de inserção de anúncio que as agências estão obrigadas a enviar aos veículos de comunicação no momento em que dão a ordem para publicar a propaganda. Às vezes, há cancelamentos.

A Secom acha que os dados “não representam necessariamente gastos efetivamente realizados”. A Folha apurou, entretanto, que as discrepâncias são mínimas.

Os R$ 2,3 bilhões gastos colocam o governo federal na quarta colocação do ranking dos maiores anunciantes brasileiros em 2013. O primeiro lugar ficou com a Unilever (R$ 4,6 bilhões), seguida por Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões).

Os dados das empresas são divulgados pelo Ibope, que monitora esses gastos verificando o que é publicado. Há distorção no que é apurado, pois o levantamento considera os preços de tabela dos veículos de mídia -e, nesse mercado, há descontos altos, às vezes superiores a 50%.

Já no caso do que é apurado pelo governo, trata-se de uma cifra muito próxima ao que aconteceu de fato. O valor investido por Dilma supera até a gigante do ramo de bebidas Ambev, que, segundo o Ibope, gastou R$ 1,8 bilhão.

Quando se observa o tipo de veículo preferido pelo governo, a TV ganha com 65% do total. Os meios rádio, jornal, revista e internet ficaram com 7,6%, 7%, 6,3% 6% do bolo, respectivamente. Os anúncios estatais na web tiveram em 2013 aumento de 22% em relação a 2012.