dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Beto Richa tem aprovação de 73%, diz Ibope



Após dois anos no comando do Estado, o governador Beto Richa continua muito bem avaliado pela população e é o favorito na disputa das eleições de 2014. Pesquisa Ibope contratada pela Associação dos Diários do Interior (ADI) aponta que 73% dos paranaenses aprovam o governo Beto Richa. Na avaliação pessoal, Richa recebeu nota 8 dos paranaenses. E 76% afirmaram voto ao governador Beto Richa para mais quatro anos nas eleições de 2014. 

"Agradeço aos paranaenses pela confiança em nosso trabalho. A pesquisa mostra que o governo está no caminho certo, buscando atender às necessidades da população", disse Beto Richa. "O resultado é grande um incentivo para mim e para minha equipe, para nos esforçarmos cada vez mais, com muito diálogo, transparência e seriedade na administração do Estado."

Fez que foi, mas não foi!

 O repórter Magrinho que falou ontem ao vivo em seu programa que estaria deixando a Rádio Pitanga, reapareceu hoje e deu explicações.
Em seu depoimento, disse ter repensado, e acabou entendendo de que a Diretora da Rádio tinha razão quando em decorrência da matéria que estava sendo vinculada, que poderia causar transtornos na Justiça para a empresa Rádio Pitanga, onde pediu de imediato que apenas mudasse a referida matéria para outra. Ele por sua vez no momento sem pensar muito acabou falando que estaria se desligando. Com a sua volta aos microfones ele relata ainda que a partir desta conversa que teve com a direção, estará seguro por mais 4 anos fazendo parte da equipe Rádio Pitanga.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Boca fechada não entra mosca...

Pelo que andei sabendo tem uns "espertos" no facebook querendo curtir com a minha "cara" dizendo que eu já sai da Prefeitura a "milhares" de anos como eu sei que o município não tem certidão.
Eis a resposta: Eu não uso a internet apenas para postar bobagens no facebook.
Se querem acreditar, acreditem ou consultem o link.

Pendências
Data/Hora: 26/02/2013 19:58 

CNPJ: 95.684.544/0001-26 

NÃO apto a receber a certidão, pelo descumprimento da Agenda de Obrigações                 
Entidades com pendência na Agenda de Obrigações:

MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO OESTE

  • Remessa dos Bimestres do SIM-AM

Alguém conhece?

São José – A Polícia Civil da 3.ª Delegacia de Polícia de São José prendeu nesta sexta-feira (14), em São José, o médico Everson Jucas de Araújo, 63 anos, investigado por ter causado lesões corporais em diversos pacientes (por volta de 10) que realizaram cirurgia plástica com ele . A paciente Zulamar Barbosa Correa faleceu na Clínica Traçus, situada no Bairro Kobrasol, São José, de propriedade de Araújo, onde eram realizadas as cirurgias particulares. 
A morte desta paciente foi o fato gerador da instauração do Inquérito Policial, em 2008, o qual foi presidido pela Delegada Carolini de Campos Vicente. Depois deste caso, que teve grande repercussão na imprensa, várias vítimas de Araújo resolveram falar sobre suas lesões provenientes das cirurgias plásticas realizadas pelo suspeito em 2008 e anos anteriores. 
As cirurgias foram realizadas na Clínica Traçus, em São José, mas também há inquéritos em Santo Amaro da Imperatriz, onde ele é suspeito de operar pelo SUS, mas realizar cobranças indevidamente. 
Foram dez inquéritos investigando Araújo, somente em São José. A fragmentação dos procedimentos auxiliou na apresentação de cada caso – um deles culminou no Mandado de Prisão Preventivo, cumprido hoje.
Segundo o Delegado Robson Giovanni da Silva, responsável por alguns dos inquéritos contra Araújo, o médico, depois de responder a estes casos teve suspenso pelo CRM a continuidade da realização de cirurgias plásticas. "As pessoas pagavam para melhorar o corpo e acabavam deformadas", disse o Delegado. 

A prisão

Os Policiais Civis sabiam que Araújo morava no Paraná, mas também tinham a informação que, eventualmente, nas sextas-feiras, voltava para São José para visitar familiares. Diante dessa informação e de posse do Mandado de Prisão, hoje foi cumprida a ordem judicial. 
O médico responderá por homicídio culposo por imperícia, estelionato (não era especialista e enganava as vítimas) e por lesão corporal culposa. 
Após os procedimentos policiais, Araújo foi encaminhado ao Centro de Triagem do Estreito, na Capital. 
“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”

Magrinho " O REPÓRTER" deixa programa na rádio Pitanga a pedido da direção


O Radialista Magrinho conduzia seu programa na radio Pitanga hoje 26/ 02/213 ao meio dia, quando recebeu logo no inicio a ordem de deixar o programa, o radialista já havia anunciado com as manchetes do dia.

Segundo Informações de uma fonte dos corredores da antiga rádio Auriverde, o radialista teria recusado a vincular  matérias de políticos de peso "prefeito e Deputado" 

Será que ele teria respondido aos políticos que não é "PAU MANDADO" ?

www.joneifarias.blogspot.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Boa ideia!!

                                                   
Moradores de Foz do Iguaçu resolveram usar pés de bananeira para marcar o asfalto esburacado da cidade. Hoje (25), uma das mudas foi deixada na rua Edmundo de Barros, esquina com a Rua Marechal Deodoro, área central da cidade.
Os buracos estão espalhados por toda a cidade, inclusive na Rodovia das Cataratas, corredor turístico, que recebeu melhorias ano passado. Os motoristas reclamam porque são obrigados a fazer manobras abruptas para desviar dos buracos e ainda correm o risco de ter o carro danificado.
Este mês já choveu 400 milímetros em Foz, praticamente o dobro do normal, segundo o Instituto Simepar. A chuva contribui para degradar o asfalto que já estava em condições precárias em alguns trechos.
O diretor de Obras da prefeitura, Cristiano Fure de França, diz que uma equipe da secretaria já está nas ruas para tapar os buracos, no entanto, a chuva, acaba atrasando o trabalho. França afirma que o município não tem dinheiro em caixa para recapear o asfalto. Por enquanto, será feita apenas a operação tapa-buraco até que o prefeito Reni Pereira consiga recursos fazer o recapeamento completo.

EMENDAS PARLAMENTARES

As emendas parlamentares são sujeitas a restrições de diversas ordens. A norma constitucional, dada pelo art. 166, § 3.º, estabelece as regras fundamentais para a aprovação de emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária anual, quais sejam: i) não podem acarretar aumento na despesa total do orçamento, a menos que sejam identificados erros ou omissões nas receitas, devidamente comprovados; ii) é obrigatória a indicação dos recursos a serem cancelados de outra programação, já que normalmente as emendas provocam a inserção ou o aumento de uma dotação; iii) não podem ser objeto de cancelamento as despesas com pessoal, benefícios previdenciários, juros, transferências constitucionais e amortização de dívida; e iv) é obrigatória a compatibilidade da emenda apresentada com as disposições do PPA e da LDO.
As emendas parlamentares obedecem a dois níveis de intervenção: as emendas individuais, que podem atingir um máximo de 20 emendas por parlamentar, e as emendas coletivas. Estas se subdividem em emendas de bancadas estaduais (de 18 até no máximo de 23 emendas, variando de acordo com o número de parlamentares por bancada), emendas de bancadas regionais (até 2 emendas por bancada) e emendas de comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados (até 5 emendas por comissão).
A Resolução n.º 01/2001 prevê também a edição anual de um Parecer Preliminar, votado pela CMO logo após a chegada do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso, onde são definidas normas adicionais a serem observadas pelos parlamentares no processo de intervenção no PLOA. Por exemplo, o Parecer Preliminar para 2004 fixou em R$ 2,5 milhões o máximo de recursos que podem ser alocados em emenda individual de cada parlamentar. Para as emendas coletivas não há limite de valor.
O objetivo desta postagem é esclarecer aos leitores o significado de emenda orçamentária.
Pois, nossos políticos tem por costume, principalmente em programas de rádio(redes sociais) de anunciar que Deputado Fulano de Tal fez uma emenda de R$ 500.000,00(exemplo) beneficiando o município de Santa Maria do Oeste, e com isso faz o povo acreditar que esse recurso realmente existe.
Na verdade, as emendas são previsões de gastos no orçamento que podem ou não ser liberadas ou executadas.
O fato de haver uma emenda não significa garantia de recursos nos cofres.
Espero que eu tenha conseguido exemplificar.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Corre Coelho...


Nepotismo!

Tenho recebido muitos comentários falando a respeito do nepotismo em nosso município.
Devido a isso resolvi publicar o que diz a Súmula Vinculante do STF que trata do assunto.
Cabe esclarecer que de acordo com a súmula os cargos de agentes políticos não configuram nepotismo, portanto os ocupantes de cargos de "Secretario(a)" não se enquadram na Lei, pois são cargos de agentes políticos.
Em abril de 2012 eu já tratava deste assunto como pode-se ver na postagem:
http://mairomattos.blogspot.com.br/2012/04/significado-de-nepotismo.html

13ª Súmula Vinculante veda nepotismo nos Três Poderes

A 13ª Súmula Vinculante da Corte, que veda o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios. O dispositivo tem de ser seguido por todos os órgãos públicos e, na prática, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.

A súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando dois agentes públicos empregam familiares um do outro como troca de favor. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, exercido por agentes políticos.

Confira o enunciado da Súmula Vinculante nº 13:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Deputado leva "vaia" em Pitanga

Na visita do Governador a Pitanga, o Deputado(na foto acima) fez uso da palavra e levou vaias.
Como todos sabem o Deputado Estadual do Prefeito Zampier é Artagão Junior, mas para não perder o costume de meter o nariz onde não deve, o da foto discursou.
Em seu discurso ele citou o nome do candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições em Pitanga(Cleon Costa) e foi vaiado pelos presentes.
Mais uma vez ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar "calado".

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os benefícios concedidos pelo Governador


A vinda do governador representa o reconhecimento do Governo do Estado aos pequenos municípios que mais precisam. Santa Maria do Oeste apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado e tem sua base na agricultura e pecuária”, destacou o prefeito Claúdio Leal. 
SAÚDE - O governador autorizou a liberação do convênio no valor de R$ 50 mil mensais para custeio do Hospital Municipal de Santa Maria do Oeste, que é referência para seis cidades, e entregou uma ambulância para a prefeitura. “Com os recursos será possível manter em funcionamento o hospital”, afirmou o prefeito. 
SOCIAL – Richa garantiu ações de proteção e atendimento integral a famílias carentes de Mato Rico, Santa Maria do Oeste e Ivaiporã. Serão repassados R$ 23 mil para as prefeituras para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. 
ÁGUA - O governador também anunciou a abertura de licitação para implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade Vila Rica, em Santa Maria do Oeste. 
TRANSPORTE ESCOLAR – Neste ano, o Governo do Estado vai repassar R$ 80 milhões aos municípios paranaenses para o serviço de transporte escolar. O valor é 186% maior do que em 2010. O governo federal vai repassar ainda R$ 22 milhões às prefeituras. 
A destinação dos recursos vai beneficiar cerca de 250 mil estudantes. Anteriormente, os recursos eram repassados apenas a partir de abril, dois meses depois do início do ano letivo. Antes de 2011, houve ano em que os municípios receberam a primeira parcela em setembro, quase no último bimestre do ano letivo. 
O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns, disse que R$ 80 milhões é o que já está garantido, mas no decorrer do ano, com o cadastramento de dados das prefeituras no Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) e análises das informações, esse valor poderá aumentar. 
O repasse de recursos do Programa de Transporte Escolar é calculado com base no custo aluno por quilômetro, obtido por meio dos dados cadastrados pelos municípios no Siget. “A regularidade dos recursos é um dos grandes avanços, mas outras ainda virão”, diz Arns. 

Vamos saber reconhecer?

Certamente no próximo ano os "políticos" e a população santamariense, saberão reconhecer os esforços e os benefícios que o Governador Beto Richa esta mandando para nossa cidade.
Ou será que "viraremos" as costas amanhã para quem nos ajuda hoje?
Vamos esperar pra ver...