dilmairon@hotmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

VENERI, LOBISTA DE DESPACHANTES?

No palco da Assembléia...
Até os petistas e aliados estão de orelha em pé com o desempenho personalista do deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição. Na terça-feira (28), durante a votação do aumento do salário dos servidores, ele, junto com os deputados Elton Welter e Professor Lemos, tentaram fazer um jogo de cena para as galerias lotadas de servidores. A ideia era apresentar emendas dobrando o aumento de 6,49% concedido pelo governo, para 13%, o que além de inconstitucional (a Assembléia não pode propor medidas que aumentem as despesas) é completamente inviável em termos econômicos.
Para complicar as coisas a manobra de Veneri representou o rompimento de um acordo, duramente costurado com o apoio da bancada do governo, para que o pagamento do aumento dos servidores fosse feito em uma única parcela. O jogo de cena irritou o deputado Anibelli Neto (PMDB), que costuma votar com os petistas, e até mesmo o deputado petista Enio Verri, que disse em alto e bom som que estava constrangido com o histrionismo do companheiro, e que depois dessa se recusava a firmar acordos em nome do PT.

No dia seguinte, Veneri armou mais um fuzuê na reunião promovida pelo líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), realizada para explicar aos deputados o novo sistema de lacre do DETRAN. Sem muita informação a respeito, mas cheio de razão como sempre, Veneri fez tanta confusão que acabou deixando os deputados desconfiados. Eles estão convencidos que por trás da polêmica do lacre existe uma guerra comercial entre os despachantes e fabricantes de placas e que o petista, talvez até mesmo pela necessidade compulsiva ganhar espaço na mídia a qualquer custo, está atuando como lobista dos despachantes.
Fonte: Boca Maldita

Governo prepara decreto para reduzir conta de luz.


Após fracasso na votação da medida provisória 605 no Senado, presidente Dilma deve assinar decreto, solução alternativa.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (29) que está garantida a redução na conta de energia, apesar da não votação da Medida Provisória 605, a MP da energia, que garante o desconto nas contas de luz com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Para isso, a presidente Dilma Rousseff vai assinar um decreto ainda nesta quarta antecipando o uso de recursos da CDE que garantirão o pagamento da diferença de tarifas. Segundo Gleisi, também ficou decidido que o conteúdo da MP 605 será incorporado à MP 609, que trata da desoneração da cesta básica, permitindo a transferência dos recursos automaticamente. A decisão foi tomada após acordo com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).
"Para cobrir uma lacuna que ficará entre a perda de vigência da MP 605 (das tarifas de energia) e a aprovação da MP 609, o governo vai editar um decreto a partir de hoje antecipando a possibilidade de usar os recursos da Conta de Desenvolvimento Energético pra cobrir os custos e o equilíbrio de custos do sistema elétrico e garantir, portanto, a redução nas tarifas da conta de luz. O ministro (Edison) Lobão depois falará à imprensa sobre esse decreto", afirmou a ministra. O ministro de Minas e Energia concederá entrevista às 14h30 para falar sobre o tema.
Em relação à MP 601, que concede desonerações ao setor produtivo Gleisi disse que o Ministério da Fazenda "está analisando qual é o melhor encaminhamento que será feito". "É uma matéria mais complexa, tem mudança de regime tributário, e o ministro Guido (Mantega) também deve se manifestar sobre a melhor forma de encaminhar a matéria".
Questionada sobre falhas na articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, Gleisi respondeu: "O que tivemos foi uma questão de prazo. Como disse o presidente do Senado (Renan Calheiros), foi a questão matemática, infelizmente não deu o prazo que o Senado tinha se auto estabelecido para apreciar uma medida provisória. E por serem temas importantes para o País, estamos fazendo esse encaminhamento para que possamos assegurar, como a presidenta se dispôs e determinou, a redução da conta de luz".
Ao tratar pelo segundo dia com a imprensa sobre o tema, a ministra Gleisi funcionou como uma espécie de porta-voz do governo, que enfrenta problemas em sua articulação política. Gleisi justificou que falou nesta quarta em nome da ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, porque ela está cumprindo agenda em Tocantins. Só que nesta terça-feira, 28, o recado ao Senado foi dado também por Gleisi, embora Ideli estivesse no Planalto.
Conforme informou nesta quarta-feira o jornal O Estado de S. Paulo, aliados do Palácio do Planalto passaram a terça-feira tentando assegurar a votação, no Senado, de medidas provisórias que perderão a validade na segunda-feira, 3. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se recusou a ler a MP 605 (das tarifas de energia) e a MP 601 (que concede desonerações ao setor produtivo).
Para Calheiros, a votação açodada de medidas provisórias subtrai do Senado seu poder constitucional de revisor. "As MPs todas são importantes, sem exceção. Mas não são mais importantes que o Senado, que as instituições, que a democracia. O governo não pode apequenar o Senado", disparou Calheiros nesta terça.
Fonte: Gazeta do povo

Mais de metade do PMDB rejeita aliança com PT...

Mais de metade do PMDB
Para desespero do vice-presidente Michel Temer, levantamento interno revela que, se a convenção fosse hoje, mais de metade do PMDB rejeitaria a aliança com o PT da presidente Dilma. Ambos os partidos estão em pé de guerra em doze Estados, que somam 314 dos 477 delegados do PMDB. Os mesmos delegados seriam responsáveis por 470 votos, dos 739, o que definiria um rompimento oficial com o PT. O PMDB-RJ, onde o governador Sérgio Cabral tenta barrar candidatura de Lindbergh (PT), tem o maior número de delegados (51) e votos (74). Além do Rio, estão na lista Ceará, Paraná, Acre, Bahia, Santa Catarina, Minas, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e gaúchos. A cúpula do PMDB avalia que o partido pode repetir o racha entre o grupo da Câmara e o do Senado, como aconteceu no governo Lula.
Fonte
Boca Maldita - O Blog do Paraná

CLÁUDIO HUMBERTO

terça-feira, 28 de maio de 2013

Gleisi tem inferno astral fora de época

Que fase! O aniversário de Gleisi Hoffmann (Casa Civil) é no dia 6 de setembro e segundo os cabalísticos, seu inferno astral deveria ocorrer entre agosto e mais alguns dias de setembro. Mas Gleisi parece sofrê-lo desde já. Senão vejamos:

1 – Gleisi está desgastada no Congresso Nacional ao fazer o papel de bad cop na dupla com Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A base classifica a dupla de “incompetente”. Uma anota tudo e a outra faz caras de poucos amigos. A MP dos Portos foi a gota d’água para os congressistas.

2 – Gleisi perdeu espaço para Aloízio Mercadante (Educação) – ministro predileto de Dilma – cada vez mais onipresente no Planalto e desde já apontado, em verso e prosa, como seu substituto na Casa Civil.

3 – Gleisi foi afastada por Dilma do comando da contenciosa questão terras indígenas x agricultores. Dilma a trocou por Michel Temer, vice-presidente.

4 – Em função da disputa índios x agricultores, Gleisi apanha dia sim e outro também, de lideranças e entidades indígenas, como a Cimi, e de lideranças e entidades de agricultores do Mato Grosso do Sul e do Paraná.

5 – Gleisi perdeu mais uma. Indicou Luiz Fachin, um dos maiores juristas brasileiros, para o STF. Dilma preferiu ouvir José Eduardo Cardozo (Justiça) e escolheu Luís Roberto Barroso.

6 – Gleisi não consegue explicar para opinião pública paranaense a pífia participação do Estado nos investimentos e obras federais, além das perdas financeiras e orçamentárias, e se vale da cantilena digna do movimento estudantil.

Informações: Boca Maldita

Até hoje...

Repasses do mês de maio até hoje dia 28/05.
Lembrando que ainda teremos o repasse do FPM que será creditado amanhã visto que dia 30/05 será feriado.
R$ 1.504.043,83 C

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Faroeste Caboclo com Santo Lula

Quem ainda não viu, veja no Youtube.
Vale a pena.


Termina nesta segunda prazo para criar portais da transparência

Termina nesta segunda-feira (27) o prazo para que os municípios com menos de 50 mil habitantes cumpram a Lei de Transparência, criando seus portais da transparência na internet. Neles, deverão ser publicados, em tempo real, todos os dados sobre gestão, incluindo receitas, despesas e a relação de funcionários e salários. Segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), quem não cumprir a determinação não terá a certidão liberatória emitida. A restrição impede o recebimento de recursos de transferências.
A partir desta terça-feira (28), o TCE inicia a fiscalização do cumprimento da determinação, imposta pela Lei Complementar 131/2009 - conhecida como Lei da Transparência. De acordo com a Diretoria de Contas Municipais (DCM) do TCE, no último dia 30 de abril expirou a validade das certidões liberatórias outorgadas pelo Tribunal. Surgiu, com isso, a necessidade de ser retirada nova certidão, com validade para mais 60 dias. O cumprimento da determinação ditada pela LC 131 é uma das condições.

"Além do cumprimento, junto ao Tribunal, das demais obrigações da agenda para o período, a obtenção da certidão via internet dependerá da confirmação, pelos sistemas de análise do TCE, da observância, pelo município, das exigências da Lei da Transparência", explica Akichide Walter Ogasawara, titular da DCM.
Até então, os municípios com menos de 50 mil habitantes precisavam divulgar, apenas, os anexos principais da Lei nº 4.320/64, os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária e os Relatórios de Gestão Fiscal, nas versões completa e simplificada.
Porém, neste mês de maio, passam a valer as regras da gestão pública aberta em tempo real. A obrigação é reforçada na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Os detalhes das informações a serem divulgados estão descritos nos Artigos 38 e 42 da Instrução Normativa nº 89/2013, do TCE. O texto desta IN está disponível no portal do Tribunal na internet, na aba "Serviços", "Biblioteca", "Legislação" e "Atos Normativos".

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Governo pagou R$ 294 milhões a empresas de 'lista suja'

O governo federal gastou, de 2012 até o início do mês, R$ 293,5 milhões com 79 empresas que constam de uma "lista suja" feita pelo seu principal órgão de controle.
São firmas de segurança, tecnologia, consultoria, engenharia, comunicação, entre outras atividades, e que receberam, só nos quatro primeiros meses de 2013, R$ 14,2 milhões, segundo levantamento da Folhano Portal da Transparência do governo.
Editoria de Arte/Folhapress
A "lista suja" é feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) e existe para tentar impedir a participação de prestadores de serviços que cometeram irregularidades em licitações e convênios. Isso se verifica em geral quando elas não realizaram o serviço previsto em contrato.
Órgãos públicos de qualquer natureza só podem manter contratos com empresas inidôneas nos casos em que a interrupção dos serviços é considerada mais prejudicial à administração pública do que sua continuidade.
No entanto, embora haja orientação, não há legislação que determine que um contrato que está vigente seja cancelado caso a empresa vire inidônea pela CGU. É nesse argumento que se amparam alguns ministérios questionados pela reportagem.

Em 2011, reportagem daFolha mostrou que o governo ignorava essa lista. Na ocasião, identificou, entre um total de 46, cinco casos de empresas consideradas inidôneas, punição mais grave prevista pela legislação, que continuaram recebendo pagamentos.
Agora, entre as 79, seis delas são consideradas inidôneas e embolsaram, desde 2012, R$ 24,5 milhões. As demais foram punidas com suspensão e impedimento de firmar contratos por prazos que chegam até 2016.

O número pode ser maior, já que o levantamento se restringiu a alguns tipos de serviço pontuais, em geral prestados a órgãos do governo.
CONTRATOS
Considerada inidônea, a empresa DVT Engenharia Ltda., do Distrito Federal, embolsou no período R$ 10,8 milhões em repasses do Ministério da Defesa.
Também no Distrito Federal está a Aliança Empresarial Engenharia Ltda., que recebeu R$ 8,8 milhões do Ministério da Educação. Ela é responsável, entre outras obras, pela construção de novas unidades no campus da Universidade de Brasília.
A Tao Marketing e Comunicação Ltda., do Distrito Federal, também na "lista suja", firmou contratos com vários ministérios, entre eles o da Agricultura e o da Educação, além da Presidência. São vários valores, que totalizam embolso de R$ 3,1 milhões.
A RNR Consultoria de Engenharia Ltda., a Thalentos Engenharia Ltda. e a ITS Tecnologia e Serviços em Segurança Ltda. também firmaram contratos com vários ministérios (veja quadro acima).
Os valores de cada contrato são, em geral, pequenos. Mas, como vários órgãos do governo contratam empresas que receberam sanções menores, o repasse total tende a ser maior.
Uma empresa de terceirização de mão de obra, por exemplo, juntando os seus contratos com várias instâncias do governo, recebeu, de 2012 para cá, R$ 32,6 milhões.

Pedro Ladeira/Folhapress
Obra na Universidade de Brasília realizada pela Aliança, que consta na 'lista suja' da Controladoria-Geral da União (CGU)
OUTRO LADO
A maior parte dos órgãos federais afirma que os contratos firmados antecedem a oficialização do banimento. Por isso, dizem que não há impedimento legal em repassar dinheiro.
Segundo o Ministério da Educação, não há irregularidade nos pagamentos porque as datas de início das sanções às empresas são posteriores às dos contratos.
O ministério informou que as universidades que firmaram contratos com as empresas ITS, Thalentos e Aliança têm autonomia e respondem diretamente aos órgãos de controle. Sobre a Tao, o valor se refere a "recolhimento de impostos".
O Ministério da Defesa afirmou que não existe contratação da administração central da pasta com as empresas Thalentos Engenharia e DVT Engenharia no período.
A Presidência da República afirmou que a Secom [Secretaria de Comunicação Social da Presidência] tem contrato com três agências de publicidade que passaram por licitação, mas a Tao Marketing não está entre elas.
O Ministério dos Transportes disse que o registro negativo é impeditivo para firmar novos contratos, mas aqueles em vigor continuam válidos. O Ministério da Agricultura declarou que cancelou as solicitações de serviço da Tao Marketing e que os pagamentos se referem a contratos vigentes.
A Folha entrou em contato com a Aliança Empresarial Engenharia, mas não obteve resposta. A reportagem não conseguiu localizar representantes em telefones e endereços da DVT Engenharia, da Tao Marketing e Comunicação, da RNR Consultoria de Engenharia, da Thalentos Engenharia e da ITS Tecnologia e Serviços em Segurança. (TN)

Informações: Folha de São Paulo

domingo, 26 de maio de 2013

Pleno reforma decisão e suspende irregularidade em Santa Maria do Oeste

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), reunido na tarde da última quinta-feira (23), deu provimento ao Recurso de Revista interposto pelo prefeito de Santa Maria do Oeste, Cláudio Leal (Processo nº 316841/11). Com isso, reforma-se a decisão proferida em 2011, que considerou irregulares as contas municipais relativas ao ano de 2009.

O balanço da Prefeitura havia sido julgado irregular devido ao atraso de quatro meses no recolhimento de R$ 105.276,37, devidos, em dezembro de 2009, à previdência dos servidores municipais. Como a quantia só foi repassada ao INSS em abril do ano seguinte, o valor sofreu correção, chegando a R$ 120.025.58. À época, determinou-se que a diferença - de R$ 14.749,11 - fosse recolhida pelo prefeito.

O chefe do executivo municipal - reeleito para a gestão 2013/2016 - apresentou contraditório, recepcionado tanto pela Diretoria de Contas Municipais do TCE quanto pelo Ministério Público de Contas. Com isso, levanta-se, igualmente, o pagamento de multa, fixada, à época, em R$ 1.256,86.

Serviço:

Processo: nº 316841/11
Entidade: Município de Santa Maria do Oeste
Interessado: Cláudio Leal
Relator: Conselheiro Caio Márcio Nogueira Soares


Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Manifesto pede “revisão” de concurso para professores no Paraná

Professores utilizam as redes sociais para pressionar ou pelo cancelamento ou pela revisão do concurso para 17 professores; erros conceituais, inconsistência das questões e duplicidade nos resultados embalam protestos de educadores; até agora, a dupla “dinâmica” Flávio Arns e Beto Richa, do PSDB, ainda não se manifestou acerca desse colossal quiproquó; governador e vice: tenham juízo e cancelem esse concurso.
Ganha força na internet um manifesto, assinado por professores de várias disciplinas, pedindo para que a PUCPR — e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEDD) — revise a prova de conhecimento específico da disciplina de matemática.
Segundo o documento, que coleta assinaturas online (clique aqui para acessar), o concurso realizado no último final de semana para preencher 14 mil vagas do quadro próprio do magistério, apresentou várias inconsistências como, por exemplo, resultado dúplice, erros conceituais e falta de tempo para responder as questões.
Na prática, alguns educadores querem mesmo é “melar” esse concurso porque — segundo eles — tem cheiro de “marmelada”. O quiproquó da semana passada quase terminou em pancadaria (relembre clicando aqui).
Também houve protestos e desabafos isolados nas redes sociais, como o do professor de sociologia Alysson Cipriano Pereira. Segurando o cartaz, no Facebook, ele diz: “Sou professor e estou sendo prejudicado pela prova do concurso que estava repleta de falhas”.
A seguir, leia a íntegra da Manifesto e Carta Aberta dos professores:(mais…)
Informações: Blog do Esmael

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Quem tem advogado...

Os advogados Guilherme e Luiz Fernando Pereira, adversários em várias causas eleitorais, contabilizam vitórias nos tribunais e confirmam a tese de judicialização da política no país.
O banca do professor e jurista Luiz Fernando Pereira comemora nesta sexta-feria (24), com Champagne Veuve Clicquot, mais uma vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desta vez, preservou-se o prefeito de Jandaia do Sul, Dejair Valério, do PTC, e de seu vice, Leandro de Souza Silva, do PSB.
Pereirinha, como é conhecido Luiz Fernando, explica que seus clientes haviam sido defenestrado por suposto abuso do poder econômico na campanha eleitoral 2012. “Revertemos a situação”, comemorou.
Não é só a banca de Pereirinha que faz festa. A do advogado Guilherme Gonçalves também. Na semana passada, o moço conseguiu devolver ao cargo o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann (PTB), e esta semana anular cassação do mandato parlamentar do vereador Alcides Ramos Júnior (DEM), ex-presidente da Câmara Municipal e vereador mais votado do município de Apucarana.
Resumo da ópera: a judicialização da política continua firme e forte nestas plagas e meus amigos advogados cada vez mais prósperos.
Via Blog do Esmael

DE NOVO SEM CERTIDÃO....


Verificação de pendências para Certidão Liberatória

Entidade
95.684.544/0001-26 – MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO OESTE
Data
24/05/2013 17:30:27
Resultado
Foram encontradas as seguintes pendências para emissão da Certidão Liberatória
A entidade não está apta a receber Certidão Liberatória por possuir pendências junto ao Sistema Integrado de Transferências - SIT.

Que Inveja!


O secretário estadual de Desenvolvimento urbano, Ratinho Junior, cumpre agenda na região nesta sexta-feira (24). O roteiro inclui Guarapuava, às 15h30, na sede do Escritório Regional da SEDU/Paranacidade, localizado na rua Cônego Braga, 25, centro. Na cidade,  Ratinho Junior assina autorização para licitação em  três municípios.
 
Para o município de Laranjal, que pertence a Amocentro,  estão sendo viabilizados R$ 275 mil, oriundos do Programa de Auxílio aos Municípios, sendo que R$ 25 mil são custeados pelo município, para a pavimentação de 6.914 metros quadrados de vias urbanas com pedras irregulares.
 
Para Reserva do Iguaçu,  município que pertence a Cantuquiriguaçu,  são liberados R$ 256.883,23 – custeados pelo Tesouro do Estado - para a continuidade dos atos administrativos como a assinatura do contrato com os fornecedores para a construção da Unidade de Atenção Primária – Saúde da Família,  em 256,62 metros quadrados, localizado na esquina das ruas Antonio Lustosa e Cândido Ramalho.
 
Também em Guarapuava, Ratinho Junior, assina autorização de início de processo de licitação para o município de Inácio Martins (que compõe a Amcespar) para a aquisição de mobiliário e equipamentos de informática àquela Prefeitura Municipal, no valor total de R$ 152.161,76. Deste total, R$ 32.161,76 deve ficar a cargo do município.
 

Pela manhã, às 9h30, o secretário estará em Francisco Beltrão, na sede da  AMSOP (Associação dos Municipios do Sudoeste do Paraná), na Rua Peru, 1301, no Bairro Miniguaçu. Ratinho Junior assina a licitação para o município de Vitorino no valor de R$ 600 mil, dos quais R$ 500 mil são oriundos do Tesouro do Estado – do Programa de Auxílio aos Municípios – e outros R$ 100 mil na contrapartida do município, para a execução de recapeamento asfáltico, em vias urbanas, em uma área total de 20.623,54 m2.
 
Após almoço com os prefeitos que compõem a AMSOP, o secretário se dirige a outro município daquela Região. Em Salto do Lontra, às  14 horas, o secretário autoriza licitação para dar continuidade  aos atos administrativos em dois lotes para a pavimentação de vias urbanas, naquele município, com a assinatura de contrato com as empresas vencedoras. Com recursos que alcançam um total de R$ 1.732.215,71, para uma área de pavimentação de 27.425,40 metros quadrados e mais 9.591,89 m2 de recape.
 
Para o primeiro lote será destinada uma verba de R$ 1.324.972,40 proveniente do Sistema de Financiamento de Ações Municipais, com contrapartida do município de R$ 251.392,42 para pavimentação de 27.425,40 metros quadrados.
 
O segundo lote é de R$ 407.243,31, também provenientes da SEDU, e com contrapartida do município de R$ 77.267,94 para o recape de 9.591,89 metros quadrados.
 
De Salto do Lontra, Ratinho Junior retorna a Francisco Beltrão, de onde viaja de avião para Guarapuava, onde ele chega às 15h30 para se encontrar com a responsável pelo Escritório Regional da SEDU/Paranacidade, Ana Carolina Silvestri.