dilmairon@hotmail.com

sábado, 24 de agosto de 2013

A "posição" da "oposição"

Muito se fala que os vereadores da oposição em Santa Maria do Oeste, nada fazem.
Mas o que é preciso saber, é qual a posição da oposição?
Alguns pontos devem ser analisados:

  • qual o papel da oposição no legislativo?
  • quem é o líder da oposição?
  • quais são os planos políticos da oposição?
  • quais interesses eles defendem?
  • quem eles representam?
A situação da oposição no cenário político em Santa Maria do Oeste é bastante complexa complicada.

O que aconteceu na legislatura anterior, dificilmente ocorrerá novamente.
Quando os vereadores Reinoldo e Luis Lima deixaram a base do Governo e passaram a ser oposição, fortaleceu muito os vereadores opositores, pois além de terem a maioria, tinham a Presidência do Legislativo e a liderança do vereador Reinoldo.
Hoje a oposição é minoria e não existe um consenso quanto ao futuro político.
A oposição precisa urgente de um líder, alguém que tome frente nas decisões, como também os vereadores precisam de assessoria par desenvolver os trabalhos de forma concreta.
Enquanto for um por si e Deus por todos, não conseguirão nada.
Mesmo em minoria é fundamental o papel da oposição para o andamento dos trabalhos tanto do Legislativo quanto do Executivo.
Espera-se da oposição um posição, e que essa seja em favor do povo de Santa Maria do Oeste.

Dólar alto provoca queda nas vendas e desemprego

As lojas dos shoppings estão desertas, no Paraguai. A alta da moeda americana afasta o turista do ‘paraíso das compras’, bem próximo de Guaíra, no Oeste do Paraná. A mesma situação ocorre em Ciudad del Este, vizinha a Foz do Iguaçu, rota preferida dos sacoleiros.

Os poucos que se arriscam a visitar o país vizinho voltam para casa com poucas sacolas nas mãos e uma enorme frustração. “O dólar está muito alto. Não tem como comprar nada. Estamos levando apenas algumas lembranças. Viemos conhecer o país, mas viemos em um momento que não está favorável para as compras”, diz o aposentado Airton Camargo Pinheiro, que viajou de Bauru, São Paulo, para conhecer os atrativos turísticos da região e aproveitou para viajar até Salto del Guairá.

Os brasileiros são os principais consumidores do mercado paraguaio. A instabilidade do dólar atrapalha as vendas, já baixas este mês. “Estamos há uma semana com as vendas lá embaixo. Não temos alternativa, a não ser esperar os consumidores. É só o dólar subir, para termos queda nas vendas. Para evitar prejuízos grandes, não injetamos o aumento total da moeda”, diz a comerciante Francieli Roman.

O movimento em queda preocupa os comerciantes, principalmente aqueles que investem em estruturas ainda maiores para atender os turistas. A taxa de desemprego tende a aumentar, até mesmo de brasileiros que trabalham em cidades que dependem do contrabando. Muitos lojistas dispensam os servidores extras, devido a nova crise. “Não é possível mantermos todos os servidores, alguns tivemos que dispensar”, afirma Francieli Roman.
Dólar não interrompe expansão de shoppings

Após Ciudad del Este, o principal centro de compras do Paraguai é Salto del Guairá. Os turistas brasileiros fortalecem a economia da cidade paraguaia e garantem emprego à população. A instabilidade da moeda americana é uma afronta aos altos investimentos em novos shoppings no país vizinho. Na principal avenida, estão em andamento construções de três grandes centros comerciais.

O comerciante brasileiro Bruno Rodrigues dos Santos possui um restaurante em um famoso shopping paraguaio. A família já enfrentou severas consequências da alta do dólar, há uma década, quando teve que fechar as portas, e voltar ao Brasil devido a crise da moeda estrangeira. “Tivemos que fechar a empresa. Quando o dólar sobe, o receio aumenta. Mas estamos em outra época. Acreditamos em apenas uma oscilação. Os consumidores se acostumam com o preço, já que no Brasil, os produtos também tendem a encarecer”.
Feriado é promessa de movimento


A tranquilidade das ruas é pouco comum para quem frequenta Salto del Guairá, no Paraguai. As vagas estão livres e nem os flanelinhas conseguem a mesma renda. “Antes, em uma quadra, eu cuidava de 50 veículos. Agora não cuido nem da metade, durante um dia”, afirma Benjamim Martinês, flanelinha da cidade, onde a atividade é regularizada. Nem abastecer o veículo no lado paraguaio compensa. O litro da gasolina comum está na média de R$ 2,55, praticamente o mesmo valor cobrado no lado brasileiro. Apesar da valorização do dólar, os comerciantes não perdem a esperança e estão atentos ao movimento do próximo feriado, 7 de setembro, Independência do Brasil. “Como o comércio fica fechado no Brasil, o movimento aumenta aqui. Esperamos que o dólar desvalorize até lá”, diz a vendedora Alvina Fernandes. Mas os turistas que já visitaram o país, não pretendem voltar tão cedo. “Não compensa fazer compra. No Brasil, o valor do produto é o mesmo. É pura ilusão”, diz o agricultor Claubeir Conrado Capristo.

Via oparana

Sudeste puxa melhora de avaliação de Dilma

O governo da presidente Dilma Rousseff recuperou parte da aprovação perdida após as manifestações populares de junho. Pesquisa Ibope em parceria com o Estado concluída na segunda-feira mostra que a taxa de ótimo/bom do governo cresceu de 31% para 38% desde 12 de julho. Ao mesmo tempo, as opiniões de que o governo é ruim ou péssimo caíram de 31% para 24%.

A avaliação de que o governo é “regular” permaneceu em 37%. Apenas 1% não soube ou não quis responder. A recuperação ocorreu principalmente no Sul e no Sudeste, onde as taxas de aprovação cresceram 11 e 12 pontos porcentuais, respectivamente.

Para a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, a recuperação de parte da popularidade de Dilma está relacionada ao refluxo das manifestações de rua, principalmente no Sudeste. “Os protestos diminuíram de tamanho e de alvo. A presidente não está mais no foco das manifestações”, afirma Marcia.

Pesou também a favor do governo a melhoria de alguns indicadores econômicos, como a redução da inflação e do desemprego, e o aumento da confiança do consumidor.

Nesta sexta-feira, 23, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o índice de confiança cresceu 4,4% no mês de agosto. “São todos indicadores concretos, que fazem diferença no dia a dia do eleitor”, afirma a CEO do Ibope Inteligência.
Velocidade. A pesquisa Ibope mostra que a recuperação da popularidade de Dilma é lenta. Sinais de que sua imagem estava melhorando haviam sido detectados pelo Datafolha duas semanas atrás. Em comparação àquela pesquisa, a aprovação governo foi de 36% para 38% agora. Ainda está longe do patamar onde esteve, porém. Em março, a presidente chegou a 65% de ótimo/bom no Datafolha e a 63% no Ibope.

No Sudeste, onde os protestos se voltam contra outros políticos, como os governadores do Rio, Sergio Cabral (PMDB) e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a taxa de ótimo/bom da administração Dilma cresceu de 24% para 36% entre julho e agosto. Ao mesmo tempo, a taxa de ruim/péssimo caiu de 38% para 28%. O “regular” ficou estável.
No Sul, o movimento foi semelhante: ótimo/bom passou de 28% para 39%, enquanto ruim/péssimo caiu de 32% para 24%. Já nas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste a aprovação do governo continua exatamente com as mesmas taxas de um mês atrás: 43% e 35%, respectivamente.

Capitais e interior. Continua a existir, entretanto, um grande fosso geográfico na popularidade de Dilma. Nas capitais (onde mais gente foi para a rua protestar), a taxa de ótimo/bom do seu governo é muito mais baixa do que nas cidades do interior: 30% a 41%. Nas cidades do entorno das capitais e nas metrópoles regionais a situação é intermediária: 37% de ótimo/bom.

Pode ser um sinal de que programas do governo federal voltados para municípios do interior, como o Mais Médicos, estão começando a surtir efeito. Mas significa também que os avanços de Dilma no Sudeste podem não ter se repetido nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo - o que é má notícia para os seus respectivos prefeitos.

A pesquisa Ibope-Estado foi feita entre os dias 15 e 19 de agosto. Foram 2.002 entrevistas face a face, feitas na residência dos entrevistados. A pesquisa tem abrangência nacional: foi feita em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. Sua margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

José Roberto de Toledo - Estadão Dados

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeito do PT enche a bola de Beto Richa

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Szaykowski (PT), encheu a bola do governador Beto Richa (PSDB) nesta quinta-feira, 22. Richa esteve na cidade e anunciou, entre outras obras, a construção e reforma de escolas e a pavimentação de estradas rurais. “Apesar das bandeiras partidárias serem diferentes, o bom convívio, entendimento e diálogo beneficiou a população. São mais de R$ 10 milhões em prol da nossa população. Agradeço de coração o governador por todos os projetos anunciados”, disse o prefeito petista.

Szaykowski lembrou que o pai de Richa, o ex governador José Richa, foi quem autorizou a maior obra do município: o asfalto da PR 447, única estrada que dá acesso a cidade. “A população tem um carinho especial por ele [José Richa] e o senhor vai ser lembrado aqui também, com certeza, depois de tanta liberação”. Nesta quinta-feira, Beto Richa visitou seis cidades da região Sul.

Via Boca Maldita

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Começa na segunda-feira pagamento da metade do 13º de aposentados e pensionistas

Brasília – A primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a ser paga na próxima segunda-feira (26). O pagamento foi autorizado por uma portaria no início de agosto. Os depósitos serão feitos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro. 

Segundo o Ministério da Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela e que sejam injetados na economia aproximadamente R$ 12 bilhões. No ano passado, foram pagos R$ 130 bilhões com o décimo terceiro dos trabalhadores brasileiros, equivalente a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre a primeira parcela do décimo terceiro, não incidem imposto de renda ou recolhimento para a Previdência - cobrados somente sobre a segunda parcela do benefício. Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda, até o dia 20 de dezembro. Para os servidores públicos, a regra é diferente. A primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho; e a segunda, em dezembro, com base no salário de novembro.

Têm direito ao décimo terceiro salário os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, bem como os aposentados e pensionistas do INSS. Para receber o benefício, o trabalhador tem de ter exercido alguma atividade com carteira assinada por pelo menos 15 dias no ano. Caso não tenha trabalhado o ano integralmente, o pagamento do décimo terceiro é proporcional.

Quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e a pessoa com deficiência, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado por autarquia empregadora e salário-família não têm direito ao benefício referente a esses pagamentos.

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Imagens mostram procurada fugindo com bebê de 22 dias de shopping


CAMPINAS - Um recém-nascido de 22 dias foi levado da mãe no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d’Oeste, no interior, na noite de terça-feira. A Polícia Civil apura se o caso tem a ver com tráfico de bebês e procura duas suspeitas que aparecem em imagens de câmeras de segurança.
Arquivo pessoal
O recém-nascido Gabriel

A mãe do bebê tem 15 anos e pode ter sido dopada por uma mulher que se aproximou da família durante a gravidez, dizendo pertencer a uma instituição de apoio a adolescentes. “Consideramos a hipótese de tráfico de crianças”, disse a delegada Olívia dos Santos Fonseca, da Delegacia de Defesa da Mulher. 
A suposta sequestradora dizia se chamar Márcia. “Ela deu cômoda, pagou a ultrassonografia”, contou o pai da criança, Igor Barbosa, de 18 anos.
A avó paterna do bebê, Solange Barbosa, de 34 anos, que trabalha no shopping, disse que no dia do desaparecimento a sequestradora afirmou que tinha conseguido uma consulta em Americana, cidade vizinha. O bebê tem problemas cardíacos. 
De ônibus, elas foram até Americana, mas chegando lá Márcia teria dito que a consulta havia sido cancelada. A mulher se ofereceu, então, para pagar um lanche no shopping.

Informações O Estadão

Mais uma vez...Sem Certidão


Verificação de pendências para Certidão Liberatória
Entidade
95.684.544/0001-26 MUNICIPIO DE SANTA MARIA DO OESTE
Data

22/08/2013 20:06:00

Resultado

Foram encontradas as seguintes pendências para emissão da Certidão Liberatória:

A entidade não está apta a receber Certidão Liberatória por possuir pendências junto a Diretoria de Execuções.
Consulte Aqui

Dilma vai aumentar a gasolina

Após apelos da Petrobras por aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel, e diante das perdas geradas pela escalada do dólar, integrantes do governo federal já dão como certo um reajuste ainda neste ano. Não há definição nem de percentual nem de quando exatamente o aumento será concedido.

A presidente da empresa, Graça Foster, esteve ontem com a presidente Dilma. Guido Mantega (Fazenda) também discutiu o assunto com Dilma. A avaliação do Planalto é que a desvalorização cambial não deixa muitas alternativas, e auxiliares presidenciais dizem ser muito difícil fugir de um aumento nos próximos meses.

O aumento é dado como certo por investidores, de modo que as ações da Petrobras já apresentam alta de 5,3% na Ibovespa.

Via Boca Maldita

Cargo Público e cargo eletivo...

Tenho visto muitos comentários sobre o caso da Vereadora que exerce função na Secretaria de Saúde de Santa Maria do Oeste.
Então, estou publicando o que diz a Constituição Federal a respeito do assunto:

Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

Governo capta R$ 122 milhões do FGTS para infraestrutura nos municípios

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (21) o Contrato de Concessão de Crédito entre a Fomento Paraná e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 122 milhões. Os recursos são do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e serão aplicados para financiar obras de infraestrutura e transporte nos municípios paranaenses. 

A Fomento Paraná vai atuar como agente de crédito. A Paranacidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será responsável pela parte técnica, com análise dos projetos e pedidos de financiamentos dos municípios, que serão encaminhados à Fomento Paraná para análise e autorização do crédito.

“A boa parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado na área de habitação se repete agora no financiamento de obras de infraestrutura”, afirmou o governador Beto Richa, durante a solenidade de assinatura do contrato, no Palácio Iguaçu. “A Caixa tem sido muito parceira. Com o tempo, temos estreitado e fortalecido esta parceria, com resultados positivos ao Estado e a todos os paranaenses”, disse Richa. 

De acordo com o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, o credenciamento junto à Caixa inaugura uma nova frente de financiamento da infraestrutura urbana nos municípios, com a abertura de novas alternativas para obras e promoção do desenvolvimento regional no Paraná. “O governo estadual é municipalista e também nós iremos atuar diretamente com os prefeitos, dando condições para que possam levar ações de desenvolvimento à população”, disse Barbosa.

O vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, explicou que a Caixa Econômica possui cerca de R$ 355 bilhões em recursos ativos do FGTS. Parte do valor é destinada a financiamento de obras em áreas prioritárias das cidades, como habitação, saneamento e infraestrutura. Os R$ 122 milhões captados pelo Paraná são para infraestutura e transportes, pelo Programa Pró-Transporte, como linhas específicas de financiamento.

Segundo Ferreira Cleto, a Fomento Paraná vai dar qualidade aos processos de financiamento. “Esse valor do atual contrato tem potencial para aumentar. É um valor que inicia o repasse de linhas, mas pode aumentar nos próximos anos”, acrescentou Ferreira Cleto.

Participaram da solenidade o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, e o deputado estadual Wilson Quinteiro.

PROJETO PILOTO – A primeira operação piloto com recursos do FGTS será para a pavimentação da Estrada do Palmitalzinho, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 3,6 milhões, serão asfaltados seis quilômetros, ligando o distrito, onde moram mais de duas mil pessoas, à cidade. A estrada também servirá de eixo ligando a BR- 116 à Estrada da Graciosa.

“É uma região que estava necessitando de investimento”, afirmou o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo. Ele salientou que realizar financiamentos por meio da Fomento Paraná dá mais segurança e agilidade. “Todo o processo burocrático é menor. O projeto com Quatro Barras é um embrião que foi desenvolvido e que dará certo pra todos os municípios do Estado”, disse. O projeto foi aprovado pelo Ministério das Cidades e encontra-se em tramitação na Secretaria do Tesouro Nacional.

FORTALECIMENTO – O presidente da Fomento Paraná, Barbosa Sobrinho, destacou que, de forma inédita, a empresa abre mais uma frente de trabalho junto a Caixa Econômica para dar oportunidade aos paranaenses. “A Fomento é o único agente de crédito do governo estadual e o governador nos solicitou que reposicionássemos a empresa no mercado, de forma a qualificar e melhorar os serviços prestados aos paranaenses”, afirmou o presidente.

A Fomento Paraná é a primeira operadora, nos últimos dez anos, a firmar contrato de concessão de crédito com a Caixa Econômica para atuar com dinheiro do FGTS – que é a poupança do trabalhador brasileiro e deve ser destinada a obras que geram emprego, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, com segurança e rentabilidade.

Recentemente a Fomento Paraná obteve a classificação de risco feita por agências internacionais, como “investment grade”, medida que atesta a solidez e a confiança do mercado. A classificação de risco auxiliou a Fomento Paraná na aprovação de uma proposta técnica apresentada à Agência Francesa de Desenvolvimento, para abrir uma linha de financiamento no valor de R$ 320 milhões para apoio às políticas de tratamento de resíduos sólidos no Estado.

Informações AEN

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeito de Santa Maria do Oeste terá que devolver subsídios.
























Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) mostra que 105 prefeitos, que estavam à frente de prefeituras do Paraná em 2012, receberam a mais do que o previsto pelas leis municipais. Em alguns casos, a diferença entre o devido e o pago é superior a 100%. O Paraná possui 399 cidades, todavia, em algumas cidades no último ano mais de um prefeito assumiu a gestão municipal. Todos os prefeitos, de acordo com o TCE-PR, serão notificados. 

Eles terão que pagar multa de R$ 1.383,23. Esta multa, segundo Souza, é proporcional ao dano, podendo variar de 10% a 30% do valor da diferença. Além disso, os prefeitos devem devolver o dinheiro que receberam a mais. 

Se ele não devolver no julgamento ordinário, em qualquer fase de recurso, um dia, vai ter que devolver. Ele devolve ou os próprios herdeiros lá na frente vão devolver. Nunca vai ser sanada esta dívida" Gumercindo Souza, técnico TCE-PR.

TSE manda PT devolver mais de R$ 100 mil aos cofres públicos

O PT terá de devolver mais de R$ 100 mil para os cofres públicos por causa de irregularidades detectadas nas contas relativas a 2003. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou na noite desta terça-feira, 20, um pedido no qual o partido desistiu de recorrer da punição fixada em 2010.

A restituição dos valores foi determinada pelo TSE durante julgamento que aprovou as contas com ressalvas. Na sessão de ontem, a presidente do tribunal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, fez questão de frisar que pareceres elaborados por técnicos e pelo Ministério Público recomendaram a aprovação com ressalvas.

O caso provocou polêmica porque, conforme julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2003, dirigentes do PT lideraram o mensalão. O esquema consistia na compra de apoio de parlamentares para aprovação de projetos de interesse do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, o TSE julgaria o pedido de reconsideração do PT contra a decisão do tribunal de aprovar as contas com ressalvas. Mas o relator, Dias Toffoli, informou que a legenda havia pedido que a Corte homologasse o pedido de desistência do recurso. Os ministros concordaram e o caso foi encerrado.

Informações Gazeta do Povo

Por onde entrou a arma?

Um atendimento a um acidente de trânsito na noite do último domingo (18) jamais será esquecido pelos enfermeiros do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Primeiro porque a vítima, Airton Bora dos Santos, de 31 anos, chegou a casa hospitalar, depois de ter batido sua motocicleta contra outra, bastante alterado. Segundo, porque ao examinarem o raio-x do peito dele, os profissionais encontraram um revólver calibre 32.
“É um fato inusitado realmente. Ninguém mexeu direito no rapaz, porque ele estava muito alterado e com isto foi até o raio-x com a arma. A Polícia Militar foi acionada e dada voz de prisão ao paciente por porte ilegal de arma e ainda existe um mandado de prisão em aberto contra ele”, o superintendente Marcos Gogola, da Delegacia de Campo Largo.
“Não engoliu a arma e nem o mandado de prisão que vai ter que cumprir assim que receber alta”, complementou o policial civil.
Via Radio Banda B

Goioxim:Município vai construir estádio de futebol

O prefeito de Goioxim, Elias Schreiner, solicitou ao Deputado Nereu Moura, recursos através do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – PAM, para a construção de um Estádio de Futebol naquela cidade.

Imagem ilustrativa
Com este Programa do Governo Estadual, cada cidade beneficiada define onde irá investir, e, o Município de Goioxim através de Audiência Pública, optou pela construção de um Estádio de Futebol com vestiários, iluminação, alambrados e banheiros.
Para o parlamentar peemedebista, “a execução dessa obra é extremamente relevante, tendo em vista que irá incentivar a prática esportiva, proporcionando maior qualidade de vida aos moradores”, afirma.

Via Olho Aberto

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Será que é verdade?

Fiquei sabendo no dia de hoje que o município de Santa Maria do Oeste, "inventou" mais um cargo público.
O cargo de "chefe da raia".
Pelo que me contaram um ex candidato a vereador, não eleito, foi contratado para tomar conta da "raia", bem como dos inquilinos lá instalados.
Isso, se for verdade é mais um caso de "descaso" com o dinheiro público.
Os políticos fazem qualquer negócio para vencer a eleição, a conta vem depois e quem paga é o povo.

Mais uma para a Ministra...

Cada dia uma nova para a Ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). A petista vai ter que explicar as despesas do governo Dilma com cartões corporativos que já chegaram a R$ 26 milhões somente neste ano. Segundo a coluna de Claudio Humberto, a presidência é a campeã de gastos, com R$ 7,7 milhões, mais que o dobro do segundo lugar, o Ministério da Justiça. Tudo "protegido por sigilo", sob alegação de "garantir segurança da sociedade e do Estado", segundo regra criada por Lula para não explicar gastos. 

Só no mês de julho, o governo torrou quase R$ 5 milhões com cartões corporativos. Em junho o total da conta já somava R$ 21 milhões.

E Gleisi, quanta gasta com cartões corporativos?
É muito mordomia e pouco serviço!

Professor do Ceará é condenado a 6 anos de reclusão por vazar questões do Enem

O professor de Física e coordenador do Colégio Christus, de Fortaleza, Jahilton José Motta, de 59 anos, foi condenado nesta segunda-feira, 19, a seis anos de prisão e multa pelo vazamento de 14 questões do Enem em 2011 para 639 estudantes da escola. Na época, ele distribuiu o material aos alunos antes do exame, mas as questões eram de um pré-teste do próprio Enem, aplicados em outubro de 2010 no colégio. O advogado de Motta disse que vai recorrer da decisão. Já o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE), autor da denúncia contra o professor, não entrará com recurso.

A Justiça Federal do Ceará condenou o professor a um total de seis anos: quatro anos de reclusão e multa por divulgar, indevidamente, o conteúdo sigiloso de um processo seletivo para ingresso no ensino superior e a mais dois anos de prisão e multa por "obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento". A pena de reclusão deverá ser cumprida inicialmente em regime semiaberto, e ele deverá pagar multa de 400 salários mínimos, em até 10 dias após a decisão condenatória. Ele poderá recorrer em liberdade.

O advogado de Motta, Victor Pompeu, afirmou ao Estado que "a sentença foi desastrosa". Não houve provas, de acordo com ele, do recebimento clandestino do material e a sentença foi baseada em "presunções do juiz". 

A denúncia do MPF cearense a outras quatro pessoas envolvidas no caso - duas representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, uma representante da Cesgranrio e mais uma funcionária do Colégio Christus - não foi aceita pelo juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara Federal. Após a recusa, o Ministério Público pediu a absolvição do professor, sob o argumento de que ele não poderia ter possibilitado o vazamento sozinho, mas o juiz optou pela condenação.

O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, considerou positiva a decisão. "O Inep foi completamente inocentado, que mostra a lisura de nossos processos", disse. "O Enem envolve muita gente e todos têm de ter comprometimento. É importante ficar claro que os atos têm consequência." O Colégio Christus não se manifestou sobre a decisão.

Matéria completa em: www.estadao.com.br

Anvisa proíbe lote de ketchup da Heinz fabricado no México por ter pelo de rato


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o país a comercialização de um lote de ketchup da norte-americana H.J. Heinz produzido no México, após detecção de fragmentos de pelo de roedores no produto.

A determinação foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União após o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo ter ordenado o recolhimento do lote 2K04 do ketchup no início do mês por conter pelo de roedores.

A associação de consumidores Proteste denunciava a presença de pelos de roedores no produto há pelo menos seis meses, depois de ter encontrado irregularidades em amostradas compradas em supermercados da região metropolitana de São Paulo no final de 2012.

"Os pelos encontrados no teste demonstram que o alimento é impróprio para consumo, com forte indício de que haja problemas graves de higiene, além da falta de cuidados mínimos para a fabricação ou acondicionamento do ketchup Heinz", afirmou a entidade em comunicado à imprensa divulgado na sexta-feira passada.

Oração do gaúcho

Oração do Gaúcho
Dom Luiz Felpe de Nadal

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 
e com licença, Patrão Celestial
Vou chegando, despacito, enquanto cevo o amargo de minhas confidências
Porque ao romper da madrugada e o descambar do sol,
preciso camperear por outras invernadas e repontar do céu 
A força e a coragem para o entrevero do dia que passa
Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca e rebenque e esporas
Se não se afirma nos arreios da vida, 
não se estriba na proteção do céu. 
Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço.
Ao romper da madrugada e o descambar do sol, tomara que todo o mundo seja como irmão 
Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero pra mim.
Perdoa, meu Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana
De quando em vez, quase sem querer, 
eu me solto porteira afora...
Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro...
Mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito
Ajuda-me Virgem Maria, primeira prenda do céu
Socorre-me São Pedro, capataz da estância gaúcha 
Mas pra fim de conversa vou te dizer meu Deus, 
mas somente pra ti:
Que a tua vontade leve a minha de cabresto 
pra todo o sempre até a querência do céu.
Amém

Olha o exemplo!


A Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou na sessão de ontem  19/08, a redução das diárias pagas aos vereadores e servidores do legislativo.
A redução foi de 50%.
Todos os que solicitarem diárias para eventos relativos ao exercício da função, no retorno devem apresentar relatório das despesas, bem como declaração, diploma ou certificado de participação em caso de cursos.
Bem que alguns municípios vizinhos poderiam aderir a ideia.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bebê que "ressuscitou" morre em hospital de Londrina

Morreu na última sexta dia 16 em Londrina, Yasmin Gomes.

A menina que "ressuscitou" três horas após ter sido dada como morta em julho deste ano, ficou internada no Hospital Infantil por mais de 30 dias, mas não resistiu.

Yasmin estava internada em estado grave na UTI, respirando por aparelhos. No dia 8 de julho, após nascer de parto normal Yasmin parou de respirar. Ela foi dada como morta e só "voltou à vida" três horas mais tarde, surpreendendo a família e os médicos. 

Segundo a Acesf, o velório e sepultamento da criança aconteceram em Joaquim Távora, onde a menina nasceu.


Informações Portal Cantu

Requião denuncia Richa por censura em rádios e jornais do Paraná



O senador Roberto Requião (PMDB), pelo Twitter, denunciou o governador Beto Richa (PSDB) pela prática de censura em rádios e jornais do interior do Paraná.

Segundo o peemedebista, que é pré-candidato ao Palácio Iguaçu, seu virtual oponente tucano estaria impedindo que jornais e rádios do interior o entrevistem.

“Extremamente inoperante e medíocre, governo do Paraná procura impedir que rádios e jornais do interior me entrevistem. Minúsculo bebeto.Argh”, tuitou Requião.

A censura de Richa coincide com o crescimento de Requião nas sondagens de intenção de voto. De acordo com levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado neste domingo (18) pelo jornal Gazeta do Povo, a presença do senador na disputa coloca em risco a ida do governador tucano para o segundo turno em 2014 (clique aqui para relembrar).

De acordo com os números de Murilo Hidalgo, Richa tem 39%, Geisi Hoffmann (PT) aparece com 24% tecnicamente empatada com Requião que tem 21%. Joel Malucelli (PSD) faz 2%.

Na prática, o cenário da corrida pelo governo do Paraná, em 2014, lembra muito o jogo eleitoral de 2012 em Curitiba. O então prefeito Luciano Ducci (PSB), pupilo de Richa, buscava a reeleição, mas acabou nem indo para o segundo turno por conta da presença de Rafael Greca (PMDB) no páreo

Via Blog do Esmael

Prestação de contas

As contas de 2009 do Executivo Municipal estão no Legislativo para apreciação e votação.
As contas vieram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná, com ressalvas.
Em primeiro exame as contas haviam sido reprovadas pelo Tribunal.
O município interpôs recurso de revista e as contas foram aprovadas.
Lembrando que as contas de 2009 são aquelas em que o município descontou e não recolheu INSS no prazo, tendo sido recolhido posteriormente com pagamento de juros e multa pelo Executivo.
Os vereadores devem colocar em discussão e votação a prestação de contas nas próximas sessões.

Gasto distrital com combustível é suficiente para dar 32 voltas na Terra


Em tempos de pressão popular por austeridade nos gastos públicos e pelo enxugamento da máquina, os deputados distritais bateram recorde de despesas com verba indenizatória. Os 24 parlamentares gastaram R$ 1,88 milhão com essas cotas de janeiro a junho deste ano, 27% a mais do que no mesmo período de 2012 — o maior valor semestral já registrado. A divulgação da atividade parlamentar e a compra de combustível estão entre as despesas preferidas dos distritais. Para se promover com o eleitorado, eles investiram R$ 658,8 mil. Já com os R$ 327,3 mil pagos a postos de combustíveis no primeiro semestre, é possível rodar 1,3 milhão de quilômetros — o equivalente a 32 vezes a circunferência do planeta Terra. O balanço de contratação de consultoria jurídica esconde casos de repasses a escritórios de advocacia para causas particulares. É o caso do deputado Washington Mesquita (PSD), que pagou sua defesa em ações de interesse pessoal com a verba da Câmara Legislativa.

O recordista no ranking de gastos da cota no semestre foi o deputado Benedito Domingos (PP). Na última quinta-feira, a Mesa Diretora decidiu encaminhar um processo contra o distrital à Corregedoria da Casa. Depois de ser condenado por improbidade administrativa em primeira instância pelo Tribunal de Justiça do DF, ele foi alvo de uma representação popular — posteriormente acatada pela Mesa Diretora. De janeiro a junho, Benedito usou R$ 117 mil. Esse valor é bem próximo ao teto de despesas de cada gabinete, de R$ 20.042 por mês. Em nota, o parlamentar afirmou que a verba indenizatória é usada “a serviço do mandato, dentro do permitido pela Câmara Legislativa”

Os R$ 327,3 mil gastos com combustível equivalem a 109 mil litros de gasolina — média de 4,5 mil litros por parlamentar entre janeiro e junho. Com o volume, cada distrital teria rodado 54 mil quilômetros no semestre ou 9 mil quilômetros por mês. É como se cada deputado fizesse uma viagem de ida e volta do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), mensalmente.

Informações: Correio Braziliense