dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Governo do Paraná e CAIXA entregam 64 casas para pequenos produtores na região

                                                                                Entrega em Virmond

O governo do Paraná, Cohapar, e a Caixa Econômica, entregaram nesta quinta dia 11 as chaves da casa própria a 64 famílias de pequenos produtores das cidades de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond e Cantagalo.
As moradias foram construídas com recursos do programa Minha Casa Minha Vida Rural, do governo federal, com contrapartida do governo estadual.
Os investimentos foram de R$1,6 milhão e as famílias pagam apenas quatro prestações anuais de R$250,00.
Em Virmond foram entregues 19 unidades habitacionais. Para a prefeita Lenita Mierzva, hoje é um dia especial pois o sonho da casa própria torna-se realidade para 19 famílias. “Este projeto que leva moradias aos pequenos produtores é maravilhoso, pois as pessoas não querem sair do seu pedaço de terra e continuam produzindo riquezas em nossa cidade”.
Em entrevista concedida a Rádio Campo Aberto de Laranjeiras do Sul, o secretário de Habitação do Paraná e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, destacou o trabalho que o governo do Paraná está desenvolvendo na área habitacional. “Estamos atuando em 394 municípios paranaenses, o que representa 99% do estado, um feito inédito no Brasil. O governador Beto Richa entende que habitação é a base do resgate social de uma família e sabe que o interior merece atenção especial. Por isso, nosso trabalho é baseado nas parcerias com o governo federal e prefeituras”, afirmou.
Marcos Carrasco, gerente regional da CAIXA, destacou o trabalho desenvolvido pela Cohapar em todo o Estado. “Não lembro de ter visto uma Cohapar tão atuante como temos hoje. Observamos que neste governo o trabalho se tornou mais eficiente e vimos um crescimento considerável no setor habitacional”, disse.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso, agradeceu ao governo pelo apoio que o município tem recebido. “A parceria com o governo tem ajudado nossa cidade a melhorar cada vez mais e, por isso, queremos continuar trabalhando juntos”.
Em Cantagalo, o prefeito Everson Antônio konjunski, citou a importância da moradia de qualidade para o homem do campo e enalteceu a grande parceria com os governos estadual e federal. “Graças a esta união, podemos hoje proporcionar segurança e tranquilidade aos nossos produtores”, afirmou.
Via Portal Cantu

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Grande Raulzito!


Talvez o certo para você é o errado para mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual, é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.

Não sei onde eu to indo
Mas sei que eu to no meu caminho
Enquanto você me critica, eu to no meu caminho.

O povo brasileiro não tem tempo pra ler, anda muito ocupado para poder pensar.

Eu perco pra malandro, perco pra ladrão, perco pra espertinhos e espertões, perco na transação bancária, nos juros e na taxa diária. Ah, mas na sabedoria é que eu ganho de vocês, essa ninguém me tira.

É seu direito!


Art. 459 da CLT - Periodicidade do pagamento de salário
Art. 459 - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

§ 1º Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)


Teatro faz parte das comemorações!

Apresentação teatral, bolo e missa de ação de graças fizeram parte das comemorações alusivas ao aniversário de Santa Maria do Oeste.
Fica a pergunta:
E o palhaço quem é?

Continuando...

Art. 8° - A politica de desenvolvimento municipal tem por objetivos:
I - assegurar a todos os santamarienses:
a) existência digna;
b) bem-estar e justiça social;
II - priorizar o primado do trabalho;
III _ cooperar com a União e o Estado e consorciar-se a outros Município, na realização de metas de interesse da coletividade;
IV - Promover, de forma integrada, o desenvolvimento social e econômico;
V - realizar planos, programas e projetos de interesse dos segmentos marginalizados da sociedade.

O conhecimento das Leis nos ajuda a cobrar e a exigir aquilo a que temos direito.

Movimentos sociais liberam passagem de veículos em 21 praças de pedágios no Paraná

Integrantes de movimentos sociais e centrais sindicais liberam a passagem de veículos em 21 praças de pedágios no Paraná na manhã desta quinta (11), em virtude do dia nacional de paralisação e luta da classe trabalhadora.
A mobilização tem por objetivo exigir a redução imediata das tarifas cobradas hoje pelas concessionárias que administram as praças de pedágios, cujo valor é um dos mais altos do país. Os trabalhadores também cobram do governo a realização da Reforma Agrária, para que sejam assentadas imediatamente as milhares de famílias acampadas, sendo que só no estado paranaense são aproximadamente seis mil famílias.
Os manifestantes também reivindicam Políticas Públicas de apoio, incentivo e crédito para produção de alimentos baratos, saudáveis, e sem venenos com o fortalecimento do campesinato, e a adoção de programas estruturais para a juventude e para as mulheres do campo. Além disso, eles também apoiam todas as reivindicações populares e a necessária Reforma Política do país, e cobram a convocação imediata de um plebiscito popular. 
Nesse momento estão abertas as Praças de Pedágios em: Campo Mourão, Corbélia, Cascavel, Santa Terezinha do Itaipu, Céu Azul, Nova Laranjeiras, Candói, Guarapuava, Presidente Castelo Branco, Floresta, Mandaguari, Arapongas, Jataizinho, Sertaneja, Cambará, Mauá da Serra , Imbaú, Irati, Lapa, São Luiz do Purunã, e Litoral.

Via Boca Maldita

Feliz Aniversário!

Hoje a nossa querida Santa Maria do Oeste completa 23 anos.
Uma jovem e pequena cidade no interior do Paraná.
São vinte e três anos de uma história feita com lutas e sacrifícios de seu povo.
O povo de Santa Maria merece os parabéns.
Um povo honesto e trabalhador.
Ao povo e para o povo assim deveria ser este município.
Muito se tem pra fazer em Santa Maria do Oeste, mas hoje é dia de comemorar.
Não é hora de partidarismo ou lados políticos.
A hora é de dar as mãos e lutar por essa terra.
Parabéns Santa Maria do Oeste!
Parabéns povo de Santa Maria do Oeste!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Juro tem terceira alta seguida e vai a 8,5% ao ano

SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) promoveu nesta quarta-feira a terceira alta consecutiva da taxa básica de juros. A Selic teve elevação de 0,5 ponto porcentual, para 8,5% ao ano. Com isso, a taxa brasileira volta ao mesmo nível de maio do ano passado. A decisão foi unânime e o BC repetiu, em comunicado, que a alta do juro básico "contribuirá para colocar a inflação em declínio."

Apesar do fraco crescimento econômico do País, a decisão já era amplamente esperada pelos analistas. Isso porque o BC está de olho nas expectativas de inflação e preocupado com a atual volatilidade do câmbio - que tem transmissão para os preços. No ano, a moeda já acumula elevação de 11%.

O temor com as estimativas se dá porque o IPCA (índice oficial de inflação) acumulado em 12 meses até junho está em 6,7%, furando o teto da meta do governo (6,5%).
Por mais que o presidente do BC, Alexandre Tombini, garanta que a inflação deste ano será menor do que os 5,84% de 2012, há uma preocupação do mercado de que a promessa não se cumpra.

Na última segunda-feira, a pesquisa Focus mostrou que o grupo de economistas que mais acertam as projeções de inflação no médio prazo, denominado de Top 5, mudou bruscamente sua projeção para a inflação em 2014, de 6,05% para 6,30%. Isso mostra que as pressões sobre os preços deverão prosseguir no próximo ano.

Bebê considerado morto é achado com vida em capela de hospital

Um bebê considerado morto após o parto em um hospital de Joaquim Távora, a 180 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná, foi encontrado com vida na capela do hospital, três horas depois. A menina, nascida na segunda-feira (8), está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina.

De acordo com a enfermeira do Hospital Lincoln Graça de Joaquim Távora Ana Cláudia Oliveira, responsável pelo parto, o bebê nasceu vivo, mas a equipe médica constatou que ele não respirava. Um médico foi chamado para assistir a equipe, que, após diversas tentativas de reanimar a criança, percebeu que não havia nenhum sinal vital. "Eu posso garantir: a criança estava morta. As pupilas não respondiam mais à luz. Todos os sinais comprovavam que não havia mais vida", afirma a enfermeira.

Ana Cláudia conta que, por ser uma criança, solicitou que o corpo fosse encaminhado à capela interna do hospital. "É um anjinho, uma criança. Não queria que fosse para o necrotério", explicou. Segundo ela, uma auxiliar de enfermagem limpou a criança e a vestiu com as roupas com as quais a recém-nascida seria enterrada. "Eu vi. Ela estava roxinha, completamente morta", relembra a enfermeira.

No entanto, três horas depois da morte constatada, a avó da criança, Eliza Cabral Silva, a dona da funerária contratada pela família, Rosiles Ferro, e a própria Ana Cláudia notaram que a menina passou a mexer as pernas enquanto estava envolta em um cobertor sobre o altar.

"Quando eu vi, não sabia se ficava feliz ou triste. Fiquei sem reação", diz a avó do bebê. "Não acreditava no que estava vendo. Foi Deus", garante. A enfermeira também diz acreditar que a bebê voltou a respitar por intervenção divina. "Não há explicação médica. Eu, pessoalmente, só posso acreditar que foi um milagre", afirma a funcionária do hospital.

A dona da funerária que atendeu à família diz não acreditar no que presenciou na capela do hospital. "A avó me ligou para buscar o corpo e eu fui. Chegando lá, encontrei o corpo da menina em cima do altar da capela. De repente, vimos que ela ergueu a perninha. Nós nem acreditamos. Ela estava respirando. Nos abraçamos e começamos gritar: 'Ela está viva, ela está viva!'", relata a dona da funerária, Rosiles Ferro.

Segundo a administração do Hospital Infantil Sagrada Família, a criança, que respira com a ajuda de aparelhos, ainda não tem diagnóstico confirmado. Ela deve passar por uma bateria de exames nesta quarta-feira (10). A mãe do bebê já está em casa, ainda conforme o hospital.

Mais um artigo...

Lei Orgânica de Santa Maria do Oeste:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais do Município de Santa Maria do Oeste como ente integrante da República Federativa do Brasil:

  • Promover o bem estar de todos os santamarienses, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outra formas de discriminação;
  • Erradicar, com a participação da União e do Estado do Paraná, a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais em sua área territorial.

Aprovado o projeto que facilita o financiamento de obras para municípios

O projeto do Governo do Paraná que reformula o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) foi aprovado nesta terça-feira (9) em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O projeto de lei atualiza e remodela arranjo institucional criado pelo Paraná para financiar os municípios, estabelecendo as responsabilidades de cada organismo envolvido. Com o novo SFM, fica mais fácil o acesso das prefeituras ao crédito para financiar obras e programas. 

De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, a reformulação do SFM vai assegurar aos municípios uma redução na taxa de juros e um aumento do período de carência e do prazo de pagamento dos financiamentos. “Esta é mais uma medida adotada pelo governador Beto Richa para auxiliar os municípios a melhorar sua infraestrutura e aumentar a oferta de serviços públicos de qualidade aos cidadãos”, afirma Traiano. 

“Regulamentar o financiamento aos municípios e consórcios trará um grande ganho para a população, com melhoria da qualidade de vida das famílias e aumento do bem estar nas cidades onde as pessoas vivem”, completa o deputado. 


Os financiamentos podem ser destinados para pavimentação de vias, construção de barracões industriais, terminais rodoviários, centros comunitários, postos de bombeiros, projetos de modernização administrativa, planos diretores, programas de tratamento de resíduos sólidos, entre outras obras. 

VANTAGENS – Com a remodelação do sistema, as prefeituras poderão acessar R$ 400 milhões em recursos do SFM até o fim de 2014. A taxa de juros deixará de ser linear e vai variar entre 3,5% e 4,5% ao ano (mais a Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP), de acordo com o porte do município. Hoje, a taxa de juros é de 6% ao ano, mais TJLP. 

A medida beneficia especialmente municípios com população igual ou inferior a 10 mil habitantes (203 cidades atualmente), que terão juros de 3,5% ao ano (mais TJLP). Municípios com população entre 10 mil e 100 mil habitantes poderão contratar novos financiamentos com taxa de 4% ao ano, e para municípios com mais de 100 mil habitantes a taxa será de 4,5% ao ano, ambos inclusos a TJLP. 

O prazo para começar a pagar os financiamentos também foi ampliado de 12 para até 24 meses e a amortização da dívida pode ser feita de oito anos até 15 anos.

Leia a matéria completa no link:

Dilma anuncia R$ 3 bi para prefeitos investirem em educação e saúde, mas é vaiada

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (10), em Brasília, investimentos da ordem de R$ 3 bilhões para prefeitos de todo o país. O anúncio foi feito em evento da 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne cerca de 3.000 prefeitos. 

A presidente foi vaiada novamente hoje após ignorar gritos vindos da plateia sobre o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ontem, em encontro dos prefeitos, Dilma foi vaiada por não ter comparecido ao evento. No ano passado, a presidente também foi vaiada na Marcha dos Prefeitos.

De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, os prefeitos queriam um repasse do FPM da ordem de R$ 6 bilhões, mas, como a presidente anunciou R$ 3 bi, ficaram insatisfeitos e vaiaram.

Dos R$ 3 bilhões, metade será liberada em agosto deste ano, e o restante, em abril do ano que vem.
Matéria completa no link:
http://mais.uol.com.br/view/14587745

Lei Orgânica

No Brasil existem mais de 4 milhões de Leis, Decretos, Resoluções e Medidas Provisórias em vigência.
Os municípios são regidos em primeiro lugar pela Constituição Federal, em segundo lugar pela Constituição Estadual e pela Lei Orgânica Municipal.
Certamente a maioria dos cidadãos não conhece a Lei Orgânica de seu município.
Pensando nisso, vou começar a mostrar alguns trechos da Lei Orgânica de Santa Maria do Oeste.
Art. 1 - Paragrafo único - Todo o poder do município, emana do povo santamariense, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Reajuste de salário de professores agora depende da sanção de Richa

Foi aprovada, nesta terça-feira (09), a redação final do projeto que equipara os salários dos professores da rede estadual ao salário inicial dos profissionais de nível superior do Executivo estadual e do piso nacional da categoria. Com isso, o salário dos professores passará a ser de R$ 1.567,00. O projeto depende agora da sanção do governador Beto Richa (PSDB).

O reajuste do salário-base será de 0,6%, retroativo a maio deste ano, e mais 3,94% em outubro. A ideia é que o piso pago a profissionais com ensino médio e 40 horas semanais de jornada seja o mesmo em níveis nacional e estadual.

O projeto foi aprovado em duas sessões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nas duas votações, em 03 e 08 de julho, o texto foi aprovado com unanimidade pelos deputados. O acréscimo no salário dos professores custará R$ 12,7 milhões mensais ao governo estadual.

domingo, 7 de julho de 2013

Políticos paranaenses são pouco expressivos para os brasileiros


Veja a matéria completa em: www.gazetadopovo.com.br

Não é o Balboa!













O brasileiro Anderson Silva achou que era Rocky Balboa!
Não era!
Rocky Balboa só na ficção.
Na noite de ontem Anderson pensou que venceria seu adversário na hora que quisesse.
Não Venceu!
Balboa apanhava e levantava.
Anderson apanhou e não levantou
E assim se foi o cinturão.
Mitos não existem.
Derrota merecida.
Reinado acabado.
Realmente Anderson não é Rocky Balboa!