dilmairon@hotmail.com

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Repasses Câmara

Para terminar bem o ano, o Poder Executivo resolveu não cumprir com suas obrigações constitucionais quanto aos repasses do Legislativo.
No mês de novembro repassou metade do valor no dia 20/11 e o restante dia 18/12,  agora no mês de dezembro, nada...
Vejamos a jurisprudência sobre o o assunto:

O princípio da separação e da harmonia entre as funções estatais remete à autonomia dos respectivos poderes, que requer, dentre outras condições, recursos financeiros suficientes para o desenvolvimento das suas atividades.
Em nível municipal esta relação ocorre entre o Executivo e o Legislativo, o primeiro com a obrigação constitucional de fazer os repasses mensais necessários para o funcionamento da Câmara Municipal, observando-se os limites oriundos dos art. 29, VI, VII, 29A da Constituição e art. 28 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Esse repasse mensal de valores do Executivo ao Legislativo deve observar a nova redação do art. 168 da Constituição Federal, dada pela Emenda Constitucional 45/2004 e os parágrafos do art. 29A.
Isso porque o texto constitucional passou a consignar a expressão “duodécimos”, conduzindo a uma fração proporcional e constante a ser repassada mensalmente à Câmara Municipal, até o dia 20 de cada mês, o que tem sido repetido nas Leis Orgânicas Municipais, até mesmo em observância à simetria constitucional.
Além disso, o não repasse até o dia 20 de cada mês ou o repasse inferior à proporção oriunda da proposta orçamentária tipificará o cometimento de crime de responsabilidade pelo Prefeito Municipal.
Nesse sentido, o Executivo Municipal deve observar as dotações consignadas no orçamento municipal à Câmara de Vereadores, repassando os respectivos valores em proporções mensais, não obstante a necessidade que possa existir de ajustes diante da realização de algumas despesas de capital e do pagamento de parcelas remuneratórias que incidam em determinados meses, como é o caso do décimo terceiro. Tais especificidades resultarão em repasses maiores em determinados meses e menores em outros. Fora tais situações, o repasse deve ser proporcional às dotações, sob pena de crime de responsabilidade do Prefeito Municipal
O não cumprimento de tais obrigações possibilita à Câmara a interposição de mandato de segurança para obter o repasse, como também a representação do Prefeito ao Tribunal de Justiça pelo cometimento de crime de responsabilidade ou a representação por improbidade administrativa.
Por fim, têm-se os duodécimos como um verdadeiro direito subjetivo das Câmaras de Vereadores, dos quais não pode o Executivo Municipal se furtar do seu cumprimento, em respeito à autonomia das funções estatais consignada no ordenamento constitucional.
E agora qual será a atitude dos Srs. Vereadores?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chegou a hora!

Amanhã dia 18/12/2012, serão diplomados em nosso município, o Prefeito, o Vice Prefeito, os Vereadores e também os suplentes das eleições 2012.
A cerimônia está marcada para as 10h00min nas dependências da Câmara Municipal.
Independente se o seu candidato estará sendo diplomando ou não, todos fazemos parte de alguma forma na composição dos novos eleitos em Santa Maria do Oeste.
Fica o convite a todos que quiserem participar.

domingo, 16 de dezembro de 2012

O MUNDO É NOSSO!

Como é bom ser Campeão!
Ainda mais Bi Campeão do Mundo.
Salve nação Corintiana!
Já faz parte da história.
Para aqueles que zombavam, ou não acreditavam...
O Timão chegou lá!
Eternamente dentro dos nossos corações...
É Campeão do Mundo!


sábado, 15 de dezembro de 2012

Denúncia Aceita!

O Exmo. Dr. Juiz da Comarca de Pitanga/PR, aceitou denúncia do Ministério Público contra o atual Prefeito de Santa Maria do Oeste, por Ato de Improbidade Administrativa.
Confira o despacho do Juiz: