dilmairon@hotmail.com

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Retratos de Santa Maria - Parte III

Calçamento entrada/saída de Sta. Maria do Oeste
Não sei quem construiu este calçamento (entrada/saída), mas sei que ele está se destruindo pela falta de manutenção. Alguns meses atrás deram uma "benzida" mas não adiantou muito, tem trechos piores que os mostrados nas fotos.
Enquanto eu fazia as fotos aproveitei para conversar com alguns moradores que levantaram uma outra questão do local, a iluminação pública, mas isso é matéria para outro post.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Rádio Comunitária.

Hoje vou falar sobre um assunto que acredito poucos tem conhecimento, a Rádio Comunitária de Santa Maria do Oeste.
Na verdade se eu fosse escrever tudo o que envolve este assunto a postagem ficaria muita longa, porque já virou quase uma novela.
Pois bem, no final de 2006, inicio de 2007, iniciou-se o processo para a concessão de uma rádio em nosso município, o processo é demorado e envolve uma série de fatores.
Foi instituída a associação de moradores, elaborados os projetos e encaminhados aos Ministério das Comunicações, mas ocorreram alguns "fatos" no período que prejudicaram o andamento do processo, como o falecimento de uma primeira Presidenta da Associação e após, o falecimento da pessoa que assumiu a associação em seu lugar que era quem acompanhava o processo.
Aproveitando-se destes fatos, criou-se outra associação que neste intervalo de tempo também enviou a documentação para o Ministério das Comunicações. (dizem). Ocorre que em 2010 o Ministério aprovou a concessão para uma rádio comunitária em nosso município, mas devido a problemas de comunicação(correspondências) que não chegaram ao destinatário, o ministério cancelou a concessão e encerrou o processo.
Foi solicitado a reabertura do processo e agora existem duas associações pleiteando a concessão da rádio para nosso município, se não bastasse tudo isso, o caso agora se tornou "caso de policia".
Conclusão:
Hoje a população de Santa Maria do Oeste poderia estar sendo beneficiada com uma radio local a qual prestaria inúmeros serviços a comunidade além de levar entretenimento a população.
Devido a questões politicas onde muitos só pensam em benefício próprio os cidadãos estão sendo prejudicados, pois certamente alguns políticos gostariam de usar em suas campanhas eleitorais o fato de terem conseguido uma rádio para nosso município.
Enquanto isso, " a caravana segue e os cães ladram".

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Zampier transformando Pitanga.



O Prefeito de Pitanga Altair José Zampier, diferente de outros, está cumprindo as promessas de campanha no seu município, as obras não param de acontecer.
Esta semana o Prefeito estará assinando um convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 304 mil para pavimentação asfáltica, além de mais 50 unidades de casas populares do programa Minha Casa Minha Vida. Também nesta semana iniciam as obras de 20,2Km de cascalhamento emenda do Dep. Artagão Junior em parceria com o DER e a obra de maior investimento que trata da melhoria e ampliação da rede de água e esgoto no valor de R$2,5 milhões de reais.
Pitanga dá o exemplo de que com determinação e parcerias bem feitas é possível conseguir recursos e benefícios para os munícipes.

domingo, 15 de abril de 2012

Administração Pública

Acompanho atentamente os comentários dos amigos leitores do blog, e tenho percebido que 99,9% das criticas ou reclamações, são direcionadas a pessoa do Prefeito, seja ele o atual ou anterior.
Não tenho intenção de defender nenhum deles, mas gostaria que os amigos pensassem em administração publica de uma forma geral, pois o sucesso de uma administração não depende apenas da pessoa do prefeito, e sim da equipe que trabalha com ele, porque de nada adianta o prefeito ter grandes planos, grandes idéias, ser uma pessoa bem intencionada se as pessoas que o cercam não executam os trabalhos da forma como deveriam ser.
Ao contrário do que alguns pensam, administrar um município não é como administrar uma empresa, só diz isso quem não tem conhecimento sobre administração pública.
Como o próprio nome já diz, "adminstração publica", o prefeito e sua equipe são responsáveis por gerir recursos públicos e não pessoais ou de uma sociedade privada como em uma empresa.
O sucesso de uma administração começa na formação de uma equipe de trabalho, a lógica seria que as funções fossem ocupadas por pessoas com conhecimento, formação e capacidade para cada área especifica, mas infelizmente na pratica não é assim que funciona, pois a maioria dos cargos já são "negociados" durante a campanha eleitoral em troca de apoio politico ou de patrocínio para a campanha.
Em resumo, talvez não seja muito justo as criticas serem direcionadas somente para a pessoa do prefeito, (atual ou anterior) pois ele pode querer que as coisas aconteçam, mas a incompetência de alguns que o cercam não permitem o desenvolvimento de sua idéias e intenções.
Exemplificando:
O Prefeito(qualquer um) tem a intenção de construir uma escola em determinado bairro, mas para que isso aconteça, deve haver uma previsão orçamentaria de tal despesa, alguém deve desenvolver o projeto, alguém deve viabilizar os recursos e outros depois de cumpridas estas etapas executarem a obra.
Espero que os amigos entendam que não estou defendendo ninguém apenas demonstrando que tem mais gente merecendo criticas não somente os "prefeitos".

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nova Laranjeiras:Camioneiro gaúcho morre queimado em acidente na BR 277




Na manhã desta sexta-feira (13), aproximadamente as 08:45 o camioneiro gaúcho Heraldo Fan Pereira de 37 anos, oriundo de Uruguaina / RS tombou o caminhão placas IHD 9738 de Palmas/RS no KM 494 da BR 277, próximo ao posto 500, Heraldo ficou preso nas ferragens e o caminhão pegou fogo, segundo depoimentos de testemunhas ele morreu gritando "cortem minhas pernas e me tirem daqui", mas não foi possível seu resgate devido ao fogo ter se propagado rapidamente.
Heraldo estava carregando uma carga de alho e o caminhão pertence a transportadora Fast transporte ltda.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Retratos de Santa Maria - Parte II

Sei que esta não é uma obra da atual administração municipal, mas bem que poderiam aproveitar (2012) e fazer uma ponte de alvenaria, visto que a mesma liga a Generoso Karpinski com o calçamento.
Dêem uma olhada:
Ta meio caidinha né!!!