dilmairon@hotmail.com

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

APOSENTADORIA: Tábua de mortalidade do IBGE muda fator previdenciário

Índice é utilizado no cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição

Da Redação (Brasília) – A nova expectativa de vida, divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), altera o Fator Previdenciário, usado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição. A nova tabela incidirá nos benefícios requeridos a partir de hoje, pois, de acordo com a lei, a Previdência Social deve considerar a expectativa de sobrevida do segurado na data do pedido do benefício para o cálculo do Fator Previdenciário.

Na nova tábua, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição que requerer a aposentadoria a partir de hoje, terá que contribuir por mais 153 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício se tivesse feito o requerimento no último sábado (30). Um segurado com 60 anos de idade e 35 de contribuição deverá contribuir por mais 173 dias para manter o valor.

As projeções do IBGE mostram que a expectativa de vida cresce a cada ano. Dessa forma, um segurado que se aposente aos 60 anos de idade tinha uma sobrevida estimada de 21,2 anos em 2012, agora tem uma sobrevida de 21,6 anos. Pelas projeções do IBGE, a expectativa de vida ao nascer subiu de 74,1 anos de idade para 74,6, de 2011 para 2012.

O Fator Previdenciário é utilizado somente no cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição. Na aposentadoria por invalidez não há utilização do fator, e, na aposentadoria por idade, a fórmula é utilizada opcionalmente, apenas quando aumentar o valor do benefício.

Pelas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, se o fator for menor do que 1, haverá redução do valor do benefício. Se o fator for maior que 1, há acréscimo no valor e, se o fator for igual a 1, não há alteração.

O novo Fator Previdenciário será aplicado apenas às aposentadorias solicitadas a partir de hoje. Os benefícios já concedidos não sofrerão qualquer alteração em função da divulgação da nova tábua de expectativa de vida do IBGE. A utilização dos dados do IBGE, como uma das variáveis da fórmula de cálculo do fator, foi determinada pela Lei 9.876, de 1999, quando se criou o mecanismo.

Urbanismo???????????????

Hoje lembrei do meu amigo, candidato a vereador nas últimas eleições, Vandinho.
Por isso, fui dar uma olhada no "livrão".
O Vandinho dizia:
"Não cumpriram nem o "livrinho" quanto mais esse "livrão".
Os amigos leitores me dirão o que já foi feito do plano de Governo em relação ao urbanismo.

URBANISMO

· Criação do parque da cidade com academia da saúde;

· Pavimentação das ruas da cidade e distrito com meio fio e calçadas para

pedestre;

· Incentivo aos proprietários de imóveis para construção de calçadas para

pedestres;

· Manter a cidade limpa;

· Ampliação da rede de iluminação publica na área urbana;

· Viabilizar recursos e convênios para construção de saneamento básico;

· Construção da capela mortuária, melhorias e ampliação do cemitério

municipal;

· Arborização e embelezamento da cidade com praças

Dados retirados do "livrão".

MST invade fazenda em Goioxim

Um grupo com bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou, na noite deste domingo (1º), uma fazenda com 240 alqueires no município de Goioxim, na região Central do estado.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no entanto, informou na tarde desta segunda-feira (2) que não articulou a ocupação a propriedade rural. De acordo com Dilceu Colasso dos Santos, representante do movimento na região e presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores, o grupo usava bandeiras do movimento, mas a coordenação não sabia da ocupação. Ele diz que está tentando contato com o grupo, mas ainda não obteve informações.

Para Santos, a ocupação pode ter sido decidida de forma isolada pelas próprias famílias. “A gente fica numa situação complicada, não sabemos qual o objetivo desse pessoal”, afirmou. Ele não descartou a possibilidade de serem integrantes do MST, mas que agiram sem orientação da coordenação do movimento.

Esta é a primeira ocupação do ano no Paraná. Segundo o MST, a última ocupação coordenada pelo movimento ocorreu em meados do ano passado na região Oeste. O relatório de ocorrências divulgado nesta segunda-feira (2) pelo 16º Batalhão da Polícia Militar confirma que a ocupação foi feita pelo MST. Equipes policiais estão no local.

Via Gazeta do Povo

Contracheque errado!

Do Boca Maldita

Goioxim: Prefeito Entrega Equipamentos Agricola a Associação do Assentamento Santo Antonio (Rincão do Bicho)

Desenvolver a atividade econômica para geração de emprego e renda é objetivo prioritário da prefeitura de Goioxim e dentro deste quadro o desenvolvimento da atividade agrícola é de grande importância para a economia do Município. Diante disso, neste ultimo sábado dia 30 de novembro de 2013, o Prefeito Municipal Elias Schreiner fez a entrega de equipamentos agrícola ao presidente Carlão Zap da associação do Assentamento Santo Antonio (Rincão do Bicho).
Os equipamentos incluem um trator uma carreta, duas grade, um vicão, distribuidor de calcário, um pulverizador, e uma enciladeira, esses equipamentos serão utilizados pelos pequenos agricultores do Assentamento Santo Antonio (Rincão do Bicho) esses equipamentos vai oferecer um suporte ainda maior aos agricultores desse Assentamento. O Prefeito Elias mostrou como é possível fazer uma administração séria e com responsabilidade, e com uma boa aplicação dos recursos, vamos melhorar muito a qualidade de vida de toda a população do Município.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Assembleía Legislativa do Paraná - Pauta da sessão plenária de segunda-feira (2) traz 17 projetos de lei

Os deputados voltam a debater na sessão plenária desta segunda-feira (2), na Assembleia legislativa, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2014, de autoria do Poder Executivo. A pauta dos trabalhos do Plenário – a Ordem do Dia – relaciona ainda outras 16 proposições.

O orçamento do Paraná, que é de R$ 35 bilhões da receita corrente líquida, será submetido nesta sessão à segunda discussão. A proposta já passou na forma de substitutivo geral, em primeira discussão, na última terça-feira (26), com 1.661 emendas parlamentares incorporadas ao texto. O relator do projeto (de nº 456/13), deputado Elio Rusch (DEM), explicou que foram acatadas emendas individuais até R$ 1 milhão, além de emendas coletivas e emendas programáticas. As principais áreas atendidas pelas emendas parlamentares são as da saúde, educação, família, segurança pública, desenvolvimento urbano e agricultura. A LOA e o PPA (Plano Plurianual – do período 2012/2015), ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), integram o orçamento público estadual, de acordo com o artigo 165 da Constituição Federal.

Futebol – Entre as matérias que serão apreciadas em primeira discussão está o projeto de lei nº 19/13, do deputado Bernardo Carli (PSDB), dispondo sobre a obrigatoriedade da identificação dos torcedores nos estádios de futebol. Pela iniciativa, os clubes, entidades mantenedoras e gestoras dos estádios de futebol, assim como estabelecimentos que realizarem a venda de ingressos para partidas oficiais em locais com capacidade para mais de 15 mil espectadores, precisarão identificar os compradores dos ingressos. Deverão ainda manter a disposição das autoridades, por no mínimo 12 meses a contar da competição, banco de dados com a identificação de todos os compradores e frequentadores das partidas.

O projeto estabelece que os torcedores e frequentadores dos estádios sejam cadastrados no ato da aquisição dos respectivos ingressos, mediante apresentação de documento oficial de identidade e comprovação do endereço, ficando desde logo vedada a venda de ingressos a quem não apresentar a documentação. Aqueles clubes, equipes, federações, patrocinadores e outras entidades que fizerem doações de ingressos, ficarão também responsáveis pela identificação dos usuários, informando os organizadores do evento esportivo até o início da partida.

A proposta dispõe que os estádios deverão fazer o monitoramento por imagem das catracas de acesso e contar com equipamentos de gravação fotográfica do rosto dos torcedores, para identificar esses torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido, assinalando-se o dia, a hora e o local de acesso. Bernardo diz que ao identificar o frequentador de estádios será possível fornecer dados e meios de controle aos órgãos da administração pública estadual para garantia da segurança e sucesso de um evento esportivo. O projeto prevê punições aos frequentadores que incitem brigas ou qualquer outro distúrbio, que poderá, por exemplo, ser impedido de comprar ingressos e assistir aos jogos por um prazo de cinco anos.

Judiciário – A pauta relaciona três projetos do Poder Judiciário, todos em segunda discussão. Um deles é o de nº 350/13, que altera notas das tabelas do Regimento de Custas do Estado do Paraná (Lei nº 6.149/70). Essa proposição dispõe exclusivamente sobre a destinação ao Fundo da Justiça das custas judiciais dos Juizados Especiais e do 2º Grau, não promovendo qualquer reajuste ou majoração das custas judiciais. Atualmente, de acordo com o TJ, essas custas processuais vem sendo destinadas ao Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário).

Os outros dois são o de nº 525/13, transferindo a Comarca de Paraíso do Norte da jurisdição da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Maringá para a jurisdição da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Cruzeiro do Oeste; e o de nº 427/13, que transfere a Comarca de Marechal Cândido Rondon da jurisdição da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Foz do Iguaçu para a jurisdição da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Cascavel.

Gestantes – Nove projetos serão votados em redação final. Entre eles, o nº 9/13, do deputado Ney Leprevost (PSD), dispondo sobre a presença de acompanhante à gestante na maternidade no momento do processo de parto, nos hospitais da rede pública ou conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). Na justificativa da proposta, Leprevost cita uma pesquisa realizada no ano passado, pela Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, que constatou um quadro de grave descaso em relação à Lei federal nº 11.108/2005 (Lei do Parto). O levantamento mostra que cerca de 64% das gestantes não tiveram direito a acompanhante, com o agravante de que 56,7% afirmam que o acesso do acompanhante foi proibido pelo hospital. Também em redação final está a proposição de nº 500/13, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça/Ministério Público, que incorpora as gratificações de assiduidade e de produtividade aos vencimentos básicos dos servidores do quadro do MP-PR.

Fonte: Assessoria de Imprensa

sábado, 30 de novembro de 2013

Dilma tem 47%, Aécio, 19%, e Campos, 11%, diz Datafolha


Via G1

Pedágio + caro no Paraná

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) no Paraná divulgou ontem sexta-feira (29) as tabelas que serão aplicadas nas tarifas de pedágio pelas seis concessionárias de rodovias que compõem o Anel de Integração do Estado a partir da 0h de domingo (1º). O reajuste anual será de 5,72% neste ano, índice que foi homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (28).
Com este reajuste, a tarifa mais cara no Estado para veículos passeio (dois eixos) é de R$ 15,40, cobrado pela Ecovia, na praça de pedágio de São José dos Pinhais, na BR-376 na descida para as praias. Em seguida, vem a da praça de pedágio administrada pela Econorte em Jataizinho (25 km de Londrina), que será de R$ 14,20.

No trecho administrado pela Ecocataratas, a praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu cobrará para veículos de passeio R$ 11,80. As praças de CAMPO MOURÃO e Corbélia, da Viapar, e Wtmarsum, da Rodonorte, será cobrado R$ 9,30 por veículo. E nas praças de Porto Amazonas, Prudentópolis e Lapa, administradas pela Caminhos do Paraná, a tarifa será de R$ 9,30 por veículo de passeio.
Um roubo ao sofrido bolso do paranaense...

Via Lobo Notícias

Natal encantando percorre municípios paranaenses

Pelo terceiro ano consecutivo a Caravana do Papai Noel vai levar o espírito do Natal para cidades do interior e litoral do Paraná. Este ano 40 novos municípios vão receber a visita de uma caravana mágica com apresentações artísticas e muitos presentes na bagagem. O Natal Encantado do Paraná começa sua viagem neste sábado, dia 30 de novembro, e segue até o dia 22. O principal objetivo do evento é levar o Natal Encantado do Paraná para todas as regiões, promovendo a cultura, a solidariedade e o respeito ao próximo.


“Neste ano escolhemos novas cidades para multiplicar a alegria que levamos no ano passado. A experiência foi única, tanto da nossa parte, como das cidades que receberam a Caravana do Natal Encantado. O Provopar tem esse objetivo: levar o espírito de Natal e o conforto desta data tão importante para crianças de todo o Estado”, explica Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar.

São duas caravanas partindo de Curitiba que farão uma viagem por 20 cidades cada uma. Cada caravana do Natal Encantado do Paraná tem a presença do Papai Noel com o seu baú de brinquedos e apresentação de uma companhia de teatro: Trupe Parabolé e a Companhia Rosy Greca. 

A realização do Natal Encantado do Paraná é do Governo do Estado do Paraná, Provopar Estadual (Programa de Voluntariado Paranaense), CANAL/mkt e Ministério da Cultura; Promoção da RPC, com patrocínio do Instituo Renault, Instituto Joel Malucelli, Supermercados Condor, Rodonorte, Caminhos do Paraná, Sanepar, Britânia, Volvo e BRDE. O apoio é das empresas Inovatec System, Sindafep, Copel, Dunlop e Grupo Servopa e Fomento Paraná. O Natal Encantado do Paraná é um projeto incentivado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Espetáculos gratuitos levam clima de Natal para os municípios paranaenses
As companhias que irão acompanhar o Papai Noel são a Companhia Rosy Greca e o Grupo Parabolé Educação e Cultura (Trupe Parabolé). O primeiro grupo vai apresentar o espetáculo “Sim, Papai Noel Existe”. Com duração de aproximadamente trinta minutos, o Auto de Natal foi especialmente montado para o Natal Encantado com muita música e dança.
Composto de cinco personagens/bonecões, a história gira em torno da amizade entre o pequeno Nicolau, um menino cheio de fantasia e imaginação, e a menina Virgínia que, influenciada pela onda consumista, vive o conflito da descrença na figura do Papai Noel.

Completam a história Rodolfo, a rena do nariz luminoso, o Anjo da Fé, e o próprio Papai Noel. O texto e as músicas são da premiada compositora e artista Rosy Greca e a direção cênica da conceituada dramaturga e diretora teatral, Fátima Ortiz.

Na outra caravana, da qual o Grupo Parabolé faz parte, o espetáculo apresentado será "A caixa do Tempo". A Trupe mostra uma família que comemora o aniversário do seu filho que completa seus 18 anos e vai se mudar da casa dos pais. Para a data tão especial, os pais têm uma surpresa: durante toda a vida do menino, eles guardaram suas memórias em uma caixa, sem que ele soubesse. 

O que poderia ser colocado dentro de uma caixa para alguém que está de partida e que remetesse toda sua vida até aquele momento? O público vai se encantar com essa história que fala de amizade, amor e respeito.

O texto é de Maíra Weber, cenografia de Levi Brandão e figurino Rennan Negrão de Queiroz. Encenam a peça os atores Carlos Moreira, Cleydson Nascimento, Larissa Lima e Vanessa de Vieira. Direção e produção: Parabolé Educação e Cultura.

Confira as cidades por onde vão passar as duas caravanas do Papai Noel:



Caravana 1 - CIDADES
Data:
Hora
1
Pontal do Paraná
30/nov
20h
2
Paranaguá
01/dez
20h
3
Morretes
03/dez
20h
4
Porto Amazonas
04/dez
20h
5
São Mateus do Sul
05/dez
20h
6
General Carneiro
06/dez
20h
7
Bituruna
07/dez
20h
8
Turvo
08/dez
20h
9
Guarapuava
10/dez
20h
10
Reserva do Iguaçu
11/dez
20h
11
Rio Bonito do Iguaçú
12/dez
20h
12
Nova Laranjeiras
13/dez
20h
13
Diamante do Sul
14/dez
20h
14
Ibema
15/dez
20h
15
Cascavel
17/dez
20h
16
São José das Palmeiras
18/dez
20h
17
São Miguel do Iguaçu
19/dez
20h
18
Capitão Leonidas Marques
20/dez
20h
19
Bela Vista da Caroba
21/dez
20h
20
Santo Antônio do Sudoeste
22/dez
20h



Caravana 2 - CIDADES
Data:
Hora
1
Campo Magro
30/nov
20h
2
Palmeira
01/dez
20h
3
Prudentópolis
03/dez
20h
4
Castro
04/dez
20h
5
Ventania
05/dez
20h
6
Sao José da Boa Vista
06/dez
20h
7
Joaquim Távora
07/dez
20h
8
Jataizinho
08/dez
20h
9
Florestópolis
10/dez
20h
10
Iguaraçu
11/dez
20h
11
Munhoz de melo
12/dez
20h
12
Santa Fé
13/dez
20h
13
Lobato
14/dez
20h
14
Flórida
15/dez
20h
15
Angulo
17/dez
20h
16
Kaloré
18/dez
20h
17
São João do Ivaí
19/dez
20h
18
Iretama
20/dez
20h
19
Pitanga
21/dez
20h
20
Marquinho
22/dez
20h

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prazo para solicitar recursos do Fundeb está chegando ao fim

Os municípios têm prazo até as 23h59 deste sábado, 30, para solicitar a suplementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as crianças matriculadas na educação infantil. A solicitação deve ser feita no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação (MEC).

Até o momento, 1.865 municípios já solicitaram a suplementação. O repasse é feito anualmente, em uma única parcela. O MEC já destinou mais de R$ 326 milhões para esta ação, que faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio de 2012 pelo governo federal.

Após o cadastro, o MEC faz a análise da solicitação, comparando as informações fornecidas com as do Censo Escolar do ano passado, para que os valores sejam liberados. Este ano, o MEC realizou uma campanha ativa, ligando para todos os municípios e ressaltando a data limite para a solicitação dos recursos.

A partir do próximo ano, a suplementação será feita de forma automática, com base nos dados do Censo da Educação Básica.

Via Assessoria de Comunicação Social

Ótimo Livro!


BOATOS SOBRE GLEISI SAÍRAM DO GABINETE DE RICHA

A quebra de sigilo pela Justiça Eleitoral de uma conta chamada "Gleisi não", no Facebook, levou a um funcionário do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que deve enfrentar a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nas urnas em 2014.

A revelação comprova que o gabinete tucano era uma central de boataria, que consistia em criar perfis falsos nas redes a fim de inventar mentiras contra a petista. Em nota, ela considerou o fato "lamentável e preocupante".

Leia abaixo o post do blog Amigos do presidente Lula, reproduzido por Luis Nassif:

ASSESSOR DE BETO RICHA É PEGO OPERANDO REDE DE BOATARIA CONTRA GLEISI

A batata do governador Beto Richa (PSDB-PR) está assando com o desbaratamento de uma central de boataria instalada dentro do governo paranaense para fazer campanha negativa contra a ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR). Os dois devem se enfrentar nas urnas em 2014 na disputa do governo do Paraná.

O esquema tucano era tão profissional que além de montar perfis falsos nas redes sociais para espalhar boatos e mentiras anonimamente, ainda pagava anúncios patrocinados no facebook para ampliar o alcance da difamação de Gleisi com as mentiras e baixarias.

A quebra de sigilo pela Justiça Eleitoral do perfil falso "Gleisi não" no Facebook encontrou uma bomba: o responsável era José Gilberto Maciel, que ocupa cargo público no governo de Richa, na Agência Estadual de Notícias do Paraná. É cargo nomeado por indicação política, sem concurso.

O fato pode configurar uso da máquina pública para o cometimento de crime eleitoral, campanha negativa antecipada, além de calúnia e difamação. A depender do que vier a ser descoberto na sequência da investigação pode complicar bastante a situação do governador tucano.

A ministra emitiu a seguinte nota à imprensa:

Considero lamentável e preocupante a informação de que um funcionário comissionado do Governo do Estado do Paraná tenha criado um perfil falso e anônimo na internet com o único objetivo de me insultar e caluniar.

Mais grave ainda, o falso perfil operava na modalidade patrocinada nas redes sociais, ou seja, era pago pelo funcionário responsável, José Gilberto Maciel, servidor comissionado da Agência de Notícias do governo do estado do Paraná, para amplificar a exposição de suas mentiras.

Uma das grandes infâmias do perfil anônimo foi a tentativa de me indispor com as APAES, instituição da qual sou aliada histórica. Este conjunto de ações me levou a recorrer à Justiça que concordou com nossos argumentos e determinou a quebra do sigilo do site.

Foi por meio desta quebra de sigilo, mediante ordem judicial, que se descobriu a identidade por trás do perfil anônimo. Na sentença, o juiz reconheceu que a página na internet violava meus direitos "com referências grosseiras" e determinou a divulgação do nome do caluniador, bem como a exclusão do perfil da internet.

Assim, acredito que agora cabe ao chefe do poder executivo estadual, ao governador, esclarecer explicar as atividades de seu servidor quando, em seu horário de trabalho, me atacava e difamava por meio de um falso perfil, bem como a origem dos recursos utilizados para o pagamento das faturas que espalharam mentiras pelas redes sociais.

Como já disse mais de uma vez, até entre adversários tem de haver limites.

Via Brasil247