dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Adolescente mata prima de oito anos com a arma do namorado, diz polícia

Uma adolescente de 14 anos matou a prima de oito, em Japurã, na região noroeste do Paraná, com um tiro, na noite de terça-feira (12). Segundo a Polícia Civil, a arma era do namorado da adolescente. Com 21 anos, ele já tem passagem por tráfico de drogas e até as 12h30 desta quarta-feira (13) não havia sido localizado.

De acordo com a polícia, o rapaz pediu para a adolescente guardar a arma na casa da prima enquanto ele foi para casa tomar banho. Nesse intervalo, a jovem apertou o gatilho por três vezes - o terceiro atingiu a criança que morreu ao chegar no hospital. A adolescente foi apreendida e encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Cianorte.

Segundo o delegado de Cianorte, Nilson Rodrigues da Silva, a adolescente disse que o revólver foi deixado sobre o sofá da casa dos primos dela. “Ela estava brincando com a vítima e com mais uma prima de 10 anos e depois que o namorado deixou o revólver, ela começou a manuseá-lo. Na terceira vez que engatilhou acabou atingindo a menina mais nova”, detalha o delegado.

Denunciar? Para quem?

Essa é uma questão pela qual muitos munícipes de cidades brasileiras estão passando.
A maioria da população é conhecedora dos desmandos do poder público.
Em alguns casos, sabe-se o que acontece, mais faltam provas.
Em outros casos o maior inimigo é o temor por represálias dos "coronéis" da "democracia".
Mas, quando se tem provas e a determinação de enfrentar as consequências, eis que surge a questão:
Denunciar? Para quem?
Denúncias levadas à Câmara de Vereadores correm um grande risco de acabar em pizza.
Ah, o Ministério Público!
Será?
Teoricamente seria o meio correto de denunciar. Teoricamente!
Vemos que na prática, infelizmente não é bem assim.
Quando as denúncias são aceitas e levadas a investigação, o processo "rola", "enrola", entra na gaveta, sai da gaveta e, enquanto isso os dias, meses e anos vão passando.
Será que o certo mesmo é fechar olhos e ouvidos e cada um seguir o seu caminho...
Deixe que façam o que quiserem, que as cidades(pequenas) se acabem, o problema não é meu...
Sinceramente, não sei!

Governo entrega materiais para construção de pontes em 16 municípios

O Governo do Paraná entregou materiais para a construção de pontes de concreto, que irão substituir antigas passarelas de madeira em 16 municípios. O Programa Pontes do Desenvolvimento atende diretamente os municípios, com vigas de concreto, guarda-rodas e lajotas, para dar melhor mobilidade a produtores e moradores que usam estradas rurais. 

“As pontes irão facilitar o escoamento de safra e o acesso da população das áreas rurais aos serviços públicos do município”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 

Iporã, no Noroeste do Estado, recebeu segunda-feira (11) 90 lajotas e 24 guarda-rodas, para a execução da ponte sobre o córrego Rancho Grande. Com a obra a ponte ficará mais larga, permitindo mais mobilidade e segurança aos usuários. Em Ortigueira, nos Campos Gerais, foi entregue quarta-feira (6) da semana passada, seis vigas, lajotas e 16 guarda-rodas para a ponte sobre o Rio Poço. 

REIVINDICAÇÃO - Em Santa Cecília do Pavão, Norte Pioneiro, a antiga ponte de madeira sobre o Rio Água do Paulo, será substituída por uma de concreto com mais de 15 metros de comprimento. O secretário municipal de Obras, Orlando Menegazzo Filho, afirma que essas pontes são reivindicação antiga. “Para passar de um município ao outro a população tinha que atravessar o rio ou seguir pelo trajeto que aumenta em torno 55 quilômetros a distância”. 

Em Nova Esperança do Sudoeste, a antiga ponte sobre o Rio São João, será substituída por uma nova passarela de concreto com 138 lajotas, oito vigas e 24 guarda-rodas. Nova Santa Rosa, também recebeu 10 vigas, 45 lajotas e 12 guarda-rodas, para a obra da nova ponte de concreto no Rio Gabiroba. Em Céu Azul a nova ponte ficará sobre o Rio Ramona. 

OUTROS - Outros municípios que foram beneficiados com o programa são, Terra Roxa, Centenário do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Pato Bragado, Francisco Alves, Bom Jesus do Sul, Chopinzinho, Pitanga, Paranavaí e Santo Antônio do Sudoeste. Com as entregas o Estado já beneficiou mais de 120 cidades. A previsão do Governo é entregar, até o fim do ano que vem mais de 150 pontes.

Via AEN

Máquinas Públicas trabalhando para políticos

Quem mora no interior do Brasil, sabe que isso não é novidade.
Exemplos é o que não faltam!
Uma operação da Polícia Federal apreendeu equipamentos e máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que estavam sendo utilizados irregularmente em uma fazenda no município de Serrita, no Sertão de Pernambuco. Os equipamentos, duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba, foram apreendidos no momento em que eram utilizados na reforma de um açude da Fazenda Minador, de propriedade do Secretário de Planejamento do município, Rodrigo Cecílio, que é filho do Prefeito de Serrita, Carlos Cecílio.

Durante a operação, os motoristas foram detidos pelos agentes federais. Segundo o assessor de Imprensa da PF, Giovani Santoro, Rodrigo Cecílio, escapou da prisão em flagrante por não se encontrar no local no momento da operação. O uso irregular dos equipamentos foi confirmado pelo depoimento dos motoristas, que afirmaram terem recebido ordens, tanto do secretário de Planejamento como do secretário de Agricultura do município, Claudivan Araújo, para a execução do serviço. Além disso, os veículos eram abastecidos com recursos da prefeitura em um posto que também pertence a Rodrigo.

Os três veículos apreendidos foram adquiridos pelo Governo Federal e doados à Prefeitura de Serrita para atender às necessidades da população em obras de convivência com o semiárido, perfuração de cacimbas, poços e na construção de estradas vicinais. 

O prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), e os secretários de Planejamento e Agricultura serão intimados para prestar esclarecimentos sobre o uso irregular dos equipamentos. "O prefeito também vai ser notificado porque ele tinha a obrigação de estar colocando os veículos para trabalhar da forma correta, na abertura de poços, reforma de estradas e melhorias para a população mais carente que sofre com a seca e não para benefício próprio", disse Giovani Santoro. Caso sejam indiciados e condenados pelo uso indevido dos equipamentos e pelo desvio de recursos federais em proveito próprio ou alheio, os suspeitos podem ser condenados a penas que variam de 2 a 12 anos de reclusão.

O prefeito Carlos Cecílio disse ao portal G1 que assinou um decreto, em abril deste ano, autorizando a Secretaria de Agricultura a utilizar as máquinas na limpeza de mananciais visando aumentar a a capacidade de armazenamento de água durante o período de chuvas na região. Ele também teria dito que ainda não foi notificado pela Polícia Federal.

Já o secretário de Agricultura, Claudivan Araújo, disse que as máquinas estão sendo empregadas na limpeza de barreiras, açudes e mananciais que abastecem a cidade e na perfuração de cacimbas desde o mês de maio. Ele também teria confirmado que os equipamentos também realizavam trabalhos em uma propriedade do filho do prefeito, conforme denunciou a PF, mas negou que fosse para beneficiá-lo.

“Fazemos essa ação em mais de cem propriedades. Essa do filho do prefeito já foi utilizada no ano passado inclusive. Decidimos fazer isso para evitar comprar água de outros municípios e conseguir abastecer nossos carros-pipas que levam água para a população”, afirmou ao G1. Ele teria dado ordem para suspender os trabalhos no açude da Fazenda Minador após tomar conhecimento da denúncia.

Serrita possui cerca de 18 mil habitantes e a seca, considerada a maior a assolar o Nordeste nos últimos 50 anos, dizimou 80% do rebanho do município e afetou 100% da agricultura local.

Via Brasil 247

80 prefeituras do Paraná cortam gastos para fechar ano no azul

Caros amigos, prestem atenção na matéria e vejam se o seu município se encontra nestas situações:

Pelo menos 20% das prefeituras paranaenses adotaram medidas de contenção de gastos para não fechar o ano no vermelho. Levantamento feito pela Gazeta do Povo com associações de municípios de todo o estado indica que no mínimo 80 cidades apertaram os cintos com atitudes que vão do simples corte do cafezinho à demissão de funcionários. Boa parte dos municípios que acenderam a luz vermelha tem população reduzida e depende de repasses da União para sobreviver. Eles temem não poder pagar o 13.º salário do funcionalismo, além de sofrer sanções do Tribunal de Contas ou ser enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) se não cortarem os gastos até dezembro.

Uma das medidas mais utilizadas pelas prefeituras para reduzir custos, a redução da jornada de trabalho de servidores municipais e comissionados, vem sendo questionada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). A ideia das prefeituras é que, com carga de trabalho menor, o funcionalismo utilize menos os recursos da prefeirura (luz, água, materiais, café) – o que implica menos gastos.

O professor de Direito Financeiro Rodrigo Kanayama alerta que a redução dos salários é inconstitucional. “Os prefeitos não podem alterar o vencimento de servidores. Se querem economizar, têm que cortar comissionados ou evitar novas contratações”, diz.

Mas o MP entende que a redução da carga de trabalho com a manutenção do salário configura ato de improbidade administrativa e até de enriquecimento ilícito. “No mínimo, é dano ao patrimônio público”, diz o promotor Claudio Diniz, do Centro de Apoio ao Patrimônio Público do MP. Apesar da recomendação do MP, o promotor de cada comarca pode decidir se abre ou não investigação nesses casos.

Mesmo assim, prefeituras que haviam adotado o expediente reduzido foram orientadas pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) a procurar outras formas de economizar. O presidente da AMP, Luiz Sorvos, recomenda que os municípios em situação financeira “grave”cortem horas extras e diminuam outros gastos, como o com combustíveis. Se nada der certo, ele ainda orienta os prefeitos a demitir comissionados, servidores indicados politicamente e que não passaram em concurso.

O peso do FPM

A dificuldade para os municípios fecharem as contas no fim de ano é mais sentida em cidades pequenas, que têm como principal fonte de renda os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feitos mensalmente pela União. Até setembro, o valor dos repasses aumentou 7,4%. O índice é maior que o do ano passado, mas ainda fica pouco acima da inflação do período e abaixo do reajuste do salário mínimo nacional (9%) – valor pago a grande parte do funcionalimo.

Na prática, o aumento no FMP é pequeno para as necessidades das prefeituras, diz o economista François de Bremaeker, do Observatório de Informações Municipais. A estimativa é que 70% dos municípios do Paraná dependam do FPM – que é formado por 22,5% da receita total dos impostos de Renda (IR) e dos Produtos Industrializados (IPI).

Além dos recursos recebidos, os prefeitos também reclamam de terem assumido, neste ano, prefeituras endividadas e com alto custo de manutenção da máquina. “A receita do FPM cresceu um pouquinho e as despesas dos municípios cresceram muito mais”, comenta Sorvos.

O aumento salarial de várias categorias de servidores, aprovado no Congresso, também é alvo de críticas. “O governo [federal] aumenta o salário do magistério, por exemplo, e isso desencadeia todo um processo de aumento de gastos nas prefeituras. O piso ainda é baixo, a gente sabe, mas dá um impacto muito grande nos municípios”, comenta José Kristemiuk, secretário da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

Correria injustificada

A “pressa” em regularizar as contas no fim de ano é criticada pelo professor de Direito Financeiro da UFPR Rodrigo Kanayama. Ele opina que não adianta correr para fazer economia em novembro e dezembro porque o Tribunal de Contas analisa os gastos com pessoal, por exemplo, do ano inteiro.

Via Gazeta do Povo

terça-feira, 12 de novembro de 2013

TRE cassa prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, por unanimidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou na tarde desta terça (12) o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), pelo placar de 6×0, sob a acusação de fraude eleitoral.

No segundo turno das eleições de 2012, Bueno levou ao horário eleitoral “denúncia” afirmando que o adversário Professor Lemos (PT) teria cometido fraude no alistamento eleitoral porque não morava no município.

Na época, a Justiça Eleitoral concedeu liminar ao petista suspendendo a veiculação. No entanto, segundo o advogado Luiz Eduardo Peccinin, do escritório de Guilherme Gonçalves, houve descumprimento da decisão e Bueno continuou levando a peça de propaganda à tevê.

Para se manter no cargo, o prefeito cassado deverá primeiro ingressar com embargos no próprio TRE; segundo, buscar uma cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Portanto, o petista Professor Lemos já entrou no aquecimento.

Via Blog do Esmael

Rui Falcão está matematicamente reeleito presidente do PT

O presidente do PT e deputado estadual de São Paulo, Rui Falcão, está matematicamente eleito para mais um mandato à frente do partido. O resultado será anunciado formalmente na tarde desta terça-feira (12), em São Paulo.

Falcão deve terminar a eleição interna do partido com cerca de 70% dos votos. Ele teve apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeou o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, como um dos coordenadores da campanha de Falcão. Com a confirmação da reeleição, Rui Falcão deve coordenar a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

Objeto no Céu na Cidade de Pitanga Pr

http://www.youtube.com/v/zfRb6IBN68o?version=3&autohide=1&feature=share&showinfo=1&autohide=1&attribution_tag=BIsDCLp267kIO9k7bMDsIw&autoplay=1

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novo cadastro reúne dados de 2.659 agentes públicos inadimplentes

Tem vereador de Santa Maria do Oeste na lista...

Por determinação do presidente, conselheiro Artagão de Mattos Leão, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) implantou o Cadin - Cadastro de Inadimplentes. O novo serviço está no site do órgão (www.tce.pr.gov.br) e relaciona 2.659 registros de nomes de agentes públicos que não cumpriram decisões da Corte, envolvendo a devolução de recursos públicos.

Os registros no Cadin reúnem 1.674 decisões de aplicação de restituição de valores, 879 multas administrativas, 80 multas proporcionais ao dano causado e 26 multas por infração fiscal. O Cadastro servirá de base para a listagem encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que define a inelegibilidade dos agentes públicos.

"O Tribunal, que já é considerado modelo em transparência pública, coloca mais um instrumento a serviço da sociedade, mostrando a importância de seu papel no controle de contas, relacionando agentes públicos que fizeram uso indevido dos recursos do contribuinte e foram penalizados", explicou Mattos Leão.

Definida a penalidade ao agente, depois de esgotados todos os recursos, o TCE determina ao governo estadual ou às prefeituras a cobrança do débito. Depois, o órgão fiscaliza a execução da penalidade, periodicamente. A não execução da dívida implica no bloqueio da emissão da Certidão Liberatória, documento necessário para que as instituições possam receber recursos públicos.

Cláudio Henrique de Castro, diretor de Execuções do Tribunal, explica que é provável que uma pequena parcela dos agentes públicos relacionados no Cadin já tenha efetuado a quitação dos débitos, mas ainda não apresentou a comprovação perante o Tribunal. Esta comprovação é necessária para a exclusão da listagem. Uma vez comprovado o pagamento, a exclusão é feita em 24 horas.

Os dados apresentados na relação do Cadin referem-se aos registros efetuados até o encerramento do dia útil imediatamente anterior ao da consulta. Não constam do relatório os débitos com prazo para recolhimento, ou cujo parcelamento esteja com as comprovações em dia perante a Diretoria de Execuções do TCE.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Faltava esse!


PROJETO DE LEI 496/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR
Entrada09/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A EFETUAR A DOAÇÃO AO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ, DO IMÓVEL QUE ESPECIFICA.
Anotações
COMISSÕES: CCJ, OBRAS

PROJETO DE LEI 435/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR
Entrada18/09/2013
Palavras-ChaveDIA, MUTIRÃO, NATAL, IGREJA, ADVENTISTA
Súmula
INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO PARANÁ, O DIA DO MUTIRÃO DE NATAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA.
Anotações

REQUERIMENTO 8917/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR
Entrada15/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA NA SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2013.
Anotações

REQUERIMENTO 8555/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR
Entrada02/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
REQUER A UTILIZAÇÃO DO GRANDE EXPEDIENTE PARA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA APOFILAB - ASSOCIAÇÃO DE PORTADORES DE FISSURA LÁBIO-PALATAL DE CASCAVEL MANTENEDORA DA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA CLAUDEMIR CONAQUE.
Anotações


REQUERIMENTO 8238/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR
Entrada23/09/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2013.
Anotações

Dupla sertaneja é detida por receptação antes de show no Paraná

Dupla de Maringá foi liberada na madrugada deste domingo após assinatura de Termo Circunstanciado.

A dupla sertaneja Victor Cruz e Diego Ortiz foi detida na noite deste sábado dia 09, antes de um show que seria realizado na cidade de Araruna, no Centro-Oeste do Paraná. A dupla é acusada de receptação de instrumentos musicais e equipamentos.

Segundo a Delegacia de Peabiru, o pai de Victor Cruz teria aplicado um golpe em uma loja de som na cidade de Guarapuava. Ele comprou aproximadamente R$ 25 mil em aparelhos sonoros e instrumentos e deu de presente para os cantores.

Na delegacia, a vítima reconheceu os objetos que não foram pagos. A Polícia Civil informou que a dupla foi liberada na madrugada deste domingo (10) após assinatura de Termo Circunstanciado e deve responder em liberdade pelo crime de receptação culposa. Já o pai do cantor, que já era considerado foragido da Justiça, responderá por estelionato.

Entre as músicas interpretadas pela dupla sertaneja de Maringá, estão "Bebo memo", "Arrochadinho", "Beijo gostoso" e "Até o chão". No final de novembro, a dupla deve realizar shows em Cianorte, Apucarana e Maringá, conforme a agenda disponível no site oficial. 

Via Portal Cantu

Alerta!Temporal deve atingir o PR a partir do fim da tarde nesta segunda-feira

A semana que começou com calor deve contar com temporais no fim da tarde desta segunda-feira (11). Há alerta para quedas de granizo, vendavais e chuvas com trovoadas para todo o Paraná. As condições para a ocorrência desses fenômenos vão da tarde desta segunda pelo menos até a manhã de terça (12). A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar, que já comunicou a Defesa Civil das condições meteorológicas.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, relata que um sistema de baixa pressão será responsável pela formação de uma frente fria ao longo desta segunda. O fenômeno, segundo ele, é conhecido como frontogênese. “A chance de temporais aumenta muito do meio da tarde em diante, quase que generalizado para o estado. A ênfase para temporais acontece da tarde para a noite e amanhã de manhã está previsto apenas chuva [moderadas].”

Já nesta terça-feira (12), a partir do deslocamento da frente fria em direção ao sudeste, Jacóbsen conta que a previsão é de haja previsão de chuvas apenas na faixa norte do Paraná. Nas demais regiões, a nebulosidade fica variável e chance de chuva é baixa. “Na tarde de amanhã [terça], ameniza a temperatura e nos próximos dias esquenta gradativamente.”

Temperaturas

Os termômetros, em Curitiba, devem chegar ainda aos 30ºC nesta segunda. Na terça, a máxima chega aos 24ºC, na quarta aos 23ºC e na quinta aos 27ºC. A mínima, que foi de 17ºC, nesta segunda, será de 12ºC, na quinta.

No Litoral, a previsão é idêntica em relação à ocorrência de chuva, mas as temperaturas ficam um pouco mais altas. As máximas serão de 33ºC, 27ºC, 24ºC e 27ºC na segunda, terça, quarta e quinta-feira, respectivamente. As mínimas, nesses dias, serão de 21ºC, 18ºC, 17ºC e 17ºC.

No interior do estado, principalmente no Norte e Noroeste, ocorre a maior diferença entre os termômetros nos períodos mais quentes dos próximos dias. Nesta segunda, as máximas serão de 33ºC, em Londrina, 34ºC, em Maringá, e 35ºC, em Paranavaí. Nessas mesmas cidades, na terça, as máximas devem chegar a 28ºC, 28ºC e 26ºC, respectivamente.

Via Gazeta do Povo

Alô, alô, Renan: Gleisi esconde um ficha suja aí no Senado

O Senado determinou na última semana a demissão do assistente parlamentar Nerigleikson Paiva de Melo, admitido em junho no escritório político em Alagoas do todo poderoso presidente do Senado, Renan Calheiros. A demissão foi confirmada na quinta (07). Nery, como é conhecido o ficha suja alagoano, perdeu a vaga na Câmara de Vereadores de Maceió em 2009 sob acusação de trocar dinheiro e combustível por votos.

Tratamento bem diferente, porém, tem o comissionado da senadora licenciada e ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Quando senadora, em 2011, ela nomeou como assistente parlamentar o ex-vereador petista Glaudio Renato de Lima, que disputou uma vaga de deputado estadual em dobradinha com seu marido e foi seu substituto na Secretaria de Gestão da Prefeitura de Londrina – até então dominada pelo PT. Glaudio foi condenado em dois processos diferentes pela Justiça do Paraná: um por improbidade administrativa e outro por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e concussão.

A revista Isto É em julho de 2012 flagrou o petista condenado e denunciou na coluna Brasil Confidencial e ninguém demitiu o ex vereador.

Ao lado de outros comissionados nomeados pela ministra, Glaudio mantém até hoje seu cargo no gabinete, hoje ocupado por Sérgio Souza (PMDB), e fica lotado no escritório de apoio do suplente em exercício. Mas não em Curitiba onde ela tem o domicílio eleitoral, mas em Londrina onde Glaudio é servidor municipal cedido para o Senado.

Via Boca Maldita

sábado, 9 de novembro de 2013

Projeto para sessão de 11/11/2013

Tropeiros – Deve igualmente concluir o processo de votação em Plenário o projeto apresentado pelo deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB) – de nº 592/12, que institui oficialmente no Paraná a Rota dos Tropeiros. A medida prevê a definição de um roteiro que “corta” o estado de Norte a Sul, passando por 22 municípios – Arapoti, Jaguariaíva, Tibagi, Piraí do Sul, Castro, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Contenda, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Rio Negro, Campo do Tenente, Carambeí, Telêmaco Borba e Sengés. Na justificativa da proposta, Anibelli relata um pouco da história do tropeirismo no Brasil, que favoreceu a comercialização, especialmente de animais, no Sul do país.

Três chapas "de oposição" enfrentam candidato favorito no PT-PR


O PT escolhe neste fim de semana suas novas lideranças municipais, estaduais e nacional. No Paraná, quatro chapas concorrem à presidência do diretório, sendo que três delas são de correntes “alternativas” ao campo majoritário do PT. O jogo de forças se dará entre o deputado Ênio Verri, que tenta a reeleição à presidência no Paraná, e os outros candidatos, que têm um direcionamento mais à esquerda dentro do partido. São eles: o deputado federal Doutor Rosinha, o sindicalista Ulisses Kaniak e o jornalista Roberto Elias Salomão. Apoiado pelos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Paulo Bernardo (Comunicações) e Rui Falcão (atual presidente nacional do PT), Ênio Verri é o favorito na disputa.

A escolha vai influenciar a corrida eleitoral do ano que vem, já que a ministra Gleisi Hoffmann é a aposta do partido para o governo do estado. Verri, que é próximo à ministra, costuma seguir a linha do PT nacional. Já os outros candidatos apontam uma guinada ao que seria o PT original, ou pelo menos mais próximo das bases ideológicas que fundamentam o partido. Eles acreditam que deve haver uma unidade e identidade mais fortes e, para isso, são mais radicais em pontos como a escolha de alianças políticas – o que poderia ser um fator complicador para a montagem do cenário político de 2014, inclusive no Paraná.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tá devagar!

Mesmo período dos anteriores...

INDICAÇÃO 2347/2013
Indicação Legislativa Aprovada Nº 2401 de 2013
Autor(es)DEPUTADO BERNARDO CARLI
Entrada22/10/2013
Palavras-ChavePOÇO, ARTESIANO, MATO DENTRO, GUAPAPUAVA
Súmula
PROPÕE QUE SEJA VIABILIZADA A PERFURAÇÃO DE UM POÇO ARTESIANO NA COMUNIDADE DE MATO DENTRO, DISTRITO DE GUAIRACÁ, NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA.
Anotações

REQUERIMENTO 9556/2013
 
Autor(es)DEPUTADO BERNARDO CARLI
Entrada04/11/2013
Palavras-Chave 
Súmula
REQUER RETIRADA DO PROJETO DE LEI Nº 19/13, ITEM 27 DA ORDEM DO DIA, POR DEZ SESSÕES.
Anotações

REQUERIMENTO 8767/2013
 
Autor(es)DEPUTADO BERNARDO CARLI
Entrada14/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
CONGRATULAÇÕES PELA REALIZAÇÃO DA 1ª FEIRA DE ESTOQUE DETONA GUARAPUAVA, NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA.
Anotações

REQUERIMENTO 8663/2013
 
Autor(es)DEPUTADO BERNARDO CARLI
Entrada08/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
PESAR DA SRA. SOLANGE SELI BORTOLANZA.
Anotações


REQUERIMENTO 7800/2013
 
Autor(es)DEPUTADO BERNARDO CARLI
Entrada09/09/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO DIA 03 DE SETEMBRO DE 2013.
Anotações

Só para constar

As informações das postagens anteriores sobre os Deputados, Professor Lemos e Alexandre Cury, são referentes ao período de 01/09/2013 até a data de hoje.

Pouca coisa!!


PROJETO DE LEI 448/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada24/09/2013
Palavras-ChavePRODUTORES, AGRICULTURA, FAMILIAR, PAULO FRONTIN
Súmula
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTOES DA AGRICULTURA FAMILIAR E PRODUTOS COLONIAIS DE PAULO FRONTIN, COM SEDE E FORO NO MUNICÍPIO DE PAULO FRONTIN.
Anotações

PROJETO DE LEI 420/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada11/09/2013
Palavras-ChaveHOMENS, MULHERES, AMAM, REALIZAM, CURIÚVA
Súmula
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS HOMENS E MULHERES QUE AMAM E REALIZAM, COM SEDE EM FIGUEIRA E FORO NO MUNICÍPIO DE CURIÚVA.
Anotações

PROJETO DE LEI 391/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada04/09/2013
Palavras-ChaveAPAE, MARUMBI
Súmula
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MARUMBI, COM SEDE E FORO NO MUNICÍPIO DE MARUMBI.
Anotações

INDICAÇÃO 2348/2013
Indicação Legislativa Aprovada Nº 2402 de 2013
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada22/10/2013
Palavras-ChavePROFESSOR, GRATIFICAÇÃO, LEI 11713
Súmula
SUGERE AUTORIZAR AO PROFESSOR TITULAR APOSENTADO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 1995, A GRATIFICAÇÃO DE INCENTIVO CONCEDIDA AO DOCENTE CATEDRÁTICO, PREVISTA PELA LEI Nº 11713, DE MAIO DE 1995.
Anotações

REQUERIMENTO 8708/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada09/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
PESAR DO SR. JOÃO FÉDER.
Anotações

REQUERIMENTO 8561/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada02/10/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2013.
Anotações

REQUERIMENTO 8200/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada18/09/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2013.
Anotações

REQUERIMENTO 7799/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada09/09/2013
Palavras-Chave 
Súmula
REQUER O ARQUIVAMENTO DO PROJETO DE LEI Nº 391/13.
Anotações


REQUERIMENTO 7726/2013
 
Autor(es)DEPUTADO ALEXANDRE CURI
Entrada03/09/2013
Palavras-Chave 
Súmula
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DO DIA 03 DE SETEMBRO DE 2013.
Anotações