dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Grande Raulzito!


Talvez o certo para você é o errado para mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual, é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.

Não sei onde eu to indo
Mas sei que eu to no meu caminho
Enquanto você me critica, eu to no meu caminho.

O povo brasileiro não tem tempo pra ler, anda muito ocupado para poder pensar.

Eu perco pra malandro, perco pra ladrão, perco pra espertinhos e espertões, perco na transação bancária, nos juros e na taxa diária. Ah, mas na sabedoria é que eu ganho de vocês, essa ninguém me tira.

É seu direito!


Art. 459 da CLT - Periodicidade do pagamento de salário
Art. 459 - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

§ 1º Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)


Teatro faz parte das comemorações!

Apresentação teatral, bolo e missa de ação de graças fizeram parte das comemorações alusivas ao aniversário de Santa Maria do Oeste.
Fica a pergunta:
E o palhaço quem é?

Continuando...

Art. 8° - A politica de desenvolvimento municipal tem por objetivos:
I - assegurar a todos os santamarienses:
a) existência digna;
b) bem-estar e justiça social;
II - priorizar o primado do trabalho;
III _ cooperar com a União e o Estado e consorciar-se a outros Município, na realização de metas de interesse da coletividade;
IV - Promover, de forma integrada, o desenvolvimento social e econômico;
V - realizar planos, programas e projetos de interesse dos segmentos marginalizados da sociedade.

O conhecimento das Leis nos ajuda a cobrar e a exigir aquilo a que temos direito.

Movimentos sociais liberam passagem de veículos em 21 praças de pedágios no Paraná

Integrantes de movimentos sociais e centrais sindicais liberam a passagem de veículos em 21 praças de pedágios no Paraná na manhã desta quinta (11), em virtude do dia nacional de paralisação e luta da classe trabalhadora.
A mobilização tem por objetivo exigir a redução imediata das tarifas cobradas hoje pelas concessionárias que administram as praças de pedágios, cujo valor é um dos mais altos do país. Os trabalhadores também cobram do governo a realização da Reforma Agrária, para que sejam assentadas imediatamente as milhares de famílias acampadas, sendo que só no estado paranaense são aproximadamente seis mil famílias.
Os manifestantes também reivindicam Políticas Públicas de apoio, incentivo e crédito para produção de alimentos baratos, saudáveis, e sem venenos com o fortalecimento do campesinato, e a adoção de programas estruturais para a juventude e para as mulheres do campo. Além disso, eles também apoiam todas as reivindicações populares e a necessária Reforma Política do país, e cobram a convocação imediata de um plebiscito popular. 
Nesse momento estão abertas as Praças de Pedágios em: Campo Mourão, Corbélia, Cascavel, Santa Terezinha do Itaipu, Céu Azul, Nova Laranjeiras, Candói, Guarapuava, Presidente Castelo Branco, Floresta, Mandaguari, Arapongas, Jataizinho, Sertaneja, Cambará, Mauá da Serra , Imbaú, Irati, Lapa, São Luiz do Purunã, e Litoral.

Via Boca Maldita

Feliz Aniversário!

Hoje a nossa querida Santa Maria do Oeste completa 23 anos.
Uma jovem e pequena cidade no interior do Paraná.
São vinte e três anos de uma história feita com lutas e sacrifícios de seu povo.
O povo de Santa Maria merece os parabéns.
Um povo honesto e trabalhador.
Ao povo e para o povo assim deveria ser este município.
Muito se tem pra fazer em Santa Maria do Oeste, mas hoje é dia de comemorar.
Não é hora de partidarismo ou lados políticos.
A hora é de dar as mãos e lutar por essa terra.
Parabéns Santa Maria do Oeste!
Parabéns povo de Santa Maria do Oeste!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Juro tem terceira alta seguida e vai a 8,5% ao ano

SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) promoveu nesta quarta-feira a terceira alta consecutiva da taxa básica de juros. A Selic teve elevação de 0,5 ponto porcentual, para 8,5% ao ano. Com isso, a taxa brasileira volta ao mesmo nível de maio do ano passado. A decisão foi unânime e o BC repetiu, em comunicado, que a alta do juro básico "contribuirá para colocar a inflação em declínio."

Apesar do fraco crescimento econômico do País, a decisão já era amplamente esperada pelos analistas. Isso porque o BC está de olho nas expectativas de inflação e preocupado com a atual volatilidade do câmbio - que tem transmissão para os preços. No ano, a moeda já acumula elevação de 11%.

O temor com as estimativas se dá porque o IPCA (índice oficial de inflação) acumulado em 12 meses até junho está em 6,7%, furando o teto da meta do governo (6,5%).
Por mais que o presidente do BC, Alexandre Tombini, garanta que a inflação deste ano será menor do que os 5,84% de 2012, há uma preocupação do mercado de que a promessa não se cumpra.

Na última segunda-feira, a pesquisa Focus mostrou que o grupo de economistas que mais acertam as projeções de inflação no médio prazo, denominado de Top 5, mudou bruscamente sua projeção para a inflação em 2014, de 6,05% para 6,30%. Isso mostra que as pressões sobre os preços deverão prosseguir no próximo ano.

Bebê considerado morto é achado com vida em capela de hospital

Um bebê considerado morto após o parto em um hospital de Joaquim Távora, a 180 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná, foi encontrado com vida na capela do hospital, três horas depois. A menina, nascida na segunda-feira (8), está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina.

De acordo com a enfermeira do Hospital Lincoln Graça de Joaquim Távora Ana Cláudia Oliveira, responsável pelo parto, o bebê nasceu vivo, mas a equipe médica constatou que ele não respirava. Um médico foi chamado para assistir a equipe, que, após diversas tentativas de reanimar a criança, percebeu que não havia nenhum sinal vital. "Eu posso garantir: a criança estava morta. As pupilas não respondiam mais à luz. Todos os sinais comprovavam que não havia mais vida", afirma a enfermeira.

Ana Cláudia conta que, por ser uma criança, solicitou que o corpo fosse encaminhado à capela interna do hospital. "É um anjinho, uma criança. Não queria que fosse para o necrotério", explicou. Segundo ela, uma auxiliar de enfermagem limpou a criança e a vestiu com as roupas com as quais a recém-nascida seria enterrada. "Eu vi. Ela estava roxinha, completamente morta", relembra a enfermeira.

No entanto, três horas depois da morte constatada, a avó da criança, Eliza Cabral Silva, a dona da funerária contratada pela família, Rosiles Ferro, e a própria Ana Cláudia notaram que a menina passou a mexer as pernas enquanto estava envolta em um cobertor sobre o altar.

"Quando eu vi, não sabia se ficava feliz ou triste. Fiquei sem reação", diz a avó do bebê. "Não acreditava no que estava vendo. Foi Deus", garante. A enfermeira também diz acreditar que a bebê voltou a respitar por intervenção divina. "Não há explicação médica. Eu, pessoalmente, só posso acreditar que foi um milagre", afirma a funcionária do hospital.

A dona da funerária que atendeu à família diz não acreditar no que presenciou na capela do hospital. "A avó me ligou para buscar o corpo e eu fui. Chegando lá, encontrei o corpo da menina em cima do altar da capela. De repente, vimos que ela ergueu a perninha. Nós nem acreditamos. Ela estava respirando. Nos abraçamos e começamos gritar: 'Ela está viva, ela está viva!'", relata a dona da funerária, Rosiles Ferro.

Segundo a administração do Hospital Infantil Sagrada Família, a criança, que respira com a ajuda de aparelhos, ainda não tem diagnóstico confirmado. Ela deve passar por uma bateria de exames nesta quarta-feira (10). A mãe do bebê já está em casa, ainda conforme o hospital.

Mais um artigo...

Lei Orgânica de Santa Maria do Oeste:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais do Município de Santa Maria do Oeste como ente integrante da República Federativa do Brasil:

  • Promover o bem estar de todos os santamarienses, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outra formas de discriminação;
  • Erradicar, com a participação da União e do Estado do Paraná, a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais em sua área territorial.

Aprovado o projeto que facilita o financiamento de obras para municípios

O projeto do Governo do Paraná que reformula o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) foi aprovado nesta terça-feira (9) em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O projeto de lei atualiza e remodela arranjo institucional criado pelo Paraná para financiar os municípios, estabelecendo as responsabilidades de cada organismo envolvido. Com o novo SFM, fica mais fácil o acesso das prefeituras ao crédito para financiar obras e programas. 

De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, a reformulação do SFM vai assegurar aos municípios uma redução na taxa de juros e um aumento do período de carência e do prazo de pagamento dos financiamentos. “Esta é mais uma medida adotada pelo governador Beto Richa para auxiliar os municípios a melhorar sua infraestrutura e aumentar a oferta de serviços públicos de qualidade aos cidadãos”, afirma Traiano. 

“Regulamentar o financiamento aos municípios e consórcios trará um grande ganho para a população, com melhoria da qualidade de vida das famílias e aumento do bem estar nas cidades onde as pessoas vivem”, completa o deputado. 


Os financiamentos podem ser destinados para pavimentação de vias, construção de barracões industriais, terminais rodoviários, centros comunitários, postos de bombeiros, projetos de modernização administrativa, planos diretores, programas de tratamento de resíduos sólidos, entre outras obras. 

VANTAGENS – Com a remodelação do sistema, as prefeituras poderão acessar R$ 400 milhões em recursos do SFM até o fim de 2014. A taxa de juros deixará de ser linear e vai variar entre 3,5% e 4,5% ao ano (mais a Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP), de acordo com o porte do município. Hoje, a taxa de juros é de 6% ao ano, mais TJLP. 

A medida beneficia especialmente municípios com população igual ou inferior a 10 mil habitantes (203 cidades atualmente), que terão juros de 3,5% ao ano (mais TJLP). Municípios com população entre 10 mil e 100 mil habitantes poderão contratar novos financiamentos com taxa de 4% ao ano, e para municípios com mais de 100 mil habitantes a taxa será de 4,5% ao ano, ambos inclusos a TJLP. 

O prazo para começar a pagar os financiamentos também foi ampliado de 12 para até 24 meses e a amortização da dívida pode ser feita de oito anos até 15 anos.

Leia a matéria completa no link:

Dilma anuncia R$ 3 bi para prefeitos investirem em educação e saúde, mas é vaiada

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (10), em Brasília, investimentos da ordem de R$ 3 bilhões para prefeitos de todo o país. O anúncio foi feito em evento da 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne cerca de 3.000 prefeitos. 

A presidente foi vaiada novamente hoje após ignorar gritos vindos da plateia sobre o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ontem, em encontro dos prefeitos, Dilma foi vaiada por não ter comparecido ao evento. No ano passado, a presidente também foi vaiada na Marcha dos Prefeitos.

De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, os prefeitos queriam um repasse do FPM da ordem de R$ 6 bilhões, mas, como a presidente anunciou R$ 3 bi, ficaram insatisfeitos e vaiaram.

Dos R$ 3 bilhões, metade será liberada em agosto deste ano, e o restante, em abril do ano que vem.
Matéria completa no link:
http://mais.uol.com.br/view/14587745

Lei Orgânica

No Brasil existem mais de 4 milhões de Leis, Decretos, Resoluções e Medidas Provisórias em vigência.
Os municípios são regidos em primeiro lugar pela Constituição Federal, em segundo lugar pela Constituição Estadual e pela Lei Orgânica Municipal.
Certamente a maioria dos cidadãos não conhece a Lei Orgânica de seu município.
Pensando nisso, vou começar a mostrar alguns trechos da Lei Orgânica de Santa Maria do Oeste.
Art. 1 - Paragrafo único - Todo o poder do município, emana do povo santamariense, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Reajuste de salário de professores agora depende da sanção de Richa

Foi aprovada, nesta terça-feira (09), a redação final do projeto que equipara os salários dos professores da rede estadual ao salário inicial dos profissionais de nível superior do Executivo estadual e do piso nacional da categoria. Com isso, o salário dos professores passará a ser de R$ 1.567,00. O projeto depende agora da sanção do governador Beto Richa (PSDB).

O reajuste do salário-base será de 0,6%, retroativo a maio deste ano, e mais 3,94% em outubro. A ideia é que o piso pago a profissionais com ensino médio e 40 horas semanais de jornada seja o mesmo em níveis nacional e estadual.

O projeto foi aprovado em duas sessões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nas duas votações, em 03 e 08 de julho, o texto foi aprovado com unanimidade pelos deputados. O acréscimo no salário dos professores custará R$ 12,7 milhões mensais ao governo estadual.

domingo, 7 de julho de 2013

Políticos paranaenses são pouco expressivos para os brasileiros


Veja a matéria completa em: www.gazetadopovo.com.br

Não é o Balboa!













O brasileiro Anderson Silva achou que era Rocky Balboa!
Não era!
Rocky Balboa só na ficção.
Na noite de ontem Anderson pensou que venceria seu adversário na hora que quisesse.
Não Venceu!
Balboa apanhava e levantava.
Anderson apanhou e não levantou
E assim se foi o cinturão.
Mitos não existem.
Derrota merecida.
Reinado acabado.
Realmente Anderson não é Rocky Balboa!

sábado, 6 de julho de 2013

Promotoria acusa petistas de uso político do 'Minha Casa'

O Ministério Público no Ceará ingressou com ação de improbidade administrativa contra 40 pessoas que estariam envolvidas em irregularidades na execução do programa Minha Casa, Minha Vida em Fortaleza. Segundo o MP, a Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) teria favorecido servidores da prefeitura e pessoas vinculadas ao PT.

A ação tramita na 3.ª Vara da Justiça Federal no Ceará, que determinou a notificação dos requeridos para que se manifestem. As irregularidades teriam sido cometidas quando Roberto Márcio Dutra Gomes era presidente da Habitafor, entre 2005 e 2012 - período em que Fortaleza era governada pelos petistas. "Gomes, junto com assessores próximos, manipulou o sistema relacionado ao Minha Casa, Minha Vida com o intuito de beneficiar determinadas pessoas, em detrimento dos que necessitavam, prioritariamente, do benefício do programa", diz na ação o procurador da República, Alexandre Meireles.

O texto destaca que foi feita a inscrição de pessoas mesmo depois de vencido o prazo de cadastramento. Procurados, os petistas acusados informaram que só vão se manifestar na Justiça, dentro do prazo de 10 dias úteis que começou a contar na sexta-feira passada.

21 imóveis. O Ministério Público voltou-se para o caso após representação feita pelo próprio órgão envolvido, a Habitafor, no início deste ano. Ela investigava denúncia de que 21 imóveis, de um total de 80 do condomínio São Bernardo, no bairro Serrinha, teriam beneficiado pessoas ligadas à prefeitura e ao petismo. Mais de 30% desses beneficiados tinham algum tipo de vinculação com dirigentes e funcionários da Habitafor.

Segundo a ação, "além do ex-presidente da Habitafor e de funcionários da Prefeitura, as pessoas beneficiadas de forma irregular aparecem como réus na ação". O procurador Meireles ressalta que os indivíduos beneficiados são alcançados pela Lei de Improbidade Administrativa, que abrange qualquer pessoa que, mesmo não sendo agente público, beneficie-se do ato de improbidade.

Além da condenação dos envolvidos, o MP pede a anulação dos contratos de compra das casas concedidos irregularmente e a devolução dos imóveis à Caixa Econômica Federal ou à Habitafor, já que as unidades foram construídas com recursos de fundo gerido pelo banco.

Via o Estadão www.estadao.com.br

Raul Seixas! Fica a dica!

Dilma fica com Bernardo e Gleisi volta ao Senado

Paulo Bernardo (Comunicações) é o único dos três paranaenses cotado para permanecer na reforma ministerial de Dilma. Bernardo deve voltar ao Planejamento, pasta que ocupou no governo Lula. Segundo jornal Valor, mudanças no primeiro escalão de Dilma estão “maduras” e devem acontecer em breve.

Já Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) devem deixar o ministério. Gleisi sofre desgastes sucessivos por erros e declarações, como no caso das demarcações de terras indígenas e do subsídio federal ao transporte público. Aloizio Mercadante (Educação) assumiu suas funções como articulador do governo. Gilberto Carvalho, segundo pessoas próximas à presidente, causa uma crise cada vez que abre a boca.

Embora não exista uma data-limite para a reforma ministerial, informa-se nos bastidores do governo que as alterações são “iminentes” e deve incluir a área econômica. Auxiliar de Dilma resume a conjuntura: “Se fosse uma gravidez, [a mudança no ministério] teria entrado no 9º mês”.

O que move a presidente a acelerar o desfecho dessas trocas cogitadas há muito tempo, informam esses relatos, é sua “preocupação” com a situação da economia e as relações políticas com o Congresso e os movimentos sociais, além é claro, das eleições do ano que vem. É quase certa uma mexida na equipe econômica.

Via Boca Maldita

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Petistas lideram manobra para aprovar proposta que ameaça Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Deputados do PT foram os principais responsáveis por uma manobra que encurtou o trâmite de uma proposta que ameaça o Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Depois de assinar um recurso para que o Projeto de Lei (PL) 7.123/2010 fosse encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados, e não direto ao Senado como previsto originalmente, doze petistas retiraram suas assinaturas. Eles foram os mais numerosos entre os integrantes de outros partidos que voltaram atrás da posição inicial. Um dos autores do pedido de retirada das assinaturas é também petista e autor do PL, Assis do Couto (PR) (veja lista no box abaixo).
Com a retirada das assinaturas de outros deputados, entre eles sete peemedebistas, o recurso perdeu a eficácia, no dia 26/6. O PL está agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, seguirá para o Senado sem passar pelo plenário da Câmara. A CCJ é dominada por PT e PMDB, os maiores partidos governistas, e, portanto, deve aprovar o projeto.
A liderança do PT na Câmara disse que o assunto não foi discutido na bancada e que o partido não tem posição sobre ele.

O projeto prevê a reabertura de uma estrada, fechada há mais de dez anos por decisão judicial, que corta o Parna do Iguaçu, e insere, na Lei 9.985/2000, do SNUC, a figura da “estrada-parque” (veja o texto na íntegra).

O Parna do Iguaçu é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e as Cataratas do Iguaçu, que estão em seu interior, foram eleitas recentemente como uma das sete Maravilhas da Natureza.
Ambientalistas, pesquisadores e governo apontam que a construção de estradas dentro de unidades de conservação (UCs) provoca e amplia uma série de impactos negativos, como aumento da extração ilegal de madeira e de outros produtos florestais, incêndios, fragmentação de ambientes, atropelamento e caça de animais.

Assis do Couto afirma que o projeto pretende dinamizar o turismo ecológico no Iguaçu e em outros locais do País, além de regulamentar as rodovias que já existem em várias UCs. A base eleitoral do deputado é o oeste do Paraná, onde fica o Parna do Iguaçu.

No dia 22/6, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a proposta é “inaceitável” e uma “afronta” (saiba mais). A expectativa, portanto, é que a presidenta Dilma vete o projeto, caso seja aprovado. O Supremo Tribunal Federal (STF) também deverá julgar uma ação sobre o tema.

No dia 23/6, um grupo de ambientalistas e moradores realizou um protesto em defesa do Parque do Iguaçu nas cataratas (veja aqui).

Bandeira política

Entre os petistas que retiraram a assinatura do recurso, estão alguns considerados defensores da causa ambiental, como Márcio Macedo (SE), Fernando Ferro (PE) e Domingos Dutra (MA).
Ferro admite que não leu o PL e que resolveu retirar a assinatura do recurso em solidariedade ao colega Assis do Couto. Macedo e Dutra não retornaram pedido de entrevista.
“Não somos favoráveis que essa estrada venha a ser aberta sob nenhuma forma”, diz Jorge Luiz Pegoraro, chefe do Parna do Iguaçu. “Hoje, ela [a proposta] serve como uma bandeira para alguns políticos locais, talvez por falta de um projeto mais arrojado de infraestrutura, turismo e desenvolvimento local”.
Informações da Polícia Federal dão conta de que a via, antes de ser fechada, era usada para contrabando e tráfico de drogas.
“Com a estrada, [o impacto] será menor porque a população vai se autofiscalizar. Há controle social. Temos de acreditar nas pessoas. Haverá movimentação de pessoas e um sentimento de defesa da estrada por parte da população local”, defende o deputado.
Ele acredita que seu projeto vai facilitar a fiscalização de crimes comuns e ambientais na região e impedir impactos ambientais negativos. O parlamentar lembra que a proposta prevê, entre outras condicionantes, implantação de guaritas, limite de horário para o tráfego e acesso restrito a carros de passeio e ônibus de turismo, que seriam revistados ao entrar e sair da área.

Via www.socioambiental.org

TCU tira R$ 1 milhão da área de fiscalização para pagar benefício a ministros

BRASÍLIA — A presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) retirou R$ 1,02 milhão do programa de fiscalização da aplicação dos recursos públicos federais – a principal atividade do tribunal, responsável pelo controle dos gastos da União – para depositar R$ 636,5 mil nas contas pessoais dos próprios ministros do órgão, entre eles seis já aposentados. O dinheiro depositado nas contas de 12 ministros da ativa e de seis que usufruem da aposentadoria se refere ao pagamento do auxílio-alimentação retroativo, uma regalia permitida pelos próprios integrantes do TCU.

A primeira parcela do benefício foi paga no mesmo dia – 6 de dezembro de 2012 – em que o então presidente do TCU, Benjamin Zymler, assinou a portaria que remanejou mais de R$ 1 milhão do programa de fiscalização para despesas com servidores. Em 26 de dezembro, os ministros receberam a segunda e última parcela da regalia.

A portaria da presidência do TCU criou um crédito suplementar no Orçamento da União para pagar auxílio-alimentação a “servidores e empregados”, como consta no documento, e também para capacitação de recursos humanos e assistência pré-escolar aos dependentes dos servidores. Os valores destinados a cada atividade foram de R$ 700 mil, R$ 250 mil e R$ 70 mil, respectivamente. Em contrapartida, ficou cancelada a destinação de R$ 1,02 milhão à atividade de fiscalização da aplicação do dinheiro público. A portaria esconde, portanto, a real destinação da principal fatia do dinheiro retirado do programa de fiscalização.

IDEB Santa Maria do Oeste

2005
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
Crescimento
24% 5% 0%
Ideb
3.34.14.34.3
Meta
3.43.74.24.44.75.05.35.6

Recebi um comentário falando do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dizendo que na gestão do ex Prefeito Fofo era ruim e agora é bom.
Basta olhar o gráfico acima para ver que não é bem assim.
Os dados foram retirados do portal do IDEB.